Yak-7A ICM 1/48
Enviado: 05 Dez 2011, 10:40
Em paralelo ao trabalho do Guardian, eu resolvi montar o único avião da minha coleção e que por acaso é uma aeronave russa. Estou falando do Yak-7A produzido pela ICM na escala 1/48. Vou seguir a estrutura do reviews para deixar a coisa mais organizada.
Um pequeno histórico da aeronave:
Em paralelo com a I-26 (ou Ya-26), a Yakovlev Design Bureau desenvolveu uma versão de dois lugares sob a designação Yakovlev Ya-27. Uma pré-produção I-26 foi concluída com esta configuração. Foi destinado a servir não apenas como um treinador de caça dual-controle, mas também como elemento de ligação e aeronave de apoio das unidades. Comparado com o I-26, o Ya-27 foi simplificado e o peso reduzido, possuia cockpit em tandem sendo fechado por uma cobertura estendida de vidro. A família Yak-7 entrou em produção em maio de 1941 e logo foi alterado para ter uma melhor qualidade de vôo do que aqueles indicados por série Yak-1s. Esse desempenho, combinado com a necessidade urgente de mais caças, levou a produção de uma versão monoposto dos quais o primeiro foi iniciado em junho de 1941; no mês seguinte o caça foi oficialmente designado Yak-7A e de dois lugares Yak-7V. Até o final de 1941 um novo single-seater, o Yak-7B, tinha substituído o Yak-7A. Entrega total de todas as versões do Yak-7 foi de 6.399 aeronaves, encerrando a produção no início de 1943; deste número, cerca de 1.500 eram Yakovlev Yak-7Vs.
São poucas as referências e fotos desse modelo de Yak e as informações escritas são em sua maioria escritas em russo, o que acaba penalizando um pouco a pesquisa.
O Modelo
A caixa do modelo é de construção simplória e muito frágil. O que pode causar danos ao modelo durante o transporte. O modelo é apresentado em um bag único contendo 4 sprues na cor cinza claro e um sprue transparente com a cobertura da cabine, luzes de navegação e o farol da asa. A folha de decal é bem ao estilo dos modelos da ICM e outros produzidos por empresas do leste europeu. Apesar disso ela parece ter um decal bem fino, mas com excesso de filme e isso pode causar o efeito de silvering na hora aplicação, algo que só poderei dar certeza quando chegar nessa etapa da montagem.
Sprues
Trasnparência
Decal
A folha de instrução do modelo cumpre bem o seu papel até mesmo pela escassez de peças do modelo. Apresenta um pequeno histórico do modelo, uma seçção com o mapa das peças, outra com indicação das tintas a serem utilizadas na pintura e cuidados na hora de aplicação do decal. A instrução de montagem em si é simples e bem clara em cada etapa da montagem, mas acredito que demande algum cuidado pelo histórico dos kits da ICM.
Instrução
A versão que escolhi para fazer é essa, um Yak-7A no front de Kalininsky, primavera de 1942:
Agora é começa a montagem e postando os resultados.
Abraços
Um pequeno histórico da aeronave:
Em paralelo com a I-26 (ou Ya-26), a Yakovlev Design Bureau desenvolveu uma versão de dois lugares sob a designação Yakovlev Ya-27. Uma pré-produção I-26 foi concluída com esta configuração. Foi destinado a servir não apenas como um treinador de caça dual-controle, mas também como elemento de ligação e aeronave de apoio das unidades. Comparado com o I-26, o Ya-27 foi simplificado e o peso reduzido, possuia cockpit em tandem sendo fechado por uma cobertura estendida de vidro. A família Yak-7 entrou em produção em maio de 1941 e logo foi alterado para ter uma melhor qualidade de vôo do que aqueles indicados por série Yak-1s. Esse desempenho, combinado com a necessidade urgente de mais caças, levou a produção de uma versão monoposto dos quais o primeiro foi iniciado em junho de 1941; no mês seguinte o caça foi oficialmente designado Yak-7A e de dois lugares Yak-7V. Até o final de 1941 um novo single-seater, o Yak-7B, tinha substituído o Yak-7A. Entrega total de todas as versões do Yak-7 foi de 6.399 aeronaves, encerrando a produção no início de 1943; deste número, cerca de 1.500 eram Yakovlev Yak-7Vs.
São poucas as referências e fotos desse modelo de Yak e as informações escritas são em sua maioria escritas em russo, o que acaba penalizando um pouco a pesquisa.
O Modelo
A caixa do modelo é de construção simplória e muito frágil. O que pode causar danos ao modelo durante o transporte. O modelo é apresentado em um bag único contendo 4 sprues na cor cinza claro e um sprue transparente com a cobertura da cabine, luzes de navegação e o farol da asa. A folha de decal é bem ao estilo dos modelos da ICM e outros produzidos por empresas do leste europeu. Apesar disso ela parece ter um decal bem fino, mas com excesso de filme e isso pode causar o efeito de silvering na hora aplicação, algo que só poderei dar certeza quando chegar nessa etapa da montagem.
Sprues
Trasnparência
Decal
A folha de instrução do modelo cumpre bem o seu papel até mesmo pela escassez de peças do modelo. Apresenta um pequeno histórico do modelo, uma seçção com o mapa das peças, outra com indicação das tintas a serem utilizadas na pintura e cuidados na hora de aplicação do decal. A instrução de montagem em si é simples e bem clara em cada etapa da montagem, mas acredito que demande algum cuidado pelo histórico dos kits da ICM.
Instrução
A versão que escolhi para fazer é essa, um Yak-7A no front de Kalininsky, primavera de 1942:
Agora é começa a montagem e postando os resultados.
Abraços