EBR-10 Portugal

Para postagem de sites, fotos ou outros materias de referencia
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

EBR-10 Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 25 Mar 2017, 15:39

Para quem quer montar um EBR-10 de Portugal e não ficar na mesmice da pintura verde, eu achei essas referências:

Imagem

Imagem

Imagem

Esquemas de camuflagem: Carroçaria em verde-escuro ou camuflado em três tons (verde, castanho e areia)

Espero que seja útll
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: EBR-10 Portugal

Mensagempor Augusto » 26 Mar 2017, 09:11

Tem alguma referência para estas cores? Quem sabe ainda faço o meu.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: EBR-10 Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 26 Mar 2017, 13:14

Augusto, eu vou procurar as referências e se achar eu te falo. Também fiquei interessado em montar, mas além de não tenho o modelo e ainda tenho que terminar os dois Leopards e também quero levar o Folgore que ainda nem comecei a montar, mas....... Assim que achar algo eu aviso.
A título de curiosidade, provavelmente aquele EBR-10 da segunda foto é o mesmo que aparece no esquema de montagem de um modelista português que dá como localização a Guerra de Angola e pelo esquema parece ser um veículo dos Fuzileiros Navais. Já a primeira e terceira com certeza são veículos do Exército.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: EBR-10 Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 27 Mar 2017, 08:32

Augusto, veja a informação que recebi no forum de Portugal. No tópico que criei lá, só postei a segunda e terceira imagem que estão aqui e o endereço do tópico em questão é este aqui:

http://forum.modelismo-na.net/viewtopic ... 78#p334478

Boa noite.

Quanto à segunda imagem (Ele se refere a EBR vista de lado com um soldado segurando um jerrycan), não tenho dúvidas de que se trata de uma viatura atribuída ao Regimento de Cavalaria de Estremoz (actualmente Regimento de Cavalaria 3), em serviço em Portugal Continental nos anos 70 / 80 (a EBR entrou ao serviço em 1959, tendo sido abatida ao efectivo em 1984, coincidindo aproximadamente com a entrada ao serviço da Saladin, que se verificou em 1982).

A primeira imagem(Ele se refere a imagem da EBR vista por trás com aquela camuflagem mais intrincada) é mais problemática. À primeira vistam diria tratar-se de uma das viaturas que serviram em Angola, no Grupo de Dragões de Silva Porto (21 viaturas no total, permanecendo 14 nessa cidade e sendo destacadas as restantes para Luanda, onde integraram o Esquadrão de Reconhecimento). Com efeito, o tipo de pintura camuflada improvisada é característico daquela unidade expedicionária. Contudo, a presença de uma viatura VW tipo 2 (aparentemente da Força Aérea) faz-me duvidar, já que não conheço qualquer outro exemplo de uma viatura desse tipo em Angola; além disso, indica tratar-se de uma imagem captada já nos últimos anos da presença portuguesa em Angola, que apenas durou até 1975.

Quanto às cores, a cor de base é, muito provavelmente, o verde oliva francês (mais claro que o alemão) que as viaturas ostentavam de origem. Quanto às restantes, é mais difícil precisar: em África eram usadas as cores que estivessem disponíveis, parecendo ser neste caso um verde escuro e um castanho bastante avermelhado; na Metrópole, a cor aplicada sobre o verde parece ser um castanho avermelhado, embora com uma tonalidade vermelha menos marcada que no caso anterior.

Espero que estes dados ajudem o seu projecto.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: EBR-10 Portugal

Mensagempor Augusto » 27 Mar 2017, 12:35

Valeu, já ajudou alguma coisa.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: EBR-10 Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 27 Mar 2017, 19:02

Eu vou continuar procurando mais alguma informação, pois depois de ver essa pintura eu fiquei animado em montar um desses também. Conseguindo algo mais eu posto aqui.
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante