Conforme havia prometido, estou postando um passo a passo de como faço as bases para meus aviões.
Aqui estão os materiais:
1. Gesso
2. Base de madeira
3. Folha de plástico (essas de capa de encadernação)
4. Peneira
5. Copo
6. Colher

Risquei na folha de plástico o formato que eu queria.

Depois de misturar o gesso na água, apliquei sobre a folha de plástico no centro do desenho.
Mexendo a base de madeira eu procurei direcionar o gesso para tomar toda a área marcada.

Logo em seguida eu coloquei uma quantidade de gesso seco na peneira e apliquei sobre o gesso ainda úmido.

Dpois de aplicar com a peneira eu começei a jogar com os dedos pequenas quantidades de gesso seco sobre partes da base. A idéia é representar o chão de terra.

Agora eu espero secar um pouco e depois eu coloco o modelo sobre a base de gesso, desse forma eu tento representar um pouco o peso da aeronave sobre as rodas.
Concluída esta etapa, eu deixo o gesso secar até que toda a úmidade desapareça.

Depois de bem seco eu faço uma base de papel para colar embaixo do gesso e assim dar mais firmeza para o manuseio. Aqui usei o papel Canson 200gr.

Colado.

Agora é hora da pintura. Usei tintas Decorfix.

Resultado final.

Quem quiser pode colar sobre uma base de madeira ou até mesmo aplicar a grama. Nesse caso eu vou deixar assim mesmo. Muitos aeródromos, nessa ápoca, eram de grama ou terra.
Grande abraço a todos,
Brettas