Canopy opaco - socorro!

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Rozas
Plastimodelista

Canopy opaco - socorro!

Mensagempor Rozas » 05 Mai 2012, 13:29

Pessoal, mergulhei o canopi no future, tirei e coloquei para secar sobre papel absorvente. Fui ver hoje e estava opaco (!!!????) :shock: . O que fazer agora? Isso nunca aconteceu...(sempre tem a primeira vez...) :lol:

Grato

Rozas

Eduardo Gavina
Plastimodelista

Re: Canopy opaco - socorro!

Mensagempor Eduardo Gavina » 05 Mai 2012, 13:49

Mergulhe de novo por um tempo e repita o processo, você está deixando muito future no canopy.

Abração.

Giordano
Plastimodelista

Mensagempor Giordano » 05 Mai 2012, 15:04

Talvez lavar antes com água e algumas gotas de detergente, deixar secar bem e depois novo banho de Future. Procure escorrer bem segurando o canopy com uma pinça, mantendo-o inclinado, e virando sobre o papel absorvente onde tiver excesso ou acumulo do produto. Muito cuidado pro canopy não "escapar" da pinça! ;)

Mantenha o canopy sobre o papel absorvente e coloque numa estufa, se tiver.
Ou próximo de uma lampada 220 volts ligada em 110 volts. Fica um calorzinho bem fraco e não danifica a transparência.

Boa sorte! :ok

Júlio Urubu
Admin.

Mensagempor Júlio Urubu » 05 Mai 2012, 16:00

Lave com detergente, seque bem, e repita o processo da Future.

Provavelmente, ou você mergulho na Future com ele molhado ou o clima está muito úmido ;)
Vade retro goiabão! :666

Bunger
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Bunger » 05 Mai 2012, 18:44

Rozas, para não perder a piada, antes de seguir todos os excelentes conselhos dados, reza um terço pelo canopy, e molha ele com água de arruda, porque essa dele fiar opaco com future me deixou assustado...pode ser encosto ! :D :D :D :D

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Rozas
Plastimodelista

Mensagempor Rozas » 05 Mai 2012, 20:37

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: água de arruda é bom mizifio.

Bem, deixei ele de molho na água a tarde toda. Vou agora limpa-lo e fazer o processo novamente. Existe como "afinar" o future? Estou achando muito grosso.
O resultado eu conto depois.

Obrigado a todos.

:ok

Giordano
Plastimodelista

Mensagempor Giordano » 05 Mai 2012, 21:32

Se não me engano, o Future é à base de amônia.... :-?

Talvez dilua com álcool isopropílico, seria bom fazer um teste antes. :ok

Júlio Urubu
Admin.

Mensagempor Júlio Urubu » 05 Mai 2012, 22:20

Future não contém amônia.

Ela retira completamente a Future. Inclusive, não é indicado o uso de máscaras líquidas sobre Future, pois esta sim, tem amônia.

Não falei dela antes pois neguinho torce o nariz.... mas eu uso solução de amônia de farmácia (1 real) para lavar aerógrafo depois da Future, ou para limpar canopi. Só jogar em cima e esfregar com o dedo, depois lavar em água.

PS: Future dilui perfeitamente com solvente tamiya a base de alcool para aplicação em aerógrafo - Nem precisa.

Para o trabalho que você está fazendo, não precisa diluir a Future não.
Vade retro goiabão! :666

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 06 Mai 2012, 01:48

Se voçe quer um conselho: Limpe o canopy, jogue a Future fora e use cera Renaissance no lugar dela. Ela é uma cera em pasta, não precisa mergulhar o canopy nela, basta aplicar e polir com um cotonete. Some com os arranhões e deixa o canopy com uma aparencia bem mais natural que a Future. Quem já usou não quer mais saber de usar Future em canopy.

Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/Renaissance_Wax

Rozas
Plastimodelista

Mensagempor Rozas » 06 Mai 2012, 03:20

Bem, lavei o bicho com água e um pouco de detergente. Saiu quase tudo. Limpei algumas frestas com palito de dente e ficou beleza. Dei uma polida e ficou com antes. :7 :7
Agora vamos tentar de novo...

VALE PESSOAL!!!!

:ok

Rozas

edklingon
Admin.
Contato:

Mensagempor edklingon » 06 Mai 2012, 09:22

Ricardo P-40 escreveu:Se voçe quer um conselho: Limpe o canopy, jogue a Future fora e use cera Renaissance no lugar dela. Ela é uma cera em pasta, não precisa mergulhar o canopy nela, basta aplicar e polir com um cotonete. Some com os arranhões e deixa o canopy com uma aparencia bem mais natural que a Future. Quem já usou não quer mais saber de usar Future em canopy.

Imagem

Onde se consegue isso? Rodriguez, tem alguma lojinha no Camboja ou Sri Lanka para recomendar?
Qapla´

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 06 Mai 2012, 11:14

edklingon escreveu:
Ricardo P-40 escreveu:Se voçe quer um conselho: Limpe o canopy, jogue a Future fora e use cera Renaissance no lugar dela. Ela é uma cera em pasta, não precisa mergulhar o canopy nela, basta aplicar e polir com um cotonete. Some com os arranhões e deixa o canopy com uma aparencia bem mais natural que a Future. Quem já usou não quer mais saber de usar Future em canopy.

Imagem

Onde se consegue isso? Rodriguez, tem alguma lojinha no Camboja ou Sri Lanka para recomendar?
Rodriguez é o KCT Ed. :no :666

Isso é feito na Inglaterra, descobri esse troço quando comecei a colecionar velharias da WWII. Essa cera é usada para conservar antiguidades de metal, quando eu a usei nas minhas tralhas observei que ela deixa uma camada vitrificada sobre as superfícies. Resolvi fazer um teste num canopi arranhado e percebi que ela restaura a aparência original do plástico transparente sem ficar com aquele aspecto artificial da Future.

Aqui vai uma demonstração para os incrédulos sem fé:

Arranhei esse canopy propositalmente com um bombril para fazer a demonstração:

Imagem

Para não dizerem que tirei as fotos antes de arranhar o canopy, só passei a Renaissance na metade da área arranhada para voçes compararem:

Imagem

Se eu tivesse usado antes um polidor tipo Tamiya Compound ou mesmo automotivo ou Kaol o resultado final ainda seria muito melhor. Mas usei apenas a Renaissance para voçes terem idéia do efeito:

Imagem

Imagem

Para o teste ficar mais conclusivo, poli agora a área com polidor automotivo e com auto brilho da 3M antes de passar outra camada da Renaissance. Quanto melhor for o estado da transparencia, melhor fica o resultado final.

Imagem

Imagem

Imagem

Quanto a onde comprar, eu conheço um sujeito aqui no Brasil que trás em quantidades muito pequenas, mas cobra muito caro. Talvez seja mais interessante comprar direto no e-bay inglês.

Abs,

RICARDO (Viu agora ED.) :nuts:

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 06 Mai 2012, 12:56

Eu não acho que future deixe um aspecto artificial e além disso é bem mais seguro para aplicar já que não necessita qualquer aplicação de força no canopy. Podemos fazer um comparativo numa próxima reunião. :ok

Mobi
Plastimodelista

Mensagempor Mobi » 06 Mai 2012, 15:12

Galera,

Achei aqui....

http://www.ebay.com/itm/65-ml-2-25oz-Re ... 064wt_1163

Dá para trazer uns três sem problema, que vai querer os outros dois?

Abraço,
Mobi

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 06 Mai 2012, 18:21

Augusto escreveu:Eu não acho que future deixe um aspecto artificial e além disso é bem mais seguro para aplicar já que não necessita qualquer aplicação de força no canopy. Podemos fazer um comparativo numa próxima reunião. :ok
Augusto,

Eu entendo que técnicas e materiais são escolhas que a gente deve fazer de acordo com aquilo com o que a gente se adapta melhor. Eu confesso que nunca me dei bem com a Future e tive vários problemas tais como o Rozas está tendo ao tentar trabalhar com ela. Assim como também nunca gostei muito do efeito dela sobre as transparências que me parece um brilho um tanto o quanto exagerado quando se compara a um canopy real de plexiglass. Mas isso são apenas opiniões pessoais minhas e acho que cada um deve escolher trabalhar com aquilo com o qual se sente mais a vontade ou gosta mais do resultado final. O que eu estou apresentando aqui é apenas uma alternativa para os que pensam como eu e/ou queiram experimentar uma outra alternativa.

Quanto a questão de segurança, também acho que é uma questão de escolha individual. Eu pessoalmente não vejo risco algum em se espalhar cera com um cotonete sobre uma transparência, desde que esta esteja adequadamente apoiada. Mas assim como eu nunca acertei a aplicar Future numa transparência de forma que me agradasse, entendo que outros talvez também não venham a se adaptar a trabalhar com a Renaissance de forma adequada. Por isso é que eu digo que é apenas uma alternativa de escolha.

Concordo que ideal seria realmente fazer uma demonstração ao vivo numa reunião para que o pessoal pudesse ter uma ideia melhor do que se trata. Mas para mim ir as reuniões é um tanto o quanto complicado, o que eu posso fazer é levar um pote e fazer uma demonstração para quem quiser ver durante a exposição.

Um detalhe adicional sobre a Renaissance é que o consumo dela é irrisório. Um pote desse dá de sobra para os canopys de todos os kits que alguém possa montar durante uma vida toda. Eu além dos canopys já usei ela em cerca de 200 medalhas, 150 outros objetos metálicos, nas transparencias e cromados de 80 carros die-cast 1/18 e ainda não acabei com o primeiro pote. :D

Abs,

Ricardo