De uma certa forma para mim a chegada deste kit foi bastante positiva, pois essa “encomenda urgente” me fez tirar a tarde do último sábado para guardar os kits que estavam se arrastando na montagem e fazer uma boa limpeza e arrumação na bancada que prosseguiu noite adentro. Estava precisando, a poeira acumulada desde o início de dezembro estava dificultando tudo, fora o calorão que faz aqui na garagem no verão.
No domingo de manhã comecei a montagem.
O Augusto fez o in-box review, que pode ser acessado aqui neste link.
A premissa para esta montagem é fazê-la "strict out of the box", ou seja, usar exclusivamente as peças e decais que vêm no kit.
A montagem também seguirá dentro do razoável o indicado pelas instruções (cores inclusive) e as peças do kit serão mantidas dentro do possível como fornecidas, sem modificações significativas.
Somente poderão ser acrescentados ao kit materiais para corrigir falhas, como por exemplo plasticard e massa para fechar frestas ou complementar detalhes não fornecidos como fios de antenas, etc.
Minha opinião ao ver o kit na caixa?
Excelente!
O plástico parece bastante com o usado nos kits da Wingnut Wings, cinza claro, quase translúcido nas peças mais finas, e macio na medida certa sem ser quebradiço. A textura das peças é típica de moldes esculpidos digitalmente, muito sutilmente rugosa mas preservando com perfeição os mínimos detalhes. Em alguns pouquíssimos lugares é possível ver algumas sinkmarks em lugares onde as peças são mais espessas, mas durante a montagem constatei que nada disso fica visível.



A engenharia do kit tem se revelado ao mesmo tempo simples e eficaz. Os encaixes são absolutamente perfeitos e a montagem é intuitiva, sem margem para erros. Até agora, chegando perto da hora de “fechar o pastel”, o kit está tirando uma nota dez com louvor. Sem dúvidas, um dos melhores kits em que trabalhei.
A montagem começou pelo cockpit, como de costume e indicado nas instruções. Que, diga-se de passagem, são muito claras e bem ilustradas, não deixando margens para dúvidas. Para atingirem o padrão top da indústria só faltam filigranas como papel couché, etc que no fundo servem mesmo é para encarecer o kit. As peças são bastante fáceis de destacar, com pontos de fixação delicados mas firmes nas árvores, que são espessas e não permitem grandes deformações. Perfeito. Os detalhes e a fineza das peças fazem-me crer que não será muito necessário acrescentar qualquer aftermarket ao kit, exceto talvez aqueles itens “de conforto” que abreviam a montagem e a pintura, como é o caso de fotogravados pré-pintados para os painéis e cintos de segurança. Mas com um mínimo de habilidade modelística básica nem isso é necessário.
Para complementar as peças de plástico o kit oferece alguns itens em fotogravados, que vêm todos numa folha em latão. Numa primeira vista, a folha de fotogravados parece ser um pouco “espessa”, mas as peças são fáceis de destacar e dobrar e, principal, adaptam-se aonde indicado com absoluta perfeição.
O painel de instrumentos é oferecido em múltiplas peças, com montagem fácil e intutiva. Conforme as instruções, os instrumentos podem ser aplicados como um decal sobre a peça injetada, ou montados usando a clássica abordagem do filme transparente impresso ensanduichado atrás da face do painel em fotogravado. Após experimentar um pouco, decidi abordar o desafio de uma outra forma, colando o decal sobre a peça de plástico ao invés do filme e aplicando sobre ele o painel em fotogravado. O encaixe foi perfeito e o resultado o melhor possível. Para simular os vidros, gotas de cola de PVA transparente (Micro Krystal Klear). Novamente, creio que breve lançarão painéis pré-pintados em fotogravado colorido, ajudando a extinguir a nobre arte de pintar painéis...







As principais submontagens, com os respectivos fotogravados no lugar
Os cintos de segurança são oferecidos em múltiplas peças; se por um lado ficam bastante bem detalhados, por outro sua montagem, pintura e instalação exigem um pouco de habilidade. Um modelista menos experiente ou mais apressado talvez considere que vale a pena adquirir um jogo de cintos aftermarket.

Cintos, no metal
Aplicados os fotogravados pertinentes e preparadas as submontagens, pintura.
Usei o primer da Vallejo 74601, o que igualou os tons para a pintura base, verde Cockpit Color Mitsubishi da K4 chilena. Os cintos foram pintados com o Leather Belt 312 da Vallejo Panzer Aces, e alguns detalhes em preto 71057 e Aluminium 71062, ambos da Vallejo Model Air. Esse aluminium também foi usado para fazer um leve drybrush, ressaltando sutilmente os detalhes em relevo.
Tudo foi isolado com uma camada de Future e, depois de bem seco fiz um wash usando o Paneliner Brown+Green Camo da AK (2071), com isso, ganhamos profundidade. Tudo foi selado com o verniz semibrilho da Vallejo (70522).

Primer

Painel, só com os decais

Painel, com a face em fotogravado e as lentes dos instrumentos

Visão geral durante a pintura

Assoalho, antes do verniz final

Aantepara de ré e assento com cintos, antes do acabamento final


Laterais do cockpit
É onde estamos agora, prontos para fechar o pastel. Mais tarde posto mais algumas fotos, incluindo as metralhadoras e o cockpit pronto.
Continua!
