C - 130 Italeri 1/72
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
C - 130 Italeri 1/72
Olá pessoal !
Vamos concluir essa montagem do já conhecido C-130 E/H da Italeri, kit com linhas de alto relevo e uns pequenos acertos a fazer, porém nada de assustar. Meu sonho é um dia ver um novo molde por parte da Italeri desse kit, bons mesmos somente os da nova safra da Minicraft em 1/144, mas seria muito bem vindo um novo na 1/72.
Resolvi passar lixa em tudo e refazer algumas linhas, embora não tenha ficado bom, entendo que fica mais condizente com o avião 1/1, na minha opinião.
Controvérsias a parte, já havia iniciado esse kit para nosso evento desse ano, então abortei a montagem por problemas no kit que me desanimou de mexer na época - alguns gaps na montagem da asas que requereu enchimento com estireno, ajuste nas peças antes de colar, encontrar as peças fêmeas que melhor se encaixavam com as machos, no caso dos motores.
É um kit que requer algum trabalho para acertar algumas inconsistências. Com isso acabei deixando-o de lado mais tempo do que devia e, em razão disso, o compromisso de montagem e , principalmente, o uso dos PEs e máscaras da EDUARD acabou sendo esquecido, o que deveria ter acontecido, mas vamos fazer o melhor.
O kit :
O que já estava iniciado :
Então surgiu a oportunidade de encomendar os frets abaixo de PEs da EDUARD para interior / exterior a fim de melhorar o modelo - além do que a EDUARD envia para nós - , que é muito fraco nesses detalhes. Pedi também um fret de máscaras para as transparências. Estes frets de detalhamento da EDUARD são realmente excelentes, sem dúvida conferem ao modelo uma nova aparência.
No caso do interior - especialmente a cabine de comando - embora não vejamos muito, um olhar mais cuidadoso revela que é bem pobre, então o uso dos PEs de interior vai melhorar em muito esse interior, algo que nesse quesito a EDUARD é imbativel !
O pobre interior :
Os frets de PEs que usarei aqui :
Amanhã tem mais
Vamos concluir essa montagem do já conhecido C-130 E/H da Italeri, kit com linhas de alto relevo e uns pequenos acertos a fazer, porém nada de assustar. Meu sonho é um dia ver um novo molde por parte da Italeri desse kit, bons mesmos somente os da nova safra da Minicraft em 1/144, mas seria muito bem vindo um novo na 1/72.
Resolvi passar lixa em tudo e refazer algumas linhas, embora não tenha ficado bom, entendo que fica mais condizente com o avião 1/1, na minha opinião.
Controvérsias a parte, já havia iniciado esse kit para nosso evento desse ano, então abortei a montagem por problemas no kit que me desanimou de mexer na época - alguns gaps na montagem da asas que requereu enchimento com estireno, ajuste nas peças antes de colar, encontrar as peças fêmeas que melhor se encaixavam com as machos, no caso dos motores.
É um kit que requer algum trabalho para acertar algumas inconsistências. Com isso acabei deixando-o de lado mais tempo do que devia e, em razão disso, o compromisso de montagem e , principalmente, o uso dos PEs e máscaras da EDUARD acabou sendo esquecido, o que deveria ter acontecido, mas vamos fazer o melhor.
O kit :
O que já estava iniciado :
Então surgiu a oportunidade de encomendar os frets abaixo de PEs da EDUARD para interior / exterior a fim de melhorar o modelo - além do que a EDUARD envia para nós - , que é muito fraco nesses detalhes. Pedi também um fret de máscaras para as transparências. Estes frets de detalhamento da EDUARD são realmente excelentes, sem dúvida conferem ao modelo uma nova aparência.
No caso do interior - especialmente a cabine de comando - embora não vejamos muito, um olhar mais cuidadoso revela que é bem pobre, então o uso dos PEs de interior vai melhorar em muito esse interior, algo que nesse quesito a EDUARD é imbativel !
O pobre interior :
Os frets de PEs que usarei aqui :
Amanhã tem mais
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 28 Jul 2015, 16:33, em um total de 1 vez.
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 3323
- Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
- Localização: Rio de Janeiro
Re: C - 130 Italeri 1/72
Boa Luiz!!!
Eu tenho este kit a muito tempo. Mas pretendo adicionar só PEs para a parte externa. Não vou deixar o modelo "aberto".
Vou acompanhar.
Eu tenho este kit a muito tempo. Mas pretendo adicionar só PEs para a parte externa. Não vou deixar o modelo "aberto".
Vou acompanhar.
Tarkus
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
Re: C - 130 Italeri 1/72
Bacana Luiz. Algo novo por aqui!
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: C - 130 Italeri 1/72
Fala Tarkus,Marcelo Tarkus escreveu:Boa Luiz!!!
Eu tenho este kit a muito tempo. Mas pretendo adicionar só PEs para a parte externa. Não vou deixar o modelo "aberto".
Vou acompanhar.
Vou tentar usar todos os PEs nele, o maximo possivel
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: C - 130 Italeri 1/72
Fala André,Andre Cardoso escreveu:Bacana Luiz. Algo novo por aqui!
Decidi - finalmente - que tenho de concluir todos os que tenho iniciados aqui pelo resto do ano, mas esse aqui é prioridade, farei o melhor. Valeu
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 3323
- Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
- Localização: Rio de Janeiro
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: C - 130 Italeri 1/72
Tarkus, estou entre FAB anos 70 ou Suécia.....Marcelo Tarkus escreveu:Vai fazer a versão da caixa ou FAB?
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: C - 130 Italeri 1/72
Tem opções interessantes, tô em dúvida :
Sueca, em cinza monotonia é o mesmo modelo da FAB :
FAB , pintura experimental em verde no FAB 2466 do 1o/1o GT, ano de 2004, mas a do SAR, aquele em amarelo, tbém é linda !
Mas esse do SAR, SC 130 FAB 2459 tbém é muito bonita :
Sueca, em cinza monotonia é o mesmo modelo da FAB :
FAB , pintura experimental em verde no FAB 2466 do 1o/1o GT, ano de 2004, mas a do SAR, aquele em amarelo, tbém é linda !
Mas esse do SAR, SC 130 FAB 2459 tbém é muito bonita :
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 1503
- Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
- Localização: Niterói
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: C - 130 Italeri 1/72
Avançando .....
Antes de tomar uma bronca , justifico que redimensionei algumas fotos do tamanho errado e não tive como refazer, pois havia deletado os originais, mas a manhã já estarão do tamanho certo
Comecei a colocar uns PEs do exterior, nas asas, que são os bocais dos tanques.
Na verdade, os bocais são 3, o outro fica no centro da fuselagem, só poderá ser colocado quando do fechamento do charuto.
As placas da saída dos gases dos exaustores. A montagem desses itens requer um prévio acerto antes, devido serem abaulados e nem sempre dão o melhor ajuste, mas no final o resultado fica muito bom
As placas dos exaustores no avião 1/1 :
A peça do PE e o local de aplicação :
Resultado :
Partir para a porta do trem de pouso do nariz. A peça do kit , ao lado o PE :
Como ficou, agora é pintar :
Uma pegadinha aqui. Se observarem o marcado na instrução do PE, verão que a montagem dessa peça do interior da T-56 é com a parte superior das aletas da turbina para cima, por trás das hélices. Um ensaio de montagem - conforme instrução - ficaria da forma abaixo :
Achei estranho essa indicação de montagem pelo simples fato de o design da Allison T-56 não ser esta. Como sabemos, um motor turbo-hélice é uma turbina na parte traseira, acoplada através de um eixo à uma caixa de redução, onde se conecta a hélice. As Allison tem o seguinte design :
Notem que a turbina fica no plano inferior e, um pouco mais acima, a caixa de redução da hélice e o eixo. Lá no MUSAL tem a T-56 do Electra, o mesmo motor do Hércules, estes, porém, usam uma versão mais potente das T-56.
Portanto, essa peça do PE deve ser montada ao contrário, e não da forma indicada pela instrução. Pela instrução, esse detalhe importante se perde quando fechar a carenagem do motor, o que não condiz com a realidade e o design da T-56.
Marquei uma distância que julguei - pela escala - ser a adequada para posicionar o PE, e no dry fit, ficou assim :
É preciso fazer uma base para colar a peça, o que fiz está bem porco , amanhã vou melhorar a base, pois ainda tem 3 motores:
Antes de tomar uma bronca , justifico que redimensionei algumas fotos do tamanho errado e não tive como refazer, pois havia deletado os originais, mas a manhã já estarão do tamanho certo
Comecei a colocar uns PEs do exterior, nas asas, que são os bocais dos tanques.
Na verdade, os bocais são 3, o outro fica no centro da fuselagem, só poderá ser colocado quando do fechamento do charuto.
As placas da saída dos gases dos exaustores. A montagem desses itens requer um prévio acerto antes, devido serem abaulados e nem sempre dão o melhor ajuste, mas no final o resultado fica muito bom
As placas dos exaustores no avião 1/1 :
A peça do PE e o local de aplicação :
Resultado :
Partir para a porta do trem de pouso do nariz. A peça do kit , ao lado o PE :
Como ficou, agora é pintar :
Uma pegadinha aqui. Se observarem o marcado na instrução do PE, verão que a montagem dessa peça do interior da T-56 é com a parte superior das aletas da turbina para cima, por trás das hélices. Um ensaio de montagem - conforme instrução - ficaria da forma abaixo :
Achei estranho essa indicação de montagem pelo simples fato de o design da Allison T-56 não ser esta. Como sabemos, um motor turbo-hélice é uma turbina na parte traseira, acoplada através de um eixo à uma caixa de redução, onde se conecta a hélice. As Allison tem o seguinte design :
Notem que a turbina fica no plano inferior e, um pouco mais acima, a caixa de redução da hélice e o eixo. Lá no MUSAL tem a T-56 do Electra, o mesmo motor do Hércules, estes, porém, usam uma versão mais potente das T-56.
Portanto, essa peça do PE deve ser montada ao contrário, e não da forma indicada pela instrução. Pela instrução, esse detalhe importante se perde quando fechar a carenagem do motor, o que não condiz com a realidade e o design da T-56.
Marquei uma distância que julguei - pela escala - ser a adequada para posicionar o PE, e no dry fit, ficou assim :
É preciso fazer uma base para colar a peça, o que fiz está bem porco , amanhã vou melhorar a base, pois ainda tem 3 motores:
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 3323
- Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
- Localização: Rio de Janeiro
Re: C - 130 Italeri 1/72
Tarkus
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: C - 130 Italeri 1/72
Avançando mais um pouco .....
Estou tratando de umas peças mais fáceis antes de partir para o cockpit, que requer um mais cuidado na montagem, colocação dos PEs e pintura.
Fuselagem direita : a peça a ser colocada junto ao local :
Já colada :
Nessa carenagem do trem de pouso, lado esquerdo, vão estes PEs :
Colado
As portas do trem de pouso principal levaram PE, mas foi necessário lixar para tirar as linhas ali bem como as carenagens laterais e depois aplicar os PEs, ficou bacana
Vou dar um melhor acabamento nas laterais:
Estou tratando de umas peças mais fáceis antes de partir para o cockpit, que requer um mais cuidado na montagem, colocação dos PEs e pintura.
Fuselagem direita : a peça a ser colocada junto ao local :
Já colada :
Nessa carenagem do trem de pouso, lado esquerdo, vão estes PEs :
Colado
As portas do trem de pouso principal levaram PE, mas foi necessário lixar para tirar as linhas ali bem como as carenagens laterais e depois aplicar os PEs, ficou bacana
Vou dar um melhor acabamento nas laterais:
F 100
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
Re: C - 130 Italeri 1/72
Luiz o PE é maior q a peça ou é impressão minha?
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: C - 130 Italeri 1/72
Andre Cardoso escreveu:Luiz o PE é maior q a peça ou é impressão minha?
Não kkk ... na hora de tirar as laterais dei bobeira e comi mais que devia rssss terei de preencher ali com plasticard
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 1503
- Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
- Localização: Niterói
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante