GB - França (inscrições abertas)
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
Re: GB - França (inscrições abertas)
Os aviões pilotados pelo Pierre Closterman entram na sub "Melhor avião a hélice estrangeiro com marcações da Armée de L'air, França livre ou Vichy", apesar de ser de esquadrão da RAF. Acho que seria França livre certo.
Estou com essa dúvida.
Abç
Estou com essa dúvida.
Abç
Re: GB - França (inscrições abertas)
Os aviões do Closterman eram ingleses de esquadrões ingleses, não entram em nenhuma temática
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
Re: GB - França (inscrições abertas)
Eu tinha essa dúvida... ignorância minha, pensei que fosse porque o esquadrão só tinha pilotos franceses. Em alguns aviões que ele voou tinha a Cruz de Lorena.
Então vou fazer o avião que ele utilizou na Normandia, porque aí entra na subtemática faixas de invasão.
Então vou fazer o avião que ele utilizou na Normandia, porque aí entra na subtemática faixas de invasão.
-
- Admin.
- Mensagens: 2515
- Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
- Localização: Niterói
Re: GB - França (inscrições abertas)
Andei pensando no Closterman também, e cheguei a cogitar que ele poderia estar nas faixas do Dia-D, apesar de seu avião não ser pintado assim.
É que no livro dele, salvo engano - passei a manhã toda tentando relembrar - ele voou a Normandia antes do ataque para mapear a área. Depois, por conta dos conhecimentos prévios que possuía do ataque, foi proibido de voar na invasão, pois poderia ser abatido e capturado com estas informações.
Ele relata que esta foi uma grande frustração, mas em compensação, após a invasão, pousou na Normandia e foi o primeiro piloto francês a dormir em solo invadido.
É que no livro dele, salvo engano - passei a manhã toda tentando relembrar - ele voou a Normandia antes do ataque para mapear a área. Depois, por conta dos conhecimentos prévios que possuía do ataque, foi proibido de voar na invasão, pois poderia ser abatido e capturado com estas informações.
Ele relata que esta foi uma grande frustração, mas em compensação, após a invasão, pousou na Normandia e foi o primeiro piloto francês a dormir em solo invadido.
Vade retro goiabão!
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
Re: GB - França (inscrições abertas)
Julio eu vou dar uma olhada no livro hoje, mas salvo engano ele chegou a fazer uma incursão e atacou um aeródrogo alemão.
Na folha de instrução dos meus decais há menção a pintura com as faixas no avião dele. Mas vou dar uma pesquisada melhor no google.
Na folha de instrução dos meus decais há menção a pintura com as faixas no avião dele. Mas vou dar uma pesquisada melhor no google.
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 78
- Registrado em: 20 Abr 2008, 23:14
- Localização: Juiz de Fora
- Contato:
Re: GB - França (inscrições abertas)
Augusto,
Pra tirar as dúvidas. O ATR 42 300 nas cores da Air France está dentro da temática? Outra possibilidade: Xingu nas cores da Força Aérea Francesa?
Abcs,
Marcos.
Pra tirar as dúvidas. O ATR 42 300 nas cores da Air France está dentro da temática? Outra possibilidade: Xingu nas cores da Força Aérea Francesa?
Abcs,
Marcos.
Re: GB - França (inscrições abertas)
Sim, todos os dois
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 78
- Registrado em: 20 Abr 2008, 23:14
- Localização: Juiz de Fora
- Contato:
Re: GB - França (inscrições abertas)
Valeu!
Obrigado Augusto. Em breve faço a minha inscrição.
Abcs,
Marcos.
Obrigado Augusto. Em breve faço a minha inscrição.
Abcs,
Marcos.
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 1420
- Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
- Localização: Ilha do Governador, RJ
Re: GB - França (inscrições abertas)
Clostermann!
Estou re-re-relendo o Grande Circo, agora na versão em inglês (The Big Show) editado pela Cassell em 2004, que traz um monte de coisas que as edições antigas deixaram de fora. Hoje eu estava justamente lendo este trecho na barca - uma baita coincidência vocês estarem discutindo isso agora...
O Clostermann estava na 602 e participou de um monte de missões preparatórias para o Dia D, incluindo escoltas, ataques ao solo, etc. No dia 15 de maio ele foi levado pelo Group Capitain Jamaes Rankin (Wing 125) para acompanhá-lo a Londres. Rankin iria participar do planejamento da invasão e achou interessante levar Clostermann porque, como diz no livro "My French uniform provided a bit of local colour"...
Na ocasião Clostermann tomou conhecimento de coisas tipo data e local da invasão, e ninguém do Comando deixaria qualquer pessoa que soubesse algo sobre isso atravessar o Canal - sob nenhuma hipótese. Assim, Clostermann ficou "no solo" atá às 5 da tarde do dia 6 de junho, quando segundo ele ainda participou das duas últimas missões de um total de cinco) que a 602 realizou naquele dia.
Um ou dois dias depois, ele e Jacques Remlinger fizeram sozinhos um ataque "free-lance" sobre o aeródromo de Saint-André, onde tocaram um tremendo rebu na Luftwaffe. E no dia 11 de junho ele estava entre os primeiros franceses (Junto com o Jacques Remlinger) a pousar e pernoitar em solo francês após o dia D.
Em tempo, aquele Spit da Eduard 1/48 tem decais para um avião que Clostermann usou (MJ586), mas só quando já estava operando da Normandia (consta que esse avião somente foi entregue o 602 em 15/06/44 - depois de eles já estarem instalados em Longues-Sur-Mer, portanto).
Estou re-re-relendo o Grande Circo, agora na versão em inglês (The Big Show) editado pela Cassell em 2004, que traz um monte de coisas que as edições antigas deixaram de fora. Hoje eu estava justamente lendo este trecho na barca - uma baita coincidência vocês estarem discutindo isso agora...
O Clostermann estava na 602 e participou de um monte de missões preparatórias para o Dia D, incluindo escoltas, ataques ao solo, etc. No dia 15 de maio ele foi levado pelo Group Capitain Jamaes Rankin (Wing 125) para acompanhá-lo a Londres. Rankin iria participar do planejamento da invasão e achou interessante levar Clostermann porque, como diz no livro "My French uniform provided a bit of local colour"...
Na ocasião Clostermann tomou conhecimento de coisas tipo data e local da invasão, e ninguém do Comando deixaria qualquer pessoa que soubesse algo sobre isso atravessar o Canal - sob nenhuma hipótese. Assim, Clostermann ficou "no solo" atá às 5 da tarde do dia 6 de junho, quando segundo ele ainda participou das duas últimas missões de um total de cinco) que a 602 realizou naquele dia.
Um ou dois dias depois, ele e Jacques Remlinger fizeram sozinhos um ataque "free-lance" sobre o aeródromo de Saint-André, onde tocaram um tremendo rebu na Luftwaffe. E no dia 11 de junho ele estava entre os primeiros franceses (Junto com o Jacques Remlinger) a pousar e pernoitar em solo francês após o dia D.
Em tempo, aquele Spit da Eduard 1/48 tem decais para um avião que Clostermann usou (MJ586), mas só quando já estava operando da Normandia (consta que esse avião somente foi entregue o 602 em 15/06/44 - depois de eles já estarem instalados em Longues-Sur-Mer, portanto).
Sempre aprendendo...
Eduardo
Eduardo
-
- Admin.
- Mensagens: 2515
- Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
- Localização: Niterói
Re: GB - França (inscrições abertas)
Será que não poderíamos ter uma sub especial para Clostermann???
Brasileiro....francês....Ace.....
Brasileiro....francês....Ace.....
Vade retro goiabão!
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 1420
- Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
- Localização: Ilha do Governador, RJ
Re: GB - França (inscrições abertas)
Júlio Urubu escreveu:Será que não poderíamos ter uma sub especial para Clostermann???
Brasileiro....francês....Ace.....
TOTALMENTE apoiado!
Sempre aprendendo...
Eduardo
Eduardo
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
Re: GB - França (inscrições abertas)
Dito isso não se pode dizer que ele não tenha participado da invasão da Normandia. Na instrução consta a versão. Vou fazer uma pesquisa para ver se encontro alguma imagem do avião com as faixas.
Quanto a idéia do Julio... apoiado
Quanto a idéia do Julio... apoiado
Re: GB - França (inscrições abertas)
Opa ! Como o prazo é bem longo, vou participar...
Vou começar, logo após o evento do GPC, um M3A3,da AFV, com marcações dos Franceses Livres...tá valendo pra esse GB????
Abraços
Vou começar, logo após o evento do GPC, um M3A3,da AFV, com marcações dos Franceses Livres...tá valendo pra esse GB????
Abraços
Re: GB - França (inscrições abertas)
Esta valendo sim.
Re: GB - França (inscrições abertas)
Esse era um lugar onde os nazistas guardavam cocaína, maconha, ectasy, para divertir as tropas da Luftwafe?Andre Cardoso escreveu:J...e atacou um aeródrogo alemão.
Qapla´
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante