Dúvidas Future

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
alvaro
Plastimodelista

Dúvidas Future

Mensagempor alvaro » 04 Set 2012, 14:07

Salve all..

2 Dúvidas no uso do Future..

1-Bom, depois de aplicar o Future no meu p-40 para poder usar os decals e wash notei que após seco em uma pequena parte da asa ficou tipo um acumulo .. "empoçado".. uma bolha

Dá para acertar? tipo remover o excesso depois de seco e reaplicar o future ali?

2- Depois de bem seco.. na hora do wash uso tinta óleo com terembetina., ou melhor com outro tipo de diluição?..
Qual que não ataca o Future de forma que na hora de remover o excesso sair sem atacar o Future?

Fiz um teste em uma sucata e não fui muito feliz.. A terebentina +óleo não saiu muito fácil ficando bastante sujo.. mas acho que o Future na sucata não estava bem "curado"... isto é não esperei muito após a secagem.. como agora vai ser para valer gostaria de ouvir as dicas para quem usa automotiva+future..

[]s

Alvaro
[]'s

Alvaro

Giordano
Plastimodelista

Re: Dúvidas Future

Mensagempor Giordano » 04 Set 2012, 15:23

Eu uso verniz acrilico automotivo com pasta fosqueante no acabamento da pintura automotiva. Depois wash com tinta a óleo para tela diluída com terebentina e secante de cobalto. Deixo secar um pouco e removo o excesso com algodão, cotonete ou pano macio levemente umedecidos com aguarrás ou querosene. Dessa forma não há reação alguma com a pintura principal. ;)

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Giordano em 04 Set 2012, 15:29, em um total de 2 vezes.

Cidel
Plastimodelista

Mensagempor Cidel » 04 Set 2012, 15:27

Na dúvida dois eu posso responder.

Qualquer tinta que você use que não seja miscível com o future (hidro-solúvel) você pode usar, ou seja qualquer tinta a base de petróleo que não ira atacar o future, para fazer wash eu uso tinta a óleo, essas de tubinho para pintar tela, com terebentina+secante de cobalto meio a meio, para melhorar a secagem e ter um bom corrimento com a terebentina.
A primeira pergunta não sou muito fera para responder, melhor o Augusto fazer, mas essas bolhas ocorrem quando você aplica muita quantidade de Future, comigo acontece de vez em quando ai eu espero secar bem de um dia para o outro que a poça/bolha some, mas espera o Augusto responder.

Qualquer coisa é só gritar de novo.

Beijos e abraços.
Cidel Thomé de Abrantes.
Só sabe o trabalho e o prazer que dá, quem faz.
Errando bastante e aprendendo muito...um dia vou aprender muito e errar pouco

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 04 Set 2012, 15:39

Eu uso tinta óleo (ultimamente prefiro as Humbrol que dão uma acabamento melhor) diluída com ecosolv (acrilex)o diluente Eco (Corfix), prefiro o ultimo. Pode aplicar sobre a future sem problema. Não enetndi bem como é esta "bolha", mas acho que pode lixar e reaplicar o future.

Eduardo Gavina
Plastimodelista

Mensagempor Eduardo Gavina » 04 Set 2012, 15:56

Alvaro eu uso Future como verniz, aplico com aerógrafo sem diluição pressão baixa e em camadas bem finas com espaço de uma aplicação para a outra, como wash eu uso tinta óleo diluida com Ecosolv, não ataca a Future.

Pelo que você descreveu acho que aplicou muito Future de uma vez, realmente se não tomar cuidado a camada de veniz ficará grossa.

Abraço.

alvaro
Plastimodelista

Mensagempor alvaro » 04 Set 2012, 18:25

Exatamente, o Future acumulou muito em um ponto.. vou dar uma leve lixada e aplicar o future ali..

Quanto ao wash vou tentar com a terebentina, só tenho que comprar o secante cobalto, deve ter aqui na Kalunga..

Giordano, não tenho o verniz automotivo..e agora o future já esta aplicado.. :)

Grato a todos..

:)
[]'s

Alvaro

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Set 2012, 18:54

Álvaro, se por acaso vc conseguir o verniz automotivo, eu tenho a pasta fosqueante sobrando por aqui e posso te arruma
Cesar Ferreira

alvaro
Plastimodelista

Mensagempor alvaro » 04 Set 2012, 19:29

Cesar Ferreira escreveu:Álvaro, se por acaso vc conseguir o verniz automotivo, eu tenho a pasta fosqueante sobrando por aqui e posso te arruma
Grato Cesar.. mas como verniz fosco e semi fosco usava e ainda tenho uma mistura que faço com Acrilex fosco + brilhante... sempre gostei do resultado.. vou ficar por enquanto com o material que já tenho.. :) mas de repente na próxima reunião experimento um pouco para ver o resultado..

Agora, que lembrar de tudo é fogo, isto é , mas vai voltando na memória..:)

Se me lembro acabo tendo que usar várias camadas de elementos diferentes sobre o kit..

Vejamos se a ordem esta correta, no meu caso que uso automotiva.

1- Kit
2- Seladora Plastico ( Me irrita quando a tinha solta, com a seladora é raro ter acidentes.. )
3- Primer automotivo
4- Tinta duco
5- Verniz brilhante para decals e wash ( No caso uso o Future)
6- Decals (future ajuda)
7-wash
8- Verniz fosco ou semi-fosco (após o wash )
9- Giz pastel para escapamento e pneu (acredito que é melhor já sobre o verniz fosco para aderir melhor )
10- Fixador de giz pastel
[]'s

Alvaro

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Set 2012, 20:06

É por ai mesmo Álvaro, qual seladora de plástico vc costuma usar?
Cesar Ferreira

alvaro
Plastimodelista

Mensagempor alvaro » 04 Set 2012, 20:15

Cesar Ferreira escreveu:É por ai mesmo Álvaro, qual seladora de plástico vc costuma usar?
Bom, como faço minhas tintas, quando fui comprar as cores básicas comprei uma marca chamada brasicar (nunca ouvi falar ).. O primer automotivo é wanda.
[]'s

Alvaro

Giordano
Plastimodelista

Mensagempor Giordano » 04 Set 2012, 21:02

Alvaro, depois do passo 6, aplicação dos decais, eu uso o verniz pra proteger os decais, igualar a pintura, e depois faço o wash. Depois de seco, aplico novamente o verniz dependendo dos materiais que usei no envelhecimento.
Não uso verniz antes dos decais porque procuro um resultado na pintura que fique bem liza. Para tanto, diluo bem a tinta até ficar com aparência leitosa, quase transparente.

:ok

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Set 2012, 21:55

Essa é a marca da seladora, eu vou procurar isso por aqui, mas uma outra dúvida. Vc dilui a seladora com alguma coisa ou aplica direto, se dilui, qual a proporção e com o que diluir.
Estou perguntando isso por que estou montando um Lightning e como nos blindados eu nunca precisei desse tipo de esquema, apliquei a automotiva direto no kit sem lavar e ai eu ......................., mas experiência é tudo nessa vida e espero que nos próximos aviões eu melhore e não faça essas lambanças.
Abraços
Cesar Ferreira

alvaro
Plastimodelista

Mensagempor alvaro » 04 Set 2012, 22:04

Cesar Ferreira escreveu:Essa é a marca da seladora, eu vou procurar isso por aqui, mas uma outra dúvida. Vc dilui a seladora com alguma coisa ou aplica direto, se dilui, qual a proporção e com o que diluir.
Estou perguntando isso por que estou montando um Lightning e como nos blindados eu nunca precisei desse tipo de esquema, apliquei a automotiva direto no kit sem lavar e ai eu ......................., mas experiência é tudo nessa vida e espero que nos próximos aviões eu melhore e não faça essas lambanças.
Abraços
A seladora eu não diluo.. ela já vem bem liquida..
[]'s

Alvaro

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Set 2012, 22:13

:ok :ok
Cesar Ferreira

alvaro
Plastimodelista

Mensagempor alvaro » 04 Set 2012, 22:36

Cesar, não se prende nesta marca de seladora não.. não garanto que seja boa.. A minha antiga era muito boa.. depois que passei a usar era raro ter problema.. mas ela ficou mais de 4 anos na lata e por segurança quando voltei agora comprei outra, não tinha certeza se estragava com o tempo.. comprei a que achei..

Neste primeiro kit, tive pequenos problemas quando tirei a massa prit-tak to porão de rodas.. nada grave que não desse para retocar.. mas não sei se foi a qualidade da seladora que possa ser inferior a que usava anteriormente..
[]'s

Alvaro