bancada "cubo vertical"

Testes, comentários e dicas no uso ou confecção de ferramentas voltadas ou adaptadas para o modelismo
nascimento
Plastimodelista
Mensagens: 48
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:52
Localização: santos-sp

bancada "cubo vertical"

Mensagempor nascimento » 17 Fev 2012, 23:01

Colegas!


(Publiquei esse trabalho a algum tempo atras em um outo forum do qual também faço parte e foi muito util para os colegas modelistas, que encontraram nele inspiração para fazerem suas própias bancadas, e terem seu cantinho definitivo e sossegado para fazerem suas montagens, espero que aqui também lhes possa ser util)



Há algum tempo atras quando estava começando a adquirir meus primeiros materiais pra iniciar no mundo do modelismo percebi que a lista ia ser graaande : kits,ferramentas, tintas, colas, livros..., e que portanto precisaria de um espaço permanente onde guarda-las e montar meus kits sossegado.

Ai começam nossos problemas,o espaço! e pra variar tem as "delegadas" que ficam implicando. passei então a vasculhar os forums em busca de algo que pudesse me inspirar,e se adequa-se a questão do espaço, foi quando me deparei com essa postagem em outro forum

Imagem

Imagem
chama-se cubhoby e foi tirada de um site italiano.

Era a inspiração que eu buscava! resolvia dois problemas de uma vez só; era extremamente compacta, e ainda por cima protegia todo o meu material contra dedinhos curiosos(duas filhinhas), só me restou encarar a empreitada e aqui esta o resultado , não é idêntica mesmo porque não foi essa a ideia eu apenas utilizei o conceito que me pareceu ótimo, e adaptei as minhas necessidades eis as fotos do processo de construção:

aqui com uma de minhas "ajudantes" no inicio dos trabalhos.
Imagem

aqui instalando a chamada" dobradiça de metro" essa fita de metal . peça fundamental para o abrir e fechar do cubo.
Imagem

aqui uma vista do cubo já fechado e com a parte superior já colocada.
Imagem

aqui com as rodas já instaladas, embora as foto mostre 6 ,depois pus mais 1 no meio para suportar o peso do gaveteiro,( por segurança ),com capacidade de 40k cada uma.
Imagem

aqui ela está de lado sobre uma mesa e estou instalando o gaveteiro.
Imagem

uma vista de cima.
Imagem

aqui já com o gaveteiro instalado
Imagem
ao contrario da outra que serviu de modelo e que tem a parte movel do tampo presa por dobradiças(pra subir e descer na vertical) escolhi fazer com o tampo completamente solto para ganhar mais espaço; e guarda-lo num nicho atras do gaveteiro, quando não estiver usando.

eis o nicho.
Imagem

encaixe tipo trilho no qual a parte móvel do tampo e encaixada.
Imagem

colocando o tampo
Imagem

peça que o trava no lugar
Imagem

a parte de cima
Imagem

e aqui em pé, e ainda sem acabamento
Imagem

aqui já o bichão acabado, escolhi revesti-lo com papel contact imitando madeira e pinta-lo por dentro,pois envernizar acrescentaria muito mais trabalho,muito mesmo! e o resultado com o contact ficou ótimo .
Imagem

Imagem

aqui aquele nicho
Imagem

Imagem

colocando o tampo
Imagem

iniciando o fechamento
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

aqui já fechada , esse puxador fiz com varão de cortina, são de aluminio
Imagem

aqui a parte de traz com o fio de alimentação de energia instalado, e onde pode-se ver aquela dobradiça de metro que mencionei no inicio, só que por fora.
Imagem

E aqui esta ela hoje, já no seu lugar definitivo e com umas "coisinhas" guardadas.
Imagem

abrindo!
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

aqui uma parte importante; a maneira como as duas partes do tampo se unem no meio, pela parte de baixo. como essa peça que é usada em janelas.
Imagem

uma geral
Imagem


Bom é isso pessoal ! deu algum trabalho mais nada que um modelista com um conhecimento minimo de madeira e marcenaria não possa fazer. e falando em madeira, a madeira usada foi compensado 15mm para a estrutura e mdf 15mm para as prateleiras mais o gaveteiro(que eu já tinha) o resto comprei tudo na léo madeiras e aproveitei que eles tem serviço de corte (pago a parte) e mandei cortar as partes cujo corte era muito longo.
Ela ficou com as seguintes medidas: 2.15 altura,0.63 largura, 0.63 de profundidade. dentro a superficie de trabalho(tampo) é de 1.20 de comprimento ,0.60 de largura. oque mais que suficiente pra mim, você ainda tem a opção de trabalhar apenas com a parte fixa do tampo (a da direita) se for fazer algo que não tome muito espaço,ou acrescentar a outra parte oque se faz rapidinho.

Espero que possa ser util e encorajador para aqueles que como eu tem dificuldades para arrumar um cantinho.
qualquer duvida é só perguntar.


abraços.
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....

Schultze
Plastimodelista
Mensagens: 478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:10
Localização: Glória-RJ-Brasil

Re: bancada "cubo vertical"

Mensagempor Schultze » 18 Fev 2012, 10:00

Muito legal mesmo!! :ok :ok
Abraços Schultze

Giordano
Plastimodelista
Mensagens: 1273
Registrado em: 12 Jan 2007, 19:44

Re: bancada "cubo vertical"

Mensagempor Giordano » 18 Fev 2012, 10:51

Ô cara habilidoso, sô.... :D


:ok Maravilha!

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2733
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: bancada "cubo vertical"

Mensagempor Mobi » 01 Mar 2012, 23:19

Caraca, Nascimento!!!! :shock: :shock: :shock:

Belo trabalho, rapaz! :ok

Adoro marcenaria! Não sou um Cidel, que tem oficina e faz tudo do zero, mas já construi várias móveis projetando no Sketchup (http://sketchup.google.com/intl/pt-BR/download/gsu.html), um programa de modelagem 3D super simples de usar, ajustando as peças ao tamanho da lâmina de MDF que a Léo vende com o Corta Fácil e comprando o MDF cortado e bordeado na Léo. O resto é praticamente só montagem. É divertido e barato!

Parabéns! :ok

Abraço,
Mobi

Marcelo Tarkus
Plastimodelista
Mensagens: 3323
Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: bancada "cubo vertical"

Mensagempor Marcelo Tarkus » 02 Mar 2012, 09:55

Bacana!

Se eu tivesse espaço e uma pequena oficina de marcenaria em casa faria maravilhas.

Parabéns!
Tarkus

nascimento
Plastimodelista
Mensagens: 48
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:52
Localização: santos-sp

Re: bancada "cubo vertical"

Mensagempor nascimento » 14 Mar 2012, 12:30

Obrigado pelas palavras colegas!


De fato na minha opinião quem tem espaço, e disposição para construir uma boa bancada, não deve continuar se acomodando na mesa da cozinha (nada contra quem fica) ou na do computador.

uma espaço só nosso, faz toda a diferença, pelo menos pra mim!


Abraços!
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....

Leo Hack
Plastimodelista
Mensagens: 673
Registrado em: 05 Jan 2007, 01:21
Localização: Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Re: bancada "cubo vertical"

Mensagempor Leo Hack » 17 Mar 2012, 22:46

Genial!!!! :o :o :o


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante