GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48 - FINALIZADO

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48 - FINALIZADO

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Ago 2012, 23:28

Eu pretendo colocar uns dois aviões no evento e vou começar por esse exemplar, um English Electric Lightning F6.
Imagem

Conteúdo da caixa:
Imagem

A pequena folha de decal do Kit:
Imagem

E as folhas tamanho A4 da Model Alliance de onde vou tirar a versão saudita que pretendo usar:
Imagem

Um pequeno compêndio que eu fiz com algumas fotos colhidas na internet:
Imagem

E finalmente a versão que pretendo fazer:
Imagem

Imagem

Vou fazer a versão com a pintura wraparound e pretendo começar a mexer nesse modelo em breve e para tanto vou estacionar a montagem do Valentine, pois tenho mais dificuldades com aviões do que blindados. Estava até agora na indecisão de fazer ou não essa pintura por ficar na duvida quanto a veracidade da mesma, mas hoje o Serelle na Webkits me passou a informação bem como as fotos dos dois aviões que fizeram uso de camuflagem por um breve período de tempo, coisa de dois meses se não me engano.
Da folha da Model Alliance vou tirar apenas a versão saudita e da folha original apenas os datas. O mais interessante é que todas as marcações que estão na folha do kit também estão na folha da Model Alliance. Talvez os decais da Model Alliance sejam melhores que os da Airfix, mas só irei descobrir isso mais tarde.
Tão logo comecem os trabalhos vou colocando as fotos.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 01 Fev 2013, 10:04, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Bunger » 21 Ago 2012, 11:39

Esta aí um kit que gostaria de ver a montagem, que bom que você se propôs a montá-lo !

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 24 Ago 2012, 22:37

Salve Bunger, desculpe pela demora na resposta, mas estou em casa por conta de umas férias forçadas pela minha coluna e como terei alguns dias de repouso absoluto, vou aproveitar para engrenar na montagem do Lightning.
Hoje fiz pouca coisa, pois só agora a tarde é que comecei a trabalhar no modelo, mas não fiz muita coisa. Como é de hábito eu não sigo a ordem da montagem e vou fazendo aquilo que me dá vontade. Comecei montando as asas e foi uma colagem simples e nessa etapa eu não fiz a abertura de dois furos superiores onde seriam fixados os dois tanques extras que o Lightning leva sobre as asas. De quebra coloquei o manche no cockpit e montei o assento ejetável. Tudo isso vai ser pintado em separado.
Imagem

Furei as rodas, pois no avião elas são vazadas, a abertura da boca dos canhões que vem fechada, fiz o furo que funciona como entrada de ar na base da deriva e por último abri dois pontos que servem para admissão de ar nas laterais do avião:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Montei a parte interna das turbinas e da entrada de ar no nariz do aparelho. Não colei o cone pois ainda vou fazer um pequeno enxerto de chumbo para equilibrar o avião, pois com o comprimento dele, com certeza ele vai empinar..
Imagem

Amanhã pretendo aplicar a pintura do cockpit para fechar o mesmo e partir para outras etapas da montagem. Por enquanto é isso.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 26 Ago 2012, 17:57

Continuando no trabalho, hoje eu apliquei a pintura interna do cockpit usando um cinza médio automotivo e depois disso usei os decais que representam os painéis de instrumentos. Como era de se esperar, pouco vai aparecer por conta da cor usada e do pequeno espaço.
Imagem

Imagem

Juntei as duas partes da fuselagem aplicando cola somente no ponto do cockpit e fixando restante com fita, para ver problemas de encaixe após a instalação do cockpit, mas tais problemas não apareceram.
Imagem

Imagem

Por último eu refiz o tubo de pitot e coloquei os canos dos canhões. A minha dúvida é que em alguns Lightnings essa cano é visível e em outros ele fica dentro do compartimento do canhão e aparece apena um quebra chamas em formato de anéis instalados ali. Optei pelo cano do canhão por considerar menos trabalhoso.
Imagem

Imagem

Agora eu vou tentar melhorar o assento ejetor e fechar por completo a fuselagem e partir para as partes externas do avião.
Abraços
Cesar Ferreira

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 26 Ago 2012, 19:09

Excelente Cesar. :ok

Geralmente quando eu vejo falar em kit da Airfix, me dá vontade de sair correndo de perto. Mas esse no entanto me parece ser muito bom.

Abs,

Ricardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 26 Ago 2012, 21:00

Ricardo, até agora não posso reclamar do kit. Tem boas linhas de baixo relevo, os encaixes se mostraram bons mesmo com uma fuselagem comprida como é a do Lightning. Esse é o segundo kit da Airfix que eu monto, já passaram alguns pela minha mão, mas montados mesmo só esse e um Stuka 1/48 que a Airfix lançou a muito tempo atrás e que também não foi uma batalha como aquela bagaça do Su-25.
Como ainda estou de molho com trabalho, talvez amanhã eu traga mais novidades.
Abraços
Cesar Ferreira

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Bunger » 26 Ago 2012, 21:33

Tá bacana a montagem Cesar, também estou gostando desse kit. Depois dê uma olhada numa nova empresa de decalques que tem diversas folhas pra ele nessa escala, está no tópico de Plastimnodelismo.

Uma coisa que sempre me deixou curioso nesse avião são os tanques acima da asa...pra alijá-los o piloto tem que ficar de cabeça para baixo, ou ele fica na posição normal e deixa os tanques rolarem pelas asas ? :lol: :lol: :lol: Eu adoro o design Inglês, é feio mas é funcional...

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 26 Ago 2012, 22:19

Eu vi a folha Gustavo, tem até uma versão onde o badge do esquadrão parece a bandeira do Brasil, veja a última ilustração na imagem que vc postou. Sobre o processo de alijar os tanques é realmente interessante essa sua pergunta, pois aquele avião em vôo e alijando os tanques, dá a entender que eles iriam direto na deriva. Deve existir uma manobra própria para isso ou eles realmente viram de ponta cabeça e se desfazem dos tanques.
Eu estava falando agora mesmo com o Alex Freire sobre esse modelo e enquanto conversava com ele, fazia uns testes de encaixe de asas e deriva e apesar do receio do Ricardo, encaixou tudo de forma perfeita, tanto que já colei a deriva e amanhã termino de colar as peças que ficam na fuselagem do avião, mas agora só amanhã mesmo.
Abraços
Cesar Ferreira

lfragelli
Plastimodelista
Mensagens: 972
Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
Localização: rio de janeiro

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor lfragelli » 26 Ago 2012, 23:28

Caro Dr.Cesar,

Também achei o kit muito bacana. :cheers:

Quanto aos tanques das asas, li numa revista que os Lightnings só os usavam em algumas raras ocasiões, e não era possível ejetá-los em vôo.

:kiss:

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 26 Ago 2012, 23:35

Por isso que eu nem me dei ao trabalho de furar as asas para fixar aqueles tanques que por sinal acho esquisito pra cacete e devia comprometer e muito a manobrabilidade do avião, mas vamos em frente.
Cesar Ferreira

Eduardo Gavina
Plastimodelista
Mensagens: 1082
Registrado em: 05 Nov 2008, 20:14
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Eduardo Gavina » 27 Ago 2012, 03:24

Acompanhando por aqui, espero que esteja melhor :ok


Abração.

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Bunger » 27 Ago 2012, 21:33

lfragelli escreveu:(...) li numa revista que os Lightnings só os usavam em algumas raras ocasiões (...)
Acho que só os vi usando esses tanques nas boxes arts :lol: :lol: :lol:

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 27 Ago 2012, 22:22

Obrigado pela consideração Gavina, quarta feira já estou na rua novamente, mas por outro lado adiantei mais um pouco o Lightning.
Eu cheguei a pensar em não usar os mísseis que acompanham o kit, mas além dar mais vida, eles cobrem um tremendo buraco onde ficam os cabides laterais e isso iria implicar na aplicação de massa, lixa, massa, lixa, etc......
Hoje eu colei as asas e outras peças menores ao longo da fuselagem, fixei também duas barbatanas ventrais que ficam próximas ao bocal de exaustão e montei um dos mísseis. Resultados do dia de trabalho:
Asas fixadas:
Imagem

Imagem

Limpei todas as peças que faltam para aplicar no modelo:
Imagem

E a montagem do míssel:
Imagem

Se tudo der certo nesse final de semana o modelo já vai para a pintura. Alguns pontos irão precisar de um pouco de massa e graças a um papo com o Stephano eu já sei como resolver o problema de aplicar a massa e lixar sem acabar com as linhas em baixo relevo do modelo. Agora é aguardar o restante do trabalho.
Abraços
Cesar Ferreira

Schultze
Plastimodelista
Mensagens: 478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:10
Localização: Glória-RJ-Brasil

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Schultze » 30 Ago 2012, 09:04

César montando aviãozinho... Vê se não vai tacar lama nele! :D :D
Ta ficanco bonito, pena que o avião é feio pra chuchu!
Cesar Ferreira escreveu: Alguns pontos irão precisar de um pouco de massa e graças a um papo com o Stephano eu já sei como resolver o problema de aplicar a massa e lixar sem acabar com as linhas em baixo relevo do modelo. Agora é aguardar o restante do trabalho.
Abraços
Eu sempre quis saber como se faz isso. Voce teria como nos passar esta informação top secret?
Abraços Schultze

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - EE Lightning - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 30 Ago 2012, 09:13

Tai uma boa idéia Schupiz, se ficar muito ruim eu encho ele de lama e mochilas e depois digo que me confundi, heheheheheheh
Essa questão da massa melou, acabei colocando massa demais e na hora de lixar já vi que vou ter que refazer algumas linhas. Eu diria que é mais fácil vc perguntar ao Stephano, Fragalli, Ricardo ou Alex, pois eles são muuuuuuuuuuuuito melhores do que eu para te dizer como resolver isso, heheheheh
Abraços

PS: Depos de anos achando que esse avião era a coisa mais feia do mundo, eu acabei olhando com outros olhos e percebendo alguma melhora no visual.
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante