GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Mobi » 01 Jul 2012, 20:15

O meu segundo kit do GB Inglaterra será este:

Imagem

Farei o kit com PE da cabine da Eduard, rodas, canos, assento e porta do canopy de resina.

Já iniciei os trabalhos nele, em breve fotos aqui.

Abraços,
Mobi

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Brettas » 01 Jul 2012, 21:10

Muito legal Mobi.
Já montei esse kit da Tamiya e posso garantir que é excelente. Inclusive o cockpit é muito bem detalhado.
Estarei de olho.
Um abraço!

PS. Se for possível, faça algumas fotos das árvores mostrando detalhes do modelo. ;)

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Brettas » 09 Jul 2012, 11:20

Não esqueça das fotos, ok? ;)

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Mobi » 16 Jan 2013, 23:59

Pessoal,

Já decidi qual será o esquema de pintura que irei usar, será esse Mk.I, QV-K do No. 19 Squadron, Fowlmere, de março de 1940, pilotado pelo Sqn. Ldr. Brian Lane.

Imagem

Praticamente acabei o interior, usei um PE da Eduard e um assento de resina da Ultracast, para incrementar o já ótimo interior do kit.

O material em resina dessa marca Ultracast é maravilhoso, achei superior ao material da True Details.

Só falta colocar a mira e instalá-lo no interior do kit. Ficou assim...

Imagem

Imagem

Já fechei o pastel e instalei os profundores, em breve coloco mais fotos.
Mobi

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor meianoite2 » 17 Jan 2013, 01:17

Caraca Mobi,
quando eu crescer vou montar um Spit assim...

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Bunger » 17 Jan 2013, 10:15

Mobi, vou ficar de olho, esse kit está na minha mira faz tempo, mas só consegui comprar um PE para ele :lmao: :lmao:

Os cilindros da metade esquerda já vem com o kit ?

O interior ficou excelente ! Só achei que na foto, a cor do banco está bem mais forte que o hull red.

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Andre Cardoso » 17 Jan 2013, 10:34

Maneiraço o interior!

Vai usar aquelas máscaras?

Abç

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Augusto » 17 Jan 2013, 15:26

O assento era vermelho?

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor luiz carlos-f100 » 17 Jan 2013, 15:48

Será que poderia ser o efeito do flash ?! :-? :-?

Mobi, só um toque ... não esqueça do tensor do cinto que vai atrás do assento para dentro da fuselagem :ok

Outra coisa que reparei .... não sei se é o caso do Mk.I, mas no Mk V do lado direito, atrás do assento do piloto, tem outra garrafa de cor azul, se não me falha a memoria trata-se do tanque de ar comprimido :sad:
Tá show o cockpit :ok
F 100

lfragelli
Plastimodelista
Mensagens: 972
Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
Localização: rio de janeiro

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor lfragelli » 17 Jan 2013, 18:17

Que belezuuuuura!!!! :drink:

O assento era assim mesmo; um marrom bem avermelhado. :ok

Plastiabraços a todos.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Augusto » 17 Jan 2013, 19:50

Só o Spit I, ou nos outros também?

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor edklingon » 17 Jan 2013, 20:28

Mobi escreveu: Imagem

Imagem
LINDAÇO!!!
Qapla´

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor meianoite2 » 18 Jan 2013, 02:17

De modo geral, só os primeiríssimos Spits Mk.I eram equipados com assentos de metal - que eram pintados, até onde sei, de verde claro como o resto do cockpit.

Depois eles passaram a ser feitos de um material "plástico" que era, pelo que consegui apurar, papel reforçado com resina fenólica e moldado a quente. Nos Spitfires esse material também era usado por exemplo pra fazer os mastros das antenas de rádio (e várias outras peças). Era razoavelmente leve, resistente, barato e simplificava a produção em massa de peças de formato complexo.

Usar compósito era de fato uma coisa utra-hitech em se considerando que estávamos no fim dos anos 30, algo como um assento feito em honeycomb de carbono e kevlar hoje em dia.

Esse material era muito parecido com o celeron que a gente usava em peças de barcos na década de 60-70 (só que o celeron é um tecido reforçado com resina fenólica e não papel). De fato, até hoje se usa isso! As peças de celeron praticamente não acabam, tenho moitões com quase 50 anos de uso que durarão muito mais que esses ABS da vida que a gente usa hoje.

O bakelite, que muita gente refere como sendo o material do assento do Spit, é resina fenólica misturada a pó de serra ou algum outro espessante em pó. É bem mais quebradiço. Foi um "ancestral" dos plásticos modernos, vcs deves ter tido telefones e rádios com carcaças feitas em bakelite.

Mais info:
http://www.complast.com/CELERON/index.htm
http://www.complast.com/phenolicsamplechips/index.htm

Ficando um pouco mais objetivo, me parece, pro meu gosto, que o tom do assento talvez fosse um pouco só mais amarronzado que a cor que vi na foto do Mobi, mas a gente nunca pode esquecer que:

* o tom exato que aparece na foto depende muito da iluminação, da máquina que tirou e do monitor de cada um - muito provavelmente não é o mesmo tom que a gente vai ver ao vivo;
* se a gente reparar na foto, há uns 'botões' com um vermelho muito mais vivo nas laterais do cockpit. Aquele deve ser o vermelho vermelho mesmo;
* o bakelite, o celeron e certamente esse compósito da década de 30 tinham uma boa variabilidade de cor;
* e no final das contas o Mobi faz o banco da cor que ele achar melhor e a gente não tem nada com isso... :ok

Isso dá uma briga danada, veja:
http://www.britmodeller.com/forums/inde ... 616&page=2

Nesse thread tem fotos dos assentos de metal e de compósito.

O bom é que esses papos fazem a gente pesquisar e pelo menos a gente aprende mais um pouco.
Sempre aprendendo...
Eduardo

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Mobi » 19 Jan 2013, 13:13

Valeu, galera!

Demorei para responder porque não recebi qualquer notificação de recebimento de resposta. Vou dar uma olhada na minha configuração do forum.

Quanto a cor do banco, eu tentei chegar na cor que me parecia a certa, acho que na foto ficou um pouco mais vermelho, mesmo assim, vou dar uma escurecida nela com powder.

Bunger, os cilindro pretos que aparecem na foto são do kit mesmo, tem gente que ainda coloca a tubulação, mas eu nem pensei nisso, porque, quando fechado, não dá para ver nada!!!

André, vou usar nele uma das máscaras de pintura de camuflagem, tipo "A", que você comprou para mim, é um pouco de frescura, mas eu acho que vai ficar legal.

Quando eu for usar eu mostro aqui.

Luiz, estou pensando se vou fazer, o problema é que o PE de Eduard é curto, não chega no ponto de fixação real.

Nas fotos que achei, não existia essa garrafa azul, só ví uma em uma montagem de um Mk.V.

Eduardo, que aula !!!!! Eu achava estranha a cor do assento, e tinha visto que os Mk. V tinham bancos na cor do interior, mas não tinha ideia de que era feito de material "plástico"! Gostei da aula e vou aceitar a sua dica, de quem conhece o material, dando uma escurecida de leve nele. Pintar não dá mais. :-(

Abraços,
Mobi

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: GB - Inglaterra - Spitfire MK. I - Tamiya - 1/48

Mensagempor Mobi » 19 Jan 2013, 13:23

Para tirar a dúvida, dei uma olhada no banco ao vivo e constatei que ele é mais marrom, na foto ficou mais vermelho.

Acho que não vou precisar mexer, levo na próxima reunião para vocês verem.

Eu fiz a tinta misturando tintas da Tamiya.

Abraços,
Mobi


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante