P-40 M/N Academy 1/72 (finalizado)

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Augusto » 14 Mar 2013, 09:53

Ricardo,

O primer foi Mr. Surfacer, tem melhor?

Future é a melhor coisa para se colocar decal, sabendo usar ele conforma direitinho e não há possibilidade humana de dar silvering. Por que o meu deu? Porque a besta aqui olhou aquelas pás de hélice tão lisinhas e pensou, Ah! nem vai precisar do future. :bang:

Já apliquei mascara sobe decal protegido com future nem sei quantas vezes, nunca deu problema. A diferença é que desta vez ao invés de fita Tamiya usei uma chamada Kamoi tape, um material muito semelhante mas de cor mais clara. Aprendi, da forma mais difícil, que a cola desta Kamoi é muito mais forte que a da Tamiya.

Quanto a questão da future no canopy, também estou inclinado a abandonar esta prática, já me deu inúmeros problemas.

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 14 Mar 2013, 10:14

Augusto escreveu:Ricardo,

O primer foi Mr. Surfacer, tem melhor?

Future é a melhor coisa para se colocar decal, sabendo usar ele conforma direitinho e não há possibilidade humana de dar silvering. Por que o meu deu? Porque a besta aqui olhou aquelas pás de hélice tão lisinhas e pensou, Ah! nem vai precisar do future. :bang:

Já apliquei mascara sobe decal protegido com future nem sei quantas vezes, nunca deu problema. A diferença é que desta vez ao invés de fita Tamiya usei uma chamada Kamoi tape, um material muito semelhante mas de cor mais clara. Aprendi, da forma mais difícil, que a cola desta Kamoi é muito mais forte que a da Tamiya.

Quanto a questão da future no canopy, também estou inclinado a abandonar esta prática, já me deu inúmeros problemas.
Augusto,

Eu também uso o Mr. Surface e acredito que não haja um melhor. Nesse caso sou obrigado a concordar que o problema deve ter sido a fita mesmo. Até quando eu uso fita Tamiya, primeiro eu enfraqueço a cola dela na mão antes de usá-la sobre a tinta, sempre ha o risco do primer não ter aderido bem em algum lugar e a fita arrancar tinta. E quanto a decalque eu nem cogito isso, a probabilidade de arrancar um pedaço é muito grande para eu arriscar. Quando eu preciso pintar ao redor de um decalque colado, ou eu o protejo com papel ou colo um decalque velho sobre ele com a goma virada para cima, depois é só tirar com um pincel molhado.

Abs,

Ricardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor meianoite2 » 14 Mar 2013, 12:33

Marco Tullio,
Eu não tenho boas recordações do verniz da Humbrol.
Amarelou com o tempo (e não foi muito, um ou dois anos). Não sei se foi culpa do solvente (água raz) que usei...

Ricardo,
Renaissance? O que é??

Abraços!
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Augusto » 14 Mar 2013, 12:56

Mas veja se não é estranho

Tinham primer, tinta, future como verniz, outra camada de future sob o decal, e mais uma camada de future sobre o decal. A fita arrancou o decal junto com todo o future, o que ficou aparecendo foi a tinta fosca. :o

Então não foi exatamente o decal que saiu, mas sim as 3 camadas de future. Isso nunca tinha acontecido

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor meianoite2 » 14 Mar 2013, 14:41

Comigo já aconteceu coisa semelhante, só não era Future, era verniz acrílico.
Meu principal suspeito é gordura de dedo. O tipo da coisa que pode grudar na superfície sem a gente perceber (ou conseguir limpar direito) e prejudicar a adesão do verniz, Future, cola de decal, etc.

Só uma opinião ....
:!?!:
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Augusto » 14 Mar 2013, 15:29

Pode ser, eu tenho a pele muito oleosa e isso sempre me trás problemas.

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2733
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Mobi » 14 Mar 2013, 15:53

Aconteceu isso comigo com um decalque de um carro de rali que foi pintado com tinta automotiva, com algumas camadas de verniz sobre a tinta, o decalque e outras camadas de verniz por cima do decalque.

Precisei dar um retoque na pintura, colei fita Tamiya para isolar uma área com decalque que ficava próxima, quando eu tirei, veio todo o pedaço do decalque que estava por baixo da fita!

O curioso é que a outra parte de decalque que não saiu com a fita, não saiu de jeito nenhum! Só lixando! Ficou tão ruim que eu comprei outra carroceira e fiz tudo do zero novamente :bang:

Depois disso eu nunca mais coloquei fita de isolamento sobre decalque aplicado! Acho que seria melhor usar um pouco de Silly Putty, colocado sem muita pressão.

Abraço,
Mobi

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Augusto » 14 Mar 2013, 16:35

Bom, no momento a coisa esta assim

Imagem

Imagem

Imagem

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2733
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Mobi » 14 Mar 2013, 16:52

Pela foto não tá dando para ver defeito algum!

Tá bonito! :ok

Abraço,
Mobi

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 14 Mar 2013, 17:22

Também não vi nada ali... Augusto vc tem o costume de lavar o kit para tirar o desmoldante ou usa outra coisa ?
F 100

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Augusto » 14 Mar 2013, 17:43

Não, nunca lavei um kit. Banho só dou em mulher e mesmo assim com segundas intenções :)

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2733
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Mobi » 14 Mar 2013, 17:46

Ah se a Dani lê isso!!!!!!!!! :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2

Abraço,
Mobi

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 14 Mar 2013, 19:03

Augusto escreveu:Não, nunca lavei um kit. Banho só dou em mulher e mesmo assim com segundas intenções :)

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Pois é.. tá certo :lol: :lol: :lol: :lol:
Quando voava levava a menina na ponta dos dedos, bem soft :lol: :lol: :lol:
F 100

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 14 Mar 2013, 21:01

meianoite2 escreveu:
Ricardo,
Renaissance? O que é??

Abraços!
Eduardo,

Já tem algum tópico aqui sobre isso e acho que o Fragelli já fez uma demonstração dela em alguma reunião. Mas não custa nada tocar de novo no assunto.

Eu descobri a cera Renaissance a uns poucos anos atrás quando comecei a colecionar antiguidades militares e ví que muitos colecionadores a usam para preservar peças metálicas dos efeitos da umidade. A Renaissance é uma cêra a base de parafina que deixa uma camada incolôr sobre a superfície que impede a penetração da umidade no metal.

Logo nas primeiras vezes que eu a usei, percebi que ela depois de polida com um pano macio, deixa uma camada vitrificada fina sobre as superfícies. Daí me veio a idéia de que talvez ela pudesse ser usada no restauro do brilho das transparências. Peguei um canopi velho e arranhado da caixa de sucatas e poli com a Renaissance, o resultado foi que o canopi voltou a ter a aparência de quando era novo.

Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/Renaissance_Wax

As fotos abaixo são do canopi que na época eu arranhei deliberadamente com Bombril para fazer a demonstração e ele depois parcialmente polido com a cêra:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E o link do tópico anterior:

http://www.aprj.com.br/forum/viewtopic.php?f=1&t=2942

Eu particularmente gosto muito mais da Renaissance do que da Future, as únicas recomendações que eu faço é que para um melhor resultado se faça antes um polimento da transparência com lixa de polimento, Tamiya Compound ou polidor automotivo, pois quanto melhor estiver a superfície, melhor será o resultado. Outra coisa é que não recomendo a aplicação dela antes da pintura dos frames, pois a camada pode prejudicar a aderência da tinta a superfície. O ideal é pintar primeiro os frames e aplicá-la nas partes transparentes antes do verniz fosco.

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: P-40 M/N Academy 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 14 Mar 2013, 21:08

Augusto,

Pelo menos nas fotos não dá para notar os efeitos dos problemas que ocorreram. Não acho que o descascamento tenha a ver com falta de lavagem do kit, pois pelo que voçe disse, não foi a tinta, mas a Future que descascou. Quanto aos fatores que levaram ao descascamento, é muito difícil se saber com certeza o que foi. Por isso é que eu sou da opinião que se deve evitar de usar tape sobre decalque. Pois mesmo protegido por algum outro produto, o filme do decalque sempre é uma camada frágil e vulnerável a qualquer falha.

Abs,

Ricardo


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante