Review de Montagem F-16AM Kinetic

Obrigado aos nossos patrocinadores! Eduard, Luckymodel, Hobbyterra, IBG, Hobbyeasy, Modelcollect, AK, Hataka.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Review de Montagem F-16AM Kinetic

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Jun 2009, 21:05

F-16 AM Kinetic 1/48
São inúmeras as versões de F-16 existentes no mercado, cada uma tentando atrair o modelista de alguma forma, seja pela apresentação da caixa, como uma versão diferenciada de outros fabricantes. A questão é que quanto mais detalhado e com riqueza de opções, os modelos encarecem consideravelmente.
Imagem

O F-16 1/48 da Kinetic vai à contramão dessa idéia. A primeira impressão ao olharmos a caixa é o seu tamanho e que fica justificado quando abrimos a mesma. A imensa quantidade de armamento incluída nesse modelo é surpreendente. É possível equipar o modelo com diversos tipos de bombas guiadas ou não, mísseis de quase todos os tipos, sensores e tanques de combustível.

Dentro da caixa encontramos um manual de instrução, uma print art no tamanho A3, colorida, com as versões de pintura para o modelo, 20 sprues referentes às partes do avião e armamento, um sprue com a transparência, canopy, cone do nariz e duas folhas com decais, sendo uma para o modelo e outra para o armamento.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sobre a folha de instrução eu poderia dizer que é bem feita, com desenhos claros sobre o procedimento de montagem, mas peca pela ausência da indicação das tintas. No processo de montagem, temos as indicações de cores através de pequenos quadrados com um número precedido da letra H, mas não temos uma pequena lista dessas cores e o modelista é obrigado a procurar na Internet uma tabela com essas informações, pois a única informação que temos na folha é que as referências das tintas são para a marca Mr. Color da Gunze Sangyo. Também encontrei indicação errada de pintura na fase quatro, quando a instrução manda pintar as paredes internas na seção do cockpit na cor preta quando na verdade é cinza.
Um detalhe que passou despercebido quando olhei o modelo rapidamente, mas que apareceu na hora da montagem, foram pontos de extrusão grosseiros como podem ser vistos na foto. Esses pontos estão em muitas partes do modelo, mas que são facilmente removidos, pois o plástico usado nesse modelo é bem macio e fácil de cortar/desbastar.

Imagem

Por enquanto é isso, estou tirando fotos melhores da seção do cockpit e posto aqui amanhã mesmo.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Re: Review de Montagem F-16AM Kinetic

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Jun 2009, 21:25

Esqueci de dizer, essa é a versão que vou fazer

Imagem
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 21 Jun 2009, 23:24, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 21 Jun 2009, 22:38

Esta versão tem cara de avião de bandido :shock:

Muito bom até aqui.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Jun 2009, 22:44

Apenas dois F-16 foram pintados com esses esquema, um mono e outro biplace. Como a pintura não foi aprovada para esse avião, ele fez alguns vôos e depois foi repintado no padrão em tons de cinza. Essa a única foto conhecida desse exemplar. Amanhã tem mais.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Jun 2009, 23:10

MONTAGEM
Seguindo a ordem da folha de instrução, começo pela seção do cockpit. Separei as peças e comecei colando as placas dos painéis de instrumentos junto com painel central. Coloquei os manetes e o pedal, estranhamente o assento só começa a ser montado na seção 16 da montagem, mas eu resolvi montar para poder fechar a cabine.

Imagem

Imagem
Os pontos negativos nessa parte são justamente na montagem do assento. O encosto do assento não encaixa de forma correta na estrutura do assento. Eu fui obrigado a fazer um pequeno desbaste nas peças D2 e D3 para que a peça D1 pudesse encaixar perfeitamente na área do encosto da cabeça.

Imagem

Na foto abaixo fica mais visível onde foi feito um desgaste maior para que a peça do assento pudesse ficar encaixada de forma correta. Infelizmente eu acabei cortando um pedaço maior, mas que pode ser resolvido com massa. Na parte de baixo há um pequeno retangulo em vermelho sinalizando o ponto onde "deveria" ser a alça de ejeção do assento. Isso vai ser melhorado

Imagem

Na etapa de nº 2 onde é montada a base do trem de pouso principal e que também é a estrutura do duto de ar que vai para a turbina, há um pequeno problema de encaixe na peça de nº C46 com a C48. É necessário um pequeno desgaste na peça C46, que deve ser feito na parte interna do arco que faz o contato com a peça C48. Como o encaixe não é perfeito, esse desgaste possibilita um melhor encaixe e que não vai afetar na hora do fechamento da fuselagem, como pode ser visto na foto abaixo.

Imagem

Agora só durante a semana
Cesar Ferreira

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 22 Jun 2009, 21:04

Cesar,
Parabéns pelo review e a pintura escolhida é, na minha opinião, muito bacana, além de sair daquele padrão chato do cinza.
Vou acompanhar.
Um abraço,
Brettas

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 22 Jun 2009, 21:09

Salve Bretas,
Particularmente eu acho uma mesmice aquele padrão de pintura dos F-16, salvo esse ai e os chilenos, gregos, venezuelanos e os agressors. Minha opção por essa versão foi pelo fato de que só foi usada em um período muito curto e como não foi aprovada, rapidamente voltaram ao padrão cinza. Só espero que fique legal ao vivo.
Abraços
Cesar Ferreira

Júlio Urubu
Admin.

Mensagempor Júlio Urubu » 22 Jun 2009, 22:57

Gosto muito dos Vipers, e gostei bastante dessa versão que você escolheu :ok

Cesar, aqui tem tudo o que você precisa de referências: www.f-16.net

Gosto bastante dos cinzas americanos, mas minha predileção é para os agressores, os israelenses e os poloneses :}

Imagem
Vade retro goiabão! :666

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 28 Jun 2009, 20:57

Cockpit e Assento Ejetável – Seção 01
Hoje eu consegui pintar a banheira do cockpit juntamente com os painéis de instrumentos e o assento ejetável. Não ficaram lá essas coisas, mas acho que no final o resultado pode ficar aceitável. A facilidade dos painéis de instrumentos serem separados da banheira do cockpít deve facilitar para um trabalho mais apurado na pintura e detalhamento desses itens ou também a substituição pelos photo etcheds coloridos da Eduard. De qualquer forma é um bom cockpit e representa bem o tipo usado nessa série do F-16.
Sobre o assento ejetável, esse sim merece uma versão de resina ou algum aprimoramento em photo etched para enriquecer mais o interior da aeronave, pois destoa um pouco em relação ao próprio cockpit.
Imagem

Porão Central - Seção 02
Sem grandes alterações, eu diria que é razoável, mas que pode ser consideravelmente melhorada através de pesquisa em literatura ou internet. O conjunto é bem feito e sem problemas nos encaixes. Falta muita coisa para ser um bom cockpit , mas em contrapartida ele apresenta a estrutura básica para chegar a um bom trabalho.
Imagem

Seção Superior da Fuselagem
Está ai uma coisa que eu não consegui entender o porquê em apresentar a parte superior da fuselagem em duas seções. É nítido o ponto de junção das duas peças e vou ter que aplicar alguma coisa para esconder, mas também vem a questão de como fazer, pois lixar essa parte pode acarretar na perda dos desenhos de painéis. Acho que uma boa solução seria colocar nesse ponto que eu ressaltei, um pequeno sprue colado com tolueno ou Jet e depois remover o excesso com uma lâmina, mas preciso testar antes de fazer, mas isso só no resto da semana.
Imagem

Por enquanto é isso, vou ver se na semana que vem eu apresento mais resultados.
Abraços
Cesar Ferreira

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 28 Jun 2009, 21:40

Junção sem vergonha essa ai. :bang:

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 29 Jun 2009, 16:28

Eu acho que já arrumei uma solução pra isso e amanhã eu devo postar o resultado.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 30 Jun 2009, 22:43

Novos Problemas.
Hoje eu consegui um tempo e resolvi colar o cockpit para então fechar a fuselagem e ai fui deparar com uma surpresa no modelo.
Cockpit colado na parte superior da fuselagem

Imagem

Tentando encaixar a parte inferior da fuselagem depois que o cockpit foi colado, reparem que fica uma “pequena” fresta que começa logo após o cockpit e segue até a seção do nariz.

Imagem

O causado dessa bronca é a banheira do cockpit, vou ter que lixar para fazer o encaixe, mas isso só amanhã ou durante a semana.

Imagem

Continua nas próximas horas.......................... e não esqueci o problema da junção nas duas partes da fuselagem.
Cesar Ferreira

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 03 Jul 2009, 20:49

Mas essa junção é fo#a, heim?
Acompanhando.
Brettas

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 03 Jul 2009, 23:06

Vou dar uma pequena parada para poder terminar um modelo para o evento do Musal, depois eu pego de novo no F-16.
Abraços
Cesar Ferreira

Wing Commander
Novato
Contato:

Mensagempor Wing Commander » 29 Jul 2009, 16:42

:7 E aí, tio? :7

:yes2 Parou por quê? Por que parou? :yes2

O teu iPAQ também tá na bancada :ordem: :ordem: :ordem:

:D :D :D :D :D :D