GB Inglaterra - SHAR FRS.1 - MPC 1/48: Novas em 14/04 !
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GB Inglaterra - SHAR FRS.1 - MPC 1/48: Novas em 14/04 !
Após a convocação provocativa como sempre do "Homem do 109", resolvi inscrever este que para mim é o preferido: Sea Harrier FRS.1.
Muito já se falou sobre esse avião, que sempre me fascinou pela capacidade de pairar no ar, e foi usado com sucesso durante o conflito das Malvinas/Falklands, ganhando um macabro apelido dos Argentinos: La Muerte Negra. Os ingleses o chamam carinhosamente por SHAR.
Eu já havia iniciado a montagem antes do GB, mas vou dar um briefing do que existe até agora.
Visão Geral
O kit é um rebox do Airfix, que ao lado do Tamiya são (infelizmente) os únicos moldes desse avião na 1/48. Estava esperando que no aniversário de 30 anos do conflito a Airfix deixasse de ser preguiçosa e o lançasse "new tooling", mas ainda não foi dessa vez. O kit é alto relevo, mas comparando com o da Tamiya, que já montei (https://picasaweb.google.com/1164577510 ... directlink), é bastante superior.
Seguem fotos das árvores do kit:
Acompanha Sidewinders e Sea Eagles, além dos tanques de combustível alijáveis.
Detalhe das pás da turbina, muito bem moldadas:
O trem de pouso dianteiro permite a colocação de uma lente para o farol, que vem injetada. No da Tamiya ele é moldado em peça única, e sem opção de uso de transparência.
Acessórios
Como o kit tem uma certa raridade, e eu gosto do avião, merece levar alguns acessórios. Utilizarei os abaixo citados:
Cockpit da Neomega (http://www.neomega-resin.com/harrier.htm)
Sem dúvida uma opção completa e bem resinada. Acompanha um canopy vacum-formed.
Paredes traseira e laterais
Assento MB MkX
Painel e banheira
Entradas de ar da Heritage (http://www.heritageaviationmodelsltd.co ... ns-2-c.asp)
A Heritage Aviation Models tem uma gama enorme de conversões e acessórios para família Harrier a preços razoáveis. Quando montei o Tamiya, essas entradas de ar eram facilmente cortadas, mas o da Airfix, por ser mais bem injetado não me inspirou confiança para cirurgias. Optei por comprar essas moldadas em resina, aqui já preparadas:
Dry Fit:
Escada em PE da Brengun (http://www.brengun.cz/)
A Bregun é relativamente nova no mercado e tem alguns produtos inusitados. Ela tem diversas escadas de aviões, e a do SHAR ele tem tanto na 1/48 quanto 1/72. Essa escada também é usada pelo Hawker Hunter.
Telas de arame
O armeiro-mor Rodrigues me cedeu uma pequena tela de arame e eu consegui outra após desmontar um filtro caixa de descarga. O SHAR posui várias aberturas gradeadas, então estas ajudarão bastante.
Sucatas
Bom, como o meu SHAR da Tamiya foi abatido pela minha ex-diarista (devia ser argentina), sobraram algumas sucatas que podem ajudara a fazer alguns kit bashings...
O Coração do SHAR, Motor Pegasus. Só o da Tamiya o traz.
Decalques
Bom os decalques originais do kit são uma . Como eu tinha algumas folhas decalques sobrando de outros modelos, resolvi apelar para o Decal Bank. Não sei se o pessoal aqui conhece e usa, mas eu sou frequente usuário deste serviço oferecido pelo IPMS-UK. Funciona assim: você manda um email perguntando sobre os decalques que você quer; Eles verificam, e em caso afirmativo, você manda um folha ou pedaços que você queira se desfazer, e eles ao receberem te mandam os que você solicitou. God save the Queen. Adoro a gentileza britânica Atualmente o resposável pelo serviço é o próprio Paul Regan, presidente do IPMS-UK. Antes dele era o Colin Shipton-Knight, grande conhecedor de spits, que se tornou um amigo pessoal. O email é: decalbank@googlemail.com
Consegui decalques para a versão que quero pintar neste SHAR: Extra Dark Sea Gray (ESDG) overall, ou seja, todo cinza naval escuro. Os SHARs FRS.1 eram originalmente pintados usando branco na parte inferior e ESDG em cima. Durante a viagem da Força Tarefa para o Atlântico Sul, foram pintados nos conveses dos navios aeródromos, como o Hermes. Isso criou uma diferença grande de tonalidades em relação ao ESDG original.
Uma curiosidade: os decalques originais foram impressos pela DC Comics...a famosa editora de quadrinhos estado-unidenses.
Para finalizar, uma foto nostálgica de uma jovem senhora, que muito admiro, à ocasião...clique na foto e veja a matéria sobre a despedida dos SHAR, enquanto se aguarda o mítico F-35...
Está bom assim, Brettas ?
Editado pela última vez por Bunger em 15 Abr 2013, 00:52, em um total de 18 vezes.
Bunger
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Show BUnger.... gostei da dica dos decais, não sabia .... enviarei um e-mail, procuro um decal para Lancaster da RCAF que tem as bocas de tubarão nas naceles.
Esse kit é bacana, embora com relevo, mas acredito que isso não causará problemas.
De olho !
Abcs
Esse kit é bacana, embora com relevo, mas acredito que isso não causará problemas.
De olho !
Abcs
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Está excelente!!!Bunger escreveu: Está bom assim, Brettas ?
Eu, não conhecia o kit (outros também não) e diante da sua apresentação... não preciso falar, matou a pau.
É isso, estamos num GB!
Manda brasa garoto!
Um abraço!
Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Blz Bunger.
Acompanhando.
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Abraços a todos aqueles que tem o plastimodelismo como HOBBY.
Arnaldo Pereira
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Dando prosseguimento enquanto o Mentor Aguarda pintura...
Comecei a separar as peças, pelo conjunto da turbina:
O trio encaixa com perfeição:
Os dutos usados para levantar o SHAR na vertical possui algumas rebarbas, porém além de terem o tamanho mais correto, foram injetados como uma peça única, ao contrário dos dutos do Tamiya onde você tem que unir as metades:
Tirando a rebarba:
Comparação de tamanho - os menores são Tamiya
Detalhe das paletas do duto...o da Tamiya é extremamente difícil de alinhar, preencher e lixar...
O, digamos, porém dos dutos da MPC/Airfix é que você precisa rasgar os espaços entre as aletas, caso deseje um acabamento mais realista. Se não, basta riscar os espaços com um scriber ou caneta escura, já após a pintura.
Existe um problema em relação à distância das pás da turbina e as entradas de ar, mas será assunto para um próximo post. Até lá !
Comecei a separar as peças, pelo conjunto da turbina:
O trio encaixa com perfeição:
Os dutos usados para levantar o SHAR na vertical possui algumas rebarbas, porém além de terem o tamanho mais correto, foram injetados como uma peça única, ao contrário dos dutos do Tamiya onde você tem que unir as metades:
Tirando a rebarba:
Comparação de tamanho - os menores são Tamiya
Detalhe das paletas do duto...o da Tamiya é extremamente difícil de alinhar, preencher e lixar...
O, digamos, porém dos dutos da MPC/Airfix é que você precisa rasgar os espaços entre as aletas, caso deseje um acabamento mais realista. Se não, basta riscar os espaços com um scriber ou caneta escura, já após a pintura.
Existe um problema em relação à distância das pás da turbina e as entradas de ar, mas será assunto para um próximo post. Até lá !
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Legal Bunger, esses dutos da Tamiya são bem ruins.
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Continuando a travessia...neste findi tive um refresco e puder montar alguma coisa, apesar do telefone de plantão do meu trabalho não parar de tocar...maldita seja esta aplicação chamada "Ca eHealth"...deveria ser "Ca eDeath"
Existe uma questão no SHAR da Airfix que os modelistas britânicos sempre mencionam em seus artigos: a turbina no modleo foi projetada muito para frente em relação ao real. O que se faz normalmente é uma cirutgia envolvendo criar um tubo a partir dos Sea Eagle que vem no kit e cortar uma parte da carenagem, conectando este tubo à carenagem através de um "enxerto" de estireno.
Repare nas imagens:
Dry run com as entradas de ar resinadas:
Apesar de achar que realmente o visual fica ainda mais realista, sinceramente não vejo isso como necessário. Como este é um kit com uma certa raridade, ainda não me sinto habilitado para tal cirurgia, e ademais, estou sem saco.
Quem quiser detalhes sobre a tal cirutgia, dê uma olhada neste documento: http://harriersig.org.uk/models/sharfrs ... _48v20.pdf
Resolvi então passar a tinta nas pás da turbina (model master alumínio) e no seu "berço" (Tamiya XF-02):
Por fim pintei as partes internas que estavam no primer com Tamiya Light Grey.
Ainda estou pensando em como preencher os espaços dos reloginhos. Pensei em usar os decais genéricos da Mike Grant, mas o diabo é cortar os decalques minúsculos. Acredito que vou preencher de tinta preta com um palito. Esse cockpit vai demorar...muito botãozinho pra pintar...
Existe uma questão no SHAR da Airfix que os modelistas britânicos sempre mencionam em seus artigos: a turbina no modleo foi projetada muito para frente em relação ao real. O que se faz normalmente é uma cirutgia envolvendo criar um tubo a partir dos Sea Eagle que vem no kit e cortar uma parte da carenagem, conectando este tubo à carenagem através de um "enxerto" de estireno.
Repare nas imagens:
Dry run com as entradas de ar resinadas:
Apesar de achar que realmente o visual fica ainda mais realista, sinceramente não vejo isso como necessário. Como este é um kit com uma certa raridade, ainda não me sinto habilitado para tal cirurgia, e ademais, estou sem saco.
Quem quiser detalhes sobre a tal cirutgia, dê uma olhada neste documento: http://harriersig.org.uk/models/sharfrs ... _48v20.pdf
Resolvi então passar a tinta nas pás da turbina (model master alumínio) e no seu "berço" (Tamiya XF-02):
Por fim pintei as partes internas que estavam no primer com Tamiya Light Grey.
Ainda estou pensando em como preencher os espaços dos reloginhos. Pensei em usar os decais genéricos da Mike Grant, mas o diabo é cortar os decalques minúsculos. Acredito que vou preencher de tinta preta com um palito. Esse cockpit vai demorar...muito botãozinho pra pintar...
Bunger
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Seguindo...
Alguns modelistas não gostam ou condenam o uso de plantas como referência para os kits. Eu particularmente acho que são fundamentais quando se precisa descobri o que está errado e o que consertar. Se a planta foi produzida por uma fonte confiável, não há o que temer. No caso do SHAR, utilizo as plantas escala 1/48 que vieram no Modellers Datafile 11 Sea Harrier, da SAM Publications:
Na comparação feita com planta, nota-se o casamento quase perfeito do modelo com o desenho, o que indica que as formas do kit da Airfix estão muito corretas, como eu supunha. Eu não tenho aqui a fuselagem do kit Tamiya, mas fazendo uma comparação mental, o que percebi é que o Tamiya parece ser um SHAR "parrudo" seu diâmetro é maior, enquanto o da Airfix é mais estreito, fato que corrobora o porquê é difícil adaptar o set da Neomega para o Tamiya - o cockpit fica "sambando" dentro do modelo.
Aqui a comparação com do tanque de combustível:
E aqui comparando com o da Tamiya. O desta última possui as linhas das chapas em alto relevo, enquanto o Airfix vem totalmente liso. Os furos de conexão ao cabide também são maiores:
Outra diferença curiosa é que no tanque da Tamiya, a ponta menor é achatada, enquanto no da Airfix é afunilada, pontuda. De acordo com a planta, afunilada é mais correta:
De montagem mesmo, aproveitei para abrir os sidewinder:
Também fiz a primeira demão de primer nos tanques, mísseis, bicos de VTOL e colei as paredes internas, no próximo post eu mostro. Abraços !
Alguns modelistas não gostam ou condenam o uso de plantas como referência para os kits. Eu particularmente acho que são fundamentais quando se precisa descobri o que está errado e o que consertar. Se a planta foi produzida por uma fonte confiável, não há o que temer. No caso do SHAR, utilizo as plantas escala 1/48 que vieram no Modellers Datafile 11 Sea Harrier, da SAM Publications:
Na comparação feita com planta, nota-se o casamento quase perfeito do modelo com o desenho, o que indica que as formas do kit da Airfix estão muito corretas, como eu supunha. Eu não tenho aqui a fuselagem do kit Tamiya, mas fazendo uma comparação mental, o que percebi é que o Tamiya parece ser um SHAR "parrudo" seu diâmetro é maior, enquanto o da Airfix é mais estreito, fato que corrobora o porquê é difícil adaptar o set da Neomega para o Tamiya - o cockpit fica "sambando" dentro do modelo.
Aqui a comparação com do tanque de combustível:
E aqui comparando com o da Tamiya. O desta última possui as linhas das chapas em alto relevo, enquanto o Airfix vem totalmente liso. Os furos de conexão ao cabide também são maiores:
Outra diferença curiosa é que no tanque da Tamiya, a ponta menor é achatada, enquanto no da Airfix é afunilada, pontuda. De acordo com a planta, afunilada é mais correta:
De montagem mesmo, aproveitei para abrir os sidewinder:
Também fiz a primeira demão de primer nos tanques, mísseis, bicos de VTOL e colei as paredes internas, no próximo post eu mostro. Abraços !
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Bunger,Bunger escreveu:Seguindo...
Alguns modelistas não gostam ou condenam o uso de plantas como referência para os kits. Eu particularmente acho que são fundamentais quando se precisa descobri o que está errado e o que consertar. Se a planta foi produzida por uma fonte confiável, não há o que temer. No caso do SHAR, utilizo as plantas escala 1/48 que vieram no Modellers Datafile 11 Sea Harrier, da SAM Publications:
Excelente o trabalho que voçe esta fazendo com esse Harrier. Também concordo que plantas publicadas em livros não são o Santo Graal para serem levadas totalmente ao pé-da-letra, pois muitas delas contém erros. Porém também sou de opinião de que elas podem servir de ponto de partida para voçe perceber discrepâncias no kit, nesse caso a confrontação com evidências fotográficas é que vai decidir se o erro apontado pela planta procede ou não.
No caso dessas plantas dos livros da SAM, elas também me parecem ser razoávelmente confiáveis, e eu também as tenho usado nas minhas pesquisas.
Abs,
Ricardo
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48
Pessoal,
Tive de parar de atualizar o tópico por conta de alguns problemas de saúde familiares que agora já estão controlados. Para completar minha câmera entrou em pane, mas comprei um celular novo que vai substituir bem temporariamente.
Escrito isso, vamos em frente !!
Nesse período de sombra, comecei a fazer algo que até então nunca fiz: rebaixamento de relevo de kit. Usando a famosa fita de rotuladora "Dymo", e um scriber da Tamiya, comecei a saga dos sulcos. Até agora as coisas estão indo bem, mas que dá um trabalho...ah dá !!!
Visão geral:
Estou lixando com lixa 1200, tirando o relevo e deixando apenas as linhas indicadas no plástico. Alinho então a dymo tape, risco com uma agulha presa a um pin vise e só depois que uso o scriber. Este scriber da Tamiya (Olfa) não é a melhor ferramenta do mundo para esta atividade, mas funciona desde que a mão fique leve durante a passada.
Close de uma das metades:
Alinhamento:
Parte superior:
Comecei em paralelo a colar alguns painéis em resina do set da Neomega. Lateral esquerda com extintor:
Lateral direita com bolsa:
O que vai pegar agora são os painéis curvos. Não tenho nenhum template para elipses, quadrados e retângulos. Vou comprar e daí trabalhar esses itens. A asa tem alguns painéis com contornos mais complexo ainda.
É isso, por enquanto lixando e rasgando
Tive de parar de atualizar o tópico por conta de alguns problemas de saúde familiares que agora já estão controlados. Para completar minha câmera entrou em pane, mas comprei um celular novo que vai substituir bem temporariamente.
Escrito isso, vamos em frente !!
Nesse período de sombra, comecei a fazer algo que até então nunca fiz: rebaixamento de relevo de kit. Usando a famosa fita de rotuladora "Dymo", e um scriber da Tamiya, comecei a saga dos sulcos. Até agora as coisas estão indo bem, mas que dá um trabalho...ah dá !!!
Visão geral:
Estou lixando com lixa 1200, tirando o relevo e deixando apenas as linhas indicadas no plástico. Alinho então a dymo tape, risco com uma agulha presa a um pin vise e só depois que uso o scriber. Este scriber da Tamiya (Olfa) não é a melhor ferramenta do mundo para esta atividade, mas funciona desde que a mão fique leve durante a passada.
Close de uma das metades:
Alinhamento:
Parte superior:
Comecei em paralelo a colar alguns painéis em resina do set da Neomega. Lateral esquerda com extintor:
Lateral direita com bolsa:
O que vai pegar agora são os painéis curvos. Não tenho nenhum template para elipses, quadrados e retângulos. Vou comprar e daí trabalhar esses itens. A asa tem alguns painéis com contornos mais complexo ainda.
É isso, por enquanto lixando e rasgando
Bunger
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48 - Voltando
Para uma câmera de celular as fotos estão muito boas.
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48 - Voltando
Também achei.Augusto escreveu:Para uma câmera de celular as fotos estão muito boas.
Bunger,
Porque voçe não tenta usar como scriber a agulha na lapiseira 0,7mm como eu demonstrei aqui: http://aprj.gavca.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2784 É bem melhor de trabalhar do que com a maioria desses scribers que já vem prontos.
- Andre Cardoso
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48 - Voltando
Com certeza... como eu monto 1/72 utilizo uma agulha na de 0,5. Fica muito bom e bem fino.
Abç e acompanhando.
Abç e acompanhando.
Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48 - Voltando
Bunger,
Ficou ótimo as modificações que fez, parabéns!
Acompanhando.
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Re: GB Inglaterra - Sea Harrier FRS.1 - MPC 1/48 - Voltando
8 Mpx, Sony Ericsson Xperia Arc. Estou gostando demais deste celular, foi o último lançado antes do fim da joint venture.Augusto escreveu:Para uma câmera de celular as fotos estão muito boas.
Em relação ao scriber, eu uso a agulha para dar os primeiros riscos, para em seguida ai sim usar o scriber no "caminho" criado. Vou tentar usar uma agulha mais grossa para fazer o risco final também. Eu uso o pin vise da Tamiya como suporte da agulha:Ricardo P-40 escreveu:(...)
Porque voçe não tenta usar como scriber a agulha na lapiseira 0,7mm como eu demonstrei aqui: http://aprj.gavca.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2784 É bem melhor de trabalhar do que com a maioria desses scribers que já vem prontos.
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