Esses dias adiantei um pouco mais o trabalho e fui fazendo algumas descobertas interessantes nesse modelo, mas vamos ao modelo. Nessa etapa eu deixei pronto para pintura o cockpit e depois de pintado aplicar as partes com photoetched colorido da Eduard. O interessante aqui é boa parte desse trabalho vai ficar totalmente oculta dentro do modelo e só o próprio modelista é que vai ter conhecimento disso. Acho isso uma coisa extremamente desnecessária, pois toma tempo por algo "invisível".
Na sequência abaixo, parece que a Eduard não tomou o devido cuidado ao checar aquilo que imprime, pois as peças que estou setando nas fotos abaixo não existem no modelo. Elas também não tem a substituição na folha de phootetched, para os que gostam de detalhar o modelo isso é um sacrilégio, mas talvez após o fechamento da fuselagem isso não fique visível. Vou ver se na minha caixa de sucatas eu encontro algo que possa colocar ali.
As peças que não existem
E sua posição no modelo.
Outra coisa que achei importante marcar nessa etapa de montagem. A instrução manda aplicar os painéis de instrumento em photoetched após o encaixe do cockpit na asa para mais adiante fazer o fechamento da fuselagem. Acho que isso pode dar problema então optei por colocar esses painéis antes de encaixar o cockpit na asa.
Uma coisa que percebi é que a Eduard deu tratamento diferenciado para cada um dos La-5FN que ela vende mesmo sendo o mesmo modelo, mas ambos vendidos em suas versões mais caras. O meu exemplar recebeu o código 1189 onde a caixa vem com um La-5FN da Zvezda e um La-7 da Gavia. O La-5FN dessa caixa difere do modelo apresentado na caixa de código 1183 por ter uma folha de instrução mais precisa e uma folha de photoetched a mais. A Eduard não se deu nem ao trabalho de omitir na caixa 1183 o erro que apontei acima. Outro coisa que também chama a atenção é que na descrição de cada opção de pintura não há nenhuma referência em inglês que pudesse minimamente indicar quem é o piloto e a região ou unidade a qual o avião pertence, está tudo em Tcheco, mas .....................................
Por enquanto é isso, ao longo dos dias vou atualizando o tópico.