Colando Photoetched

Aprenda aqui sobre produtos específicos ou adaptados para o hobby e a maneira correta de utilizá-los
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Colando Photoetched

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Abr 2018, 19:14

Boa tarde senhores, esses dias assistindo um vídeo que não tinha nada a ver com o hobby eu vi uma cola aparentemente diferente daquelas que costumamos usar. Essa cola é utilizada para colar o display do celular, extremamente eficaz e só sai com calor, mas muito calor mesmo. O pessoal que trabalha com esse material e precisa remover um display que foi colado com essa cola fica um bom tempo trabalhando com sopradores térmicos ou secadores de cabelo de alta potência para remover o material e mesmo assim não é uma tarefa das mais fáceis, mas vamos a tal cola.

Fiz um pequeno experimento colando uma peça de photoetched em uma sucata de kit, a colagem não é rápida e demora 24 para secagem total com segurança para o manuseio o que permite "encaixar" perfeitamente a peça de photoetched no local apropriado. Essa cola que usei não serve para colar aquelas peças diminutas típicas de escalas menores como 1/72 ou 1/144 por exemplo, pois o modelo de cola que comprei possui certa densidade tanto que apliquei uma quantidade mínima no local e fiz pressão para que a colha espalhasse por completo na área de contato e devido a sua textura é possível remover o excesso com um palito de dente sem grandes dificuldades. Um detalhe importante, tentei colar duas peças de plástico e não funcionou direito, também não tentei com resina por falta de opção, mas irei fazer isso mais a frente.

Essa a cola B-7000 Medium Viscosity
Imagem

Aqui a peça de photoetched colada na sucata e depois das 24 de secagem.
Imagem

Eu tentei remover a peça de photoetched depois da secagem total e o resultado foi que quebrei a parte superior da peça e a seção do photoetched que recebeu a cola ficou no plástico
Imagem

Gostaria apenas de lembrar que essa é mais uma forma de colar o photoetched no plástico, devido a sua elasticidade essa cola não soltou o photoetched da mesma forma que acontece quando usamos as colas a base de cianocrilato. Fora o cianocrilato existem outras ideias, mas gostei bastante do resultado e sem contar que achamos esse material com grande facilidade ali no camelódromo da Uruguaiana. O minha eu comprei na Quadra A, Stand 102 e paguei R$15,00 por uma bisnaga de 50ml, mas acho que existem menores. Ela possui um bico aplicador de metal idêntico as colas da Model Master e Revell.

Bem, fica a dica.
Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Colando Photoetched

Mensagempor Augusto » 16 Abr 2018, 08:35

Pelo jeito para minha escala não serve, mas não deixa de ser interessante.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Colando Photoetched

Mensagempor Cesar Ferreira » 16 Abr 2018, 09:51

Augusto, se quiser eu posso deixar com vc para que teste, vou passar no camarada com quem comprei e vejo se ele tem ou sabe de alguém que tenha uma mais fina.
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante