Tipo de tintas

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Mauricio
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio » 08 Mai 2008, 00:02

pesavento escreveu:Valeu Mauricio,
Eu comprei aquelas Acrilex e uma Decorfix pois não tinha da Acrilex Branca, então com estas tintas irei precisar passar um primer, certo? Diluindo a tinta com água não precisarei dar várias mãos para o plástico não aparecer, ou passando o primer isso melhora?

Desculpe estas perguntas, mas sou curioso e queria aprender sobre esta parte da pintura.
Não há de que agradecer, Rodrigo. Estamos aí é para isso mesmo!!
Bem, respondendo às suas dúvidas, antes de mais nada, eu insisto: Não dilua Acrilex com água!! Use o Veja Vidrex Cristal! É melhor em todos os aspectos, inclusive na aderência!!
Quanto à cobertura, vale para as Acrilex o mesmo que vale para quase todas as tintas. Dê preferência a dar várias demãos finas, pois a cobertura fica mais uniforme.
Quanto ao uso do primer, eu uso o Primer Acrílico para Metais da Corfix, diluído, numa base de 3:1, em cera líquida Brilho Fácil incolor, que retarda um pouco a secagem do mesmo. Esse primer adere muito bem no plástico.

Abraços,

Mauricio

Pelliccione
Plastimodelista

Mensagempor Pelliccione » 14 Mai 2008, 01:42

Comprei na HobbyLandia uma tinta que parece ser caseira, de esmalte 2 reais cada, elas são boas?
Rodrigo, se saíram por 2 reais, são as "famosas" tintas Hobby. Parece que a Hobbylândia tem um acordo com quem as fabrica, e só a loja as vende.
Essa tinta é esmalte sintético e no geral, é boa, sim. Dilui muito bem com Thinner 2002, redutor Tempo 2000, e produtos do gênero.

Eu arriscaria também diluir com Ecosolv, que substitui o odor forte desses redutores pelo mais agradável "cheirinho de laranja" ou de tangerina. A não ser que você tenha algo contra as frutas cítricas...
O Ecosolv dilui bem as Humbrol, que também ficavam bem diluidas com esses redutores.

krwel

Re: Tipo de tintas

Mensagempor krwel » 05 Nov 2008, 19:07

em algum lugar pela net, vi que se usa álcool (comum mesmo ou o isopropílico) para se duluir as tintas da acrilex. qual a opinião de vcs? o que seria apropriado pra se diluir os vernizes (brilho e fosco)??? álcool, aguarrás ou thinner?

Mauricio
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio » 06 Nov 2008, 16:06

krwel escreveu:em algum lugar pela net, vi que se usa álcool (comum mesmo ou o isopropílico) para se duluir as tintas da acrilex. qual a opinião de vcs? o que seria apropriado pra se diluir os vernizes (brilho e fosco)??? álcool, aguarrás ou thinner?
Krwel,

Para mim, o melhor resultado em termos de diluição, aderência e controle de aplicação das acrílicas Acrilex é usando o VEJA Vidrex Cristal (limpa-vidros).
Temos colegas que se dão muito bem diluindo as mesmas tintas com cera Brilho Fácil Incolor. Eu nunca consegui acertar o "ponto" com a BF.
Com água, nem pensar!! Álcool comum faz a tinta virar um mingau que nem para aplicar com pincel serve! Com isopropílico eu nunca tentei, mas sei que este vai muito bem com as tintas Tamiya.

Abraços,

Mauricio
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

krwel

Mensagempor krwel » 06 Nov 2008, 20:19

Muito obrigado! :ok

edklingon
Admin.
Contato:

Mensagempor edklingon » 07 Nov 2008, 21:18

Mauricio escreveu:
krwel escreveu:em algum lugar pela net, vi que se usa álcool (comum mesmo ou o isopropílico) para se duluir as tintas da acrilex. qual a opinião de vcs? o que seria apropriado pra se diluir os vernizes (brilho e fosco)??? álcool, aguarrás ou thinner?
Krwel,

Para mim, o melhor resultado em termos de diluição, aderência e controle de aplicação das acrílicas Acrilex é usando o VEJA Vidrex Cristal (limpa-vidros).
Temos colegas que se dão muito bem diluindo as mesmas tintas com cera Brilho Fácil Incolor. Eu nunca consegui acertar o "ponto" com a BF.
Com água, nem pensar!! Álcool comum faz a tinta virar um mingau que nem para aplicar com pincel serve! Com isopropílico eu nunca tentei, mas sei que este vai muito bem com as tintas Tamiya.

Abraços,

Mauricio
Se vc tentar diluir a Acrilex diretamente com álcool (seja comum ou isopropílico) vai virar uma gororoba melequenta do capeta! O truque é primeiro usar um pouquito dágua para quebrar a consistência da tinta e AÍ SIM diluí-la com o álcool.
Agora, se for usar o Vidrex ou BF, pode mandar ver direto!
Qapla´

krwel

Mensagempor krwel » 12 Nov 2008, 12:54

realmente o vidrex é fantástico! usei-o pra diluir tbm o primer da acrilex (primer pra metal :265 , pet e vidro), na proporção 3 pra 1, e deu uma excelente cobertura fininha, mas firme. com 3 a 4 camadas, fica ótimo! valeu a dica. ;)