P51 Mustang. Tutorial sobre pintura e eliminação de painéis.
Enviado: 08 Jul 2011, 12:51
Olá a todos. É sempre um prazer escreve aqui e poder compartilhar informações com os colegas.
Hoje, vou tentar escrever sobre pintura e eliminação de linhas de painéis para a família P51, principalmente a versão D, a mais comum dentre os modelistas.
Gostaria de lembrá-los que este tópico é meramente informativo. Cada um tem preferência, modos de montagem e procedimentos de pintura diferentes. Não gostaria de criar ou provocar qualquer ponto sujeito a polêmicas.
Isto posto, vamos em frente.
Vamos começar pela eliminação das linhas de painel. Este procedimento foi retirado de um tópico no ARC. A justificativa é bem convincente. Segundo o autor, as linhas e rebites eram eliminados para melhorar o fluxo laminar na asa, conferindo assim um melhor escoamento e aumento da velocidade da aeronave. È mais ou menos isso.
No kit isso pode ser resumido nas fotos abaixo:
Duas coisas a serem observadas:
1 – as linhas a serem eliminadas devem coincidir nas partes superior e inferior das asas.
2 – Apenas os painéis de acesso às armas são mantidos.
Seguem algumas fotos de aeronaves reais:
Agora uma foto de um kit montado assim:
Achei bem interessante isto. Não havia visto tal coisa em nenhum lugar até então.
Antes que me perguntem sobre: “e o resto das versões?” ou “Mustangs da RAF também tinham estas linhas suprimidas?”. Tudo isso eu perguntei para o autor e ainda estou aguardando resposta. Mas fica aí a dica!
PINTURA: aqui quero agradecer pela atenção, compreensão e a didática do mestre e amigo Júlio Urubu, pelos inúmeros esclarecimentos oriundos deste eterno novato, . Após muita conversa conseguimos chegar a um “denominador comum”!
NOTA: AS CORES USADAS COMO REFERENCIAL FORAM AS DA HUMBROL: H11, H56, H191, H27001, H27002 E H27003!!! NO CASO DA CHAPA QUE FICA POSICIONADA PRÓXIMA AO ESCAPE, PODE SER USADA A MODEL MASTER METALIZER STAINLESS STEEL.
Vamos começar por diferenciar duas cores que confundem muito: Interior Green FS34151 e Cromato de Zinco “verde”. A primeira é TINTA e a segunda uma cor de PRIMER. Porque isso? A North American, fabricante do P51, utilizava YZC com primer. Então temos o seguinte:
COCKPIT: todos sem exceção são pintados de INTERIOR GREEN FS34151; no caso do D, piso em madeira, que era pintado de preto misturado com areia para ficar antiderrapante. Para versões B/C tudo INTERIOR GREEN;
ASSENTO: versão A: nesta versão existiam dois tipos de assentos; um feito em madeira e outro metálico. Ambos podiam ser pintados de YZC ou INTERIOR GREEN. Versões B/C: TUDO INTERIOR GREEN. Versão D: o assento pode ser pintado com o chamado “european green” o mesmo FS34092 ou INTERIOR GREEN;
PORÕES DO TREM DE POUSO E PORTAS: muita atenção aqui! Eu mesmo já fui vítima deste erro bem comum, pintar tudo de Interior Green. Ta errado! São 3 casos: 1º CASO - pintar tudo em metal natural(NMF), 2º CASO – pintar tudo em alumínio como nas asas e o 3º CASO: pintar tudo em YZC. Uma observação: no caso de termos um porão e portas pintados com NMF, as longarinas são pintadas com YZC;
ASAS: sempre pintadas e lisas. COR: ALUMINUIM H56;
PROFUNDORES: COR: POLISHED ALUMINUM METALCOTE H27002;
PARTES MÓVEIS: COR: ALUMINIUM METALCOTE H27001;
FUSELAGEM: COR: POLISHED ALUMINIUM H27002;
TREM DE POUSO: COR: PRATA H11;
Acho que é só. Lembrando que estas cores da Humbrol podem ser polidas levemente após secas.
O acabamento a ser usado neste tipo de aeronave com NMF pode ser brilhante ou no máximo semi-brilho.
Bom, isso é tudo, ou quase tudo
Espero que tenha contribuído com algo. Obrigado a todos.
Marcelo
Hoje, vou tentar escrever sobre pintura e eliminação de linhas de painéis para a família P51, principalmente a versão D, a mais comum dentre os modelistas.
Gostaria de lembrá-los que este tópico é meramente informativo. Cada um tem preferência, modos de montagem e procedimentos de pintura diferentes. Não gostaria de criar ou provocar qualquer ponto sujeito a polêmicas.
Isto posto, vamos em frente.
Vamos começar pela eliminação das linhas de painel. Este procedimento foi retirado de um tópico no ARC. A justificativa é bem convincente. Segundo o autor, as linhas e rebites eram eliminados para melhorar o fluxo laminar na asa, conferindo assim um melhor escoamento e aumento da velocidade da aeronave. È mais ou menos isso.
No kit isso pode ser resumido nas fotos abaixo:
Duas coisas a serem observadas:
1 – as linhas a serem eliminadas devem coincidir nas partes superior e inferior das asas.
2 – Apenas os painéis de acesso às armas são mantidos.
Seguem algumas fotos de aeronaves reais:
Agora uma foto de um kit montado assim:
Achei bem interessante isto. Não havia visto tal coisa em nenhum lugar até então.
Antes que me perguntem sobre: “e o resto das versões?” ou “Mustangs da RAF também tinham estas linhas suprimidas?”. Tudo isso eu perguntei para o autor e ainda estou aguardando resposta. Mas fica aí a dica!
PINTURA: aqui quero agradecer pela atenção, compreensão e a didática do mestre e amigo Júlio Urubu, pelos inúmeros esclarecimentos oriundos deste eterno novato, . Após muita conversa conseguimos chegar a um “denominador comum”!
NOTA: AS CORES USADAS COMO REFERENCIAL FORAM AS DA HUMBROL: H11, H56, H191, H27001, H27002 E H27003!!! NO CASO DA CHAPA QUE FICA POSICIONADA PRÓXIMA AO ESCAPE, PODE SER USADA A MODEL MASTER METALIZER STAINLESS STEEL.
Vamos começar por diferenciar duas cores que confundem muito: Interior Green FS34151 e Cromato de Zinco “verde”. A primeira é TINTA e a segunda uma cor de PRIMER. Porque isso? A North American, fabricante do P51, utilizava YZC com primer. Então temos o seguinte:
COCKPIT: todos sem exceção são pintados de INTERIOR GREEN FS34151; no caso do D, piso em madeira, que era pintado de preto misturado com areia para ficar antiderrapante. Para versões B/C tudo INTERIOR GREEN;
ASSENTO: versão A: nesta versão existiam dois tipos de assentos; um feito em madeira e outro metálico. Ambos podiam ser pintados de YZC ou INTERIOR GREEN. Versões B/C: TUDO INTERIOR GREEN. Versão D: o assento pode ser pintado com o chamado “european green” o mesmo FS34092 ou INTERIOR GREEN;
PORÕES DO TREM DE POUSO E PORTAS: muita atenção aqui! Eu mesmo já fui vítima deste erro bem comum, pintar tudo de Interior Green. Ta errado! São 3 casos: 1º CASO - pintar tudo em metal natural(NMF), 2º CASO – pintar tudo em alumínio como nas asas e o 3º CASO: pintar tudo em YZC. Uma observação: no caso de termos um porão e portas pintados com NMF, as longarinas são pintadas com YZC;
ASAS: sempre pintadas e lisas. COR: ALUMINUIM H56;
PROFUNDORES: COR: POLISHED ALUMINUM METALCOTE H27002;
PARTES MÓVEIS: COR: ALUMINIUM METALCOTE H27001;
FUSELAGEM: COR: POLISHED ALUMINIUM H27002;
TREM DE POUSO: COR: PRATA H11;
Acho que é só. Lembrando que estas cores da Humbrol podem ser polidas levemente após secas.
O acabamento a ser usado neste tipo de aeronave com NMF pode ser brilhante ou no máximo semi-brilho.
Bom, isso é tudo, ou quase tudo
Espero que tenha contribuído com algo. Obrigado a todos.
Marcelo