Aerografo Fengda 180 - Primeiras impressões

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
chicorupp
Plastimodelista
Mensagens: 107
Registrado em: 29 Mai 2007, 16:08

Aerografo Fengda 180 - Primeiras impressões

Mensagempor chicorupp » 12 Ago 2007, 13:28

Pessoal,

Comentei na última reuniao que tinha comprado este aerografo e ainda nao tinha usado.
Ontem usei pela primeira vez e vou escrever abaixo minhas impressões sobre este primeiro uso.

Resolvi comprar este aerógrafo devido as regulagens de limitacao de curso da agulha e entrada de ar, o que facilita em caso de ser necessario aerografar algo em que se queira manter a espessura do traço da tinta (limite de curso da agulha) e tambem para aquelas coisa mais criticas em termos de ar e tinta como Alclad Chrome.
Alem disso o fato da tinta fluir por gravidade e nao por sucção como no meu Paasche VLS.

Meu aerografo anterior e que vou manter na ativa é um Paasche VLS que tenho desde 1989 e com varias peças de reposição, todas as variacoes de agulhas e pontas e algumas deles de reserva fruto de uma compra em super liquidacao nos EUA quando o comprei.

De volta ao Fengda, vulgo Iwata "xing-ling".

- Primeiras impressoes de uso
A primeira coisa que estranhei, foi que o corpo dele é mais fino e ele é um pouco mais pesado que meu Paasche, o que dificulta um pouco a "pegada" dele, mas nada que em 5 minutos nao de para se acostumar.

Outra diferença é no curso da agulha. Ele permite que a agulha ande bem mais do que a do VLS (desde que nao esteja com regulagem limitando) e isso precisa de um tempinho.


- Regulagem limite de tinta
Otimo recurso, que tambem esta disponivel nos Gatti e é excelente para quem quiser fazer camuflagens onde se necessita fazer uma linha de espessura uniforme. Basta regular a abertura maxima da tinta (curso da agulha) para a espessura que se quer e no uso abrir toda a tinta, pronto linhas uniformes...


- Regulagem limite de ar
Este regulagem é uma mao na roda para quem pretende usar Alclad Chrome, por exemplo. Esta tinta que da um efeito de cromado excelente (vejam as fotos das rodas de uma Ferrari 166 que levei no Incaer e estao aqui no forum) é razoavelmente critica para dar este efeito. Ele necessita uma aplicacao sobre repto bem brilhante e muito, mas muito mesmo, suave, com quase nada de tinta, pouca pressao (12-15 libras no maximo) e pouco ar. Entao com esta regulagem de limite de ar, da para limitar o maximo de ar numa valvula e apertar todo o gatilho, sem medo de errar na mao.


- Aplicação
Este aerografo é mais direcionado para um leque de tinta mais fino do que o VLS, ele tem um leque similar a ponta mais fina do VLS e uso a media. Para quem vai fazer camuflagens e envelhecimento, esta perfeito!
Para aplicações em peças maiores com mesma cor, tipo uma carroceria de carro ou uma fuselagem de aviao 1/32 fica meio chato, pois o leque é fino. Da para aumentar um pouco o leque, retirando a capar da ponta dele, mais nao é um mega aumento, apenas um pouco maior.
Nao sei se ele tem uma versao com uma ponta com leque mais grosso que esse, poderia ser uma otima solução.

Testei ele com tinta automotiva e com tinta Tamiya fosca. Sem nenhum problema em nenhum dos casos, claro que as tntas estavm corretamente diluidas para uso. Creio que com a Tamiya, se estiver um pouco grossa, deve acumular tinta na ponta dele. Melhor diluir um pouco mais e na apicacao, usar menos tinta.


- Limpeza
Aqui esta um ponto que ainda nao tenho uma opiniao formada, mas vamos la.
No VLS, eu o desmonto todo ao final de uma sessao de uso, ou em caso de trocar uma cor metalica por lisa ou vice-versa ou em caso de uso de verniz. Desmonto e limpo os ditos de tinta com um arame com escovinha e sempre sai um pouco de tinat que so usando thinner nao retira.
Este Fengda é feito para nao ser desmontado para limpeza. Eles recomendam que se use uma caneca do aerografo com thinner e isso deverá ser suficiente.
Notei que alem disso tem que passar o dedao com thinner na caneca, pois ainda fica um pouco de tinta grudada nela. Alem disso a retrolavagem é necessaria e notei que a tinta fosca Tamiya foi um pouco mais chata de ser limpa, mesmo com thinner.
De qualquer modo, limpei o aerografo neste processo e nao notei contaminacao de tinta entre aplicacoes, mas nao testei tinta metalica que sao as mais contaminantes, devido ao po de aluminio.
Tambem nao sei se mesmo usando o processo recomendado de limpeza, ficou tinta dentro do aerografo. Acho que em 2 dias vou saber se esta tudo travado la dentro...
:-D


Para quem esta pensando em comprar um destes, eu acho que vale a pena a compra.

Espero que estes comentarios ajudem aos potenciais compradores a decisao de compra-lo ou nao.
Chico

Gripen
Plastimodelista
Mensagens: 273
Registrado em: 28 Dez 2006, 21:45
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor Gripen » 12 Ago 2007, 14:16

Muito bom o comentario Chico...

Acho que essa semana pego um pra mim...na Lilliput ta saindo a R$ 150,00 se nao me engano !!
Como monto 90% na 1/72 acho que vai ficar perfeito...

Abraços....

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Mensagempor Augusto » 12 Ago 2007, 21:16

Chico

Legal a sua avaliação. Na próxima reunião eu posso levar o meu Iwata para podermos ver os dois juntos.

Wagner_Bastos

Mensagempor Wagner_Bastos » 15 Ago 2007, 13:27

Gostei do review! Estou pensando em pegar um só pra verniz (difinitivamente eu preciso de um aerógrafo só pra verniz) só me preocupou o que voce me falou sobre não abrir muito o leque. Talvez só pra verniz o lince ainda seja o melhor...

Chico talvez vc esteja estranhando o processo de limpeza, mas o Gatti tb não precisa dese desmonte todo não. O meu com 3 anos deve ter sido desmontado umas 4 ou 5 vezes. É só fazer retrolavage bem feita a todas as trocas de tinta!

Para os aerógrafos como o gatti. Uma dica que o Serginho me deu e talvez ajuda a mantê-lo limpinho é sempre que for deixá-lo guardado deixar um pouquinho de thinner e fechar o copo!

Esse thinner em repouso se encarrega de manter tudo limpo e como não há contato com a parte de trás do aerógrafo a coisa não prejudica!!!

Abraço,

Wagner


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante