Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mensagempor Pelliccione » 11 Jun 2010, 00:07

Então, respondendo à proposta sensata, e aproveitando que esse projeto é um sobrevivente "morto-vivo" de um groupbuild da WK, está (re)lançada a pedra fundamental.

Empaquei na montagem exatamente por não achar a cor adequada pra pintar o carro, além de até agora não conseguir a folha de decal para imprimir o que quero (a explicação vem um pouco adiante). O problema da tinta já foi resolvido pelo Augusto, que fez a gentileza de importar para mim a cor exata da Life Color.

Imagem

O modelo é simples, vem em 1 sprue apenas, e traz alguns detalhes simplificados naquele esquema de miniaturas para wargames da Italeri. Mais, no geral, fica um modelo bem simpático.

O sprue:
Imagem

Visto do outro lado:
Imagem

O principal problema desse kit são os pneus, que vêm lisos. Os pneus utilizados no veículo real tinham ranhuras bem carcterísticas:
Imagem

O kit da Italeri apresenta 4 alternativas em sua folha de decais:
Imagem
Imagem

A idéia era fazer o veículo de número 15, o da ilustração da tampa da caixa, maaaaaaaaassss... o 15 usava os tais pneus que não vêm no modelo.
Pesquisando na web, porém, descobri que o veículo 14, da mesma unidade, usava outro tipo de pneu:
Imagem

E esse outro tipo, com outras ranhuras, está presente no modelo do Autoblinda AB 43, da Italeri - e eu tenho esse modelo. :-D A idéia então passou a ser: copiar em resina ou Jet os pneus do AB 43 e fazer o veículo 14. E pra isso eu preciso imprimir em laser os decais com o número 14, e vou correr atrás de uma folha de decal para impressoras com fundo transparente.

Minha principal referência é um PDF bem compilado que baixei de um fórum de modelismo italiano (Modelismo Piú):
Imagem

O PDF tem histórico, fotos, fotos do interior, profiles, etc. Pra quem pretende montar um AB 40, 41 ou 43, vale a pena baixar:
http://www.easy-share.com/1910892840/Au ... 1_e_43.pdf

Depois posto as fotos que já tenho da montagem, até onde ela parou.

CK
Plastimodelista
Mensagens: 162
Registrado em: 04 Jan 2007, 11:29
Localização: Petrópolis/RJ

Re: Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mensagempor CK » 11 Jun 2010, 10:08

Grande achado esse PDF...justamente o que eu estava precisando! :D :D

Obrigado por compartilhar e boa montagem no seu AB ;)

[]s

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mensagempor Augusto » 11 Jun 2010, 16:35

Se eu soubesse que o pneu do Italeri é liso, teria feito uma cópia dos da Extratech, que pelo menos tem os frisos. :roll:

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mensagempor Pelliccione » 11 Jun 2010, 21:32

Sem galho, Augusto. Já tinha planos de usar cópias dos pneus do AB 43 antes de iniciar a montagem do kit.

Que bom que o PDF ajudou, CK. A intenção é exatamente esta. :D

Bem, continuando, fotos da montagem:

O primeiríssimo passo, a montagem do chassis (são 2 peças) e uma noção do tamanho do modelo.
Imagem

Logo após, passei para a montagem da estrutura superior. Aqui apenas as laterais estão coladas, o resto está no dry-fit.
Imagem
Imagem

E aqui já com tudo colado (exceto o "tampo") e com uma mão de tinta Hobby branca a pincel no interior
Imagem

Daqui a pouco tem mais fotos!

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mensagempor Pelliccione » 13 Jun 2010, 03:36

Continuando...

O casco praticamente pronto. Apesar de todos os testes de encaixe, é uma montagem capciosa.
Vejam a quantidade de frestas...
Imagem

Pra fechar essas avenidas, recorri ao sprue fino e cola líquida, e depois, quem sabe, putty.
Imagem
Imagem

E do outro lado, outra trincheira fechada.
Imagem

Em paralelo, iniciei a montagem da torre, adicionando a escotilha.
Imagem

Logo mais tem mais.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mensagempor Augusto » 14 Jun 2010, 14:22


João Bosco N Mendes
Plastimodelista
Mensagens: 2602
Registrado em: 29 Abr 2009, 19:34

Re: Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mensagempor João Bosco N Mendes » 14 Jun 2010, 22:35

:ordem: Viva! Salve! Milagre! Mais alguém, além do Sr. Presidente e do Cel. Paulo, resolveu demonstrar, step-by-step, a montagem de um kit de militaria 1/72!

Aleluia Gretchen!

João Bosco

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72

Mensagempor Pelliccione » 15 Jun 2010, 01:59

Esse set da Mr. Panzer é uma boa, mas estou momentaneamente impossibilitado de pedir algo lá de fora. :cry:
Justamente na época das vendas de aniversário da LM! :bang:

Talvez, quem sabe, mês que vem...
Ainda vou tentar replicar os pneus do AB 43, ao menos ganharei experiência em cópias.


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante