Base com terreno do norte da África
-
- Plastimodelista
Base com terreno do norte da África
Recentemente comprei algumas molduras para fazer bases para exposição de modelos. Encontrei em uma galeria que liga as ruas Siqueira Campos e Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, próxima à estação do Metro.
A moldura é em madeira maciça (parece ser pinho) e o fundo é Duratex. Há diversos tamanhos e são muito baratas (de R$1,50 a R$7,00).
Para expor um Wespe na 1/72, escolhi a base abaixo:
Inicialmente tingi a moldura com um corante para madeira a base de água, usando pincel, apenas duas demãos para não escurecer demais. Não envernizei, deixando o acabamento fosco.
O passo seguinte foi isolar a parte interna com verniz para não empapar a madeira e colocar alguns pedaços de madeira e plástico para encher espaço e diminuir a quantidade de massa a ser aplicada. Aí surge uma idéia: colocar imãs e, depois da base pronta, colar uma chapinha metálica no fundo ou lagartas do modelo. Ainda irei testar a idéia:
Em seguida mascarei a moldura com fita crepe azul da 3M e preenchi a base com massa corrida acrílica Suvinil, sobra da pintura do apartamento, alizando a superfície com uma régua.
Durante a secagem o material retrai, havendo necesidade de preenchimento e retoque. Sulcos, marcas e modelagem podem ser feitos durante a fase de endurecimento da massa.
Agora vem a imitação do terreno. Para simular terra, nada melhor que.......TERRA, mas buscando a escala da vinheta. Usei areia de construção (areia lavada) peneirada
e misturada com terra de Brasília, que é um pó muito fino (peguei no play-ground quando cuidava do meu neto na SQS 115). Nesse ponto usei o modelo pronto para fazer as marcas das lagartas no solo.
Depois de espalhada a mistura sobre a base, encostei um conta-gotas com água + cola branca e, cuidadosamente molhei toda a mistura para agregar.
Depois de seco, repeti o processo, dessa vez nuances de tinta acrílica de artesanato(usei Mural Color, mas qualquer outra serviria)
Os tufos de vegetação agreste e seca foram feitos com aquelas bases de arranjos florais raladas com ralador de queijo e os pedaços misturados em tinta acrílica.
Ao final, com pouco trabalho e pouco gasto o resultado.
A moldura é em madeira maciça (parece ser pinho) e o fundo é Duratex. Há diversos tamanhos e são muito baratas (de R$1,50 a R$7,00).
Para expor um Wespe na 1/72, escolhi a base abaixo:
Inicialmente tingi a moldura com um corante para madeira a base de água, usando pincel, apenas duas demãos para não escurecer demais. Não envernizei, deixando o acabamento fosco.
O passo seguinte foi isolar a parte interna com verniz para não empapar a madeira e colocar alguns pedaços de madeira e plástico para encher espaço e diminuir a quantidade de massa a ser aplicada. Aí surge uma idéia: colocar imãs e, depois da base pronta, colar uma chapinha metálica no fundo ou lagartas do modelo. Ainda irei testar a idéia:
Em seguida mascarei a moldura com fita crepe azul da 3M e preenchi a base com massa corrida acrílica Suvinil, sobra da pintura do apartamento, alizando a superfície com uma régua.
Durante a secagem o material retrai, havendo necesidade de preenchimento e retoque. Sulcos, marcas e modelagem podem ser feitos durante a fase de endurecimento da massa.
Agora vem a imitação do terreno. Para simular terra, nada melhor que.......TERRA, mas buscando a escala da vinheta. Usei areia de construção (areia lavada) peneirada
e misturada com terra de Brasília, que é um pó muito fino (peguei no play-ground quando cuidava do meu neto na SQS 115). Nesse ponto usei o modelo pronto para fazer as marcas das lagartas no solo.
Depois de espalhada a mistura sobre a base, encostei um conta-gotas com água + cola branca e, cuidadosamente molhei toda a mistura para agregar.
Depois de seco, repeti o processo, dessa vez nuances de tinta acrílica de artesanato(usei Mural Color, mas qualquer outra serviria)
Os tufos de vegetação agreste e seca foram feitos com aquelas bases de arranjos florais raladas com ralador de queijo e os pedaços misturados em tinta acrílica.
Ao final, com pouco trabalho e pouco gasto o resultado.
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.
I may not be good, but I am slow...
-
- Plastimodelista
Re: Base com terreno do norte da África
Parabéns, excelente trabalho de muita ajuda.
Abraço.
Abraço.
-
- Plastimodelista
Prezado Paulo,
Uma verdadeira aula de como fazer dioramas de qualidade com baixo custo de material.
Rodrigues
Uma verdadeira aula de como fazer dioramas de qualidade com baixo custo de material.
Rodrigues
-
- Plastimodelista
Meu prezado coronel, não sabia que o Sr. tinha o dom de dar aulas e macetes de como fazer bases. Parabéns !
João Bosco
João Bosco
-
- Plastimodelista
Show!!
ps. O Hack vai dizer que isso tudo é gambiarra!
ps. O Hack vai dizer que isso tudo é gambiarra!
Tarkus
Eu costumo fazer diferente, mas esta é uma ótima opção!
Obrigado Paulo!
Um abraço,
Brettas
Obrigado Paulo!
Um abraço,
Brettas
-
- Plastimodelista
Que beleza, Paulo!!Paulo do Rio escreveu:... Ao final, com pouco trabalho e pouco gasto...
Acredito que essse seja o bom e velho espírito do plastimodelismo! Apesar de muitas pessoas acharem que plasti só se faz com insumos e ferramentas caríssimos, fora do alcance da maioria dos plastimodelistas em potencial, aí está a prova viva que eles estão errados!!
Um grande abraço!!
Mauricio
Abraços,
Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!
Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!
-
- Plastimodelista
Aos amigos que apreciaram e comentaram, nossos agradecimentos.
Atenção João Bosco!! foi a segunda base que fiz. A anterior, de gesso, está sumida, mas vou procurá-la para postar aqui.
Atenção João Bosco!! foi a segunda base que fiz. A anterior, de gesso, está sumida, mas vou procurá-la para postar aqui.
-
- Plastimodelista
Show Coronel!
-
- Plastimodelista
Oi Brettas.Brettas escreveu:Eu costumo fazer diferente, mas esta é uma ótima opção!
Obrigado Paulo!
Um abraço,
Brettas
Arranje um tempinho e mostre como você faz as bases. Vamos todos trocar figurinahas e agitar esse forum.
Paulo
-
- Admin.
-
- Plastimodelista
O Sr. ainda gosta de figurinhas e agitação? Isso me traz boas recordações.Paulo do Rio escreveu:Oi Brettas.Brettas escreveu:Eu costumo fazer diferente, mas esta é uma ótima opção!
Obrigado Paulo!
Um abraço,
Brettas
Arranje um tempinho e mostre como você faz as bases. Vamos todos trocar figurinahas e agitar esse forum.
Paulo
Paulo,Paulo do Rio escreveu:Oi Brettas.Brettas escreveu:Eu costumo fazer diferente, mas esta é uma ótima opção!
Obrigado Paulo!
Um abraço,
Brettas
Paulo
Desculpe a demora em responder.
Vou fazer uma base, fotografar os detalhes e posto aqui em breve.
Um abraço,
Brettas