Socorro!! Apanhando muito na primeira pintura.

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Socorro!! Apanhando muito na primeira pintura.

Mensagempor Renato » 16 Dez 2007, 21:27

Pessoal, após alguns dias de espera recebi meu primeiro kit, comprado pelo eBay. Um F4F-4 Wildcat da Revel 1:33. Antes de iniciar a montagem. Comprei tudo o que iria precisar, de preferência material alternativo devido aos preços dos materiais de fabricabtes de kits.
Comprei:

Aerógrafo Lince AL3
Tintas acrílicas Acrilex e corfix
Putty Kombifller
Cola Jet (resina usada por dentistas)
E mais um monte de trecos.
Fiz a gambiarra com garrafa PET, pois acho que para começar não vale a pena investir em compressor. Já tenho alguma experiência com modelismo, mas sempre montei papermodels. Agora estou partindo para o plast. Paciência tenho, pois para montar papermodels tem que ter uma paciência de monge.

Bom, iniciei a montagem e agora chegou na hora de pintar algumas partes antes de continuar.
Resolvi utilizar um primer da Corfix que segundo a embalagem, deve ser diluído com água. Aí começou a surra, minha primeira diluição parece que ficou muito rala. A tinta acumulava em alguns pontos, formando poças, como se houvesse gordura na superfície, mas eu deixei o kit um dia inteiro imerso em água com detergente e ainda limpei com uma esponja com detergente ao final. Deixei descansar 3 dias dentro da caixa para secar.
Aumentei a concentração até ficar leitoso, melhorou, parou de formar as poças mas em compensação o aerógrafo entope toda hora, não sei se o problema pode estar na pressão gerada pelo compressor de inalação, pois quando deixo a presão aumentar a tinta sai bem e entope logo em seguida. Outro problema que notei é que o aerógrafo estava mandando tinta só em apertar o gatilho, sem precisar puxar para trás. resolvi encerrar a pintura para verificar se o aerógrafo estava com defeito, limpei-o totalmente e coloquei água, funcionou normalmente.
Bom parei meu trabalho até que os amigos virtuais (até a próxima reunião, assim espero) possam me ajudar.
Me digam, é necessário mesmo o uso do primer? Fiz uns testes com tinta acrílica em alguns brinquedos de plástico e não tive problemas com a pintura, foi tranquilo de pintar. Resolvi usar o primer por que li em algum lugar que as tintas acrilex não pegam bem sem primer.
Posso diluir este primer com outros produtos? Li tópicos onde se diluía com brilho fácil. Outros diluíam com thinner, o thinner não ataca o plástico?

Quem puder, me ajude aí. E estou aguardando a prõxima reunião.

Um abraço a todos.

Renato.

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Mensagempor edklingon » 17 Dez 2007, 13:10

O primer da Corfix eu não conheço, se se é diluível com água deve (eu disse deve...) ser também com álcool ou Brilho Fácil. Você pode usar a Acrilex cinza como primer, e essa sim dilui bem com Brilho Fácil, que inclusive ajuda a 'agarrar' no plástico.
Antes de tentar no kit, experimente sempre em um pedaço de sucata pra vc ver se o ponto da tinta/primer tá correto. E para dar uma limpada na camada atual que, não ficou legal, deixe seu kit de molho em aguá com sabão em pó, durante um dia. Sai tudim...
Leva o kit na próxima reunião.
Qapla´

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Mensagempor Augusto » 17 Dez 2007, 23:51

Nada diluído com água funciona bem no aerógrafo. A secagem é muito lenta e é quase impossível evitar que escorra. Tente diluir com algo que seque mais depressa.

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Mauricio » 18 Dez 2007, 09:41

Renato,

O primer da Corfix é solúvel em água (não recomendo), Brilho Fácil e acetona.
A aderência é muito boa, revela bem as imperfeições e dá uma boa base para as acrílicas da acrilex.
É facilmente removível com acetona, mas o grande problema dele é que faz uma m@#$%& no aerógrafo que quase me fez jogar meu Lince pela janela!! Logo, para que nada de mal aconteça, usou, limpou!! Tem que ter paciência!!

Abraços,

Mauricio

Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Mensagempor Renato » 18 Dez 2007, 18:11

Pessoal, vcs não imaginam a m... q eu fiz. Coloquei algumas peças (rodas, trem de pouso, interior da cabine e painel) pintadas com o primer adivinhem onde? em uma vasilha com removedor. É claro que eu não iria deixar lá, mas a mulher me chamou: RENATO VEM AQUI QUE O MENINO ESTÁ CHORANDO!!! Lá fui eu ninar o moleque (tem 2 meses), daí o sono bateu, já eram umas 23 hs de domingo e esqueci as peças no removedor, não preciso nem dizer como estavam na segunda feira. Conversei com um amigo aqui do trabalho e ele sugeriu que eu mande um e-mail para a Revell explicando a khda pedindo as peças danificadas novamente. Alguém já fez isso? Não me refiro a Khda e sim pedir peças danificadas.
Projetos na bancada:
Nenhum

Mauricio (Insistente)

Mensagempor Mauricio (Insistente) » 19 Dez 2007, 08:49

Tranquilo. Solicitei o envio de uma asa para um Lancaster (o kit é aquele dos anos 70!), pois a original estava empenada e ao tentar o desempeno a coisa piorou.

No próprio site da Revell tem um link de acesso onde vc explica suscintamente o que aconteceu e cita o nº da peça e a quantidade.

Eles enviaram uma nova, sem cobrar nada.

O link:

http://www.revell.de/en/company/contact/index.html?&L=1

Um abraço a todos.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Mensagempor Augusto » 19 Dez 2007, 10:40

Uma vez eu também pedi peças a Revell, e olhe que nem era reposição. Expliquei que queria colocar em um kit de outro fabricante já que as peças da Revell eram melhores. Me oferci para pagar mas eles me mandaram tudo de gratis :-D

Renato
Plastimodelista
Mensagens: 56
Registrado em: 19 Nov 2007, 22:53
Localização: Freguesia - Rio de Janeiro

Mensagempor Renato » 19 Dez 2007, 10:50

Pessoal, muito obrigado pelas respostas. maurício obrigado pelo link.
Projetos na bancada:
Nenhum


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante