Mig-3 Late - Trumpeter 1/48 - CONCLUÍDO
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Mig-3 Late - Trumpeter 1/48 - CONCLUÍDO
Embora o kit seja bastante conhecido e haja outro igual participando do GB, vou mostrá-lo também aqui para facilitar o acompanhamento do tópico:
Apesar de não ser perfeito, tal como o colega já comentou, ainda é o que há de melhor na 1/48, se não de todas as escalas. Haja visto que a própria Trumpeter tem esse kit na 1/32 que pouco acrescenta a este em termos de fidelidade e detalhamento.
As formas gerais do kit são corretas, um nível razoável de detalhamento e transparências de boa qualidade. Como pontos fracos eu apontaria o exagero na representação do entelamento de algumas superfícies móveis como ailerons e profundores, a espessura excessiva de algumas peças como hélice, portas de trem de pouso e flaps e uma certa dificuldade nos encaixes de algumas partes. Talvez essa última falha seja até devida as soluções que Trumpeter foi obrigada a adotar tendo em vista a complexidade das formas do avião. Os decalques apesar de terem uma impressão de boa qualidade, em alguns casos não representam versões adequadas ao respectivo modelo do kit ou apresentam alguns erros quando comparados as referencias fotográficas existente. De qualquer forma o kit de um modo geral ainda é uma representação bastante honesta e um a boa base de trabalho de um avião que possivelmente teve um dos designs mais atraentes da WW2 apesar do seu desempenho totalmente medíocre.
Apesar de não ser perfeito, tal como o colega já comentou, ainda é o que há de melhor na 1/48, se não de todas as escalas. Haja visto que a própria Trumpeter tem esse kit na 1/32 que pouco acrescenta a este em termos de fidelidade e detalhamento.
As formas gerais do kit são corretas, um nível razoável de detalhamento e transparências de boa qualidade. Como pontos fracos eu apontaria o exagero na representação do entelamento de algumas superfícies móveis como ailerons e profundores, a espessura excessiva de algumas peças como hélice, portas de trem de pouso e flaps e uma certa dificuldade nos encaixes de algumas partes. Talvez essa última falha seja até devida as soluções que Trumpeter foi obrigada a adotar tendo em vista a complexidade das formas do avião. Os decalques apesar de terem uma impressão de boa qualidade, em alguns casos não representam versões adequadas ao respectivo modelo do kit ou apresentam alguns erros quando comparados as referencias fotográficas existente. De qualquer forma o kit de um modo geral ainda é uma representação bastante honesta e um a boa base de trabalho de um avião que possivelmente teve um dos designs mais atraentes da WW2 apesar do seu desempenho totalmente medíocre.
Editado pela última vez por Ricardo P-40 em 02 Jun 2012, 22:43, em um total de 1 vez.
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Para melhorar alguns detalhes do kit adicionei um set de photo-etches da Eduard que será usado em conjunto com algumas modificações em scratch e algumas poucas peças aproveitadas de um outro Mig-3 antigo da Flashback.
O set da Eduard é de excelente qualidade e no meu entender só peca pelo excesso de detalhes o que acaba dando um trabalho infernal para aplicá-los todos, apesar do resultado final ser bastante compensador. Algumas peças eu estou preferindo substituir por equivalentes feitas em scratch, conforme determinadas situações que eu irei demonstrar durante a montagem.
O kit da Flashback na verdade é uma goiaba antiga cujo fabricante eu não lembro mais que foi reembalado sob esse label com um conjunto sumário de photo-etches e algumas peças em resina.
O kit em si é bastante fraco e dele eu só devo aproveitar os aleirons que foram recortados diretamente das asas para substituir os da Trumpeter. No photo-etch também não encontrei nenhuma peça que seja melhor que as da Eduard, portanto também não devo aproveitar nada dele. Quanto as peças de resina, ainda vou compará-las junto as do kit com as referencias para ver se vale a pena aproveitar alguma coisa. O único detalhe realmente interessante é um par de canhões subalares que era usado por alguns Mig-3 mas que não se aplica a essa montagem específica. Esses eu pretendo guardar para possivelmente aproveitar no Mig-3 Early que ainda tenho guardado.
O set da Eduard é de excelente qualidade e no meu entender só peca pelo excesso de detalhes o que acaba dando um trabalho infernal para aplicá-los todos, apesar do resultado final ser bastante compensador. Algumas peças eu estou preferindo substituir por equivalentes feitas em scratch, conforme determinadas situações que eu irei demonstrar durante a montagem.
O kit da Flashback na verdade é uma goiaba antiga cujo fabricante eu não lembro mais que foi reembalado sob esse label com um conjunto sumário de photo-etches e algumas peças em resina.
O kit em si é bastante fraco e dele eu só devo aproveitar os aleirons que foram recortados diretamente das asas para substituir os da Trumpeter. No photo-etch também não encontrei nenhuma peça que seja melhor que as da Eduard, portanto também não devo aproveitar nada dele. Quanto as peças de resina, ainda vou compará-las junto as do kit com as referencias para ver se vale a pena aproveitar alguma coisa. O único detalhe realmente interessante é um par de canhões subalares que era usado por alguns Mig-3 mas que não se aplica a essa montagem específica. Esses eu pretendo guardar para possivelmente aproveitar no Mig-3 Early que ainda tenho guardado.
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Com relação a versão, eu a princípio estou pretendendo montar essa em branco sólido que é bastante conhecida:
Eu não pesquisei detalhes históricos sobre o avião o ou do piloto pois estou mais interessado nas formas do avião e no resultado final da montagem e do acabamento do que nisso, mas me parece que o avião é bastante conhecido e existem evidencias fotográficas de que posteriormente recebeu camuflagem sobre o branco de fábrica original.
Para fazer essa versão, vou usar o decalque que vem no kit do Mig-3 Early da Trumpeter.
Curiosamente a Trumpeter botou essa versão no kit errado e ainda por cima cometeu alguns erros como a linha preta ao redor da seta. A minha idéia é aproveitar apenas as estrelas e a inscrição lateral, pois além do erro na seta, as referencias apontam que esta e a ponta do spinner eram num vermelho mais escuro que o das demais marcações. Portanto a seta fatalmente terá que ser pintada.
Eu não pesquisei detalhes históricos sobre o avião o ou do piloto pois estou mais interessado nas formas do avião e no resultado final da montagem e do acabamento do que nisso, mas me parece que o avião é bastante conhecido e existem evidencias fotográficas de que posteriormente recebeu camuflagem sobre o branco de fábrica original.
Para fazer essa versão, vou usar o decalque que vem no kit do Mig-3 Early da Trumpeter.
Curiosamente a Trumpeter botou essa versão no kit errado e ainda por cima cometeu alguns erros como a linha preta ao redor da seta. A minha idéia é aproveitar apenas as estrelas e a inscrição lateral, pois além do erro na seta, as referencias apontam que esta e a ponta do spinner eram num vermelho mais escuro que o das demais marcações. Portanto a seta fatalmente terá que ser pintada.
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Como o kit já foi começado a cerca de um mês, felizmente eu já estava documentando a montagem para postar em um futuro tópico, portanto já tenho alguma coisa para ir mostrando.
A montagem tem seguido bastante lenta devido a grande quantidade de photo-etches para adaptar, vários scratches que eu resolvi fazer e algumas dificuldades com o encaixe de algumas parte do kit.
Na primeira sequencia de photos vão alguns dos photo-etches do interior já colados em grande parte graças a técnica revolucionária da cola de madeira idealizada por São Fravin em um de seus delírios Místicos.
Não fosse isso provavelmente a minha parede já teria uma marca nova e eu um kit a menos para montar.
Com relação a estrutura tubular da fuselagem, a solução do kit é bastante fraca e o photo-etch da Eduard não resolve o problema de forma satisfatória pois representar tubos com um photo-etch plano é inviável. Portanto a saída aqui está sendo o scratch mesmo. Na falta de um material mais adequado, estou fazendo com sprue esticado e nas fotos está as partes da gaiola que estão começadas com alguns photo-etches já colados e o um teste do conjunto:
Na próxima sequencia detalhes do farol feito em scratch a partir de um sprue transparente e do alojamento em scratch feito no interior da asa. O farol posteriormente teve a parte de trás pintada com Alclad chrome e a lente polida com cêra Renaissance. Infelizmente os testes depois demonstraram que com o vidro no lugar esse farol vai ficar praticamente invisível.
Aqui o par de ailerons retirado do kit da Flashback e já ajustados para a asa da Trumpeter. Os detalhes do entelamento são tão suaves que quase não aparecem na foto, bem diferente do que acontece com os da Trumpeter.
A montagem tem seguido bastante lenta devido a grande quantidade de photo-etches para adaptar, vários scratches que eu resolvi fazer e algumas dificuldades com o encaixe de algumas parte do kit.
Na primeira sequencia de photos vão alguns dos photo-etches do interior já colados em grande parte graças a técnica revolucionária da cola de madeira idealizada por São Fravin em um de seus delírios Místicos.
Não fosse isso provavelmente a minha parede já teria uma marca nova e eu um kit a menos para montar.
Com relação a estrutura tubular da fuselagem, a solução do kit é bastante fraca e o photo-etch da Eduard não resolve o problema de forma satisfatória pois representar tubos com um photo-etch plano é inviável. Portanto a saída aqui está sendo o scratch mesmo. Na falta de um material mais adequado, estou fazendo com sprue esticado e nas fotos está as partes da gaiola que estão começadas com alguns photo-etches já colados e o um teste do conjunto:
Na próxima sequencia detalhes do farol feito em scratch a partir de um sprue transparente e do alojamento em scratch feito no interior da asa. O farol posteriormente teve a parte de trás pintada com Alclad chrome e a lente polida com cêra Renaissance. Infelizmente os testes depois demonstraram que com o vidro no lugar esse farol vai ficar praticamente invisível.
Aqui o par de ailerons retirado do kit da Flashback e já ajustados para a asa da Trumpeter. Os detalhes do entelamento são tão suaves que quase não aparecem na foto, bem diferente do que acontece com os da Trumpeter.
Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Caramba Ricardo cê tá armado até os dentes. :kill4
Gostei do farol, ótima dica.
Estarei de olho com certeza.
Um abraço!
Gostei do farol, ótima dica.
Estarei de olho com certeza.
Um abraço!
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Na sequencia mais alguns photo-etches colados nas rodas, portas dos trens de pouso e radiadores.
Quem tiver o kit compare as portas do trem de pouso com essa foto para ter uma idéia do quanto foi lixado. Olhando as fotos se tem a sensação que os russos faziam essas portas com o lacre de alumínio da tampa da lata do Leite Glória, de tão finas que eram.
Aqui os escapamentos já furados:
Agora vem a parte que está sendo mais trabalhosa até o momento. Embora a Eduard tenha um photo-etch específico para se fazer os flaps abaixados e a estrutura interna das asas, eu confesso que não confiei muito na minha capacidade de adaptar isso ao kit.
O fato é que uma parte do conjunto vai passar por baixo da junção da asa com a fuselagem em um ponto onde existe muito pouco espaço para ajustes. Uma coisa é fazer ajustes em plástico e outra em photo-etches e o espaço ali me pareceu muito crítico para dar margem a erros. Portanto eu optei por fazer esse conjunto em scratch usando o photo-etch da Eduard como referencia de forma poder fazer os ajustes necessários.
Observe-se que é necessário se fazer um prolongamento da parte interna da asa, de forma que não fiquem buracos dos dois lados. É justamente esse prolongamento que fica sob a junção e que necessita ser ajustado com cautela para não prejudicar o encaixe da fuselagem.
Aqui um dos lados já concluído e outro com apenas o prolongamento feito:
No momento eu já estou trabalhando nas estruturas inferiores da asa direita e em breve devo postar fotos do conjunto completo.
Um outro detalhe que se tornou necessário refazer foram os flaps propriamente dito. Embora a Trumpeter tenha feito os detalhes da parte interna dos flaps de forma razoável, o problema é que ela só os fez nos flaps internos, deixando a face interna dos flaps externos lisa. A questão é que com os flaps abaixados isso fica bem visível e seria impossível reproduzir nos flaps externos o mesmo detalhamento que a Trumpeter fez nos internos. A solução foi refazer em scratch todos os flaps de forma que todos fiquem com a face interna com uma aparencia homogênea:
Por enquanto é só, em breve novas atualizações.
Quem tiver o kit compare as portas do trem de pouso com essa foto para ter uma idéia do quanto foi lixado. Olhando as fotos se tem a sensação que os russos faziam essas portas com o lacre de alumínio da tampa da lata do Leite Glória, de tão finas que eram.
Aqui os escapamentos já furados:
Agora vem a parte que está sendo mais trabalhosa até o momento. Embora a Eduard tenha um photo-etch específico para se fazer os flaps abaixados e a estrutura interna das asas, eu confesso que não confiei muito na minha capacidade de adaptar isso ao kit.
O fato é que uma parte do conjunto vai passar por baixo da junção da asa com a fuselagem em um ponto onde existe muito pouco espaço para ajustes. Uma coisa é fazer ajustes em plástico e outra em photo-etches e o espaço ali me pareceu muito crítico para dar margem a erros. Portanto eu optei por fazer esse conjunto em scratch usando o photo-etch da Eduard como referencia de forma poder fazer os ajustes necessários.
Observe-se que é necessário se fazer um prolongamento da parte interna da asa, de forma que não fiquem buracos dos dois lados. É justamente esse prolongamento que fica sob a junção e que necessita ser ajustado com cautela para não prejudicar o encaixe da fuselagem.
Aqui um dos lados já concluído e outro com apenas o prolongamento feito:
No momento eu já estou trabalhando nas estruturas inferiores da asa direita e em breve devo postar fotos do conjunto completo.
Um outro detalhe que se tornou necessário refazer foram os flaps propriamente dito. Embora a Trumpeter tenha feito os detalhes da parte interna dos flaps de forma razoável, o problema é que ela só os fez nos flaps internos, deixando a face interna dos flaps externos lisa. A questão é que com os flaps abaixados isso fica bem visível e seria impossível reproduzir nos flaps externos o mesmo detalhamento que a Trumpeter fez nos internos. A solução foi refazer em scratch todos os flaps de forma que todos fiquem com a face interna com uma aparencia homogênea:
Por enquanto é só, em breve novas atualizações.
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Brettas escreveu:Caramba Ricardo cê tá armado até os dentes. :kill4
Gostei do farol, ótima dica.
Estarei de olho com certeza.
Um abraço!
Eu sou assim mesmo, custo a fazer alguma coisa, mas quando faço venho com tudo em cima.
Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Lindo trabalho Ricardo e bem ao estilo GB. Tudo muito bem explicado.
Isso já estava pronto também?
Isso já estava pronto também?
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Sim, isso foi sendo feito ao longo dsse mês que eu já estava montando o kit. As coisas novas só irão aparecer a partir das próximas postagens.Brettas escreveu:Lindo trabalho Ricardo e bem ao estilo GB. Tudo muito bem explicado.
Isso já estava pronto também?
Abs,
Ricardo
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Ola Ricardo blz ...... cara tá show....me fala mais desse lance de cola para madeira na colagem de PEs, não sabia dessa .....
Tem um MIG desses aqui, também gosto muito dessa versão pintura branca.
De olho aqui !
Abcs
Tem um MIG desses aqui, também gosto muito dessa versão pintura branca.
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Abcs
F 100
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Não estás lembrado do Fravin demostrando isso no dia do churrasco na casa do Leo?luiz carlos-f100 escreveu:Ola Ricardo blz ...... cara tá show....me fala mais desse lance de cola para madeira na colagem de PEs, não sabia dessa .....
Tem um MIG desses aqui, também gosto muito dessa versão pintura branca.
De olho aqui !
Abcs
É bem simples, a cola é essa da foto que eu postei. Basta por um pouco atrás do photo-etch, colar no lugar e tirar o excesso. Para peças que vão ser coladas em superfícies planas funciona muito bem, com a vantagem de te dar bastante tempo de posicionar corretamente a peça. Em alguns casos eu reforço apenas as bordas com ThreeBond para evitar delas levantarem. Depois de seca a peça fica tão firme quanto se tivesse sido colada com Super Bonder. Praticamente todas as peças do piso eu colei com ela, as laterais do interior da fuselagem eu só reforcei as bordas com ThreeBond.
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
OK pessoal, eu estou aqui falando de ThreeBond e Super Bonder, mas ha detalhes sobre as duas colas que talvez alguns aqui não conheçam.
Embora todas as duas sejam a base de cianoacrilatos, elas tem comportamentos completamente diferente e aplicações diferentes para nós modelistas.
No caso da Super Bonder, ela é bem mais aderente e age bem mais rápido que a outra. Ela é ideal para fixar pequenas peças metálicas, fios de metal e de sprue esticado, pois cola quase de imediato ao contato. Em contrapartida tem uma capilaridade ruim e deixa um acabamento de aspécto áspero nas superfícies onde é posta. Mesmo depois de lixada fica com uma aparencia porosa que fica diferente da do plastico sob a tinta.
Já a ThreeBond não age tão rápido, por essa razão ela não é adequada para colar peças por contato imediato. Dificilmente se consegue fixar fios ou sprue com ela, em compensação tem uma capilaridade excelente e fica com uma aparencia tão lisa quanto a do plástico depois de lixada. Ela é tão boa nisso que eu não uso putty para rejuntar emendas, uso apenas ela, pois depois de lixada e pintada não deixa marcas ou porosidades sob a tinta como a maioria das puttys costumam deixar.
Vou dar um exemplo: Essa emenda do plasticard com a asa do kit foi colada com tolueno e depois rejuntada com a ThreeBond e lixada, observem que a única marca que ela deixou foi essa mancha ligeiramente mais escura onde ainda ficou uma camada fina dela sobre o plástico.
Embora todas as duas sejam a base de cianoacrilatos, elas tem comportamentos completamente diferente e aplicações diferentes para nós modelistas.
No caso da Super Bonder, ela é bem mais aderente e age bem mais rápido que a outra. Ela é ideal para fixar pequenas peças metálicas, fios de metal e de sprue esticado, pois cola quase de imediato ao contato. Em contrapartida tem uma capilaridade ruim e deixa um acabamento de aspécto áspero nas superfícies onde é posta. Mesmo depois de lixada fica com uma aparencia porosa que fica diferente da do plastico sob a tinta.
Já a ThreeBond não age tão rápido, por essa razão ela não é adequada para colar peças por contato imediato. Dificilmente se consegue fixar fios ou sprue com ela, em compensação tem uma capilaridade excelente e fica com uma aparencia tão lisa quanto a do plástico depois de lixada. Ela é tão boa nisso que eu não uso putty para rejuntar emendas, uso apenas ela, pois depois de lixada e pintada não deixa marcas ou porosidades sob a tinta como a maioria das puttys costumam deixar.
Vou dar um exemplo: Essa emenda do plasticard com a asa do kit foi colada com tolueno e depois rejuntada com a ThreeBond e lixada, observem que a única marca que ela deixou foi essa mancha ligeiramente mais escura onde ainda ficou uma camada fina dela sobre o plástico.
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Obrigado Ricardo, não pegamos, no dia dochurrasco chegamos tarde , mas eu para entenderRicardo P-40 escreveu:Não estás lembrado do Fravin demostrando isso no dia do churrasco na casa do Leo?luiz carlos-f100 escreveu:Ola Ricardo blz ...... cara tá show....me fala mais desse lance de cola para madeira na colagem de PEs, não sabia dessa .....
Tem um MIG desses aqui, também gosto muito dessa versão pintura branca.
De olho aqui !
Abcs
É bem simples, a cola é essa da foto que eu postei. Basta por um pouco atrás do photo-etch, colar no lugar e tirar o excesso. Para peças que vão ser coladas em superfícies planas funciona muito bem, com a vantagem de te dar bastante tempo de posicionar corretamente a peça. Em alguns casos eu reforço apenas as bordas com ThreeBond para evitar delas levantarem. Depois de seca a peça fica tão firme quanto se tivesse sido colada com Super Bonder. Praticamente todas as peças do piso eu colei com ela, as laterais do interior da fuselagem eu só reforcei as bordas com ThreeBond.
F 100
Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48
Ricardo, sobre o bonder, dificilmente eu uso putty nos modelos, prefiro usar o bonder para fachar as frestas da fuselagem, mas não sabia dessas diferenças. Valeu pela informação!
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