Página 1 de 1

DIORAMAS

Enviado: 24 Mai 2010, 11:19
por cleisonaero
COMO É QUE FAZ EFEITO DE MAR EM DIORAMA SE POSSIVEL POSTAR FOTOS DO ASSUNTO?

Re: DIORAMAS

Enviado: 24 Mai 2010, 13:26
por Giordano
Este trabalho fiz com um amigo, Luciano Barbosa.

Veja se consegue abrir...

http://www.facebook.com/profile.php?id= ... 1063297342

..."A base foi feita com moldura para quadro, um “fundo” onde foi usado um pedaço de compensado fino, gêsso, resina com corante para simular a água, tinta acrílica, serragem colorida para simular a vegetação, madeira balsa e fita crepe para simular as bagagens, linha 10 tingida para o cabeamento, sprue e tiras de plástico fino para o peer, 2 figuras 1/72 e 1 automóvel na escala HO.
A bóia e o barco foram feitos em Vacum-Form. A matriz da bóia foi o cabo de uma chave de fenda e a do barco, o próprio. Primeiro foi feita a estrutura com a moldura de quadro. Os cantos foram serrados num gabarito metálico de 45 graus e colados com Super-Bonder. Depois foi medida a área interna da moldura e serrado o compensado adequadamente para fazer o fundo, que por sua vez também foi colado com Super-Bonder e reforçado em toda a volta com cola branca para “isolar” qualquer tipo de vazamento na hora de aplicar a resina. Esse processo é um pouco demorado, pois é preciso que a cola branca seque completamente. Eu acelerei a secagem usando um secador de cabelo na sua maior potência.
Logo depois foram pregadas algumas taxinhas no compensado para servirem de aderência ao gêsso, que foi aplicado numa consistência pastosa, sendo moldado com as pontas dos dedos e com palitos (tipo espetos) apontados, simulando a parte rochosa e de terra. Nessa fase é importante calcular o caimento adequado da terra em relação a água, de preferência gradativo. Nesta fase foi feita a pintura completa do peer, das rochas, da terra e do fundo, tudo a pincel com tinta acrílica.
Preparamos o “assentamento” do modelo no fundo da base, usando algum lastro de sprue, tomando cuidado para que na camada final de resina, os flutuadores ficassem com a sua linha d’água alinhada pela superfície da resina. Calculada a altura adequada para os flutuadores em relação a superfície, o modelo foi colado no lastro de sprue que por sua vez foi colado na base com Super-Bonder e logo a seguir foi despejada a primeira camada de resina, numa coloração mais densa, simulando uma maior profundidade da água.
Nesta fase, a base ficou ligeiramente inclinada para a parte mais “profunda” e na medida que foi catalizando, despejamos a segunda camada de resina, desta vez numa coloração bem mais clara e transparente para simular a parte mais rasa da água. Nesta fase, fomos misturando uma resina na outra com um palito (espeto para churrasco ou comida japonesa) para simular um degradé da parte mais rasa para a parte mais profunda. Depois de catalizada a resina, preparamos o barco, a bóia e todo o cabeamento que ficaria em parte submerso. Nesse momento foi despejada a última camada de resina, numa coloração também bem mais clara e transparente, distribuída por igual por toda a área de água. Na medida que ia catalizando e até quase o final da catalização, iamos passando a ponta do palito pela superfície, em várias direções, para simular as ondas e todo o movimento da água em direção à terra. Nesta fase a base ficou apoiada numa superfície completamente horizontal para a última camada de resina catalizar paralela à moldura.
A espuma das ondas foi feita com massa corrida para parede diluída com água e aplicada com pincel.
O próximo passo foi colar com cola branca e Super-Bonder o restante do cabeamento, as bagagens, as figuras e o automóvel que já estavam montados e pintados.
No caso do cabeamento, durante a aplicação no modelo como no peer, as linhas foram molhadas, depois de tingidas, numa solução de água com cola branca. Isso torna mais fácil a “moldagem” dos cabos, posicionando-os corretamente e dando o peso e o caimento certo do modelo para o peer.

Imagem

:ok

Re: DIORAMAS

Enviado: 24 Mai 2010, 15:05
por cleisonaero
OBRIGADO GIORDANO.
EU SOU NOVO NO ASSUNTO
SOU PRATICANTE DE MODELISMO RC, E ESTOU COMEÇANDO A GOSTAR DE PLASTIMODELISMO
PRECISAR DE ALGUMA COISA ESTOU A DISPOSIÇÃO.