GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48 - FINALIZADO

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Andre Cardoso » 30 Ago 2012, 21:23

Ta metendo bronca no bicho. Acompanhando :kill4

Abçs

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Set 2012, 17:41

Devagar eu chego lá André. Hoje eu apliquei a primeira das cores no avião e nas partes que irão receber outra cor na outra face, basicamente portas do porão de rodas do Lightning. Eu fiz uma busca na internet sobre a cor mais acertada para fazer a pintura e depois de pesquisar um pouco eu cheguei a conclusão de que o Dark Yellow na formulação que eu tenho é o mais aproximado do areia indicado na instrução do decal. O modelo ficou assim:
Imagem

Imagem

Imagem

Antes da tinta eu dei uma mão de primer automotivo e deixei as peças abaixo no primer, pois todas irão receber um acabamento de metal, pois correspondem as partes metalizadas do avião:
Imagem

Agora vou começar a trabalhar um pouco no assento ejetável e ver o que é possível fazer. Infelizmente depois da pintura algumas falhas apareceram no modelo, mas agora o trem vai seguir e vou aprendendo com isso. Errei menos nesse do que no Su-25 e pretendo errar menos no próximo. Amanhã eu posto mais alguma coisa.
Abraços
Cesar Ferreira

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 01 Set 2012, 20:25

Cesar,

Em kits de aviões em baixo relêvo é sempre bom antes da montagem se passar uma lixa fina e um bombril em todas as superfícies externas. Normalmente o processo de injeção deixa algumas depressões nas superfícies, lixando antes voçe já vai eliminando esses problemas e evita que eles apareçam depois da pintura. Vou demonstrar isso na próxima atualização do tópico do Hunter. De resto, gostei da cor, só mesmo uma pintura diferente como essa para deixar esse avião com uma aparência apresentável.

Abs,

Ricardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Set 2012, 21:16

Quem sabe, sabe. Eu nunca iria imaginar um negócio desses, afinal de contas nos blindados não precisamos desse tipo de coisa, hehehehe. Eu estou trabalhando na segunda cor, mas vou deixar para concluir amanhã, pois como a tinta está muito fina, estão aparecendo manchas e a essa hora fica difícil detectar algo mais. Amanhã ao final do dia eu já devo postar o resultado de como ele vai ficar com a camuflagem árabe.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Set 2012, 21:59

Eu resolvi aproveitar os últimos resquicios de luz e consegui demarcar as áreas de pintura e depois dei uma primeira mão da segunda parte da pintura e por hoje chega mesmo.
Demarcando a área da pintura:
Imagem

Primeira parte da pintura e que dá uma idéia de como o Lightning vai ficar. Se tudo der certo amanhã eu termino a pintura do avião e parto para o restante.
Imagem

Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 03 Set 2012, 18:45

Deu uma xabuzada do kar.............. Fui colocar um filme para ajudar no contorno da pintura e ai fud...... tudo. Na hora de tirar o filme que usei como máscara, saiu tinta e danificou quase toda a pintura. Não preciso dizer que a minha porção kromagnon quase baixou a porrada no avião, mas como a culpa não foi dele e sim do ogro aqui, eu encostei ele e vou limpar a kangalhopança que eu fiz.
Cesar Ferreira

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Bunger » 04 Set 2012, 22:17

Cesar Ferreira escreveu:Deu uma xabuzada do kar.............. Fui colocar um filme para ajudar no contorno da pintura (...)
Cesar. Não inventa não. Usa mão livre mesmo e seja feliz !

Se a camo for de contorno definido, use papel recortado (só encostando o papel ou colando nas pontas), Silly Putty, ou ainda tak.

Está ficando muito bom, e a combinação de tons dessa camo é muito atraente.

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Set 2012, 22:31

Não estou inventando não Gustavo, a tinta "descolou" e vou ter que arrumar isso, mas eu vou fazer com certeza. Uma coisa que está servindo de experiência, é que essa pintura wraparound que parece ser mais fácil que as outras, é bem mais difícil, pois é necessário casar o encontro certinho da pintura que vem de cima, contorna a asa e continua por baixo, mas final de semana se tudo der certo eu já estarei com essa bronca resolvida e parto para a pintura novamente.
Abraços
Cesar Ferreira

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Brettas » 06 Set 2012, 17:12

Cesar Ferreira escreveu:Deu uma xabuzada do kar.............. Fui colocar um filme para ajudar no contorno da pintura e ai fud...... tudo. Na hora de tirar o filme que usei como máscara, saiu tinta e danificou quase toda a pintura. Não preciso dizer que a minha porção kromagnon quase baixou a porrada no avião, mas como a culpa não foi dele e sim do ogro aqui, eu encostei ele e vou limpar a kangalhopança que eu fiz.
Tô rindo alto aqui! :D :D :D :D
Se tevesse baixado o neanderthalensis, aí sim o trem tava perdido! :o :D
Aguardando as novidades da nova pintura.
Um abraço!

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Set 2012, 17:54

vou trabalhar nesse final de semana e no domingo eu devo apresentar novidades.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 30 Set 2012, 18:47

Depois de um bom tempo parado por falta de tempo e outros afazeres, hoje eu consegui fazer alguma coisa no Lightning, só não foi muito pois o Sol bate a tarde aqui no escritório e fica inviável pintar alguma coisa com essa luz no rosto. Foi bom por que consegui fazer alguns experimentos e descobrir coisas boas e ruins.
Depois de limpar o kit por completo e repintar, eu remarquei as áreas que iriam receber o tom de marrom que está diferente da pintura inicial, pois achei esse mais próximo do esquema da folha de decal.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Feito isso eu tentei usar uma máscara que já mencionei antes, mas o resultado foi tétrico. A máscara não fixa na tinta e ainda removeu partes da pintura, mas é fazendo lambança que aprendemos. Removi a máscara e usei a massa que o Amilcar me deu e contornei todo o avião com ela e apliquei a tinta em algumas partes, era para ter pintado tudo, mas o Sol não permitiu;
Imagem

Imagem

Depois de ter pintado algumas partes do avião, eu removi a massa e fiquei satisfeito com o resultado. Na verdade a minha intenção era aplicar algum elemento que permitisse o preenchimento de algumas partes do kit e depois de removido esse elemento, no caso atual a massa, eu vou vou aplicar uma linha usadno o Gatti AG2 para fazer o esfumaçado da própria camuflagem, mas já escureceu e não pretendo trabalhar mais nisso.
Aqui uma foto do resultado, bastando apenas aplicar uma outra mão de tinta, mas dessa vez usando o Gatti AG2.
Imagem

Ainda não dá para se ter uma idéia total, mas acredito que no decorrer da semana eu faça o restante da pintura e no próximo final de semana o resultado seja mais próspero.
Abraços
Cesar Ferreira

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Brettas » 01 Out 2012, 13:49

O retorno da Fênix! :D
Gostei da pintura feita até agora.
Um abraço!

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Out 2012, 14:16

Obrigado Brettas, aproveitei que peguei uma folga hoje e consegui adiantar mais a pintura, mas vou deixar para postar as fotos mais tarde, quando já terei adiantado mais alguma coisas.
A noite posto as novidades.
Abraços
Cesar Ferreira

Marcelo Tarkus
Plastimodelista
Mensagens: 3323
Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Marcelo Tarkus » 01 Out 2012, 16:37

Achei interessante vc demarcar no kit.

:ok
Tarkus

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Out 2012, 17:03

Marcelo, eu acho que facilita muito na hora pintura como orientação do desenho. Eu só vejo algum tipo de problema no caso de um pintura de cor clara, pois daria mais trabalho para esconder o preto. Consegui pintar o avião, mas descobri algumas falhas como tinta que enrugou, mas vou deixar para fazer isso depois. Mais tarde eu posto novas fotos.
Abraços
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante