Passando tempo....
Terminei estes dois.
Fokker S.11 e 12 da CMR 1/72. No Brasil esses aviões receberam a designação de T-21 e T-22, usados para treinamento.
A aeronave de treinamento primário da Fokker Holandes, foi escolhida pela FAB como substituto dos lendários PT-19 na Escola de Aeronáutica.
O T-21 era um monoplano de estrutura metálica, com dois lugares lado a lado sob um canopy corrediço para trás, era dotado de um motor Lycoming O-435A com potencia de 190 HP, com velocidade máxima de 209 km/h , teto de 4.450 metros e uma autonomia de 3 horas, representando assim um grande avanço sob os já obsoletos treinadores da Fairchild em uso até então.
Somente dois anos após a FAB decidiu produzir mais 50 células da versão T-22 dotadas de trem de pouso triciclo, sendo este modelo idêntico a anterior , nas medidas, nos pesos, desempenho e motorização, possuindo ainda a possibilidade de portar um terceiro passageiro atrás dos assentos de instrutor e aluno.
Designados na Força Aérea Brasileira como T-21 e T-22 foram alocados na Escola de Aeronáutica baseada no Campos dos Afonsos - RJ, sendo que algumas células serviram como aeronaves orgânicas na Base Aérea de Santa Cruz, permaneceram na ativa até meados de 1973 quando começaram a ser substituídos pelos novos Aerotec T-23 Uirapuru.
O kit é totalmente de resina com canopy vacumform.
É um kit pequeno e de encaixe trabalhoso. Os decais do T-22 são originais do kit. No T-21 eu utilizei números de uma folha de decais numéricos americanos.
Fokker T-21 e 22 FAB - CMR 1/72
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 3323
- Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
- Localização: Rio de Janeiro
- Rodrigo Luiz
- Plastimodelista
- Mensagens: 1001
- Registrado em: 29 Set 2010, 13:59
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
- alzir
- Plastimodelista
- Mensagens: 57
- Registrado em: 12 Jan 2015, 12:11
- Localização: Recreio dos Bandeirantes
Re: Fokker T-21 e 22 FAB - CMR 1/72
Muito bonitinhos!!!
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 3323
- Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Fokker T-21 e 22 FAB - CMR 1/72
Valeu pessoal!
São muito pequenos mesmo. Tem cerca de 10cm de comprimento com envergadura de 15cm.
São muito pequenos mesmo. Tem cerca de 10cm de comprimento com envergadura de 15cm.
Tarkus
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: Fokker T-21 e 22 FAB - CMR 1/72
Estão muito bons pela fato de serem em resina e canopie de VF, eles são representativos de uma época na FAB em que solar essas aves era coisa pra macho.....
É bom ver o canela dura em kit
É bom ver o canela dura em kit
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 3323
- Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
- Localização: Rio de Janeiro
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 1503
- Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
- Localização: Niterói
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 3323
- Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
- Localização: Rio de Janeiro
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 26
- Registrado em: 22 Abr 2013, 16:47
- Localização: Vila Velha - ES
Re: Fokker T-21 e 22 FAB - CMR 1/72
Show de bola os FABianinhos hehehe
Parabéns cara, lidar com resina e VF nessa escala é osso!
Parabéns cara, lidar com resina e VF nessa escala é osso!
Forte Abraço!
Zema.
Zema.
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 3323
- Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Fokker T-21 e 22 FAB - CMR 1/72
Pois é!!
Resina e Vacumform não é para qualquer um.
Valeu Tristar!
Resina e Vacumform não é para qualquer um.
Valeu Tristar!
Tarkus
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante