Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 31 Jul 2012, 20:34

Prezados,

Como a Vosper vai ser uma pedreira, resolvi montar esse também em paralelo para desestressar um pouco:

Imagem

Infelizmente o kit já está fora dos galhos a um bom tempo e eu não guardei fotos deles, mas o arranjo geral das peças era mais ou menos esse daqui:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Embora o kit não seja muito recente e a Academy não tenha um padrão muito regular de qualidade, o conceito geral que se tem sobre ele é bom, porém com alguns pequenos problemas de fácil solução. As formas gerais do kit são corretas, coincidindo razoávelmente com as da planta da Linewrights Aeroguide Nº 09. As linhas em baixo relêvo são excelentes e o nível geral de detalhamento bastante aceitável para a escala. Porém existem algumas coisas que precisam ser melhoradas ou corrigidas conforme eu irei demonstrando ao curso da montagem.

Para corrigir e melhorar alguns desses problemas eu vou usar uma versão " by Sisca" do interior de resina da True Details.

Imagem

Embora o decalque do kit seja bom, a versão da tampa da caixa seja bastante atraente e de um modo geral correta, o fato é que eu não confio muito em cobrir grandes superfícies com decalque. E pintar um checkertail desses usando mascaras, vai muito além das minhas habilidades, além do mais me parece que as letras e números da parte de baixo estão muito finos. Apesar de tudo isso, já ví alguns kits montados com esses decalques que ficaram com uma ótima aparência. Porém por precaução, um outro incremento que eu considerei importante foi a folha de decalques da AeroMaster - Hunter Pt. 1. que me deu outras opções de pintura.

Imagem

Imagem

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Brettas » 31 Jul 2012, 20:42

Ricardo,
Muito boa a proposta de montagem do kit.
O Hunter é um clássico e tenho certeza que nas suas mãos vai ficar muito bom.
Acompanhando.
Um abraço!

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 31 Jul 2012, 20:50

No caso eu optei pela primeira versão, referente ao Hunter F.6 XF383 do Esquadrão 145 baseado em Chivenor no ano de 1961. Pesquisando um pouco na net eu acabei encontrando as fotos abaixo do "de cujus" na época que irão me auxiliar como referencia de alguns detalhes específicos:

Imagem

Imagem

Imagem

Com relação aos problemas que eu mencionei, o mais grave deles se refere ao interior, daí a importância do set de resina.

Além a ausência de detalhes, o fundo assoalho peca por uma certa falta de profundidade.

Imagem

No entanto o erro mais grave que tem sido apontado é o assento Martin-Baker, que ao que tudo indica foi feito na escala 1/72.

Imagem

Nesse ponto o do set de resina, sem dúvidas, supre com grande vantagem a deficiencia.

Imagem

Uma outra falha irritante é o número excessivo de marcas de injeção em lugares indesejáveis e de remoção complicada. :bang:

Imagem

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 31 Jul 2012, 21:12

Já aqui um problema para o qual eu já partí para a solução. Olhando para foto abaixo, percebe-se que a superfícies horizontais do kit estão se projetando para além do ponto onde termina a base do leme.

Imagem

Porém ao observar as fotos do avião real nota-se claramente que ambas as superfícies deveriam terminar no mesmo ponto.

Imagem

Após observar várias fotos, plantas e por que não também, contar alguns rebites :666 , cheguei a conclusão de que a solução para minimizar o problema era remover uma faixa de cerca de 2mm da parte móvel das superfícies horizontais e aproveitei ainda para retificar a borda externa do profundor que estava muito arredondada. Na foto abaixo o profundor tal como vem no kit a esquerda e o retificado a direita.

Imagem

E o resultado final.

Imagem

Infelizmente aqui eu esqueci de fotografar a peça original para comparações, mas a idéia foi retificar também as palhetas internas dos intakes. A do kit ficava mais a frente do que a do avião real.

Imagem

Era bem mais grossa, ficava mais afastada da fuselagem e tinha o perfil reto, não acompanhando a curvatura da fuselagem como a real.

Imagem

Para corrigir o problema, eu removi a palheta original da peça aproveitando apenas o suporte em "V", que foi lixado na altura até ficar do tamanho correspondente a distância correta da fuselagem. A palheta propriamente dita foi substituída por um plasticard fino que foi curvado de forma acompanhar a curvatura da fuselagem. Aqui ela já colada no conjunto que forma as paredes internas dos dois intakes e na distancia correta em relação a borda da asa.

Imagem

Nessa foto pode se ver o suporte em "V" por baixo da palheta.

Imagem

Por enquanto é só pessoal.

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 31 Jul 2012, 21:14

Brettas escreveu:Ricardo,
Muito boa a proposta de montagem do kit.
O Hunter é um clássico e tenho certeza que nas suas mãos vai ficar muito bom.
Acompanhando.
Um abraço!

Valeu Brettas,

Por acaso alguém se lembra qual era o nome daquele filme inglês em que os Hunter's manobravam junto a fronteira da DDR durante a guerra fria?

Abs,

Ricardo

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor edklingon » 31 Jul 2012, 21:47

Legal Ricardo, vou aproveitar todas as suas dicas - inclusive o meu set de resina do cockpit da Aires chegou hoje!

Eu também devo correr atrás de decais, porque também não me agrada cobrir superfícies grandes com decal, apesas de achar o checkered tail lindo!

E o filme não era Raposas do Espaço?
Qapla´

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 31 Jul 2012, 22:07

edklingon escreveu:
E o filme não era Raposas do Espaço?
Acho que não Ed, Raposas do Espaço é um filme americano de 1958 com Robert Mitchun passado durante a Guerra da Coreia, o nome original do filme é que era The Hunters.

O filme que eu mencionei é ingles e é sobre um esquadrão de Hunters duma base inglesa
na Alemanha Ocidental que voavam até a fronteira DDR como uma forma de desafio ao acto de Varsóvia, esse filme deve ser dos anos 60.

Abs,

Ricardo

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor edklingon » 31 Jul 2012, 22:29

Ricardo P-40 escreveu:
edklingon escreveu:
E o filme não era Raposas do Espaço?
Acho que não Ed, Raposas do Espaço é um filme americano de 1958 com Robert Mitchun passado durante a Guerra da Coreia, o nome original do filme é que era The Hunters.

O filme que eu mencionei é ingles e é sobre um esquadrão de Hunters duma base inglesa
na Alemanha Ocidental que voavam até a fronteira DDR como uma forma de desafio ao acto de Varsóvia, esse filme deve ser dos anos 60.

Abs,

Ricardo
Eu sei exatamente qual é o filme, só troquei o nome, mas não consigo lembrar o nome certo...
Qapla´

Eduardo Gavina
Plastimodelista
Mensagens: 1082
Registrado em: 05 Nov 2008, 20:14
Localização: Rio de Janeiro

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Eduardo Gavina » 31 Jul 2012, 22:41

Reparou no "silvering" no decal do esquadrão na foto? :D


Acompanhando :ok

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 31 Jul 2012, 22:50

Ricardo P-40 escreveu:
edklingon escreveu:
E o filme não era Raposas do Espaço?
Acho que não Ed, Raposas do Espaço é um filme americano de 1958 com Robert Mitchun passado durante a Guerra da Coreia, o nome original do filme é que era The Hunters.

O filme que eu mencionei é ingles e é sobre um esquadrão de Hunters duma base inglesa
na Alemanha Ocidental que voavam até a fronteira DDR como uma forma de desafio ao acto de Varsóvia, esse filme deve ser dos anos 60.

Abs,

Ricardo

Achei o filme, High Flight de 1957, passou aqui no Brasil com o nome de Audácia a Jato.

http://en.wikipedia.org/wiki/High_Flight_(film)

Imagem

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Bunger » 01 Ago 2012, 11:19

Imagem

Esse kit era para desestressar ? :D :D

Foi muito bom você mostrar esse kit, achei que era bom, mas...

O que a Italeri lançou recentemente é rebox deste ?

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor edklingon » 01 Ago 2012, 11:54

Bunger escreveu:Imagem

Esse kit era para desestressar ? :D :D

Foi muito bom você mostrar esse kit, achei que era bom, mas...

O que a Italeri lançou recentemente é rebox deste ?
Bunger, tirando estes detalhes, o kit é bem legal. É só prestar atenção nas correções apontadas pelo Ricardo, vou reproduzí-las no meu.
Qapla´

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 01 Ago 2012, 21:42

Bunger escreveu:
Esse kit era para desestressar ? :D :D

Foi muito bom você mostrar esse kit, achei que era bom, mas...

O que a Italeri lançou recentemente é rebox deste ?
Bunger,

O kit da Italeri é de fato um re-box do Academy.

Quanto aos defeitos que eu estou apontando, voçe pode encontrá-los também até mesmo em kits recentes feitos por fabricantes mais conceituados do que a Academy. Só a título de exemplo, recebi essa semana o Mosquito da Revell e estou comparando ele com o da Tamiya no intuito de escrever um review dele em breve. Em uma breve comparação superficial entre algumas peças dos dois, já deu para perceber que existem erros nos dois kits. Por exemplo, se o spinner da Tamiya está muito pontudo, o da Revel está redondo demais, as rodas do trem principal da Revell estão nitidamente maiores que as da Tamiya que por sua vez batem com a planta do livro da Sam. Notei ainda diferenças substanciais de tamanho entre peças do interior de ambos os kits, ou as da Tamiya estão subdimensionadas ou as da Revell estão superdimensionadas, e por aí vai....

Porém de um modo geral ainda considero esse Hunter da Academy um ótimo kit, como eu disse antes, as formas gerais estão corretas, o nível de detalhamento é bem razoável, as linhas em baixo relevo são excelentes e os erros que eu encontrei até agora são todos relativamente fáceis de solucionar. Acredito que ele vai me dar muito menos dor de cabeça do que o Mig-3 da Trumpeter me deu com os encaixes e acabamentos.

Enfim, o conceito final que eu tenho dele, é de um kit que com alguns pequenos ajustes pode dar um excelente resultado, tal como o do exemplo abaixo:

Imagem

http://www.relishmodels.co.uk/kit-build ... unter.html


E aqui um outro exemplo feito com a 2ª opção do decalque da AeroMaster:

Imagem

http://www.britmodeller.com/forums/inde ... opic=53273

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 06 Ago 2012, 21:57

Prezados,

O trabalho andou meio lerdo essa semana, com muitas marcas de injeção para lixar, muitos acabamentos e ainda um review sendo escrito em paralelo que fez com que o resultado não fosse essas coisa. Mas de qualquer forma aí vai a atualização para o tópico não ficar parado:

Começando pelos tanques subalares já colados e lixados:

Imagem

Nesses aqui é recomendável dar uma afinada nas aletas antes de colar as metades:

Imagem

Imagem

Uma falha que é constantemente criticada nesse kit é diâmetro reduzido das rodas.

Imagem

Embora exista um set da Aviation Heritage que corrija problema com novas rodas em resina, resolvi seguir a receita de um modelista lá de fora e resolver eu mesmo o problema.

Imagem

Depois de contar alguns rebites :-D , comparar com o set da Heritage e o trabalho do modelista, cheguei a conclusão que o erro do diâmetro é de cerca de 2,0mm a menos no pneu. Como o cubo da roda aparentemente está correto e representa bem o objeto real, o desafio é fazer novos pneus e adaptar os cubos neles. Os novos pneus deverão ter cerca de 1,5cm de diâmetro ao invés dos 1,3cm dos do kit.

Para fazer cada um dos pneus usei 3 rodelas de plasticard, sendo as duas externas mais finas e a do centro mais grossa. A vantagem disso é que a emenda dos plasticards externos com o do centro já ajuda para demarcar os frisos externos dos pneus.

Imagem

Na foto as duas metades do pneu original, as rodelas já coladas entre si e com a borda externa lixada, os cubos de uma das rodas já destacados e um dos pneus pronto.

Imagem

A comparação da roda original com a roda corrigida.

Imagem

Os frisos na roda nova e no bloco da outra roda que ainda falta lixar.

Imagem

Comparando os trens de pouso com a roda original e a corrigida.

Imagem

Imagem

Por enquanto é só, agora o desafio de acabar de fazer o outro pneu igual ao primeiro.

Abs,

Ricardo

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor luiz carlos-f100 » 07 Ago 2012, 12:52

Ricardo P-40 escreveu:
Ricardo P-40 escreveu:
edklingon escreveu:
E o filme não era Raposas do Espaço?
Acho que não Ed, Raposas do Espaço é um filme americano de 1958 com Robert Mitchun passado durante a Guerra da Coreia, o nome original do filme é que era The Hunters.

O filme que eu mencionei é ingles e é sobre um esquadrão de Hunters duma base inglesa
na Alemanha Ocidental que voavam até a fronteira DDR como uma forma de desafio ao acto de Varsóvia, esse filme deve ser dos anos 60.

Abs,

Ricardo

Ehehehehe .... tenho o filme !!!!!!!!

Vou olhar teu Hunter pára montar o meu !!! :lol:

Abcs
F 100


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante