Tirpitz Academy - 1:350 Terminei!!!!!

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Tirpitz Academy - 1:350 Terminei!!!!!

Mensagempor Renato » 08 Jul 2012, 13:02

Vou postar aqui uma montagem que já está rolando na minha bancada há mais de um ano. Alguns já devem ter visto esta montagem na webkits, mas o tópico acabou sendo apagado devido ao tempo que ficou parado. Aqui acho que vai durar mais tempo e pretendo levar na reunião, se eu conseguir conciliar meu trabalho embarcado com a data das reuniões.

Não tenho muito saco para ficar pesquisando sobre a história dos modelos. Eu gosto mesmo é de montar kit.
Mas para quem se interessar, se é que já não conhecem, segue um resumo da história deste navio.

Depois dos treinamentos e testes, o Tirpitz não foi para nenhuma operação gloriosa durante toda guerra. Devido a perda do navio irmão Bismarck no dia 27 de maio de 1941, a Kriegsmarine e Hitler ficaram com receio de perder a outra belonave. Também se deve seu não emprego em combate, a Kriegsmarine não ter nenhum porta-aviões disponível na época, embora o porta-aviões Graf Zeppelin tenha sido projetado e quase concluído para se juntar em operações. O couraçado Tirpitz ficou navegando durante toda guerra nas costas da Noruega se escondendo dos ingleses, que o caçaram até afundá-lo em novembro de 1944. No pós-guerra, o casco foi desmantelado parcialmente por uma companhia norueguesa, mas ainda existem restos do navio na Noruega, incluindo uma placa "in memorian " recentemente postada no lugar do fim do "Solitário Rei do Norte, " tal como a resistência norueguesa o chamava.
mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coura%C3%A7ado_Tirpitz

Eu adquiri este kit em uma loja de departamentos na Coréia do Sul quando morei algum tempo por lá a trabalho.
Paguei cerca de R$ 40,00. Apesar da Academy ser coreana quase não encontrei kits de plastimodelismo por lá. Tinha alguns de carros, um tanque motorizado e muitos kits de armas de fogo em tamanho 1:1. No momento em que estava comprando o Tirpitz, passou um moleque com o pai, com uma caixa do tamalho da minha com um baita kit de fuzil. Aqui isso daria cadeia até para o dono da loja.

Seguem as fotos do kit.
Imagem
Imagem
Imagem

Grades de PE da Eduard.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Wooden deck da MK models:
Fiz uma lambança na colagem deste material, que graças a Deus deu para consertar.
Imagem
Imagem
Manual todo em coreano. Tive que me basear nas imagens, que não são lá tão precisas. Mas tendo atenção dá para montar numa boa.
Imagem
Aqui um dos maiores vacilos do kit. A abertura de recolhimento da âncora veio fechada.
Imagem
Imagem
Eu me empolguei com a montagem do Léo Miranda lá na webkits e resolvi comprar o kit do Bismarck da Revell.
Imagem
Aí começaram a aparecer as comparações e descobertas da falta de detalhamento do kit.
Como o kit começou a ser montado antes da compra do Bismarck, então eu acabei não fazendo melhorias para tentar pelo menos deixar próximo ao nível de detalhamento do Bismarck da Revell. Mesmo porque eu não tenho material para scratch nem paciência para detalhes que acabam passando batido depois do kit pronto.
Seguem algumas fotos de comparação entra os dois kits. É interessante até para quem quiser montar o kit da Tamiya, que segundo os relatos, este da Academy é cópia.

Tirpitz Academy:
Imagem
Imagem
Imagem

Bismarck Revell:
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui um detalhe do navio real, não sei qual dos dois.
Imagem
O da Revell está bem mais preciso.

Comecei a montagem corrigindo a abertura da âncora. Meu objetivo não era fazer igual ao do Bismarck, mesmo porque eu ainda não havia comprado o kit. Era apenas corrigir a falha e deixar algo apresentável.
Imagem
Imagem
Imagem
Essa parte era complicada de corrigir, pois se eu lixasse eu iria abrir um buraco no kit, ficou com a abertura um pouco rasa. Mas é um detalhe que só tendo uma foto do navio para fazer a comparação. Depois lixei e acertei. Ficou legal.
Imagem
Imagem
Imagem

A pintura escolhida foi esta. Olha só o tamanho da encrenca! :o
A etapa que eu mais gosto neste hobby é justamente a pintura.
Navios geralmente não levam as pinturas encontradas na maioria dos aviões, que geralmente tem pinturas camufladas, decalques e etc. Geralmente tem cores cinza e envelhecimento. então, já que gosto da etapa de pintura, tinha que ser uma pintura caprichada.

A pintura escolhida foi esta, do período de Julho a Setembro de 1942.
Imagem

Bom, logo mais eu posto o passo a passo do que já foi feito. Já foi feito muito, e ainda tem muito a ser feito.

Um abraço.
Editado pela última vez por Renato em 01 Jan 2014, 16:46, em um total de 2 vezes.
Projetos na bancada:
Nenhum

Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Renato » 08 Jul 2012, 17:30

Continuando...
Voltando um pouquinho, achei esta foto da abertura da âncora já lixada e com uma pintura alumínio para evidenciar alguma imperfeição. Um pequeno retoque com liquid paper e ficou ok.
Imagem

Aqui um detalhe da colagem do wooden deck.
Imagem
Imagem
Notem a parte brilhante no verso da segunda foto. Não vem nenhuma informação sobre como utilizar o material. Eu até que imaginei que o material pudesse ser autocolante, mas não havia nenhuma indicação de que esta parte brilhante pudesse ser uma película protetora do adesivo. Também não perguntei em nenhum fórum.
O que eu fiz foi passar cola de sapateiro e colar o folheado em cima. Após algum tempo percebi que o material estava descolando. foi quando verifiquei que o folheado estava soltando da película. Bom removi o folheado e limpei a cola. Colei de novo e ficou tudo ok.

A primeira coisa que eu fiz foi pintar de preto a linha d'água. O kit já trás uma marca da linha d'água bem sutil em alto relevo.
Imagem
Em seguida recortei um pedaço de fita de mascaramento e colei em cima do qua já havia sido pintado de preto para proteger a pintura.
ImagemImagem
Imagem
Esta curva da popa foi bem complicada de fazer, pois a fita não tem elasticidade, É como se fosse papel e não se conforma a curvatura da popa.
Tive que usar o compasso com estilete abaixo e ir cortando arcos na fita para poder fazer a curvatura.
Imagem

Após a linha d'água a próxima etapa foi a pintura do casco. A foto abaixo mostra o deck e o costado acima da linha dágua todo protegido com jornal e fita crepe. Sabemos que a fita crepe pode deixar resíduos de cola ou arrancar a tinta do kit. Para evitar isso, primeiro dei uma camada de verniz Acrílico Acrilex bem ralo, com pincel de cerdas finas para não deixar marcas. Isso aumenta a aderência da tinta. Primeiro dei aquela polida básica com papel higiênico só para remover a aspereza da tinta acrílica. Depois colei fita crepe em tiras de jornal, deixando uma borda bem fina da fita crepe sobrando para fora do jornal.
Esta borda fina foi colada extamente em cima da fita de mascaramento que estava protegendo a linha d'água.
Imagem
O casco foi pintado com Tamiya Hull red. Mas escureci um pouco com o tamiya flat brown, pois achei o tom muito vermelho.
Imagem
Imagem
Imagem
Aqui o bicho já com o casco inferior pintado.
Imagem
Após o casco fiz o mesmo processo para pintar o costado do navio. Fita crepe e jornal colados na linha d'água.
Imagem
Imagem
Imagem
Aí começou a pintura real. Como eu tenho Dificuldades de pintar à mão livre com o aerógrafo optei por fazer o mascaramento com massa prit tak. Além disso eu acho muito difícil conseguir o mesmo resultado da figura à mão livre. Como eu queria o resultado mais fiel possível, eu editei a imagem no photoshop. Ampliei a imagem até o tamanho do kit e imprimi a parte camuflada. Coloquei pedaços de prit tak por baixo do papel e fui marcando. Depois recortei os pedaços, colei no kit e mandei tinta.
Imagem
Imagem
Imagem
A primeira cor foi a verde. Não sei que verde foi este, acho que foi o dark green (xf-61)
este foi o resultado.
Imagem
Repeti o processo para a segunda cor. O processo era ir cortando o papel apenas onde estava a cor desejada, protegendo as partes já pintadas. Eu poderia também colocar o papel diretamente no kit, mas preferi usar a prit tak.
Imagem
Resultado:
Imagem
Fiz isto também para o marrom e o resultado final foi este:
Imagem
Vale lembrar que o camuflado foi aplicado apenas no lado de boreste e em algumas partes, como canhões e decks superiores. O lado de bombordo não recebeu camuflagem.
A razão disso é que o navio passou todo o tempo escondido nos fiordes da Noruega e estes fiordes são estreitos e ladeados por montanhas, o que fazia com que o navio fosse visto apenas por cima ou pelo lado virado para fora. O lado que ficava virado para a costa não era visto. Logo não havia necessidade de camuflagem.
Lado de boreste:
Imagem
Lado de bombordo:
Imagem
Aqui a pintura do deck principal. Aqui eu usei prit tak e papel com bolinhas de prit tak por baixo para deixar um gap entre o deck e o papel para dar efeito de pintura com pistola. Não sei se os alemães usaram pistola, rolo, brocha sei lá. Mas achei que o efeito bem delineado da pintura não ficaria legal.
Imagem
Imagem
ImagemImagem
Nesta foto acima dá para ver a lambança feita com a cola de sapateiro. :nuts:
Imagem
Bom, aqui já pulando algumas etapas, vai o trabalho de pintura do deck principal finalizada.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Acho que ficou bem convincente.
As fotos abaixo foram tiradas em Outubro do ano passado. Nove meses após o início da montagem.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
O que mais demora neste tipo de montagem é que os decks tem que ser montados e pintados antes de receberem as estruturas superiores. Pois se for tudo montado fica muito difícil camuflar, principalmente pela quantidade de photoetches. Que acabam colando na fita ou cola de mascaramento, sem contar que podem ter a tinta arrancada. Pois a tinta acrílica não adere bem ao metal.
Abaixo mais alguns progressos:
Catapulta dos Hidroaviões Arado.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Bom, nesta época eu comecei a ficar cansado do andamento lento do projeto. Comecei a querer fazer a pintura à mão livre mas o meu aerógrafo Sagima não ajudava e eu também não dominava a técnica, para falar a verdade ainda não domino. Mas acabei adquirindo um novo aerógrafo. Um Badger Velocity que chegou faz tempo e ainda não utilizei no kit.
Imagem
Comprei também equipamentos como dobrador de photoetch que eram dobrados com régua ou plaquinhas de metal e acabavam se danificando.
Abaixo as fotos de onde o projeto parou, por volta de novembro do ano passado. Nesta época eu voltei a morar no Rio e o kit ficou guardado na casa dos meus pais para evitar acidentes. Vale lembrar que minha mudança veio de caminhão, mas meus kits vieram de carro, claro. Não sou louco... ou será que sou? :22 :D
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E é isso. A montagem está parada por aqui. Mas esta semana ainda posto progressos. Já tenho os materiais e o tempo apareceu (eu acho :roll: ). Vamos ver se dá para adiantar bastante coisa.
Se vocês tiverem críticas, serão bem vindas, para evitar futuras lambanças hehehe.
Uma coisa difícil de achar são esquemas de cabeamento das antenas. Se alguém tiver eu fico grato.
Encontrei bastante coisa na net. Mas nada mostrando detalhadamente o cabeamento, também chamado de rigging.
Se tiverem de outros navios alemães da época e puderem me passar a gradeço.


Um abraço.
Projetos na bancada:
Nenhum

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Augusto » 08 Jul 2012, 18:39

Ótimo, estava acompanhando lá. Pode ficar tranquilo que aqui nao tem apagamento automático de tópico.

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Ricardo P-40 » 08 Jul 2012, 20:01

Excelente Renato, pintura complexa essa que voçe escolheu. :ok

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor luiz carlos-f100 » 08 Jul 2012, 23:20

Oi Renato, to gostando de ver a montagem, a pintura é complexa mas tá ficando muito boa mesmo !
Abcs
F 100

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2733
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Mobi » 15 Jul 2012, 22:15

Tá bonito!

Também estou de olho! :ok

Abraço,
Mobi

Cidel
Plastimodelista
Mensagens: 854
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:02

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Cidel » 16 Jul 2012, 12:52

Excelente montagem, deve dar um trabalhão.....

Acompanhando.

Beijos e abraços.
Cidel Thomé de Abrantes.
Só sabe o trabalho e o prazer que dá, quem faz.
Errando bastante e aprendendo muito...um dia vou aprender muito e errar pouco

Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Renato » 17 Jul 2012, 11:58

Com certeza Cidel, está dando um trabalho do cão! Só não desisto de teimoso. O set de PE é para o kit da Tamiya. A maioria vai bem mas alguns não encaixam direito. E aí já viu como é, na tentativa de colar um a gente descola cinco. Amassa, quebra, cola torto. Mas está indo. Não postei nada ainda porque o progresso é muito lento.

abç.
Projetos na bancada:
Nenhum

Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Renato » 31 Jul 2012, 16:12

Últimas atualizações.

Reparo no quebra ondas. Percebi que havia sido colocado invertido, não faz sentido o reforço ficar virado para a frente. Encontrei referências que mostram que era virado para trás. Inclusive no kit do Bismarck está assim. Estava mal explicado no manual.
Imagem
Aqui detalhe da peça 304, estas proteções das metralhadoras estão erradas no kit da Tamiya. A proteção vai até a borda do deck. No kit da Academy está certo, mas tive que refazer a proteção utilizando as próprias bordas da grade de PE.
Imagem
ImagemImagem
Aqui uma imagem de uma estrutura que o Tirpitz possuía entre a chaminé e as estruras da ponte de comando.
Imagem
Eu dei mais um mole aqui, quando montei esta peça dobrei o PE ao contrário e a porta que dá acesso a parte superior da estrutura ficou no lado de BE, e não tinha como colocar a escada que dá acesso a estrutura..
Imagem
Tive que desmontar tudo, que felizmente não estava bem colado e soltou com facilidade.
ImagemImagem
Coloquei tudo certo e aproveitei para colar de forma decente.
Na tentativa de consertar este erro dei uma pequena esbarrada na antena do radar. Suficiente para fazer este estrago.
Imagem
Felizmente deu para consertar.
Parti para os blast bags.
Inicialmente tentei fazê-los com durepoxy amaciado com creme hidratante. Não ficou bom, ficou difícil de moldar devido ao tamanho. Resolvi fazer um teste com fita teflon (veda rosca)
O resultado foi este:
Imagem
Não sei se a foto ajuda. Mas gostei muito do resultado. A fita teflon se comporta como uma massa e dá para moldar e retirar se não ficar bom.
A técnica que eu usei foi esta:
Fiz um charutinho com a fita
Imagem
Enfio o charuto na parte de baixo do canhão para fazer o caimento da lona.
Imagem
Enfio uma tira de fita teflon na entrada do canhão, na parte de cima. Esta foto não mostra o charuto embaixo, pois a técnica foi sendo melhorada cada vez que eu ia fazendo e não tem a sequência de uma montagem inteira.
Imagem
Depois de enfiar a fita, faça uma bolinha com a fita e enfie na abertura para prender a parte que foi enfiada, para poder enrolar a fita em volta do canhão sem precisar segurar a ponta.
A ferramenta que eu estou usando para empurrar a fita para dentro da abertura é esta.
ImagemImagemImagem
É uma espátula de inox, tem esta ponta arredondada e é lisa, se usar palito de dentes não fica legal. No final eu passo a espátula para alisar a fita e ela fica parecendo uma massa, com pequenas inperfeições, parecendo dobras da lona.
No final eu passei cola branca para melhorar o aspecto e dar mais uma alisada.
Os canhões de 150 mm são muito pequenos, e não são móveis. então não deu para colocar os charutos enfiados dentro da abertura. a solução foi colar.Imagem
O resto foi o mesmo feito com os canhões de 380 mm.
Bom, levei uns 6 dias nesta faina, fou um saco fazer estes blast bags. agora vem a pintura, em breve posto atualizações.

abçs.
Editado pela última vez por Renato em 12 Fev 2013, 20:47, em um total de 3 vezes.
Projetos na bancada:
Nenhum

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor edklingon » 31 Jul 2012, 18:22

Putz Renato, que trabalheira!!!

Essa camuflagem fica muito interessante. Parando pra prestar atenção, tem bastante lógica sso de fazer só de um lado.

Quanto ao paper model e o aviãozinho do lado, qual o endereço para comprar? Os dois!
Qapla´

Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Renato » 31 Jul 2012, 19:31

edklingon escreveu:Putz Renato, que trabalheira!!!

Essa camuflagem fica muito interessante. Parando pra prestar atenção, tem bastante lógica sso de fazer só de um lado.

Quanto ao paper model e o aviãozinho do lado, qual o endereço para comprar? Os dois!
Com certeza Ed. Um trabalhão.

Bom o navio você pode baixar o PDF e ampliar até a escala desejada.

Abç.
Editado pela última vez por Renato em 15 Dez 2013, 09:27, em um total de 1 vez.
Projetos na bancada:
Nenhum

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Ricardo P-40 » 31 Jul 2012, 19:54

Renato escreveu: aqui uma imagem de um Tirpitz em papermodel em 1:100 que um cara disse que está montando. Até agora não consegui ver o navio, se alghém conseguir ver me mostra por favor :yes2
Imagem

abçs.
Que belo par de floats tem esse hidro aí ao lado, e ainda dizem que o Tirpitz não tinha avião embarcado. :drink:

Evandro Moreira
Plastimodelista
Mensagens: 132
Registrado em: 18 Jan 2012, 10:40
Localização: Rio de Janeiro Marechal Hermes.
Contato:

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Evandro Moreira » 05 Ago 2012, 17:40

A popa está muito bem delineada. :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2

Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Renato » 07 Fev 2013, 15:30

Pessoal o Tirpitz está quase saindo, Em breve posto as últimas atualizações.
No momento estou precisando de referências para fazer o rigging. Está bem difícil de achar. Encontrei várias fotos e desenhos. Mas nenhuma mostrando detalhadamente onde cada cabo começa e termina. Se alguém tiver ou souber onde encontro agradeço.
Podem ser referências para o Bismarck.

Um abraço.
Projetos na bancada:
Nenhum

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Tirpitz Academy - 1:350

Mensagempor Ricardo P-40 » 07 Fev 2013, 18:22

Renato,

Recentemente eu comprei o livro da Kagero do Prinz Eugen e gostei muito das ilustrações em 3D, inclusive mostrando o rigging em diversos pontos. Como voçe ainda tem um Bismarck da Revell para montar, de repente vale a pena investir no livro:

Imagem

Imagem

http://inscale.org/public/?p=124

Abs,

Ricardo


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante