Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO
-
- Plastimodelista
- Contato:
Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO
Bom dia senhores, enquanto termino o BMP resolvi iniciar a montagem de mais um avião e escolhi um Ki-43-I da Hasegawa. Como já havia recebido a folha de decal para esse modelo acabei optando por ele então vamos lá.
O modelo em questão é esse aqui:
Nessa fase inicial montei apenas o conjunto do interior juntamente com as asas. Como pretendo deixar o cockpit fechado vou aplicar apenas a cor de fundo e realçar os detalhes do próprio kit com drybush, um pouco de wash e a pintura dos detalhes.
Como pode ser visto nas fotos, o modelo tem detalhes razoáveis não havendo a obritadoriedade de acessórios pelo menos para as paredes do cockpit, um cinto de segurança cairia bem para quem resolva deixar o modelo aberto. Próxima etapa é a pintura e talvez ainda hoje eu coloque as fotos, por enquanto é só.
Abraços
O modelo em questão é esse aqui:
Nessa fase inicial montei apenas o conjunto do interior juntamente com as asas. Como pretendo deixar o cockpit fechado vou aplicar apenas a cor de fundo e realçar os detalhes do próprio kit com drybush, um pouco de wash e a pintura dos detalhes.
Como pode ser visto nas fotos, o modelo tem detalhes razoáveis não havendo a obritadoriedade de acessórios pelo menos para as paredes do cockpit, um cinto de segurança cairia bem para quem resolva deixar o modelo aberto. Próxima etapa é a pintura e talvez ainda hoje eu coloque as fotos, por enquanto é só.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Mar 2018, 17:41, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira
-
- Plastimodelista
- Contato:
Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48
Mais algumas coisas feitas, montei e pintei o cockpit e como não foi feito muita coisa por dentro deixei para fotografar só as partes externas e o cockpit vai ficar fechado.
Agora é partir para a montagem do conjunto do motor e profundores para iniciiar a pintura desse modelo.
Abraços
Agora é partir para a montagem do conjunto do motor e profundores para iniciiar a pintura desse modelo.
Abraços
Cesar Ferreira
-
- Plastimodelista
- Contato:
Final de semana acabei fazendo pouca coisa, pintei o motor e os escapes juntamente com os porões de roda e do freio de mergulho do Hayabusa, agora é esperar pela secagem para fazer um pequeno desgaste e dar uma aparência mais real ao conjunto do motor.
Ao longo da semana se houver possibilidade vou postando outras coisas.
Abraços
Ao longo da semana se houver possibilidade vou postando outras coisas.
Abraços
Cesar Ferreira
-
- Plastimodelista
- Contato:
Fiz o mascaramento da transparência usando uma fita que possui relativa transparência e facilita na hora de "enxergar" as linhas do frame. Essa fita possui certa flexibilidade, mas é mais fácil de ser utilizada em superfícies planas. O corte foi feito usando uma ferramenta que o Batista havia deixado na sede e que foi distribuida para todos quando eu ainda fazia parte dos quadros da associação. Essa ferramenta tem o formato de uma lança e possui um corte muito preciso o que facilita muito o trabalho de cortar a fita. O resutado ficou bom, mas acho que poderia ficar melhor a medida que começar a usar mais essa "ferramenta" e me adaptar a ela.
Transparência mascarada
Fita usada junto com o bisturi que usei para fazer os cortes nas janelas.
Por hoje é só.
Abraços
Transparência mascarada
Fita usada junto com o bisturi que usei para fazer os cortes nas janelas.
Por hoje é só.
Abraços
Cesar Ferreira
-
- Plastimodelista
- Contato:
Aproveitei o dia ensolarado e que fiquei em casa para trabalhar e iniciei a pintura do Hayabusa, agora é aguardar pela secagem e aplicar a pintura na parte de baixo.
Abraços
Abraços
Cesar Ferreira
- Andre Cardoso
- Admin.
Está ficando excelente!
-
- Plastimodelista
- Contato:
Obrigado André. Resolvi adiantar um pouco mais depois de ter colocado o modelo para secar na minha "estufa" e depois de totalmente seco pintei as partes inferiores dos flaps em Mitsubishi Gray e agora é aguardar a secagem total do modelo para mascarar as partes inferiores e aplicar o alumínio.
Um detalhe que não sei se é do conhecimento de todos, mas nem todos os Hayabusas eram pintados de alumínio por baixo. A versões iniciais do Ki-43 I e II saiam de fábrica totalmente pintadas em alumínio com os Hinomarus e o painel preto a frente do cockpit além dso flaps que eram cobertos de tecido e que foram inicialmente revestidos com uma pintura cinza esverdeada clara. Somente a partir das versão III é que esse aviões receberam outras cores diretamente da fábrica, mas as variantes I e II foram camufladas ao longo dos combates tendo visto a ineficácia da pintura no intuito de camuflar a aeronave quando pouadas em meio as florestas tropicais.
Resultado final.
Encerro por hoje.
Um detalhe que não sei se é do conhecimento de todos, mas nem todos os Hayabusas eram pintados de alumínio por baixo. A versões iniciais do Ki-43 I e II saiam de fábrica totalmente pintadas em alumínio com os Hinomarus e o painel preto a frente do cockpit além dso flaps que eram cobertos de tecido e que foram inicialmente revestidos com uma pintura cinza esverdeada clara. Somente a partir das versão III é que esse aviões receberam outras cores diretamente da fábrica, mas as variantes I e II foram camufladas ao longo dos combates tendo visto a ineficácia da pintura no intuito de camuflar a aeronave quando pouadas em meio as florestas tropicais.
Resultado final.
Encerro por hoje.
Cesar Ferreira
Show! Estou com um desses, e estou aproveitando essa montagem para já ir mapeando o trabalho que terei!
Qapla´
-
- Plastimodelista
- Contato:
Ed, não há encrenca na montagem desse modelo, ele tem bons encaixes e quase não usei putty para arematar um ponto ou outro. O interior dele é no padrão Hasegawa, se colocar um cinto e der uma caprichada nos consoles fica bem legal, eu não fiz isso porque vou deixar o cockpit fechado, mas ai é gosto do freguês. Uma observação se permite, substitua a folha de decal, pois a chance de dar galho na aplicação das marcações é grande.
Abraços
Abraços
Cesar Ferreira
- Rodrigo Luiz
- Plastimodelista
Cesar essa fita de mascaramento do canopi seria fita mágica?
-
- Plastimodelista
- Contato:
Parece bastante com ela, mas como não havia uma embalagem eu não sei te dizer com certeza, seria coisa de comparar.
Cesar Ferreira
-
- Plastimodelista
- Contato:
Modelo pintado e pronto para aplicação dos decais e depois os desgastes, se tudo der certo até amanhã fica pronto.
Até mais tarde
Até mais tarde
Cesar Ferreira
- Rodrigo Luiz
- Plastimodelista
não demore a retirar então, se for fita magica, as vezes ela não sai mais
-
- Plastimodelista
- Contato:
Obrigado meu caro, mas vou remover essas fitas entre hoje e amanhã no máximo.
Cesar Ferreira
-
- Plastimodelista
- Contato:
Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO
Finalmente modelo pronto, mas infelizmente ele não ficou da maneira que eu gostaria. O decal partiu e fiz alguns remendos que não estão muito visíveis nas fotos, definitivamente eu não consigo fazer o chipping com uma aparência decente e houve alguma reação quimíca no modelo que ocasionou manchas no decal, mas........................a vid prossegue.
Agora é partir para outro modelo e tentar lembrar dos erros que cometi nessa montagem para não tornar a repetir a mesma coisa errada.
Atenciosamente
Agora é partir para outro modelo e tentar lembrar dos erros que cometi nessa montagem para não tornar a repetir a mesma coisa errada.
Atenciosamente
Cesar Ferreira