Não tenho muito saco para ficar pesquisando sobre a história dos modelos. Eu gosto mesmo é de montar kit.
Mas para quem se interessar, se é que já não conhecem, segue um resumo da história deste navio.
Depois dos treinamentos e testes, o Tirpitz não foi para nenhuma operação gloriosa durante toda guerra. Devido a perda do navio irmão Bismarck no dia 27 de maio de 1941, a Kriegsmarine e Hitler ficaram com receio de perder a outra belonave. Também se deve seu não emprego em combate, a Kriegsmarine não ter nenhum porta-aviões disponível na época, embora o porta-aviões Graf Zeppelin tenha sido projetado e quase concluído para se juntar em operações. O couraçado Tirpitz ficou navegando durante toda guerra nas costas da Noruega se escondendo dos ingleses, que o caçaram até afundá-lo em novembro de 1944. No pós-guerra, o casco foi desmantelado parcialmente por uma companhia norueguesa, mas ainda existem restos do navio na Noruega, incluindo uma placa "in memorian " recentemente postada no lugar do fim do "Solitário Rei do Norte, " tal como a resistência norueguesa o chamava.
mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coura%C3%A7ado_Tirpitz
Eu adquiri este kit em uma loja de departamentos na Coréia do Sul quando morei algum tempo por lá a trabalho.
Paguei cerca de R$ 40,00. Apesar da Academy ser coreana quase não encontrei kits de plastimodelismo por lá. Tinha alguns de carros, um tanque motorizado e muitos kits de armas de fogo em tamanho 1:1. No momento em que estava comprando o Tirpitz, passou um moleque com o pai, com uma caixa do tamalho da minha com um baita kit de fuzil. Aqui isso daria cadeia até para o dono da loja.
Seguem as fotos do kit.

Grades de PE da Eduard.

Wooden deck da MK models:
Fiz uma lambança na colagem deste material, que graças a Deus deu para consertar.

Manual todo em coreano. Tive que me basear nas imagens, que não são lá tão precisas. Mas tendo atenção dá para montar numa boa.

Aqui um dos maiores vacilos do kit. A abertura de recolhimento da âncora veio fechada.

Eu me empolguei com a montagem do Léo Miranda lá na webkits e resolvi comprar o kit do Bismarck da Revell.

Aí começaram a aparecer as comparações e descobertas da falta de detalhamento do kit.
Como o kit começou a ser montado antes da compra do Bismarck, então eu acabei não fazendo melhorias para tentar pelo menos deixar próximo ao nível de detalhamento do Bismarck da Revell. Mesmo porque eu não tenho material para scratch nem paciência para detalhes que acabam passando batido depois do kit pronto.
Seguem algumas fotos de comparação entra os dois kits. É interessante até para quem quiser montar o kit da Tamiya, que segundo os relatos, este da Academy é cópia.
Tirpitz Academy:

Bismarck Revell:

Aqui um detalhe do navio real, não sei qual dos dois.

O da Revell está bem mais preciso.
Comecei a montagem corrigindo a abertura da âncora. Meu objetivo não era fazer igual ao do Bismarck, mesmo porque eu ainda não havia comprado o kit. Era apenas corrigir a falha e deixar algo apresentável.

Essa parte era complicada de corrigir, pois se eu lixasse eu iria abrir um buraco no kit, ficou com a abertura um pouco rasa. Mas é um detalhe que só tendo uma foto do navio para fazer a comparação. Depois lixei e acertei. Ficou legal.

A pintura escolhida foi esta. Olha só o tamanho da encrenca!

A etapa que eu mais gosto neste hobby é justamente a pintura.
Navios geralmente não levam as pinturas encontradas na maioria dos aviões, que geralmente tem pinturas camufladas, decalques e etc. Geralmente tem cores cinza e envelhecimento. então, já que gosto da etapa de pintura, tinha que ser uma pintura caprichada.
A pintura escolhida foi esta, do período de Julho a Setembro de 1942.

Bom, logo mais eu posto o passo a passo do que já foi feito. Já foi feito muito, e ainda tem muito a ser feito.
Um abraço.