Mensagempor Cesar Ferreira » 11 Out 2015, 23:21
Como todos já estão cansados de saber, eu não sou um modelista que tenha aptidões com aviação então sempre irão acontecer algumas derrapadas no decorrer da montagem/pintura/acabamento então vamos falar sobre o que eu achei desse modelo e sua montagem.
Esse Yak apesar de não ser um modelo com molde muito novo montou perfeitamente bem e sem pegadinhas de qualquer espécie. O plástico é fácil de cortar com poucas ou quase nenhuma rebarbas. As instruções da Eduard cumpriram devidamente o seu papel e não houve falhas na indicação de cada etapa de montagem. Os fotogravados que acompanham o modelo também assentaram muito bem.
A grande mancada ficou por conta do jogo de fotogravados da seção dos flaps que não vem com o modelo. Antes de começar a trabalhar o modelo para que os fotogravados dos flaps pudessem ser encaixados, havia um encaixe perfeito entre a fuselagem e a asa sem a necessidade de usar qualquer tipo de massa para preencher frestas, pois não havia esse tipo de falha. Depois que eu montei todo o conjunto dos flaps que são feitos pela própria Eduard e indicados para esse modelo, descobri que eu teria que desbastar bastante o plástico para que houvesse um encaixe razoável nas asas e ainda assim não ficou perfeito. Após cortar e desbastar a seção da asa onde iriam entrar os flaps, o encaixe entre a asa e a fuselagem não foi tão perfeito como antes como pode ser visto nas fotos da montagem.
No meu enteder a aquisição dessa folha de fotogravado é uma péssima ideia, pois é um trabalho danado que causa problemas de encaixe no modelo e não fica muito visível. Uma coisa bem interessante é que o flap em si não encaixa muito bem na parte do fotogravado que fica na asa, qualquer pequeno esbarrão vai soltar e isso já aconteceu algumas vezes.
Na pintura do modelo eu trabalhei com Tamiya Neutral Grey para o interior do cockpit e outras partes internas do avião como o porão de rodas e os frames da transparência. Na pintura do avião eu usei na camuflagem no verde uma cor da War Scenic e o preto da Gunze, na parte inferior um azul também da War Scenic e no nariz fiz uso do Vermelho China vinílico. Inicialmente eu usei Silly Putty para fazer o desenho da camuflagem, mas não consegui fazer o desenho de forma que me agradasse e depois de aplicado o preto como segunda cor e ter removido o Silly Putty, fiz o acabamento do desenho da camuflagem a mão livre. Com excessão do Vermelho China que é vinílico e tem seu solvente próprio, tanto a Gunze quando a War Scenic foram diluídas com Thinner Tempo 2002.
As tintas da War Scenic são do tipo esmalte e consequentemente tintas que demoram bem mais para secar. Sua ancoragem no plástico foi perfeita e não fiz uso de primer, aplicando a tinta diretamente no plástico do modelo. Para quem tem pressa na pintura essa não seria uma boa escolha, mas a qualidade da tinta é ótima.
Para aplicar os decais eu apliquei uma demão de Future e os decais assentaram bem e me parece não ter ocorrido problemas com silvering. Esses decais da Eduard são bem macios e de fácil aplicação, tanto que não houve necessidade de fazer uso de qualquer tipo de amaciante. Outra coisa que chamou minha atenção e que os decais não são "transparentes" e não houve aquele efeito bem desagrádavel de enxergamos a tinta do modelo através do decal.
É basicamente isso, é um bom modelo que monta fácil, mas que eu não aconselho a instalação dos fotogravados dos flaps. Foi mais um aprendizado para mim que estou acostumado a montar somente blindados. Agora é dar continuidade ao projeto do Phantom 1/32.
Abraços
Cesar Ferreira