BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
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BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
E vamos lá. Fabricante novo na área, a empresa sediada em Taiwan apresentou até agora 2 kits; o VM-35001 é um canhão 75mm e o VM-35002 é esse aqui:
HISTÓRICO
O BA-64B foi o resultado do aperfeiçoamento do BA-64, eliminando o problema de tendência ao capotamento em terreno acidentado apresentado pelo modelo inicial. O projeto foi inspirado no alemão SdKfz 222 e aproveitou o chassis do jipe GAZ-67B. Usava chapas blindadas variando de 4 a 15mm.
Na pequena torre uma metralhadora DT calibre 7,62mm com giro de 360° e grande ângulo de elevação tornava-o extremamente apto para operações de combate em localidade. Foi também muito usado por unidades de reconhecimento e como reforço de fogos em apoio a unidades de Infantaria.
No reduzido espaço interno operavam 2 tripulantes: o motorista e o comandante do carro, que também operava a metralhadora.
Operou em todas as frentes de combate do Exército Russo na 2ª Guerra Mundial e, após o conflito, também na Polônia, Alemanha Oriental e Tchecoslováquia. Em menor número também foi usado na China e Coréia do Norte.
O KIT
Todas as peças vêm embaladas em sacos plásticos resistentes. A caixa é de papelão corrugado, resistente e tem tampa, protegendo contra a possível perda de peças que acontece nas caixas com aberturas laterais. Não há transparências nem PE.
Os pneus são injetados separadamente das rodas, facilitando o trabalho de pintura. O casco é composto de duas peças, com bom encaixe.
As ferramentas são peças separadas, detalhadas e bem injetadas.
As demais peças vêm em 2 árvores, plástico verde claro, sem rebarbas, com todas as marcas de ejeção internamente, facilitando muito a montagem.
Os decais, acondicionados e protegidos em saco plástico, permitem a montagem de 7 versões. Não há identificação do fabricante e as inscrições são todas brancas, impressas em fundo branco, dificultando o recorte. Marcas mais antigas e famosas também apresentam decais dessa forma.
O folheto de instruções (8 páginas redigidas em Inglês) é bem impresso e usa o sistema consagrado de "visão explodida" para orientar a montagem. A indicação das peças mostra em qual árvore ela se encontra.
Não há indicação de cores relacionada a fabricantes , FS, RLM, RLA ou que tal. As cores são indicadas genericamente; russian green, olive drab, flat black, metallic grey, flat white, tire black, gun metal, silver.
Parece-me que será uma montagem tranquila e aguardo lançamentos desse fabricante. O preço é convidativo, mesmo aqui no Brasil. O meu foi comprado com o Sérgio Lisboa.
HISTÓRICO
O BA-64B foi o resultado do aperfeiçoamento do BA-64, eliminando o problema de tendência ao capotamento em terreno acidentado apresentado pelo modelo inicial. O projeto foi inspirado no alemão SdKfz 222 e aproveitou o chassis do jipe GAZ-67B. Usava chapas blindadas variando de 4 a 15mm.
Na pequena torre uma metralhadora DT calibre 7,62mm com giro de 360° e grande ângulo de elevação tornava-o extremamente apto para operações de combate em localidade. Foi também muito usado por unidades de reconhecimento e como reforço de fogos em apoio a unidades de Infantaria.
No reduzido espaço interno operavam 2 tripulantes: o motorista e o comandante do carro, que também operava a metralhadora.
Operou em todas as frentes de combate do Exército Russo na 2ª Guerra Mundial e, após o conflito, também na Polônia, Alemanha Oriental e Tchecoslováquia. Em menor número também foi usado na China e Coréia do Norte.
O KIT
Todas as peças vêm embaladas em sacos plásticos resistentes. A caixa é de papelão corrugado, resistente e tem tampa, protegendo contra a possível perda de peças que acontece nas caixas com aberturas laterais. Não há transparências nem PE.
Os pneus são injetados separadamente das rodas, facilitando o trabalho de pintura. O casco é composto de duas peças, com bom encaixe.
As ferramentas são peças separadas, detalhadas e bem injetadas.
As demais peças vêm em 2 árvores, plástico verde claro, sem rebarbas, com todas as marcas de ejeção internamente, facilitando muito a montagem.
Os decais, acondicionados e protegidos em saco plástico, permitem a montagem de 7 versões. Não há identificação do fabricante e as inscrições são todas brancas, impressas em fundo branco, dificultando o recorte. Marcas mais antigas e famosas também apresentam decais dessa forma.
O folheto de instruções (8 páginas redigidas em Inglês) é bem impresso e usa o sistema consagrado de "visão explodida" para orientar a montagem. A indicação das peças mostra em qual árvore ela se encontra.
Não há indicação de cores relacionada a fabricantes , FS, RLM, RLA ou que tal. As cores são indicadas genericamente; russian green, olive drab, flat black, metallic grey, flat white, tire black, gun metal, silver.
Parece-me que será uma montagem tranquila e aguardo lançamentos desse fabricante. O preço é convidativo, mesmo aqui no Brasil. O meu foi comprado com o Sérgio Lisboa.
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
...excelente,Paulo...valeu pela cobertura...simples e muito objetiva!
Abs.
Luiz.
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Obrigado! Falei ao Rodrigues para aproveitar bem aquele "farolzão".
Abraço
Paulo
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Tô de volta após alguma pesquisa, coleta de fotos, picotadas, lixadas e colagens.
A primeira observação é que no meu kit não vieram aquelas peças brancas que aparecem nas fotos do modelo que o Rodrigues está montando.
Outra observação é que o plástico não é tão bom de trabalhar como imaginei. Lembra um pouco os "short run" do Leste europeu (impressão minha).
Consultei um extenso e detalhado review no Perth Military e o autor mostra que o encaixe entre pneu e roda não é perfeito, em função da dimensão do ressalto existente na roda em relação ao encaixe correspondente existente no pneu. Ou seja, o ajuste deve ser perfeito, assim:
e não assim, como vem no kit:
Para corrigir, ele recomenda que, com lâmina, se reduza o ressalto e cave um espaço na roda, assim:
.
Confesso que não tive saco para tal e tentei resolver de outro modo, lixando manual e cuidadosamente o pneu com um esmeril cônico até obter o encaixe. Funcionou:
Há muitas pequenas peças para pintura a pincel e detalhamento.
Até agora, resumidamente, desgastei a banda de rodagem dos pneus para tirar o brilho e simular desgaste, evitando o aspecto de comercial da Pirelli.
O pneu escolhido para estepe (o que está "de pé" na foto acima) sofreu um desgaste maior para aproximar-se a este aqui:
Preparei e colei algumas peças do casco, pára-lamas, portas e a caixa de transmissão ( o kit não vem com motor). Iniciei também o trabalho no chassis.
A pesquisa mostra alguns detalhes interessantes do interior em um veículo recuperado:
Esta foto (abaixo) mostra a posição do volante, à esquerda, preso ao painel, mas a cadeira do motorista fica em posição central. Interior branco, mas as portas pintadas na cor verde do exterior. No ponto onde o eixo cardã sai da caixa de transmissão, pode-se ver abertura no assoalho do carro, que era coberta com uma lona ou oleado (tarpaulin no original em Inglês).
Por ora, é só.
"Pouco se me dá que a azêmola claudique; o que me apraz é acicatá-la"
A primeira observação é que no meu kit não vieram aquelas peças brancas que aparecem nas fotos do modelo que o Rodrigues está montando.
Outra observação é que o plástico não é tão bom de trabalhar como imaginei. Lembra um pouco os "short run" do Leste europeu (impressão minha).
Consultei um extenso e detalhado review no Perth Military e o autor mostra que o encaixe entre pneu e roda não é perfeito, em função da dimensão do ressalto existente na roda em relação ao encaixe correspondente existente no pneu. Ou seja, o ajuste deve ser perfeito, assim:
e não assim, como vem no kit:
Para corrigir, ele recomenda que, com lâmina, se reduza o ressalto e cave um espaço na roda, assim:
.
Confesso que não tive saco para tal e tentei resolver de outro modo, lixando manual e cuidadosamente o pneu com um esmeril cônico até obter o encaixe. Funcionou:
Há muitas pequenas peças para pintura a pincel e detalhamento.
Até agora, resumidamente, desgastei a banda de rodagem dos pneus para tirar o brilho e simular desgaste, evitando o aspecto de comercial da Pirelli.
O pneu escolhido para estepe (o que está "de pé" na foto acima) sofreu um desgaste maior para aproximar-se a este aqui:
Preparei e colei algumas peças do casco, pára-lamas, portas e a caixa de transmissão ( o kit não vem com motor). Iniciei também o trabalho no chassis.
A pesquisa mostra alguns detalhes interessantes do interior em um veículo recuperado:
Esta foto (abaixo) mostra a posição do volante, à esquerda, preso ao painel, mas a cadeira do motorista fica em posição central. Interior branco, mas as portas pintadas na cor verde do exterior. No ponto onde o eixo cardã sai da caixa de transmissão, pode-se ver abertura no assoalho do carro, que era coberta com uma lona ou oleado (tarpaulin no original em Inglês).
Por ora, é só.
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Editado pela última vez por Paulo do Rio em 28 Mai 2010, 19:43, em um total de 1 vez.
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Prezado Paulo,
Tá ficando muito bom. Essa disputa além de saudável vai ser bem legal.
Vou fazer um farol pra vc tbm meu amigo.
Abração
Rodrigues
Tá ficando muito bom. Essa disputa além de saudável vai ser bem legal.
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Tovaritch!
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Além da montagem, acrescenta mais um monte de referências, bom trabalho.
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Na Zdorovia... !!Paulo do Rio escreveu:Tovaritch!
Abraços,
Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!
Mauricio
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Essa Vision, e mais um fabricante chines ou é leste europeu?
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Pelo que o Paulo postou, é de Taiwan.Augusto escreveu:Essa Vision, e mais um fabricante chines ou é leste europeu?
Abraços,
Mauricio
Abraços,
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Confere!Mauricio escreveu:Pelo que o Paulo postou, é de Taiwan.Augusto escreveu:Essa Vision, e mais um fabricante chines ou é leste europeu?
Abraços,
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Continuando.
Primer (Mr. Surfacer 1200 diluído com thinner automotivo) no interior. As áreas de contato a serem coladas mais adiante foram protegidas com Máscara Líquida Acrilex.
Aí estão os pneus na cangalha, prontos para receber a pintura:
Enquanto secavam os pneus, usei o calor de um bastão de incenso para simular um amassado na ponta de um pára-lamas. Antes, afinei o plástico com lixa.
E agora a simulação da lataria amassada:
Finalmente os pneus prontos:
Continuamos a montagem. Outras fotos mais tarde.
Primer (Mr. Surfacer 1200 diluído com thinner automotivo) no interior. As áreas de contato a serem coladas mais adiante foram protegidas com Máscara Líquida Acrilex.
Aí estão os pneus na cangalha, prontos para receber a pintura:
Enquanto secavam os pneus, usei o calor de um bastão de incenso para simular um amassado na ponta de um pára-lamas. Antes, afinei o plástico com lixa.
E agora a simulação da lataria amassada:
Finalmente os pneus prontos:
Continuamos a montagem. Outras fotos mais tarde.
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
Prezado Paulo,
Tô gostando do trabalho.
Rodrigues
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Re: BA-64 B Carro Blindado Russo - Vision Models - 1:35
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