B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1,2
Enviado: 14 Abr 2012, 14:46
Amigos do plasti, saudações!
Eis a minha mais nova empreitada, meu 3 modelo a ser montado , o famoso B-25 mitchell .
Modelo para o qual espero poder contar com a ajuda, e os pitacos dos colegas; dada minha ainda pouca experiência , certamente preciso de todos os toques e dicas que os colegas me derem.
Eis a ficha da "criança":
HISTORIA:
O B-25 imortalizou-se em 18 de Abril de 1942, quando se tornou o primeiro avião americano a bombardear o Japão. Comandado pelo Ten. Cel. James Doolittle, dezeseis B25 Mitchell decolaram do porta-aviões USS Hornet, voaram 1.287 Km até o Japão e atacaram os alvos. A maioria fez pouso forçado na China. Naquela época, eram os bombardeiros mais pesados disponíveis capazes de oprar a partir de porta-aviões.
O B-25 foi projetado para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos ( US Army Air Corps - USAAC) antes da Segunda Guerra. A North American Company jamais havia projetado um bombardeiro multi-motor. O projeto original tinha asas altas e três tripulantes acomodados numa fuselagem estreita. A USAAC decidiu então, que seu novo bombardeiro necessitaria de mais carga útil - o dobro da especificação original. Os projetistas da North American, então, abaixaram as asas para o meio e alargaram a fuselagem, permitindo ao piloto e co-piloto sentarem-se lado a lado. Também foram feitas melhorias na cabine.
A USAAC encomendou 140 unidades do novo projeto antes mesmo que tivesse saido da prancheta. Existiram pelo menos seis variantes do B-25, desde os modelos iniciais B-25A e B, com duas poderosas torres de canhões, até o B-25C equipado com piloto automático e o modelo G armado com canhão 75mm usado em missões anti-navio. Os britânicos designaram os B-25B de Mitchell I, o modelo C e D como Mitchell II e o J, que possuia doze metralhadoras, como Mitchell III.
A Marinha e os Fuzileiros Navais americanos (US Navy e Marine Corps respectivamente) batizaram seus B-25J de PBJ-1J. Ao fim da Guerra, o B-25 havia se tornado o mais utilizado bombardeiro médio americano. Após a Guerra, muitos B-25 se transformaram e aviões de treinamento. Entre 1951 e 1954, 157 Mitchells foram convertidos em salas de aula para o ensino da operação de radares de controle de fogo Hughes E-1 e E-2. Também foram usados como transporte de pessoal e avião de treinamento para navegadores. O último B-25 foi retirado de serviço da Força Aérea Americana (United States Air Force - USAF) em 21 de Maio de 1960.
fontes: Naval History of WW2 e Warbird Alley
Ficha técnica:
Fabricante North American Aviation
Modelo B-25 "Mitchell"
Ano Entrada Serviço 1941
Produzidos 9.816
Motores Dois Wright R-2600-92 Cyclone radiais a pistão de 1.700 hp cada
Envergadura 20,59 m
Comprimento 16,13 m
Altura 4,82 m
Área da Asa 56,67 m²
Peso Vazio n/d
Peso Máximo 9.331 Kg
Tripulação 5
Armamento Seis metralhadoras Browning .50 (nas posições: proa, cauda e dorsal), mais 1.120 kg de bombas carregadas internamente
Velocidade Máxima 443 Km/h
Velocidade Cruzeiro 370 Km/h
Teto 7.620 m
Alcance 1.931 km
O kit:
O kit é um velho airfix, que dispensa apresentações noque se refere a sua falta de qualidade,e pobreza de detalhes. é um verdadeiro goiaba como dizem os colegas modelistas; mas como eu digo kits assim servem para melhorar a capacidade do modelista em todos os sentidos;seja devido a pobreza de detalhes,ou até mesmo(como é o meu caso)pelo fato de ter que literalmente fazer peças para substituir as do kit que foram tão mal moldadas que se tornaram imprestáveis.
a art box é até bonita.
as arvores
"tudo junto e misturado!"
pelo menos as transparências vieram num bag protegidas.
as 5 arvores
algumas peças :
nariz para as quatro versões disponiveis.
hélice uma das pás será substituida pois é fina como papel e empenada
pilotos que não irei usar(nessa escala é impraticável tentar detalha-los!)
asas e fuselagem em alto relevo
decais para quatro versões
manual facil, vista esplodida
.
Dentre as quatro versões disponiveis irei fazer a B-25J "lady luck" USAAF. a pintura externa sera em aluminio é oque vocês chamam de bare-metal não é?(me corrijam se eu estiver errado) e o interior sera feito ( depois de "calorosa" e enciclopédica discussão na IPMS-rio ,forum do qual também sou membro)em Fs 34151 zinc cromate greem.
Eis algumas fotos do que já foi feito:
pro painel de instrumentos não vem nem decal! tive que improvisar algo com metal.
a parte traseira foi toda assoalhada
todo o interior foi feito, longarinas, bancos armários, radios, painéis de controle, linhas hidráulicas e elétricas.
os bancos receberam um singelo retoque.
o banco do artilheiro de cauda teve que ser feito
extintores feitos com contonete aluminio e cobre
o nariz também foi "tratado" , assoalhado para que eu pudesse minimamente retratar o original. aproveitei pra colocar chumbo embaixo do assoalho pra não sentar de cauda .
procurei retratar os varios instrumentos que ali estão, inclusive o suporte das metralhadoras do naris .
tentei fazer uma espécie de cinta de munição para a metralhadora com tira de aluminio, depois de pintada vou filetar com cobre para simular as balas.
No nariz ainda falta o banco do artiheiro que fica na parede de traz nas costas do artilheiro.
Bom é isso pessoal, depois que fizer o banco do artilheiro vai tudo pro primer e pro fs 34151
abraços!
Eis a minha mais nova empreitada, meu 3 modelo a ser montado , o famoso B-25 mitchell .
Modelo para o qual espero poder contar com a ajuda, e os pitacos dos colegas; dada minha ainda pouca experiência , certamente preciso de todos os toques e dicas que os colegas me derem.
Eis a ficha da "criança":
HISTORIA:
O B-25 imortalizou-se em 18 de Abril de 1942, quando se tornou o primeiro avião americano a bombardear o Japão. Comandado pelo Ten. Cel. James Doolittle, dezeseis B25 Mitchell decolaram do porta-aviões USS Hornet, voaram 1.287 Km até o Japão e atacaram os alvos. A maioria fez pouso forçado na China. Naquela época, eram os bombardeiros mais pesados disponíveis capazes de oprar a partir de porta-aviões.
O B-25 foi projetado para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos ( US Army Air Corps - USAAC) antes da Segunda Guerra. A North American Company jamais havia projetado um bombardeiro multi-motor. O projeto original tinha asas altas e três tripulantes acomodados numa fuselagem estreita. A USAAC decidiu então, que seu novo bombardeiro necessitaria de mais carga útil - o dobro da especificação original. Os projetistas da North American, então, abaixaram as asas para o meio e alargaram a fuselagem, permitindo ao piloto e co-piloto sentarem-se lado a lado. Também foram feitas melhorias na cabine.
A USAAC encomendou 140 unidades do novo projeto antes mesmo que tivesse saido da prancheta. Existiram pelo menos seis variantes do B-25, desde os modelos iniciais B-25A e B, com duas poderosas torres de canhões, até o B-25C equipado com piloto automático e o modelo G armado com canhão 75mm usado em missões anti-navio. Os britânicos designaram os B-25B de Mitchell I, o modelo C e D como Mitchell II e o J, que possuia doze metralhadoras, como Mitchell III.
A Marinha e os Fuzileiros Navais americanos (US Navy e Marine Corps respectivamente) batizaram seus B-25J de PBJ-1J. Ao fim da Guerra, o B-25 havia se tornado o mais utilizado bombardeiro médio americano. Após a Guerra, muitos B-25 se transformaram e aviões de treinamento. Entre 1951 e 1954, 157 Mitchells foram convertidos em salas de aula para o ensino da operação de radares de controle de fogo Hughes E-1 e E-2. Também foram usados como transporte de pessoal e avião de treinamento para navegadores. O último B-25 foi retirado de serviço da Força Aérea Americana (United States Air Force - USAF) em 21 de Maio de 1960.
fontes: Naval History of WW2 e Warbird Alley
Ficha técnica:
Fabricante North American Aviation
Modelo B-25 "Mitchell"
Ano Entrada Serviço 1941
Produzidos 9.816
Motores Dois Wright R-2600-92 Cyclone radiais a pistão de 1.700 hp cada
Envergadura 20,59 m
Comprimento 16,13 m
Altura 4,82 m
Área da Asa 56,67 m²
Peso Vazio n/d
Peso Máximo 9.331 Kg
Tripulação 5
Armamento Seis metralhadoras Browning .50 (nas posições: proa, cauda e dorsal), mais 1.120 kg de bombas carregadas internamente
Velocidade Máxima 443 Km/h
Velocidade Cruzeiro 370 Km/h
Teto 7.620 m
Alcance 1.931 km
O kit:
O kit é um velho airfix, que dispensa apresentações noque se refere a sua falta de qualidade,e pobreza de detalhes. é um verdadeiro goiaba como dizem os colegas modelistas; mas como eu digo kits assim servem para melhorar a capacidade do modelista em todos os sentidos;seja devido a pobreza de detalhes,ou até mesmo(como é o meu caso)pelo fato de ter que literalmente fazer peças para substituir as do kit que foram tão mal moldadas que se tornaram imprestáveis.
a art box é até bonita.
as arvores
"tudo junto e misturado!"
pelo menos as transparências vieram num bag protegidas.
as 5 arvores
algumas peças :
nariz para as quatro versões disponiveis.
hélice uma das pás será substituida pois é fina como papel e empenada
pilotos que não irei usar(nessa escala é impraticável tentar detalha-los!)
asas e fuselagem em alto relevo
decais para quatro versões
manual facil, vista esplodida
.
Dentre as quatro versões disponiveis irei fazer a B-25J "lady luck" USAAF. a pintura externa sera em aluminio é oque vocês chamam de bare-metal não é?(me corrijam se eu estiver errado) e o interior sera feito ( depois de "calorosa" e enciclopédica discussão na IPMS-rio ,forum do qual também sou membro)em Fs 34151 zinc cromate greem.
Eis algumas fotos do que já foi feito:
pro painel de instrumentos não vem nem decal! tive que improvisar algo com metal.
a parte traseira foi toda assoalhada
todo o interior foi feito, longarinas, bancos armários, radios, painéis de controle, linhas hidráulicas e elétricas.
os bancos receberam um singelo retoque.
o banco do artilheiro de cauda teve que ser feito
extintores feitos com contonete aluminio e cobre
o nariz também foi "tratado" , assoalhado para que eu pudesse minimamente retratar o original. aproveitei pra colocar chumbo embaixo do assoalho pra não sentar de cauda .
procurei retratar os varios instrumentos que ali estão, inclusive o suporte das metralhadoras do naris .
tentei fazer uma espécie de cinta de munição para a metralhadora com tira de aluminio, depois de pintada vou filetar com cobre para simular as balas.
No nariz ainda falta o banco do artiheiro que fica na parede de traz nas costas do artilheiro.
Bom é isso pessoal, depois que fizer o banco do artilheiro vai tudo pro primer e pro fs 34151
abraços!