Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Bunger » 08 Ago 2012, 00:00

Por enquanto é só, agora o desafio de acabar de fazer o outro pneu igual ao primeiro.
Imagem

Ricardo, como você arredondou os plasticards ? Mão e lixa mesmo ? Qual é a espessura do pneu ?

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 08 Ago 2012, 01:10

Bunger escreveu: Ricardo, como você arredondou os plasticards ? Mão e lixa mesmo ? Qual é a espessura do pneu ?
Bunger,

É mão e lixa mesmo, primeiro eu marco o diâmetro do pneu com a ponta seca do compasso nas placas de plasticard e depois corto rente ao risco. Depois do sandwich colado eu vou lixando até chegar na borda da linha. O que dá um pouco mais de trabalho é fazer os arredondamentos do perfil corretamente. Para isso eu vou inclinando a lixa na posição do desgaste e vou rodando o pneu aos poucos para lixar por igual. Quanto a espessura eu fiz ligeiramente mais largo que o original +/- 3,75mm contra 3,25mm no original.

Abs,

Ricardo

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor edklingon » 08 Ago 2012, 11:44

Não tem como fazer cópia deste pneu? Além de facilitar o seu trabalho com o outro, você poderia vender cópias para os incompetentes que nem eu que não conseguem fazer esse excelente trabalho que vc fez. :ok

Senão, o meu vai com os pneus originais...
Qapla´

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 08 Ago 2012, 11:59

edklingon escreveu:Não tem como fazer cópia deste pneu? Além de facilitar o seu trabalho com o outro, você poderia vender cópias para os incompetentes que nem eu que não conseguem fazer esse excelente trabalho que vc fez. :ok

Senão, o meu vai com os pneus originais...
Ed,

Eu meu problema é que eu não tenho borracha de silicone para fazer a forma aqui. O que eu vou tentar fazer é uma cópia só do pneu em durepoxi, usando uma forma de cera de dentista, se der certo eu te envio ela.

A idéia pode te parecer estranha, mas eu já copiei essas ventoinhas de turbina dessa forma e acabaram dando certo no final:

Imagem

Imagem

Abs,

Rcardo

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor luiz carlos-f100 » 08 Ago 2012, 12:51

Vou olhar meu Hunter na 1/32, acho que as rodas tem um diametro pequeno mesmo .... vc sabe me dizer Ricardo ??!!

Abcs

ò ... na fila das copias para 1/48 :-D
F 100

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 08 Ago 2012, 18:14

luiz carlos-f100 escreveu:Vou olhar meu Hunter na 1/32, acho que as rodas tem um diametro pequeno mesmo .... vc sabe me dizer Ricardo ??!!

Abcs

ò ... na fila das copias para 1/48 :-D
Luiz,

Eu não conheço o kit 1/32 para te dizer se as rodas dele estão certas ou erradas. Apenas a título de comparação segue as fotos do set da Aviation Heritage e da modificada pelo modelista lá de fora na qual eu me baseei, junto a original do kit, para voçes terem uma idéia da diferença entre elas.

Imagem

Imagem

Com relação as cópias, eu vou tentar fazer um master em durepoxi apenas do pneu e mando para aquele de voçes que tiver mais facilidade de fazer cópias em resina, e esse fica com o encargo de distribuir as cópias para os demais. A única coisa que eu vou pedir é que me mandem de volta um par de cópias para o caso de eu resolver fazer um FGA.9 no futuro.

Abs,

Ricardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 08 Ago 2012, 18:49

Muito legal Ricardo, eu estou com um FGA 9 que pretendo fazer na pintura de Omã e vou usar algumas das suas referências para o meu.
Abraços
Cesar Ferreira

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 08 Ago 2012, 19:58

Cesar Ferreira escreveu:Muito legal Ricardo, eu estou com um FGA 9 que pretendo fazer na pintura de Omã e vou usar algumas das suas referências para o meu.
Abraços

Valeu Cesar,

Continue acompanhando que na medida em que o trabalho for evoluindo eu irei fazendo os comentários sobre o kit.

Abs,

Ricardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 08 Ago 2012, 20:03

:ok :ok
Cesar Ferreira

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor luiz carlos-f100 » 09 Ago 2012, 23:44

A diferença é brutal Ricardo....interessante né......... olhando as rodas na 32 achei bem condizente com as fotos qvc postou , depois eu posto elas aqui só para compararmos.

To de olho num set da DJParkins para esta escala, vc deve conhecer ......

Tu queres borracha ???!!! Tenho aqui um pote fechado, a mesma que o Rodrigues usa e não usada ainda.....se te interessar me fale ou mesmo alguem que tenha interesse
F 100

lfragelli
Plastimodelista
Mensagens: 972
Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
Localização: rio de janeiro

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor lfragelli » 21 Ago 2012, 18:51

Agora foi demais! :no

Chamem o dotô, tem louco solto na área! :22

lfragelli
Plastimodelista
Mensagens: 972
Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
Localização: rio de janeiro

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor lfragelli » 21 Ago 2012, 19:41

Caro Dr.Ricardo,

Vossa Senhoria teria algum passo a passo da técnica tabajara que usaste para fazer a linha de baixo relevo do spinner do Saiun?

Tenho um por aqui que preciso acertar.

Plastisaudações.

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 22 Ago 2012, 21:24

lfragelli escreveu:Caro Dr.Ricardo,

Vossa Senhoria teria algum passo a passo da técnica tabajara que usaste para fazer a linha de baixo relevo do spinner do Saiun?

Tenho um por aqui que preciso acertar.

Plastisaudações.
Caro Dr. L,

A minha técnica Tabajara MEGAPOWERADVANCEDPLUS não tem nada de excepcional, foi apenas fruto de um surto de inspiração momentãnea, após várias horas de profunda reflexão durante os meus exercícios de meditação tântrica transcedental.

Na verdade a única coisa que eu fiz foi improvisar com as tralhas que eu tenho em casa algo que reproduzisse um torno mecânico:

O engenho consiste de um ponto de apoio firme, com um furo no meio onde é encaixado o eixo do spinner, de modo que ele possa ser girado durante o processo. No caso eu usei uma mini-bigorna. E do outro lado um apoio onde voçe fixa o scriber, nesse caso eu usei um mini-torno onde eu prendi uma daquelas ferramentas de dentista que eu trouxe de Telford. Observe que eu usei livros sob o torno para poder chegar na altura correta onde a linha ia ser riscada. Na hora de riscar eu segurei o torno com firmeza e fui girando o spinner contra o scriber até que a linha estivesse pronta.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveite bem o ensinamento, pois da próxima vez vou ser obrigado a enviar a sua pessoa a conta cobrando pela consultoria técnica especializada. :pimp:

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 02 Set 2012, 22:38

Demorei um pouco a atualizar o tópico pois o que tem sido feito no kit é chato, demorada e quase não aparenta resultados.

Para começar dei uma lixada geral nas superfícies externas e passei um Bombril nelas.

Imagem

Esse é um procedimento que eu faço em todos os kits baixo relêvo. Na grande maioria deles a injeção de detalhes internos como esse causa depressões na superfície externa do kit. Isso não é um problema só desse kit ou da Academy, pois tenho visto a mesma coisa em kits da Hasegawa ou Tamiya.

Imagem

Por isso a necessidade da lixa e do Bombril, sendo que em alguns casos um pouco de putty pode ser necessária para fechar as depressões mais fundas. Além dos arranhões do Bombril melhorarem a aderência da tinta, diminui a quantidade de problemas a serem resolvidos após o primer.

Imagem

Infelizmente a única maneira que eu achei para remover as marcas de injeção das partes internas das portas dos trens de pouso foi lixando elas todas e removendo os rebites. Ainda tentei refazê-los com a ferramenta da Trumpeter, mas o resultado não estava ficando bom e eu acabei tampando os furos com a ThreeBond e deixando tudo liso mesmo. No final das contas não acho que tenha ficado ruim.

Imagem

Tenho visto diversas críticas ao cone de saída da tubeira desse kit. Comparando com fotos como essa acabei chegando a conclusão de que realmente as críticas procedem, a saída da tubeira está muito estreita.

Imagem

Isso pode ser visto melhor na comparação do cone do kit com o desse set de correção em resina.

Imagem

Como eu não gosto de fazer emendas entre plástico e resina e nem estava afim de procurar onde vende esse set, resolvi improvisar uma solução caseira. Explicar o processo todo é complicado, pois nem lembro mais de tudo, mas tudo começou com esses dois pedaços de plasticard grosso que eu dobrei em forma de "U" na água quente.

Imagem

Imagem

E depois de vários dias lixando, passando dremel, ajustando, colando e rejuntando com ThreeBond, o resultado foi esse:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora uma dica para os que vão montar o kit, mesmo que resolvam não mexer no formato do cone. Observando-se essa foto pode-se perceber que a tubeira interna vai até bem perto da saída do bocal de saída,

Imagem

No kit é proposto que se cole a peça nesses dois suportes na parte interna da fuselagem.

Imagem

Porém se voçes fizerem um teste a seco do conjunto vão perceber que colando a peça dessa forma a tubeira vai ficar muito mais para dentro da saída do bocal do que deveria.

O que eu recomendo no caso é que se lixe as abas da peça de forma que ela encaixe no cone de saída dessa forma, assim ela vai ficar conforme as fotos abaixo.

Imagem

Finalmente acabei de fazer o segundo pneu, aproveitei para colar logo os cubos das rodas. Porém antes de colar as rodas tirei um molde em cera dentária dos pneus e fiz duas cópias em Durepoxi para servir de master para os que quiserem copiar em resina.

Imagem

Imagem

Elas parecem grosseiras nas fotos por causa das manchas do Durepoxi e da ThreeBond que eu usei para fechar as bolhas que surgiram, mas vistas ao vivo estão muito melhores. Assim que eu acabar de acertar os frisos das bandas de rodagem, vou enviar para o Fragelli e ele irá levar para a reunião para quem quiser fazer as cópias.

Imagem

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Hawker Hunter F.6 - Academy 1/48

Mensagempor Brettas » 06 Set 2012, 17:05

Uai sô, mas está excelente o trabalho.
Valeu pelas dicas!
Abração!


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante