Tintas alternativas

Aprenda aqui sobre produtos específicos ou adaptados para o hobby e a maneira correta de utilizá-los
Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Tintas alternativas

Mensagempor Brettas » 28 Out 2010, 07:58

Amigos,
Todos aqui já sabem que uso tintas alternativas para o hobby, no caso, Decorfix.
Venho agora depois de vários testes e alguma experiência, mostrar o que aprendi nestes dois anos usando essas tintas alternativas para nosso hobby.
Como monto mais aeronaves da Luftwaffe, eu costumo preparar certa quantidade de tinta para ser guardada em frascos conta-gotas e usar em novas pinturas. Nesse caso eu comprei alguns Colors Charts existentes no mercado para fazer as cores.

Decofix acrílica fosca:
Diluição: Vidrex.
Cobertura: Excelente.
Secagem: Rápida.
Textura: Fosca.
Limpeza: Álcool (esses de casa 92%).
Ponto negativo: Acumula no aerógrafo e é preciso fazer uma limpeza constante.
Ponto positivo: Não solta com máscara.

Imagem

Aqui algumas finalizações usando tintas Decorfix.
http://webkits.infopop.cc/eve/...25105698/m/101109235
http://aprj.gavca.com/forum/viewtopic.php?f=16&t=1139

Acrilex acrílica brilhante
Diluição: Álcool (esses de casa 92%).
Cobertura: Excelente.
Secagem: lenta.
Textura: Brilhante.
Limpeza: Fácil com álcool (esses de casa 92%).
Ponto negativo: Demora a secar por completo ficando pegajoso por uns 3 dias. Muito parecido com algumas tintas sintéticas.
Ponto positivo: Não solta com máscara.

Imagem

Acrilex acrílica brilhante
Diluição: Álcool isopropílico.
Cobertura: Excelente.
Secagem: rápida.
Textura: semi-brilhante.
Limpeza: Fácil com álcool (esses de casa 92%).
Ponto negativo: Estou em fase de testes
Ponto positivo: Não solta com máscara.

Imagem

Eu gostei demais do uso da Acrilex acrílica brilhante diluída com álcool isopropílico.
Fiz um teste na asa de um Bf 109 do GB 42 e o resultado foi fantástico!
Dá para ver a diferença da textura brilhante no capô do motor e a semi-brilhante na asa.

Imagem

Aguardo os comentários e sugestões de todos.
Grande abraço!

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio » 28 Out 2010, 10:37

Brettas, muito bons os seus testes!!

Tenho usado a linha Acrilex acrílica fosca, diluída com Veja Vidrex Cristal, sem que apresente problema algum, além da necessidade de limpeza do aerógrafo.
Agora estou migrando para a linha Nature Colors da mesma Acrilex, que, além de apresentar cobertura aderência melhores, ainda tem uma gama de cores muito maior.
Nunca usei muito as acrílicas brilhantes. Tenho algumas poucas cores aqui, então vou comprar o álcool isopropílico e tentar reproduzir esse seu teste assim que possível!

É mais uma alternativa, pois as tintas importadas são muito caras!!


Abraços,

Mauricio
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Brettas » 28 Out 2010, 10:49

Mauricio escreveu:Tenho usado a linha Acrilex acrílica fosca, diluída com Veja Vidrex Cristal, sem que apresente problema algum, além da necessidade de limpeza do aerógrafo.
Agora estou migrando para a linha Nature Colors da mesma Acrilex, que, além de apresentar cobertura aderência melhores, ainda tem uma gama de cores muito maior.
Nunca usei muito as acrílicas brilhantes. Tenho algumas poucas cores aqui, então vou comprar o álcool isopropílico e tentar reproduzir esse seu teste assim que possível!
Obrigado Maurício!
Olha, eu tenho usado as Decorfix fosca diluída com Veja vidrex e o resultado é excelente. O único problema é que acumula no aerógrafo como já disse acima.
Sobre a Acrilex fosca eu ainda não testei, mas o resuldado obtido com Acrilex acrílica brilhante diluída com álcool isopropílico me surpeendeu em tudo, inclusive na limpeza com álcool comum que é rápido além de não acumular nada no aerógrafo.
Grande abraço!

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Júlio Urubu » 28 Out 2010, 10:49

Até hoje não entendi o motivo de se preferir tintas foscas... Brilhantes sempre dão melhor acabamento. Depois de tudo, basta aplicar verniz.
Vade retro goiabão! :666

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Brettas » 28 Out 2010, 10:50

Resolvi fazer novamente um teste com Decorfix acrílica fosca diluida em Veja multi-uso, pois antes tinha aparecido muita bolhas na hora de aerografar. Desta vez as bolhas não apareceram.

Decofix acrílica fosca:
Diluição: Veja multi-uso.
Cobertura: regular.
Secagem: Rápida, mas fica um pouco pegajoso.
Textura: Fosca.
Limpeza: Álcool (esses de casa 92%).
Ponto negativo: Acumula no aerógrafo e é mais chato de limpar que a decorfix diluída com vidrex. É o primeiro teste que faço, mas não gostei do resultado.
Ponto positivo: Não soltou com máscara.

Imagem

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Brettas » 28 Out 2010, 10:52

Júlio Urubu escreveu:Até hoje não entendi o motivo de se preferir tintas foscas... Brilhantes sempre dão melhor acabamento. Depois de tudo, basta aplicar verniz.
Julio,
Você tem razão, mas como muito usavam as foscas, no caso de acrilex e Decorfix, eu acabei seguindo também.
Estou pintando um 109 e breve vou colocar os resultados da mudança de tinta.
Um abraço!

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio » 28 Out 2010, 11:14

Brettas escreveu:Obrigado Maurício!
Olha, eu tenho usado as Decorfix fosca diluída com Veja vidrex e o resultado é excelente. O único problema é que acumula no aerógrafo como já disse acima.
Sobre a Acrilex fosca eu ainda não testei, mas o resuldado obtido com Acrilex acrílica brilhante diluída com álcool isopropílico me surpeendeu em tudo, inclusive na limpeza com álcool comum que é rápido além de não acumular nada no aerógrafo.
Grande abraço!
Quanto a essa questão da limpeza do aerógrafo, eu estou resolvendo isso com um produto da Acrilex chamado LIMPA PINCEL.
Ele tem versão líquida e gel. Eu coloco direto no copo do aerógrafo e mando pressão!! Limpa tudo!!
O único problema é que ele pulveriza de forma muito fina e, por algo em sua composição e por eu já ter um histórico de problemas respiratórios, depois de ter usado a primeira vêz tive que passar por uma seção de nebulização para regularizar os pulmões... :bang: !!
Depois passei a virar o aerógrafo para uma janela e não tive mais problemas!!

Abraços,

Mauricio
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

Avatar do usuário
Arnaldo
Plastimodelista
Mensagens: 416
Registrado em: 09 Dez 2009, 01:30
Localização: Tijuca

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Arnaldo » 05 Nov 2010, 17:50

Prezado Brettas.
E pra quem ainda pinta com pincel ?
Poderia usar essa diluição ?
Abraços.
Abraços a todos aqueles que tem o plastimodelismo como HOBBY.

Arnaldo Pereira

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Brettas » 05 Nov 2010, 19:45

ahgp escreveu:Prezado Brettas.
E pra quem ainda pinta com pincel ?
Poderia usar essa diluição ?
Abraços.
Arnaldo,
Não para a Acrilex diluída com isopropílico ou álcool comum, pois a diluíção é para aerógrafo, mas a Decorfix acrílica fosca diluída com Vidrex pode dar um bom resultado com o pincel. Naturalmente você vai ter que deixar menos duluída.
Um abraço!

Avatar do usuário
Arnaldo
Plastimodelista
Mensagens: 416
Registrado em: 09 Dez 2009, 01:30
Localização: Tijuca

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Arnaldo » 07 Nov 2010, 00:58

Valeu Brettas.
Obrigado.
Abraços a todos aqueles que tem o plastimodelismo como HOBBY.

Arnaldo Pereira

Mauricio Cordeiro
Plastimodelista
Mensagens: 60
Registrado em: 27 Nov 2010, 22:28
Localização: Niterói RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio Cordeiro » 01 Dez 2010, 17:31

me corrijam se eu estiver errado, mas os avioes militares tinham pintura fosca, ou nao? sempre achei q sim...

essas tintas acrilex sao aquelas q podem ser disolvidas em agua?? se sim, existe alguma desvantagem em dilui-las em agua?

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio » 01 Dez 2010, 18:36

Salve, xará!!
Mauricio Cordeiro escreveu:me corrijam se eu estiver errado, mas os avioes militares tinham pintura fosca, ou nao? sempre achei q sim...
Parece que há alguma controvérsia a respeito e algum colega melhor informado possa complementar isso, mas certas aeronaves tinham acabamento brilhante, mas que acabava por ficar fosco em função do atrito das superfícies com o ar.

Mauricio Cordeiro escreveu:essas tintas acrilex sao aquelas q podem ser disolvidas em agua?? se sim, existe alguma desvantagem em dilui-las em agua?
Xará, as tintas Acrilex Acrílicas (foscas ou brilhantes) podem até ser diluídas em água, mas não para o plasti. Como vc deve ter lido por aí, muita gente as usa, mas não conheço ninguém que o faça diluindo em água.
Eu diluo as foscas com Veja Vidrex Cristal (isso mesmo, o limpa-vidros!) e agora estou testando a diluição das brilhantes com álcool isopropílico, seguindo as dicas do Brettas; E deu muito certo!!

Espero ter ajudado em algo!
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

Mauricio Cordeiro
Plastimodelista
Mensagens: 60
Registrado em: 27 Nov 2010, 22:28
Localização: Niterói RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio Cordeiro » 02 Dez 2010, 13:55

tem ajudado sim, e agradeco por responder, pelas sugestoes, dicas e pelo bate papo

eu usei acrilex fosca diluindo em agua , no aerografo, e no inicio foi chato pra achar a diluicao pq a tinta ficava aguada ( escorria quando batia no kit), mas quando cheguei em +ou- 1 parte de agua pra 1 de tinta, funcionou legal, a tinta fixou bem no plastico,... vou tentar com outros diluentes da proxima, pra fazer uma comparacao,

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio » 02 Dez 2010, 14:02

Sem problemas, não tem o que agradecer!

Eu, assim como todos os outros colegas que frequentam esse espaço estamos às ordens para responder o que estiver ao nosso alcance!
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

Mauricio Cordeiro
Plastimodelista
Mensagens: 60
Registrado em: 27 Nov 2010, 22:28
Localização: Niterói RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio Cordeiro » 18 Dez 2010, 21:01

sobre pintura metalica, nunca fiz, mas gostaria de fazer... nao sei ainda se devo usar tinta acrilica, gostei muito do resultado final do uso de automotiva , mas nao sei qual prime certo pra esse tipo de tinta, alguem poderia me dar umas dicas sobre esse tipo de pintura???


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante