Tintas alternativas

Aprenda aqui sobre produtos específicos ou adaptados para o hobby e a maneira correta de utilizá-los
luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor luiz carlos-f100 » 02 Jan 2011, 19:26

Galera, aproveitei o restante do domingo e fiz uns testes com a Acrilex brilhante x alcool isopropilico :-D .

O objetivo era verificar a viabilidade na pintura em avioes civis, tendo em vista estar com alguns aqui na bancada.

Usei um aerografo Tangore, que comprei do Cesar + Compressor Wympel que o Gavina me cedeu , pressão entre 15 e 20 Bar.

O kit-cobaia, um SU-15 PM Models 1/72 :lol:

Seguem algumas fotos.

Azul, já com algum pré-shading feito com caneta marcadora de CDs

Imagem

Imagem

Aqui, o amarelo sobre o azul

Imagem

Branco sobre azul

Imagem

Imagem

Branco sobre amarelo

Imagem

Gostei dos resultados :ok :ok :ok mas principalmente do cheiro :ok - minha esposa é arlégica - e quando uso easycolors ela tem de descer pra casa da mãe :sad: :sad:

Depois de me sentir seguro, usei o branco num RJ 85 Revell 1/144, vejam o resultado !

Cobre bem, acabamento acetinado, mas como disse o Brettas, a secagem vai demorar um tiquinho, mas ficou bacana!

As fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



A Dercofix x Isopropilico não combinam mesmo :no :no :no

Imagem

Imagem

No geral, gostei dos resultados, quando acabar o RJ 85, postarei os resultados.

Limpeza do aerografo 100% de praticidade com alcool :D :D

Aproveitei e já pintei o de branco e cinza o MD 82 da Alitalia e o 737-200 VASPEX na 1/200. Fotos serão publicadas em breve.
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 02 Jan 2011, 21:40, em um total de 1 vez.
F 100

Eduardo Gavina
Plastimodelista
Mensagens: 1082
Registrado em: 05 Nov 2008, 20:14
Localização: Rio de Janeiro

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Eduardo Gavina » 02 Jan 2011, 19:42

Bacana Luiz :ok

Abraço.

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Andre Cardoso » 05 Jan 2011, 18:05

Ficou muito boa a pintura Luiz.. Estou pensando em usar essas brilhantes nas aeronaves de acabamento brilhante... pena que são poucas cores.

Quando forem as foscas tem que utilizar BF ou Vidrex. Eu ainda adciono o diluente da Mural.

Abçs

Mauricio Cordeiro
Plastimodelista
Mensagens: 60
Registrado em: 27 Nov 2010, 22:28
Localização: Niterói RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio Cordeiro » 10 Jan 2011, 19:05

depois de usar o limpa vidros como solvente, nao quero outra coisa...
realmente nem se compara com agua ou alcool caseiro

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Brettas » 12 Jan 2011, 17:14

luiz carlos-f100 escreveu: Cobre bem, acabamento acetinado, mas como disse o Brettas, a secagem vai demorar um tiquinho, mas ficou bacana!

Imagem
Luiz,
A secagem é bem rápida, mas não tanto quanto as foscas.
Na minha opinião a única desvantagem é que pode soltar com máscaras. Resolvi esse problema aplicando verniz para dar firmeza a tinta.
Seria interessante verificar se isto ocorre quando se aplica um primer.
A outra grande vantagem é a limpeza do aerógrafo que eu faço com álcool comum. Super rápido e fácil!!!
Excelente tópico!
Um abraço!

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Brettas » 12 Jan 2011, 17:17

Mauricio Cordeiro escreveu:depois de usar o limpa vidros como solvente, nao quero outra coisa...
realmente nem se compara com agua ou alcool caseiro
No caso da acrilex acílica brilhante o álcool isopropílico é o recomendado e com a vantagem de ser extremamente fácil de limpar depois do uso, pois a tinta não agarra na agulha e a limpeza pode ser feita com álcool comum que eu guardo em vidro de adoçante dietético
Um abraço!

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor luiz carlos-f100 » 12 Jan 2011, 20:07

Brettas, realmente gostei no RJ, levou um tempinho pra secar, fica 1/2 pegajosa :sad:, fui obrigado a 2 camads apos uma lixada pra tirar o ´grosso `, mas no geral ficou bacana, to terminado, amanha posto fotos aqui.

Qto a mascara, neste kit não foi necessario usar, mas vou observar isso nos proximos :ok

Abcs
F 100

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Brettas » 12 Jan 2011, 21:05

luiz carlos-f100 escreveu:... fui obrigado a 2 camads apos uma lixada pra tirar o ´grosso...
Não entendi, ficou grossa a tinta?
Quando diluir a tinta, é importante usar uma peneira bem fininha, essas que se compra em casa de pintura, antes de usar no aerógrafo.
Eu preparo as tintas (no meu caso as RLMs), peneiro e depois guardo em frascos da própria acrilex, são ótimos, pois as tampas tem excelente vedação!

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor luiz carlos-f100 » 13 Jan 2011, 18:58

Brettas escreveu:
luiz carlos-f100 escreveu:... fui obrigado a 2 camads apos uma lixada pra tirar o ´grosso...
Não entendi, ficou grossa a tinta?
Quando diluir a tinta, é importante usar uma peneira bem fininha, essas que se compra em casa de pintura, antes de usar no aerógrafo.
Eu preparo as tintas (no meu caso as RLMs), peneiro e depois guardo em frascos da própria acrilex, são ótimos, pois as tampas tem excelente vedação!
Não.... entendi que a tinta ficou meio aspera :| ( de fato não coei ) da proxima vou coar, então tive de passar uma lixinha para uniformizar a superficie e nova camada, ai ficou bom!
F 100

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Mauricio » 13 Jan 2011, 22:16

Luiz, eu fiz os testes coando a tinta. A diferença é gritante!!
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

Joao_Carlos
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Mar 2014, 01:30

Re: Tintas alternativas

Mensagempor Joao_Carlos » 09 Abr 2014, 21:08

Boa noite pessoal.

Bem eu sou novato no hobby de modelismo, e por isso que pelo a ajuda de vocês, nem sei se estou no local correto, mas é que pesquisando no google sobre tintas achei esse tópico.

Bem vamos a pergunta.

No natal ganhei da minha namorada dois carros de F1 da Revell, uma Ferrari F2007 e uma BMW Sauber F1 Team, ela achou que já vinha pintado e era só montar, por isso que me deu.
Então agora vem minha dúvida, que tipo de tinta eu posso usar para pintar esses modelos (sei que aerógrafo é importante usar), pois onde moro não tem tinta especifica e acho que comprar as tintas para esses modelos ainda arriscado, já que nunca montei.
Então como disse achei esse tópico e gostaria a opnião de vocês, se essas tintas acrilex (vi uma vez usando acrilex fosca, mas era um modelo militar), dariam certo para pintar esses modelos e no final passaria um verniz brilhante, para dar um acabamento, bem similar ao real que tem um brilho próprio.

Obrigado e desde já me desculpe se estou no local errado.
João Carlos

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Tintas alternativas

Mensagempor yerrcastro » 09 Abr 2014, 22:53

Meu primeiro kit, depois de adulto, também ganhei da minha namorada (hoje minha esposa). Curiosamente, ainda está na fila de montagem. Esse vai ter um trabalho especial. :lol:

Caro João, preciso avisar que esse hobby vicia. Cuidado. Use com moderação. :666

Quando comecei, tentei usar as tintas da acrilex, só porque são baratas e não queria gastar muito dinheiro com isso. Hoje, se não fosse minha mulher controlando a entrada em casa de kits, tintas, acessórios e etc... :lmao:

Bom, voltando as tintas, eu nunca consegui me adaptar ao uso da acrilex, mas há colegas que conseguem. Talvez você tenha essa sorte ou habilidade, não sei. Porém, esses carros necessitam de um acabamento muito bom. Independente da tinta, é preciso pesquisar e praticar para chegar a um bom resultado. No seu lugar eu montaria a Ferrari primeiro e usaria tinta automotiva.

:ok
Henrique


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante