Fw 190D-13 Eduard 1/48 "Finalizado!"
Enviado: 20 Ago 2011, 19:46
Amigos,
Recebi esse kit da Eduardo através da APRJ. É um Dual Combo do Fw 190D-11 e D-13 1/48.
O D-11 já foi finalizado e como assumi o compromisso de montar os dois, vou iniciar a montagem deste Spizaetus que tinha o penacho bem alto.
Vou tentar representar a aeronave voada pelo Major Franz Götz quando estava com o Stab/JG 26 em Maio de 1945.
Segue parte do texto que retirei do site http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/principal.htm
“O "Gelb 10" do Stab/JG26 (Stab da Jagdgeschwader 26). Essa aeronave ultra-rara é um modelo melhorado da série Fw 190D-9, trocando suas duas metralhadoras montadas sobre o capo do motor por um terceiro canhão de 20mm disparando através do cubo da hélice, um motor mais poderoso e ainda dotado de equipamentos de vôo em mau tempo (consistindo de um sistema de navegação por rádio FuG 125, sistema de navegação direcional PKS 12, piloto automático K-23). O avião também era dotado de um desembaçador de vidro eletricamente aquecido.
O werkenummer desta aeronave pode ser confirmado através de fotografias do pós-guerra. Por elas pode-se constatar que o 836017 foi um dos pouco mais de 20 D-13 construídos e um dos dois únicos que comprovadamente estiveram em serviço ativo antes da guerra acabar. Embora o número exato de aeronaves construídas deste modelo nunca seja conhecido, o werkenummer do "Gelb 10" parece indicar que existiram pelo menos outros 16 aviões construídos antes dele.
O "Gelb 10" foi construído no início de 1945 pelo Arbeitsgruppe Roland. Tratava-se, na verdade, de um grupo de companhias responsáveis pela construção de diferentes componentes do Fw190 a partir de lugares distintos. A montagem final era feita em local atualmente desconhecido. Entretanto, há controvérsias se sua fuselagem foi feita a partir de um Fw 190A-7 ou se era de manufatura nova.
Em abril de 1945 o "Gelb 10" estava em serviço junto a Jagdgeschwader 26 "Schlagaeter", sendo o avião pessoal do Major Franz Götz ganhador da Cruz de Ferro com 63 vitórias confirmadas. Götz estava destinado a ser o último Kommodore da JG26, ao suceder o Oberst Josef Priller 28.01.1945.
O Major Götz tinha voado o "Gelb 10" operacionalmente até os dias finais da guerra. Por volta de maio de 1945, os remanescentes da JG26 encontravam-se realizando missões de reconhecimento armado a partir de uma base em Schleswig, próximo à fronteira com a Dinamarca. Quando do Armistício, em 08.05.1945, o Major Götz fez seu último vôo naquele dia, para render-se à RAF no aeródromo de Flensburg. “
Para conhecer toda da história desta aeronave, visite: http://www.luftwaffe39-45.historia.nom. ... ncipal.htm
Conto com a ajuda de todos.
Grande abraço!
O kit.
Fonte: http://www.aprj.com.br/index.php?option ... &Itemid=53
Imagens da aeronave quando estava em Flensburg, com parte das marcas pintadas por cima.
Fonte: "Eagles Files - Yellow 10", Eagle Editions - Jerry Crandall 2000
Fonte: "Eagles Files - Yellow 10", Eagle Editions - Jerry Crandall 2000
Fonte: "Eagles Files - Yellow 10", Eagle Editions - Jerry Crandall 2000
Recebi esse kit da Eduardo através da APRJ. É um Dual Combo do Fw 190D-11 e D-13 1/48.
O D-11 já foi finalizado e como assumi o compromisso de montar os dois, vou iniciar a montagem deste Spizaetus que tinha o penacho bem alto.
Vou tentar representar a aeronave voada pelo Major Franz Götz quando estava com o Stab/JG 26 em Maio de 1945.
Segue parte do texto que retirei do site http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/principal.htm
“O "Gelb 10" do Stab/JG26 (Stab da Jagdgeschwader 26). Essa aeronave ultra-rara é um modelo melhorado da série Fw 190D-9, trocando suas duas metralhadoras montadas sobre o capo do motor por um terceiro canhão de 20mm disparando através do cubo da hélice, um motor mais poderoso e ainda dotado de equipamentos de vôo em mau tempo (consistindo de um sistema de navegação por rádio FuG 125, sistema de navegação direcional PKS 12, piloto automático K-23). O avião também era dotado de um desembaçador de vidro eletricamente aquecido.
O werkenummer desta aeronave pode ser confirmado através de fotografias do pós-guerra. Por elas pode-se constatar que o 836017 foi um dos pouco mais de 20 D-13 construídos e um dos dois únicos que comprovadamente estiveram em serviço ativo antes da guerra acabar. Embora o número exato de aeronaves construídas deste modelo nunca seja conhecido, o werkenummer do "Gelb 10" parece indicar que existiram pelo menos outros 16 aviões construídos antes dele.
O "Gelb 10" foi construído no início de 1945 pelo Arbeitsgruppe Roland. Tratava-se, na verdade, de um grupo de companhias responsáveis pela construção de diferentes componentes do Fw190 a partir de lugares distintos. A montagem final era feita em local atualmente desconhecido. Entretanto, há controvérsias se sua fuselagem foi feita a partir de um Fw 190A-7 ou se era de manufatura nova.
Em abril de 1945 o "Gelb 10" estava em serviço junto a Jagdgeschwader 26 "Schlagaeter", sendo o avião pessoal do Major Franz Götz ganhador da Cruz de Ferro com 63 vitórias confirmadas. Götz estava destinado a ser o último Kommodore da JG26, ao suceder o Oberst Josef Priller 28.01.1945.
O Major Götz tinha voado o "Gelb 10" operacionalmente até os dias finais da guerra. Por volta de maio de 1945, os remanescentes da JG26 encontravam-se realizando missões de reconhecimento armado a partir de uma base em Schleswig, próximo à fronteira com a Dinamarca. Quando do Armistício, em 08.05.1945, o Major Götz fez seu último vôo naquele dia, para render-se à RAF no aeródromo de Flensburg. “
Para conhecer toda da história desta aeronave, visite: http://www.luftwaffe39-45.historia.nom. ... ncipal.htm
Conto com a ajuda de todos.
Grande abraço!
O kit.
Fonte: http://www.aprj.com.br/index.php?option ... &Itemid=53
Imagens da aeronave quando estava em Flensburg, com parte das marcas pintadas por cima.
Fonte: "Eagles Files - Yellow 10", Eagle Editions - Jerry Crandall 2000
Fonte: "Eagles Files - Yellow 10", Eagle Editions - Jerry Crandall 2000
Fonte: "Eagles Files - Yellow 10", Eagle Editions - Jerry Crandall 2000