Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition - FINALIZADO

Obrigado aos nossos patrocinadores! Eduard, Luckymodel, Hobbyterra, IBG, Hobbyeasy, Modelcollect, AK, Hataka.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Set 2015, 11:50

André meu caro, o modelo em si tem ajudado bastante, a montagem é bem tranquila e estou procurando tomar cuidados que não tive antes na montagem de outros modelos de aviação, mas vamos ao Yak.
Demorou, mas o abacaxi já apareceu. A instalção dos flaps não está sendo nada amigável, pois a Eduard errou nas dimensões do material e está "sobrando" flap onde deveria ter ocorrido um encaixe perfeito. Isso me leva a pensar do porque não haver fotos do material na própria página da Eduard, pois na maioria dos photoetcheds produzidos por ela sempre há imagens onde é possível ver a aplicação do material e nesse caso não havia esse material, mas...............
As seções do flap foram devidamente cortadas exatamente como manda a instrução da Eduard. Eu marquei em vermelho onde eu talvez faça remoção de plástico para que o photoetched possa ser encaixado.
Imagem

Como o photoetched possui uma estrutura muito frágil e as colas a base de cianocrilato fornecem apenas aderência e não resitência eu resolvi soldar alguns pontos para evitar que as partes soltassem com o manuseio, o que realmente aconteceu. Na foto é possível ver uma das estruturas que foi soldada de forma errada, mas que eu só enxergei depois da foto. Já corrigi essa falha.
Imagem

Nas fotos abaixo é possível ver como sobra flap para fora da asa do avião.
Imagem

Imagem

Nessa imagem podemos observar onde a Eduard deu outra mancada, mas que é de fácil solução. Essa seção do modelo que esta circundada por um anel em vermelho tem que ser removida, pois caso contrário o conjunto do flap não entra na asa e esse detalhe não aparece na instrução do photetched.
Imagem

Hoje eu vou dedicar mais tempo a esse modelo e vamos ver se consigo entrar na fase da pintura na segunda feira. A minha maior preocupação é a de comer plástico demais na asa para poder encaixar o flap e isso causar algum problema no modelo, mas vamos lá.
Um bom final de semana a todos.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Set 2015, 12:35

Bem, lixei onde podia no modelo sem comprometer qualquer parte dele, mas vai ser necessário uma pequena cirurgia no photoetched. Nas fotos abaixo dá para ver onde ainda está sobrando material do flap da Eduard.
Imagem

Imagem

O problema é quando encaixei o flap no modelo e depois de ter lixado partes do local, o modelo que possuia um encaixe perfeito ficou com fendas na junção das asas e outros pontos onde há o encaixe das asas com a fuselagem.
Imagem

Eu acho que esse ponto marcado em vermelho é o responsável por estar causando essa "folga" no modelo. Reparem no pequeno dente que entra em contato com o plástico do modelo e que pode ser o vilão da história
Imagem

Já do outro lado o encaixe ficou perfeito. Outra coisa que chamou a atenção e que vai ficar evidente se eu não tomar uma providência é esse buraco enorme em forma de retângulo que apareceu depois de colocar o flap da Eduard. Vou ter que arrumar alguma imagem que moste o que há ali ou simplesmente colocar um pedaço de plasticard para cobrir essa vala.
Imagem

Vou ver o que pode ser feito para desbastar esse excesso de photoetched sem comprometer o resultado final.
Vamos ao trabalho.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Andre Cardoso » 06 Set 2015, 00:51

Caramba, que trabalheira!!! Mete bronca!

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor yerrcastro » 06 Set 2015, 01:02

Cara, esses flaps são uma dor de cabeça. Decidi colocar no meu Gladiator também e nele são quatro. A cavidade teve que ser escavada no plástico. :-(

É uma trabalheira mesmo, mas manda ver que vai ficar legal. :ok
Henrique

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Set 2015, 17:54

Depois de um amanhã inteira de trabalho só com esses flaps o resultado foi o que está abaixo. Flaps montados e aproveitei para fazer também as portas do porão de rodas. Agora é começar a encaixar as asas para depois colocar os flaps e ver como vai ficar isso no resultado final. A minha preocupação é justamente a outra parte dos flaps, aquela que deve fechar quando o avião está em vôo, não vi ali um bom encaixe e isso pode acarretar problemas constantes como o descolamento por conta de esbarrões. Se der ou vou tentar soldar aquilo para que fique uma peça única, mas isso é para mais tarde.
Imagem

Imagem

Imagem

Agora descansar um pouco a vista, pois esse negócio é dose para leão.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Set 2015, 20:08

Por hoje eu encerro, achei que iria conseguir aplicar uma primeira demão de tinta, mas só na semana que vem, pois amanhã vou trabalhar no encaixe dos flaps e fechar e lixar as frestas do modelo além de mascarar as transparências já preparando para a pintura.
Imagem

Imagem

Imagem

É aqui que eu acho que vai ter alguma dor de cabeça, pois por conta da "adequação" dos flaps eu fui obrigado e realizar um serviço de açougueiro no modelo para o devido encaixe dos flaps. Preciso fechar esse buraco, mas só depois que encaixar os flaps.
Imagem

Imagem

Por enquanto é isso.
Abraços
Cesar Ferreira

Schultze
Plastimodelista
Mensagens: 478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:10
Localização: Glória-RJ-Brasil

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Schultze » 08 Set 2015, 12:11

Cesar,

Como você fez estas soldas, usou algum fluidificante de solda? Não fica nenhum "degrau" entre ela e o PE? :-? :-?
Abraços Schultze

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 08 Set 2015, 15:10

Schulze, eu usei solda em pasta que é mais fácil para trabalhar e já vem com o fluxo. Sobre a questão dos degraus, acredito que fique alguma coisa sim, mas ai entra a questão do objetivo e nesse caso compensou.
Infelizmente eu não tenho como colocar fotos agora, pois meu computador resolveu entregar os pontos e só no decorrer dos próximos dias eu coloco ele no ar novamente e insiro mais algumas fotos novas.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 13 Set 2015, 13:09

Com uma gripe FDP que não quer me deixar em paz eu andei fazendo algumas coisas no Yak e só pude subir hoje depois que coloquei no ar um velho notebook para poder acessar a internet e fazer uma atualização no site, então vamos as novidades.

Consegui colocar mais alguns pe's que vieram junto com o conjunto dos flaps e de quebra aproveitei para mascarar as transparências e emassar e lixar alguns pontos do modelo:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outras coisas que foram feitas, substitui o tubo de pitot, instalei os flaps no lugar e furei os escapes do cano de descarga
Imagem

Imagem

Imagem

Depois disso eu apliquei o cinza do interior nas partes que iriam receber essa cor antes de iniciar a pintura. Partes como cubos de roda, pernas do trem de pouso, interior dos flaps e a armação do canopy.
Imagem

Imagem

Imagem

E finalmente a aplicação da primeira cor e para isso usei a tinta da War Scenic diluída com solvente 2002, aplicada direto no plástico do kit como já havia antes dom o Leclerc e agora vou esperar secar e começar a aplicação do preto para fazer o desenho da camuflagem que vou fazer usando fita da Tamiya e aquela máscara líquida da Humbrol para ver qual o resultado em relação a ancoragem da tinta no plástico com processos diferentes de mascaramento.
Imagem

Imagem

Bem, provavelmente eu vou deixar para fazer a segunda etapa nos próximos dias, pois hoje está chovendo e pelo visto vai ficar assim o dia inteiro, o que pode atrapalhar um pouco a secagem da tinta mesmo usando o 2002.
Abraços
Cesar Ferreira

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor yerrcastro » 13 Set 2015, 14:30

Legal, Cesar. :ok

Não seria mais fácil pintar com os estabilizadores já no lugar? Não entendi o motivo para pintá-los separado.
Henrique

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 13 Set 2015, 14:56

Eu sempre tive problemas com os estabilizadores e por isso optei por pintar em separado.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Andre Cardoso » 14 Set 2015, 00:06

Gostei :ok

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor meianoite2 » 14 Set 2015, 00:09

Tá ficando bom, pegou o jeito, que nem o nosso Vascão!
:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 15 Set 2015, 09:35

Obrigado André, mas depois da primeira mão eu identifiquei alguns pontos com falha na massa e vou ter que lixar novamente para então aplicar uma segunda mão de tinta e depois iniciar a pintura da camuflagem.
Não vamos a tanto Eduardo, eu ainda tenho muito o que aprender para que um dia quem sabe, eu possa fazer fazer um modelo decente.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 19 Set 2015, 23:29

Depois de mais alguns dias e o retorno desse calor fdp, eu adiantei mais alguma coisa na pintura e fiz apliquei o preto da camuflagem. Ainda preciso retocar mais alguns pontos da pintura e que só percebi agora a noite, mas deixarei para fazer isso amanhã.
Em um primeiro momento eu pensei em usar Siliputty, mas acabei optando por fazer a pintura a mão livre para ver como fica. Amanhã depois do retoque vou aplicar o azul que vai por baixo e só então entrar com mascaramento com fita para aplicar o vermelho do nariz e ai vamos ver como fica esse Yak.

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto é isso.
Abraços
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante