Caberra PR9 1/72 - "End of Era" - FINALIZADO

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Re: Caberra PR9 1/72 - "End of Era"

Mensagempor Cesar Ferreira » 22 Fev 2015, 14:26

Augusto escreveu:Usa tinta de pintar carro em plástico, dá nisso. :lol: :666
O que deu errado foi eu querer pintar aviãozinho com tinta usada para blindado. :D :D :D :D :D
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 10 Jan 2016, 20:50

Bem, depois de quase um ano parado e agora com a proposta de terminar todos os modelos que estão no meio do caminho, coloquei o Canberra novamente na bancada e hoje eu dei uma lixada em alguns pontos das asas onde a tinta não ficou boa e aproveitei para retocar a pintura da deriva, e pintar de branco as antenas, trens de pouso e os porões de roda. Agora é prosseguir no restante da pintura, aplicação de decais e acabamento.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Novidades ao longo da semana.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 30 Jan 2016, 14:00

Depois de semanas sem colocar a mão em nenhum modelo, vou continuar com o Canberra para terminar todos os modelos que estão no meio do caminho. Pintura fechada, Future aplicada e agora é colocar os decais.

Imagem

Imagem

Imagem

O Hemp está um pouco escuro nas fotos, mas ele possui um tom mais claro. Vi algumas falhas na pintura, mas esse modelo colocou a prova toda a paciência que possuo, pois esteve em vias de colidir com a parede aqui do escritório, mas acabou não acontecendo.
Mas tarde se der eu posto as fotos com os decais aplicados.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 31 Jan 2016, 11:46

Estou de ontem aplicando os decais, o material da Model Alliance é realmente muito bom. É um decal maleável e de fácil aplicação e tem uma boa reação com o Solvaset, já os decais da Airfix, são um osso duro de roer além de alguns estarem superdimensionados como é possível ver em algumas imagens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveitei para colocar as antenas e agora é partir para pintura de alguns itens que deixei separados para isso, como rodas, trem de pouso e portas dos porões de roda.
No final desse trabalho eu exponho as minhas considerações sobre o modelo, montagem, pintura e aplicação de decais.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Fev 2016, 23:07

Reta final, mais alguns retoques na pintura e em alguns pontos onde havia uma cor diferente. Coloquei os trens de pouso e suas tampas, fiz um pequeno wash sem vergonha no interior dos porões, pintei as rodas e agora é só aplicar o verniz, mas só farei isso amanhã. Também tive uma grata surpresa, apesar de todo o chumbo que coloquei no bico e em mais algum na parte frontal do cockpit, o modelo está empinando e agora não há o que fazer. Não sei se coloco uma pequena haste no final para manter o modelo na posição, mas sem colar, vou pensar nisso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto é isso, amanhã eu envernizo e se não der nenhuma Melda eu dou por encerrado a montagem desse Canberra .
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Re: Caberra PR9 1/72 - "End of Era" - FINALIZADO

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Fev 2016, 16:58

Finalmente encerrado. O modelo não ficou bom, mas o modelista também não ajudou muito. Foi um modelo que desgastou bastante por conta dos problemas na pintura e em alguns momentos da montagem. Isso acabou criando aquela sensação de terminar logo essa bagaça para ir para o próximo, mas vamos as fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Essas são as últimas imagens desse modelo feitas hoje.

Minhas considerações sobre o modelo e a montagem, pintura e acabamento.

O modelo apresenta bons detalhes, mas possui problemas no encaixa das asas com a fuselagem, o que obrigou ao uso de putty, fora isso ele possui um encaixe razoável e é bem tranquilo de montar.

A pintura foi o meu maior problema, usei primer como base da pintura para não haver problemas de descascar, mas ocorreu justamente o contrário. O primer utilizado foi o Mr. Resin Primer Surfacer que é indicado para uso em resina, mas que segundo alguns modelistas pode perfeitamente ser utilizado no plástico, talvez esse tenha sido um dos meus erros. A pintura tanto na parte superior como na inferior descascou bastante e nas duas seções eu utilizei tintas diferentes com diluentes distintos. Na parte superior do modelo eu usei Humbroll diluída com Terebentina, nunca mais faço isso. A tinta demorou muito para secar perfeitamente e o cheiro que ela deixou aqui foi insuportável. Na parte inferior utilizei automotiva diluída em 2002. Minha dúvida é se havia algum problema no primer ou esse primer para resina que alguns disseram funcionar bem com o plástico, não funcionou não tão bem assim.
Quando ocorreram os descascados eu lixei um pouco a área descascada para acabar com degrau ocasionado e apliquei uma nova demão de tinta e para minha total infelicidade o degrau apareceu bastante e o verniz semi brilho que apliquei no final não escondeu isso e por já estar de saco cheio com esse modelo eu deixei assim mesmo, da mesma forma que outras falhas que estão evidentes no modelo, eu deixei de lado, pois queria terminar essa porcaria.
A aplicação dos decais não foi tão bem assim da mesma forma que a pintura. Os decais da Model Alliance assentaram muito bem e depois de uma aplicação de Solvaset ficou melhor ainda, mas os decais da Airfix ficaram uma porcaria. Antes de aplicar os decais eu fiz uma aplicação de Future para facilitar um pouco o trabalho, mas que não deu resultado algum com os decais da Airfix, são duros, superdimensionados e todos eles ficaram com o efeito de silvering, péssimos.
Foi um aprendizado para quem raramente monta um avião e pretendo lembrar de algumas coisas no próximo que iniciar. A tarefa agora é continuar acabando o que está no meio do caminho e agora só faltam dois, depois deles eu vou para um projeto 100% novo.
Abraços
Cesar Ferreira

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 06 Fev 2016, 18:17

Eu gostei!!!! :ok

Gosto dessa pintura, e pretendo montar um nesse esquema.
Tarkus

Rodrigues Vaz
Plastimodelista

Mensagempor Rodrigues Vaz » 06 Fev 2016, 19:11

Gostei do trabalho, ficou muito bom!!!!! :drink:

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Fev 2016, 19:39

Vcs não tem ideia da bagaça que esse negócio está, nas fotos parece bacana, mas pessoalmente está uma eca.
Cesar Ferreira