P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB. Atualizado 04.08.2010

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Marcelo Campos
Plastimodelista
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2010, 19:51

P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB. Atualizado 04.08.2010

Mensagempor Marcelo Campos » 26 Jul 2010, 21:58

Caríssimos, boa noite a todos.

É com muita honra que inicio este tópico neste fórum.

Como principiante aqui, vou começar com algo bem simples. Um modesto projeto do P36 Curtiss Hawk 75 A3 FAB.

Um pequeno histórico:

Em meados de 1942 e com o advento da WWII, foram entregues ao Brasil, cerca de 10 unidades do P36.

Sediados em um primeiro momento na Base Aérea de Fortaleza, mais precisamente no AGRUPAMENTO DE AVIÕES DE ADAPTAÇÃO. As numerações iniciais das aeronaves não correspondiam com as matrículas adotadas, FAB - 1, FAB - 4, FAB - 10 por exemplo.

A vida deste caça foi muito curta devido a alguns acidentes e a falta de confiabilidade do equipamento. No final da década de 40, todos já estavam desativados.

O kit:

Por onde começo aqui. Descrever é muito simples. Monogram, alto relevo, injeção antiga (1977 creio eu), encaixes bons :-D . Mas também para por aqui. O interior do kit é paupérrimo...Nada, um vácuo total, além é claro da fugura do piloto :cry:

Para compensar este limbo de cockpit, providenciei um set de resina da Starfighter Decals Resin products. O set até que é bom mas o manual :bang: :bang: :bang: é uma tremenda :x :x :x . Pensando que o fabricante me desse alguma ajuda, escrevi um email solicitando mais clareza na montagem das peças do cockpit e o mesmo me informou que por ali dá muito bem para executar a montagem... Paciência :ordem:

Os decais a serem usados são os da FCM ref. 72-23 e os numerais do cowling provenientes de uma folha também FCM ref. 72-20.

A versão pretendida é o FAB - 10, cowling vermelho. As maiores dificuldades serão: a impressão da matrícula na cauda do mesmo e a montagem do cockpit.

Segue algumas fotos para matar um pouco a curiosidade do relatado até aqui. Lembro a todos que esta montagem será bem lenta uma vez que quero testar alguns produtos que assim que chegarem farei a devida apresentação. :ok

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se alguém possuir alguma imagen do interior desta aeronave, favor incluir aqui pois será de grande valia.

Obrigado a todos,

Marcelo 8)
Editado pela última vez por Marcelo Campos em 04 Ago 2010, 12:25, em um total de 1 vez.

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor luiz carlos-f100 » 26 Jul 2010, 22:05

Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 26 Jul 2010, 22:12, em um total de 1 vez.
F 100

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Mauricio » 26 Jul 2010, 22:11

Marcelo Campos escreveu:Se alguém possuir alguma imagen do interior desta aeronave, favor incluir aqui pois será de grande valia.
Marcelo, tem essa do painel...

http://uscockpits.com/Early%20Fighters/P-36A%20Hawk.JPG

Se eu achar mais alguma coisa posto aqui!

Abraços,

Mauricio
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

Marcelo Campos
Plastimodelista
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2010, 19:51

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Marcelo Campos » 26 Jul 2010, 22:34

Poxa vocês são rápidos no gatilhoe hein :ok . Valeu pelas imagens...
Já estou bolando alguma melhoria nas resinas...Esclarecedora a imagem do painel colorida...

Obrigado Luis e Maurício pela colaboração. Agora deve dar certo.

Marcelo :ok

Marcelo Campos
Plastimodelista
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2010, 19:51

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Marcelo Campos » 26 Jul 2010, 23:56

Caríssimos, por gentilza alguém pode, via MP, me enviar o link para o seguinte livro: DETAIL & SCALE VOL.61 EARLY P40s.

Será de grande ajuda...

Peço desculpa aos administradores do fórum pois não sei se posso fazer este tipo de mensagem.

Desde já agradeço a compreensão de todos.

Marcelo

Luft46
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 14 Jun 2010, 15:25

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Luft46 » 27 Jul 2010, 00:57

:D :D :D :D :D
Imagem

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Augusto » 27 Jul 2010, 14:46

Interessante, este é o antigo molde da Revell? Não conhecia este modelo.

Marcelo Campos
Plastimodelista
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2010, 19:51

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Marcelo Campos » 27 Jul 2010, 17:01

Caro Augusto, não sei se é o mesmo da Revell.

Hoje dei os primeiros passos, por assim dizer. Marquei alguns espaços que deverão ser suprimidos e vou testar as laterais do cockpit. Sem pressa e sem stress :ok

Uma ressalva: as peças em resina são extremamente finas e quebradiças. Para evitar maiores problemas, colei uma fita dupla face nas laterais para os devidos ajustes.

Luft valeu pelo profile. Segue abaixo os dois profiles que estou decidindo em fazer.

Imagem

Imagem

Mais tarde tem mais coisa...

Marcelo

PS: estes profiles foram retirados do único lugar que se tem algo sobre esta aeronave. O site acho que todos conhecem, é o do Rudnei Cunha.

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Júlio Urubu » 27 Jul 2010, 20:44

Tanta versão bonita pra fazer e vai escolhe essa mais sem graça ? :-P
Vade retro goiabão! :666

Marcelo Campos
Plastimodelista
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2010, 19:51

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Marcelo Campos » 28 Jul 2010, 00:24

Boa noite pessoal.

Dando início ao projeto, houve muito pouco o que fazer hoje. Estou um pouco debilitado em decorrência a um problema nas minhas costa e isto está me matando de dor :( .

Bom, aproveito e espero o Komet curar mais o verniz para continuar com os decais :ok

Com relação ao P36, comecei por testar as peças de resina para o cockpit. Nada demais, algumas partes foram eliminadas e as laterais assentadas com auxílio de fita dupla face scoth. Isto facilita o correto posicionamento das peças e marcação.

Segue algumas fotos do processo.

1 - estas primeiras fotos mostram em vermelho, o que deverá ser suprimido deste kit para assentar as lateriais de resina.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

2 - aqui um teste com as laterais. Nada demais, a fita dupla face ajuda e muito a marcação do local correto das peças.

Imagem
Imagem

3 - um dry fit com a parte traseira das metralhadoras do cowling

Imagem
Imagem

POr enquanto é só, amanhã se melhorar faço mais alguma coisa...

Um abraço a todos,

Marcelo :ok

Marcelo Campos
Plastimodelista
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2010, 19:51

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Marcelo Campos » 28 Jul 2010, 00:29

Júlio Urubu escreveu:Tanta versão bonita pra fazer e vai escolhe essa mais sem graça ? :-P
Júlio, para montar FAB que outra versão vc sugere? Outra coisa, esta versão foi sediada aqui em Fortaleza em 42. Seria outra razão para montá-la.

Mostre um profile deste avião FAB mais bacana que posso até mudar. Não há nada definido ainda...

Valeu, MArcelo

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Júlio Urubu » 28 Jul 2010, 00:39

MArcelo, é só gozação :)

P-36 da FAB é sem graça mesmo, sem possibilidade de evolução :-P

Gosto dos finlandeses e dos Vichi. O meu será Finlandia, com certeza :-D

Imagem

Imagem
Vade retro goiabão! :666

Marcelo Campos
Plastimodelista
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2010, 19:51

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB.

Mensagempor Marcelo Campos » 28 Jul 2010, 09:45

Eu sei mestre Júlio :-D

O finlandes é show...bem bacana! o outro parece uma alegoria de carnaval, enfeitado demais.

Vou tocando a ficha por aqui.

Um abraço, Marcelo :ok

Marcelo Campos
Plastimodelista
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2010, 19:51

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB. Atualizado 04.08.2010

Mensagempor Marcelo Campos » 04 Ago 2010, 12:43

Pessoal, tudo bem? Bom, após ser acometido por uma lesão muscular nas costas desde a semana passada, segue o pequeno progresso que fiz no P36.

Não foi muita coisa mas daqui a pouco eu fecho o pastel. Todas as peças receberam uma demão de primer Mr. Surface 1000 diluído, acreditem ou não,em álcool isopropílico. Parece loucura mas assim que recebi o primer, fiquei decepcionado com a notícia de que o diluente seria o thinner automotivo, o qual não posso nem passar perto.

Como sou teimoso e observando a linha de tintas desenvolvidas pelos nossos colegas nipônicos, resolvi testar a diluição com o dito álcool.

Comecei usando o diluente da hobbycores, que nada mais é que isopropanol. Então, chegando a uma proporção de 1 de primer para 3 de diluente,consegui uma camada uniforme e o melhor, secagem rápida e excelente aderencia.

Seguem as fotos abaixo:

Imagem
Imagem
Imagem

A caixa dos mapas assim como outras áreas ainda sofrerão ajustes.

Valeu por acompanharem, Marcelo

Luft46
Plastimodelista
Mensagens: 49
Registrado em: 14 Jun 2010, 15:25

Re: P36 Curtiss Hawk. Monogram 1/72. FAB. Atualizado 04.08.2010

Mensagempor Luft46 » 05 Ago 2010, 13:15

Pintura bonita? 8)
http://forum.axishistory.com/viewtopic. ... 9&t=136508

http://www.histaviation.com/Curtiss_Hawk_75.html


During campaigns in Norway and France, the Luftwaffe captured an unknown number of Curtiss H75A fighters. At least six of these aircraft were sent directly to Rechlin for testing. Other Curtiss fighters were assigned to III./JG 77, which, following the campaign in Norway was based at Döberitz to protect the capital. The newly-formed 7. Staffel flew the Curtiss fighters as operational aircraft in September and October 1940. Their value as combat aircraft was virtualy nil, however, as the lack of ammunition belts for the aircraft's machine-guns prevented them from being armed. In early November 1940, therefore, 7. Staffel re-equiped with the BF 109E-7. After the failure of the experiment of using the aircraft as an operational type, a handful were transferred to the Replacement Training Fighter Gruppe in Merseburg and to JFS 1, a fighter training school based in Werneuchen. The bulk of captured Curtiss fighters were sold to Finland in the second half of 1941. Our photograph depicts one of the Curtiss H75A fighters sent to JFS 1 in Werneuchen. When the photoghraph was taken is unknown. Note the previously unidentified ''Walking Stick and Top Hat'' emblem. This emblem was used by JFS 1, however only a few of the school's aircraft are known to have worn it in 1941 (Ar 96 and Bf 109D). Unfortunately, no further information concerning the origins or significance of the emblem has so far come to light. To date, only one Curtiss H75A, coded +68 is known to have been at Werneuchen, the information coming from a pilot's logbook.

Imagem

Imagem

:drink:


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante