GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2012 - Coordenação: Eduardo Brettas
Paulão-Tchwrma
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Ago 2011, 23:55
Localização: Porto Alegre

GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Paulão-Tchwrma » 09 Mar 2012, 20:00

Bem, nesse GB vamos montar o Mig29 1/32 da Trumpeter. Parece um excelente kit.

Inicialmente uma resenha do avião:

Imagem

O MiG-29 é um caça de 4a. geração projetado para a missão de superioridade aérea na antiga União Soviética. Desenvolvido na década de 70 pela Mikoyan Gurevich, ele entrou em serviço em 1983 e permanece em serviço na Rússia e em muitos países. O MiG-29 foi idealizado para rivalizar com os caças americanos F-16 Fighting Falcon e F/A-18 Hornet. Ele deve continuar em serviço por muitos anos ainda, pois tem recebido muitas modernizações. O MiG-29K está sendo produzido para a Marinha da Índia e o MiG-35 é sua versão mais evoluída.
O Fulcrum foi usado em combate pela primeira vez na Guerra do Golfo, em 1991, nas mãos de pilotos iraquianos. De acordo com a USAF, cinco MiG-29s foram abatidos por F-15 Eagles. Oito MiG-29 conseguiram fugir para o Irã e lá continuam em serviço.
Um MiG-29 cubano derrubou dois aviões civis Cessna 337, que pertenciam à organização “Brothers to the Rescue”, em 1996, depois que os aviões ultrapassaram o espaço aéreo cubano.
Em 1999, alguns MiG-29 da Eritréia foram abatidos por Su-27 da Etiópia, pilotados por mercenários russos. O número de aviões derrubados varia de acordo com as fontes, de 2 a 5 aviões.
Diz-se também que MiG-29s da Eritréia abateram dois MiG-21 etíopes e que seus Fulcrums também abateram três MiG-23.
Em 20 de abril de 2008, a Geórgia acusou a Rússia de ter usado um MiG-29 para atingir um UAV Hermes 450 georgiano. A Rússia negou, mas depois foi provado por uma gravação em vídeo que o UAV foi mesmo abatido por um caça russo, usando um míssil ar-ar R-73.
Em 10 de maio de 2008, guerrilheiros do Movimento de Igualdade e Justiça (JEM) de Darfur, atacaram a capital do Sudão. Durante a ação, um caça MiG-29 da Força Aérea do Sudão foi abatido pelos guerrilheiros do JEM, que usavam metralhadoras de 12,7mm e 14,5mm. O MiG-29 estava com um piloto russo mercenário nos comandos, que faleceu após a ejeção, pois seu pára-quedas não abriu.

Embora fosse considerado durante muito tempo como uma das peças mais temíveis do arsenal soviético, o MiG-29 Fulcrum não é hoje um avião capaz de ombrear lado a lado com maioria dos aparelhos de caça equivalentes utilizados no Ocidente… Incapaz de atacar mais do que um alvo de cada ves, com motores que tinham que ser reiniciados em pleno vôo muito frequentemente e com a grave incapacidade de transportar armas Ar-Terra e problemas diversos nos sistemas de navegação a MiG sabia que este aparelho já não poderia continuar a ser exportado… Assim, e partindo da mesma airframe (como a Sukhoi fez com o Su-27) desenvolvou um novo aparelho, o MiG-29 SMT:

Imagem

O Mig-29 SMT servirá de plataforma para o novo caça da Mikojan & Gurevich: o MiG-35

Imagem

O Mig-35 foi apresentado ao público pela primeira vez no evento “Air India 2007” e é um concorrente sério ao programa indiano MRCA (Multi Role Combat Aircraft). Equipado com motores RD-33MK, vectoriais, um radar AESA Zhuk-A e um sistema de detecção passiva radicalmente novo designado por “Optical Locator System” (OLS) (ver AQUI). Obviamente, o MiG-35 vence algumas das mais graves deficiências do MiG-29… É capaz de realizar um amplo leque de missões Ar-Terra, tem uma aviónica muito mais aperfeiçoada e apresenta reservatórios de combustível internos de maior capacidade e até um sistema de reabastecimento em vôo.

Continua contudo a ser um caça de 4,5 geração… Talvez inferior ao Su-35, F-35 e certamente que o F-22… E substancialmente mais caro que o seu antecessor (o MiG-29 parece ter um preço de mercado que ronda os 10 milhões de US$ por unidade, enquanto que o MiG-35 teria um preço unitário de cerca de 30 milhões de US$), um acréscimo que resulta da introdução de aviónica ocidental (mais cara que a russa) no aparelho, mas também de um redesenho das polemicas turbinas RD33, que continuam a ser, apesar de tudo mais “gulosas” e exigindo ciclos de manutenção mais curtos que as suas equivalentes ocidentais…


O kit:

É um kit muito detalhado, composto por 498 peças, mais trens de pouso em metal branco, pneus de borracha e dois PEs de fábrica. No total são 19 árvores, sendo 6 árvores cinza para o avião, 13 árvores cinza só para as armas e 3 árvores transparentes. Isso mais as duas metades da fuselagem e as tubeiras que vem separadas. O kit é em baixo relevo fino, com um bom detalhamento.

Um ponto positivo é a enorme quantidade de armamento que vem no kit. É impressionante.

O único senão é o fato da Trumpeter ter feito o kit em uma versão protótipo, que até hoje não foi operacionalizada. Isso significa que o modelista tem que fazer a pintura de um dos seis aviões de pré-serie, sendo cinco com a pintura cinza-verde característica e o mais um único protótipo repintado com cores da bandeira rússa, para um show aéreo. esse último foi rebatizado de MiG29 OVT:

Imagem

Enfim, ainda não sei que avião representar. O que eu estou mais inclinado a fazer é fazer um Downgrade do kit para a versão SMT e representar esse avião aqui:

Imagem

Essa conversão vai implicar em uma boa dose de scratch, em decais feitas à mão etc. Ainda vou ver se é possível.

Enfim, vamos ao kit:


Imagem

Imagem

As árvores do kit, ensacadas de duas em duas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui as árvores de armamento:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O resto das peças:

Imagem

Imagem]

Imagem

Imagem

Imagem


As decais:

Essa pro avião:

Imagem

Essa pras armas:

Imagem

As instruções:

Imagem

Imagem

E aqui as instruções de decais das armas, só pra dar uma idéia da quantidade de armamento incluído. todos os ítens são em dobro, e alguns tem 4 unidades.

Imagem

Dois PEs que vieram junto com o kit, para o interior e para o assento ejetor:

Imagem

Bem era isso. Preciso de algum tempo para decidir qual versão vou fazer, e quais as modificações necessárias. Logo que concluir as pesquisas, inicio o kit.
Abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel

Marcelo Tarkus
Plastimodelista
Mensagens: 3323
Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Marcelo Tarkus » 09 Mar 2012, 20:05

Legal Paulão!
Vai fazer a camuflagem digital?? :D
Tarkus

Paulão-Tchwrma
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Ago 2011, 23:55
Localização: Porto Alegre

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Paulão-Tchwrma » 09 Mar 2012, 20:19

Marcelo Tarkus escreveu:Legal Paulão!
Vai fazer a camuflagem digital?? :D

Não dá, Marcelo. Eu ainda não decidi, mas essa digital é de um MiG29A, que seria muito complicado de transformar no meu kit. As opções sem mexer no kit seriam a da box-art e aquela colorida com a estrela no meio. Mas estou tentado a fazer o downgrade para a versão SMT e fazer a pintura em marrom e areia....
Abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Brettas » 11 Mar 2012, 11:26

Esse caça é muito bonito!
Acompanhando!

Paulão-Tchwrma
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Ago 2011, 23:55
Localização: Porto Alegre

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Paulão-Tchwrma » 02 Mai 2012, 21:07

Amigos, vamos iniciar o kit, que o open já tá aí....: :drink:

Comecei como assento, que teve alguns detalhes removidos, pra dar lugar ás peças em PE. Alem disso pintei de preto e fiz luzes e sombras. Depois envernizei:

Imagem

Imagem

Imagem



Aí montei e pintei o cockpit. Dessa vez eu não me preocupei em saber qual a cor correta. Simplesmente fiz um tom de cinza que combinasse com os PES:

Imagem

Imagem


Aqui o painel, montado e pintado:

Imagem

Então Conclui o assento. foram inúmeros PEs do set da eduard. Rapaz, os cintos desse avião são tão complicados que eu acho que o piloto precisaria de uma meia hora, só pra se acomodar...só nos cintos foram mais de 20 peças....

Enfim as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Aí concluí o painel, com alguns detalhes que faltavam. Só deixei as peças transparentes pra depois:

Imagem

Imagem



então envelheci o cockpit e apliquei os PEs:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida, a continuação....
Abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel

Eduardo Gavina
Plastimodelista
Mensagens: 1082
Registrado em: 05 Nov 2008, 20:14
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Eduardo Gavina » 02 Mai 2012, 21:50

:ok

Paulão-Tchwrma
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Ago 2011, 23:55
Localização: Porto Alegre

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Paulão-Tchwrma » 03 Mai 2012, 13:30

Valeu, Gavina!
Abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor edklingon » 03 Mai 2012, 14:16

Cacils Paulão! 1/32? Ele não vai caber nas mesas, vai ter que ficar no palco! :D
Qapla´

Paulão-Tchwrma
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Ago 2011, 23:55
Localização: Porto Alegre

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Paulão-Tchwrma » 06 Mai 2012, 12:52

Ontem dei mais uma adiantada no kit.


Aqui o cockpit montado:


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



e aqui tudo colado na fuselagem:


Imagem

Imagem

Imagem

Preparando pra fechar o pastel...

Inicialmente comecei a substituir as grades da ventilação das turbinas, por algo feito em scratch. Depois de examinar as opções de telas disponíveis, e não encontrando algo parecido com a original, resolvi criar algo novo. Então abri os espaços com a fresa da dremel e dei o acebamento com as limas:

Imagem

Aí comecei a fixar fios de cobre com um ferro de solda, até formar a grade:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois fiz as linhas horizontais e fixei tudo com bonder. Ficou assim:

Imagem

Imagem



Então parti para as asas, que tem que ser fixadas à fuselagem antes de fechar o pastel. Eu tinha deixado os flaps e slats emassados e secando, então os lixei e me preparei para colá-los nas asas. Nesse kit essas peças tem dobradiças em PE, mas a Trumpeter não fez os atuadores das peças móveis.

Então fiz furos nos locais onde deveriam estar os atuadores:

Imagem


Aí criei os Atuadores em plastico, cortei a emenda e prendi tudo deixando a coisa móvel. Ficou assim:



Imagem

Imagem


Para baixo:

Imagem

E para cima:

Imagem

Feito isso em todas as peças, colei as asas e fixei estas à parte inferior da fuselagem com os parafusos fornecidos e com cola:

Imagem

Aí fechei o pastel:

Imagem

Imagem

Por hoje era isso, pessoal....
Abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Brettas » 06 Mai 2012, 13:14

Ótimo trabalho.
E num é que o trem tá indo! :ok
Eu gostei do cockpit, mas não entendi esse 'enrugado' na pintura cinza. Usou resina ou pintou com pincel?

http://i237.photobucket.com/albums/ff37 ... C03110.jpg

Paulão-Tchwrma
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Ago 2011, 23:55
Localização: Porto Alegre

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Paulão-Tchwrma » 06 Mai 2012, 14:44

Brettas escreveu:Ótimo trabalho.
E num é que o trem tá indo! :ok
Eu gostei do cockpit, mas não entendi esse 'enrugado' na pintura cinza. Usou resina ou pintou com pincel?

Imagem

Brettas, obrigado pela visita!

Eu tinha feito uma pintura em cinza, com o aerógrafo. aí quando fui fazer um wash com betume, a tinta enrugou toda. Tive que remover toda a tinta e repintar. Na 2ª vez eu protegi a pintura com uma demão de Future, antes de fazer o wash, dessa vez com guache. a pincel foi só o wash. Todo o resto foi feito com o aerógrafo. A aparência na parede traseira, foi causada pelo Future. Mas eu não esquentei a cabeça, porque o assento ficaria por cima e por que o verniz final(seria fosco) esconde esses defeitinhos. Se olhar nas últimas fotos depois de montado, não aparecem essas imperfeições, apesar do verniz final te sido acetinado. e de qualquer maneira, eu tive que aplicar uma porção de massa na junção do cockpit com a fuselagem, o que vai me obrigar a repintar um bom trecho do cinza. Aí eu corrijo o que ficou aparecendo.

E se o enrugado a que você se refere é o do assoalho, é assim mesmo. só realçado pelo wash.

Imagem
Abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Brettas » 30 Mai 2012, 12:12

Por uma sugestão do Augusto, o GB vai até 01 de julho de 2012

Paulão-Tchwrma
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Ago 2011, 23:55
Localização: Porto Alegre

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Paulão-Tchwrma » 30 Mai 2012, 13:22

Valeu, Brettas. De novo fiquei no caminho...Vou concluir o kit, mas não a tempo para o open....
Abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Temática 2012 - CCCP - MiG29M 1/32 Trumpeter

Mensagempor Brettas » 30 Mai 2012, 19:06

Aguardando então!


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante