Página 1 de 3

Tintas para modelismo - Retorno dos andamentos

Enviado: 22 Nov 2007, 12:47
por mrnogueira
Pessoal,

Uma loja de tintas artística aqui em Niterói me informou que o proprietário de fábrica em Jundiaí é super acessível em idéias novas e é fabricante de tinta acrílica de qualidade.

Fiz contato com ele e pasmem...Respondeu, dando força em ajudar a gente, já que a três anos ele estava desenvolvendo cor específica para um plastimodelista de Jundiaí para pintar automóveis. Vou levar esse assunto na próxima reunião para discussão.

Informou se passarmos nossa necessidade ele poderá desenvolver (dependendo do mercado), mas o mesmo já tem algumas cores que poderemos utilizar, acho que poderemos desenvolver juntos tabela de conversão e de mistura de tinta.

Enviado: 22 Nov 2007, 23:52
por Augusto
Se os caras estão dispostos....

Enviado: 23 Nov 2007, 08:59
por edklingon
Essa é realmente uma boa notícia, vamos tocar isso pra frente!

Enviado: 23 Nov 2007, 17:52
por C.Henrique Jr
Muito legal, tomara que se concretize isso !!

Um abraço,

Henrique :cerva:

Enviado: 24 Nov 2007, 08:43
por Di Stephano
Podiamos antes já fazer testes com as cores básicas dele que existem no mercado.

[]´s
Di Stephano

Enviado: 27 Nov 2007, 15:47
por Mauricio
Di Stephano escreveu:Podiamos antes já fazer testes com as cores básicas dele que existem no mercado.

[]´s
Di Stephano
Voto com o relator!
Sabendo a marca, vamos em campo para testar!!

Abraços,

Mauricio

Enviado: 28 Nov 2007, 15:21
por mrnogueira
O fabricante é TRUECOLORS.

www.truecolors.com.br

Segue abaixo resposta do proprietário:

"Boa tarde Marcelo Ramalho

Muito obrigado pela consulta, referente à sua necessidade, a cerca de 3 anos fizemos um estudo para um cliente de Jundiaí/SP de tinta para o segmento de plastimodelismo, principalmente para pintura em aerógrafo, os resultados foram estimulantes, porém não houve interesse pelo cliente na continuidade do trabalho. Para desenvolver um linha específica para plastimodelismo necessito, se possível, que seja enviada uma amostra da tinta utilizada atualmente, algumas informações como viscosidade, brilho, cartela de cores, etc. foram catalogadas no projeto anterior, porém necessito atualizar esses dados. Hoje dispomos de novas resinas que propiciam a formação de um filme mais brilhante e mais resistente, alem de novos pigmento perolizados. Uma das dificuldades encontrada no projeto anterior foi no poder de cobertura, estávamos desenvolvendo uma tinta azul perolizado para pintura de uma carro e o cliente queria aplicar uma única camada o que dificultou o projeto, normalmente, como em uma pintura automotiva temos um primer colorido e depois o verniz perolado e colorido para acabamento. Tirando esses pequenos detalhes, acho possível iniciar esse projeto. Posso montar umas duas ou três formulações para você avaliar basta me informa a cor. Para tornar esse projeto viável necessito de uma projeção de consumo e o tamanho de embalagem (atualmente temos em estoque potes de 55ml e 80ml).

Um abraço

Eduardo"

Enviado: 29 Nov 2007, 10:25
por Mauricio
Amigos,

Em função da resposta do sr. Eduardo da Truecolors, onde ele apresenta disposição para a empreitada, gostaria de sugerir que os dados que ele necessita não fossem a ele enviados por um indivíduo apenas, mas sim como APRJ, por uma questão de peso.
Por ser uma entidade representativa de um universo de plastimodelistas e, devido a isso, depositária de uma gama muito maior de informações que, com certeza, ajudarão muito mais na elaboração, tanto técnica quanto econômica de um produto que nos satisfaça, acredito que os dados seriam mais convincentes.
Fica a "bola" como a nossa diretoria.
Poderemos aproveitar nossas reuniões para estabelecer um fórum a respeito, que ao seu fim teria um documento elaborado com todos os dados planilhados, prontos para serem enviados ao sr. Eduardo.

Abraços,

Mauricio

Enviado: 29 Nov 2007, 13:11
por mrnogueira
Valeu Maurício,

É assim que deve ser...

Essa informação já encaminhei para a Truecolors.

Os assuntos serão encaminhados para a Associação e discutida em reuniões para darmos andamento, inclusive cores, tabelas específicas e tintas para teste. Poderemos sugerir produtos de "apoio" como primers e outros...

Já passei algumas informações para eles, mas acho primordial a APRJ entrar "de cabeça" senão fica parecendo como o cara de Jundiaí.

Minha idéia seria de desenvolver cores básicas e cores mais específicas, tabela de mistura, mas acho melhor discutirmos o assunto primeiro.

Se a empresa verificar que isso dará retorno, mas haverá problema. Acho importante mostrar que as tintas poderão ser utilizadas pelo segmento já existente que ele atua que é o de artesanato.

Acho que poderá dar pé...

Enviado: 12 Fev 2008, 15:55
por mrnogueira
Prezados,

não foi esquecido o assunto. O fabricante estava com obras na empresa e esta retomando o assunto das tintas. Ficou combinado de enviar amostra de tinta branca, preta e outra cor (de preferência verde oliva) para nossa análise.

A tinta será específica para aerógrafo. Deverá ser uma linha de tintas para aerógrafo. Está verificando junto ao seu laboratório para adaptação. As cores são acetinadas, está verificando questões sobre a tinta ser fosca.

Solicitou quando estivermos com a tinta, que informemos o que achamos para ele se adaptar.

Informou que poderá ajudar em relação a cores especiais na mistura das tintas de cores primárias.

Enviado: 12 Fev 2008, 16:12
por Júlio Urubu
Muito bom! :)

De minha preferência, acho acetinadas melhor. Dão acabamento melhor, facilita uso de decal e wash. Depois só regular o brilho com verniz fosco...

Enviado: 12 Fev 2008, 22:29
por edklingon
Também acho o acetinado mais apropriado. Para quem monta aivação, por exemplo, seira o ideal. E pra militaria é só aplicar o verniz fosco no final.

Enviado: 13 Fev 2008, 08:14
por Mauricio
Voto com o Júlio e com o Ed. O acetinado deixa o modelista mais livre. Se quiser brilhante ou fosco, manda no verniz!

Abraços,

Mauricio

Enviado: 15 Fev 2008, 10:19
por valter
vai poder diluir em álcool ou thinner???

Enviado: 18 Fev 2008, 18:53
por Di Stephano
Pows, poderiamos ter mandado um vidro da tinta Gunze para o cara dar uma analizada, eu não conheço acrílica melhor que a Gunze. Quem sabe o cara não conseguia copiar.

[]´s
Di Stephano