FABRICAÇÃO CASEIRA DECAIS

Aprenda aqui sobre produtos específicos ou adaptados para o hobby e a maneira correta de utilizá-los
Buhler
Plastimodelista

FABRICAÇÃO CASEIRA DECAIS

Mensagempor Buhler » 12 Set 2015, 22:41

Recebi E1/2 do Inimá sobre os Papeis Sirap, algum tempo atras , solicitei a APRJ, que fizesemos um WS sobre o assunto, pelo que ja li na Net e Videos , entendi que é uma receita de Bolo; como quem faz por $ não vai te ensinar, existem alguns decais que VC não encontra a venda ou tem que pedir alguem , entrar na fila e ficar na espera.
Existe aquele kit antigo , com Decal caido, que só fazendo um novo, aquele Kit que VC montou ,decalcou deu zebra tirou a tinta e agora ,cade o Decal, alguns modelistas adotaram o procedimento de Scaner todos os decais dos kits assim que recebem.
Eu ja comprei o papel da Sirap, mais não domino, Corel ou similares, vetorização e outros trecos, so fiz caca.

Quem sabe em breve possamos fazer um work Shop sobre

PlastiAbraços a todos

Buhler

inimafilho
Plastimodelista

Re: FABRICAÇÃO CASEIRA DECAIS

Mensagempor inimafilho » 16 Set 2015, 09:11

O pessoal da Sirap foi muito gentil e mandou quatro folhas de papel para fazer decals (um branco e outro transparente para jato e idem para lazer).
Minha impressora é jato e só fiz decais uma vez na lazer do trabalho para o Rufe 1/24, com relativo sucesso.
O workshop seria muito bom.

meianoite2
Plastimodelista

Mensagempor meianoite2 » 16 Set 2015, 11:03

Já fiz decais algumas vezes, sem muito problema.
Há restrições, é claro, mas nada que com um pouco de criatividade não se resolva.
A gente tem um editor de imagens vetorial instalado no computador da sede (Corel Draw!, etc)?
A impressora está funcionando?

Me disponho a um dia desses trocar com vocês as minhas experiências nessa seara...

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 16 Set 2015, 12:19

Fazer o decal é fácil, o complicado é aprender a vetorizar. Outro problema, pelo menos com a impressora laser, é que se impressos em folhas transparentes os decais ficam translúcidos, o que limita muito seu uso.

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 16 Set 2015, 14:37

Vetorizar não é difícil, só é muito chato.

Eu já usei muito o Corel Draw, atualmente uso o Inkscape.

Minha dúvida é na impressão. :-?
Henrique

Buhler
Plastimodelista

Mensagempor Buhler » 17 Set 2015, 14:36

Tenho Folhas Brancas e Translucidas para InkJet posso levar, justamente a dificuldade é a Vetorização e quando VC captura uma Imagem , " não plana " onde tens que ajustar, o que deve ser Impresso, receber o arquivo ja pronto é facil, capturar, ajustar e preparar é que são :bang:
Editado pela última vez por Buhler em 17 Set 2015, 15:16, em um total de 1 vez.

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 17 Set 2015, 15:15

Sem uma boa imagem como base é complicado mesmo.
Henrique

Buhler
Plastimodelista

Mensagempor Buhler » 17 Set 2015, 19:18

Henrique existem tambem decais sem "marca dágua" acho que este termo, que são capturados pela Net e que necessitam de aumento de qualidade e as x ajustar, para que possam ser utilizados :-?

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 17 Set 2015, 20:08

Sim, verdade. Eu sei vetorizar bem uma imagem boa para isso. Apesar de não gostar de fazer. Agora, uma foto de uma marcação pouco nítida ou num angulo ruim, nem me arrisco. Mas meu uso seria simples, como números e símbolos fáceis de reproduzir, mas que para mascarar na 1/72 é sofrimento.

Minha dúvida é se tem alguma configuração específica para a impressora, que verniz usar depois que a folha sair da impressora, se tem alguma forma de contornar a impossibilidade de imprimir o branco, e se a plicação do decal é normal. Ou seja, tudo. :22
Henrique

meianoite2
Plastimodelista

Mensagempor meianoite2 » 17 Set 2015, 21:18

Aqui em casa eu uso uma Epson Stylus TX115.
A Epson diz que a sua tinta "durabrite" é melhor que as outras, que não mancha não borra não desbota não solta as tira e não tem cheiro.
Não comprei a impressora por isso, ela era a que tinha o melhor custo-benefício na época e podia trocar os cartuchos individualmente.
Funciona bem e isso é só o que importa.

Com ela, imprimo os decais como se fosse papel comum, sem alterar as definições da impressora.
O default.
Tem que esperar um pouquinho pra tinta dar uma secada.
Nada de passar dedo logo pra ver se está bom, ok? :ok Digo isso porque eu fiz esse teste idiota e não só borrei tudo como ainda sujei o dedo. :bang:
Depois, é só usar o MicroDecalFilm ou um verniz pra selar. Que aplico a pincel mesmo. Já apliquei com aerógrafo, foi um saco pra limpar com álcool e o resultado foi basicamente o mesmo. Deixe secar bem a impressão, uma camada fina de selante e pronto. KIFSS.

Até agora tem dado certo, com densidade aceitável e sem borrões.
Se você chegar com uma lupa 400x vai ver que foi impresso, mas fala sério, muito decal caro também é assim ou até pior.

Tentei usar a impressora imprimindo como se fosse fotografia, transparência, o diabo - essas impressoras têm dezenas de configurações possíveis.
Fora as "econômicas", de uma forma ou de outra todas as regulagens melhores que o default deram em algum grau de borramento por excesso de tinta. Assim, fiquei com o default e não gastei mais meu raro e precioso miolo com isso.

SEMPRE teste a impressão primeiro num papel.
É impressionante como a gente se engana com coisinhas básicas como o tamanho do decal.
Imprima num papel, recorte e teste o "encaixe" modelo antes de imprimir o decal porque folha de decal é caro bagaray.

Garantia dessas dicas?
Nenhuma!
Cada impressora é diferente, cada tinta de impressora é diferente, cada papel de decal é diferente, cada regulagem é diferente levando em conta (pelo menos) essas 3 variáveis. Em suma, se não testar, não vai saber.

Portanto, dica única: experimentem.

Por fim, esse papo de digitalizar foto borrada e tirada de lado, obtida em baixa resolução naquele site russo na internet, convenhamos, é papo pra artista.
Das duas, uma: ou eu tenho uma boa "arte final" do que vai ser o decal (p.ex., o fonte adequado pra letras e números, um bom scan de uma outra folha de decal), ou eu faço o desenho na garra e é quase certo que vai ficar tão bom quanto a minha habilidade, ou seja, uma bosta.
Os talentosos (como o FCM) ganham dinheiro fazendo decal porque têm ou desenvolveram esse talento, eu (ainda) não.

Meus 2¢

Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista

Mensagempor meianoite2 » 17 Set 2015, 21:23

Complementando, vetorizar figuras é uma arte, tão difícil como montar kits de plástico que nem o Alexandre Cearense.
É uma questão de arranjar um software (pode ser um Corel Draw ou o Inkscape) e dedicar um bom tempo de trabalho duro nele, acertando, errando até pegar a manha.
Que nem a gente pra montar kit.

Agora já são 4¢.

Sempre aprendendo...
Eduardo

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 17 Set 2015, 21:52

Boa, meianoite. :ok

Já estou me sentindo seguro para fazer uns testes.

Esse MicroDecalFilm é o Micro Set da Microscale?

Imagem
Henrique

meianoite2
Plastimodelista

Mensagempor meianoite2 » 17 Set 2015, 22:04

Não.

É isso aqui:

Tem cheiro, jeito, textura, viscosidade, aparência daquela "cola para isopor" que vende em papelaria.
E antes que alguém pergunte, não, não testei cola de isopor pra proteger decal...

Sempre aprendendo...
Eduardo

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 17 Set 2015, 22:21

O único que não tenho. :lol:

Valei! :drink:
Henrique

Buhler
Plastimodelista

Mensagempor Buhler » 19 Set 2015, 14:24

Otimas dicas 1/2 Noite tenho uma Impressora quase igual TX125, ja fiz impressão de copia de decais scaneado, e utilizando o verniz em spray da acrilex (meio sacal bobiou aplica demais), depois de recortado o decal vc aplica o fixador nas margens?

Interessante a sua experiencia com o ajuste da qualidade de impressão, geralmente indicam para ajuste como foto, atualmente recarrego os meus cartuchos e ainda não testei a tinta comprada, fazendo decais.
Com relação aos decais brancos tens que usar a folha propia.

Como ficamos sobre o WS vetorização ???????????

:ordem: :22