Fiat G.50 Finlândia - Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Fiat G.50 Finlândia - Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Jan 2018, 01:03

Bom dia senhores e abrindo o primeiro tópico do ano, vou iniciar os trabalhos com um Fiat G.50 da Hasegawa. O modelo é bem antigo e carece inclusive de aftermarks no mercado então, vai direto de caixa sem nenhum tipo de incremento. A única coisa que pretendo fazer de diferente é a pintura que vai ser finlandesa e que tem como atrativo, apresentar parte da camuflagem original da Regia Areonautica nas asas e no restante do avião o padrão finlandês que conhecemos.
Esse é o modelo que pretendo usar:
Imagem

Vou usar todos os decais da própria folha e espero não passar por nenhum dissabor, pois mesmo não sendo a marcação original dessa folha, ela contem todos os elementos necessários para a versão que eu pretendo montar.

Como os outros dois projetos estão parados no aguardo de material que ainda vai chegar, vou tocando o barco com esse aqui.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Mar 2018, 17:53, em um total de 2 vezes.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Re: Fiat G.50 Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 02 Jan 2018, 10:19

Ontem a tarde acabei adiantando mais algumas coisas no Fiat, montei a asa e pintei o porão de rodas juntamente com as portas do trem de pouso e o trem de pouso, além do interior do modelo. Por ser um modelo bem antigo da Hasegawa, o interior é muito pobre, vou ver se acho um cinto que possa colocar e pintar os intrumentos.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora é seguir em frente com montagem.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 02 Jan 2018, 17:57

Pronto para pintura que deve acontecer amanhã e como é uma pintura com etapas bem distintas, vou começar pintando apenas as asas para depois ir para a fuselagem e o resultado final vai ser visto apenas quando o modelo estiver totalmente pronto.

Imagem

Até lá.......................
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 10 Jan 2018, 08:03

A pintura ficou horrível e resolvi remover as duas postagens referentes a pintura. Assim que eu refizer a pintura atualizo a postagem
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 13 Jan 2018, 18:17

Resolvi refazer a pintura por conta das falhas que apareceram após o trabalho. Cheguei a pensar em remover toda a tinta, mas pensei no trabalho e tomei a decisão de isolar o preto que foi o causador do problema e para isso utilizei Silly Putty para isolar o preto e aplicar apenas o Giallo Mimetico.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O próximo passo é aplicar as manchas nas asas e cowling do motor, aguardar pela secagem, remover o Silly Putty das asas e isolar a asa do restante do modelo e aplicar a cor da fuselagem. Como alguns devem perceber, eu não cobir o preto por inteiro para que o Giallo Mimetico fizesse uma boa cobertura nas bordas e não ficasse nenhuma falha. Agora é aguardar pelo resultado final.
Abraços
Cesar Ferreira

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 15 Jan 2018, 15:10

A pintura estava com muito excesso no jato, ou tinha algum problema com a tinta, ou seu aerógrafo não esta legal.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 15 Jan 2018, 15:55

Augusto, hoje eu fiz um teste aumentando a diluição da tinta com o solvento próprio que sempre utilizei nelas, mudando a pressão, trocando de aerógrafo e infelizmente o resultado foi o mesmo, talvez a tinta esteja com algum problema e estou aqui batendo cabeça a toa. Mandei um email para o Fábio com uma foto de como a coisa está ficando e agora é aguardar pela resposta.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 16 Jan 2018, 19:15

Depois de alguns emails trocados com o Fábio cheguei a um resultado que me pareceu satisfatório. O melhor resultado foi obtido diluindo a tinta com o bom e velho Thinner Tempo 2002 na proporção de 3:1 e com pressão de 15 Lbs. Sugestão que foi dada pelo Fábio e que apresentou um resultado bem melhor do que o anterior, mas como o 2002 não é o diluente que uso nessas tintas, eu sou obrigado a fazer a diluição em uma quantidade bem próxima do que vou usar e descartar a sobra, pois não posso cverter a tinta que sobra para o pote para evitar dissabores futuros. Agora é esperar pela secagem total da tinta para depois isoloar a asa e aplicar o verde na fuselagem e o restante das outras cores nesse modelo para ao final de tudo, dar um polimento e afinar os contornos.

Resultado do dia:
Imagem

Imagem

Imagem

Até a próxima
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 18 Jan 2018, 20:12

Aproveitando o calor que fez hoje eu completei o restante da pintura entrando com o azul nas partes inferiores e as seções em amarelo que esse avião possuia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora é aguardar pela secagem final, aplicar alguns retoques necessários e aplicar o verniz brilhante para iniciar a aplicação dos decais, até lá.....................
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 22 Jan 2018, 11:41

Ontem avancei em mais algumas etapas e agora o modelo encontra-se na reta final e no atual estágio.

Imagem

Imagem

Imagem

Acabei optando por criar uma máscara para pintar o número 2 no leme, pois não consigo encontrar um número que seja compatível. Depois disso é aplicar o verniz semi fosco e pintar algumas partes que preicsam com brilho, até lá..........................
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Re: Fiat G.50 Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 24 Jan 2018, 15:42

Mais um finalizado, depois de alguns contratempos conseguir terminar esse modelo. Para variar existem algumas falhas na montagem e na pintura, mas eu gostei e quem sabe um dia eu consigo montar o modelo sem tantas falhas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É isso, agora vou finalizar o IS-2, pois já coonsegui a esteira para colocar no modelo
Abraços
Cesar Ferreira