Fouga Magister 1/40 Heller
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Fouga Magister 1/40 Heller
Alguém já montou este kit?
Histórico Copiado do site "http://www.eda.aer.mil.br"
História
O elegante treinador básico a jato CM-170 francês, primeiro avião dessa classe a ser fabricado em série no mundo, foi escolhido pelo Ministério da Aeronáutica em 1968 para a formação de uma esquadrilha moderna de demonstração da FAB, com máquinas de jato puro sucedendo os velhos T-6. Foram assim importados 7 aviões Fouga CM-170-2 "Super Magister", que passaram a integrar a nova Esquadrilha da Fumaça. Apesar de suas qualidades acrobáticas excelentes - eram aviões adotados pela famosa Patrouille de France -, os "Magister" tinha grande limitação de alcance devido ao consumo elevado de seus reatores, e exigiam pistas asfaltadas para operar. Assim tiveram vida efêmera no Brasil, tendo sido desativado em 1972.
A origem desse treinador, revolucionário para sua época, se situa em 1948, na pequena fábrica de planadores Fouga, na França. Incentivados pela vizinha fábrica de reatores Turbomeca, a dupla de engenheiros Castello e Mauboussin, da Fouga - daí a designação "CM" - deu então início ao projeto de um pequeno bi-reator inteiramente metálico, com assentos em tandem e dotado de leme em "V". Equipado com dois motores Turbomeca "Marboré" - IIA de apenas 400 kgf de empuxo cada internos à fuselagem, o CM-170 voou pela primeira vez em junho de 1952.
Batizado de "Magister", o jatinho da Fouga foi adotado pela Armeé de l'Air e pela Aéronavale na França (sob a denominação "Zéphyr"), tendo sido reequipado mais tarde com reatores "Marboré"-VI, mais potentes. Sua fabricação ocorreu não só na França, sob o posterior controle das firmas Potez e Sud Aviation / Aérospatiale, como em Israel (IAI), Alemanha do Oeste (Heikel/Messerschmidt) e Finlândia (Valmet), atingindo um volume total de 929 unidades até 1969. Os Magister ainda estão ativos até hoje, equipando esquadrilhas de treinamento e ataque de 15 países. Período de utilização: 1969 a 1974.
Informações Técnicas
Fabricante: Sociétè Nationale Industrielle Aérospatíale - França
Emprego: Esquadrilha da Fumaça
Características: Monoplano, asa baixa, birreator, biplace em tandem, empenagem em "V"
Motor: 2 Turbojato Turboméca Marboré VI de 1.058 lb de empuxo
Envergadura: 12,15 m
Comprimento: 10,06 m
Altura: 2,80 m
Superfície alar: 17,30 m²
Peso vazio: 2,310 Kg
Peso máximo: 3.260 Kg
Velocidade máxima: 700 Km/h
Razão de subida: 1.200 m/min
Teto: 12.000 m
Alcance: 1.400 Km
Imagens / Ilustrações**
T-24 FAB 1724, Esquadrilha da Fumaça - primeira aeronave da Esquadrilha a soltar fumaça colorida, apenas 46 demonstrações realizadas
T-24 FAB 1724, Esquadrilha da Fumaça - primeira aeronave da Esquadrilha a soltar fumaça colorida, apenas 46 demonstrações realizadas
* fonte: revista Skydive, ano 2 no. 11 de 1995. Texto de autoria de Fernando Almeida
Manual de montagem
Histórico Copiado do site "http://www.eda.aer.mil.br"
História
O elegante treinador básico a jato CM-170 francês, primeiro avião dessa classe a ser fabricado em série no mundo, foi escolhido pelo Ministério da Aeronáutica em 1968 para a formação de uma esquadrilha moderna de demonstração da FAB, com máquinas de jato puro sucedendo os velhos T-6. Foram assim importados 7 aviões Fouga CM-170-2 "Super Magister", que passaram a integrar a nova Esquadrilha da Fumaça. Apesar de suas qualidades acrobáticas excelentes - eram aviões adotados pela famosa Patrouille de France -, os "Magister" tinha grande limitação de alcance devido ao consumo elevado de seus reatores, e exigiam pistas asfaltadas para operar. Assim tiveram vida efêmera no Brasil, tendo sido desativado em 1972.
A origem desse treinador, revolucionário para sua época, se situa em 1948, na pequena fábrica de planadores Fouga, na França. Incentivados pela vizinha fábrica de reatores Turbomeca, a dupla de engenheiros Castello e Mauboussin, da Fouga - daí a designação "CM" - deu então início ao projeto de um pequeno bi-reator inteiramente metálico, com assentos em tandem e dotado de leme em "V". Equipado com dois motores Turbomeca "Marboré" - IIA de apenas 400 kgf de empuxo cada internos à fuselagem, o CM-170 voou pela primeira vez em junho de 1952.
Batizado de "Magister", o jatinho da Fouga foi adotado pela Armeé de l'Air e pela Aéronavale na França (sob a denominação "Zéphyr"), tendo sido reequipado mais tarde com reatores "Marboré"-VI, mais potentes. Sua fabricação ocorreu não só na França, sob o posterior controle das firmas Potez e Sud Aviation / Aérospatiale, como em Israel (IAI), Alemanha do Oeste (Heikel/Messerschmidt) e Finlândia (Valmet), atingindo um volume total de 929 unidades até 1969. Os Magister ainda estão ativos até hoje, equipando esquadrilhas de treinamento e ataque de 15 países. Período de utilização: 1969 a 1974.
Informações Técnicas
Fabricante: Sociétè Nationale Industrielle Aérospatíale - França
Emprego: Esquadrilha da Fumaça
Características: Monoplano, asa baixa, birreator, biplace em tandem, empenagem em "V"
Motor: 2 Turbojato Turboméca Marboré VI de 1.058 lb de empuxo
Envergadura: 12,15 m
Comprimento: 10,06 m
Altura: 2,80 m
Superfície alar: 17,30 m²
Peso vazio: 2,310 Kg
Peso máximo: 3.260 Kg
Velocidade máxima: 700 Km/h
Razão de subida: 1.200 m/min
Teto: 12.000 m
Alcance: 1.400 Km
Imagens / Ilustrações**
T-24 FAB 1724, Esquadrilha da Fumaça - primeira aeronave da Esquadrilha a soltar fumaça colorida, apenas 46 demonstrações realizadas
T-24 FAB 1724, Esquadrilha da Fumaça - primeira aeronave da Esquadrilha a soltar fumaça colorida, apenas 46 demonstrações realizadas
* fonte: revista Skydive, ano 2 no. 11 de 1995. Texto de autoria de Fernando Almeida
Manual de montagem
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!
Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Legal, vou acompanhar
Ps. Quando Andre vir este kit, vais ficar mais feliz que vendo a gostosona na academia.
Ps. Quando Andre vir este kit, vais ficar mais feliz que vendo a gostosona na academia.
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Este canopy vai dar trabalho!!
Como vou colar isso sem deixar marcas??
Melhorei os assentos com massa epoxi, pessoal, sou leigo nisso, me ajudem!
Como vou colar isso sem deixar marcas??
Melhorei os assentos com massa epoxi, pessoal, sou leigo nisso, me ajudem!
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Caramba, nunca vi encaixe assim de canopy!!!
Ele entra antes da junção das partes??? Putz!!!!
Bem, vc pode colar normalmente a transparência, cole as partes com cuidado para não sujar a transparência, depois mascara com fita tamiya, depois use pouca putty nas junções e lixe. Só tire as máscaras depois da pintura.
É uma idéia.....
O assento merece pesquisa. Veja como são:
Ele entra antes da junção das partes??? Putz!!!!
Bem, vc pode colar normalmente a transparência, cole as partes com cuidado para não sujar a transparência, depois mascara com fita tamiya, depois use pouca putty nas junções e lixe. Só tire as máscaras depois da pintura.
É uma idéia.....
O assento merece pesquisa. Veja como são:
Tarkus
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Esse canopy é assustador.
O problema é que a forma como ele foi projetado vai deixar uma marca de junção bem no meio.
O problema é que a forma como ele foi projetado vai deixar uma marca de junção bem no meio.
Henrique
- alzir
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Eu vou abandonar esse canopy e fazer de acetato!!
Ainda mais que tentei fazer ele de molde e coloquei calor com o soprador e empenou!!
Fechando o bicho!!
Os bancos, coloquei uns cintos feitos de fita crepe com fivelas feitas com grampo, pena que coloquei a mascara e não fotografei!!Se eu tivesse essa foto do Marcelo Tarkus antes .............
Ainda mais que tentei fazer ele de molde e coloquei calor com o soprador e empenou!!
Fechando o bicho!!
Os bancos, coloquei uns cintos feitos de fita crepe com fivelas feitas com grampo, pena que coloquei a mascara e não fotografei!!Se eu tivesse essa foto do Marcelo Tarkus antes .............
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Agora que percebi o pior problema da transparência......cortada ao meio!!!!
O jeito seria fazer um novo de acetato, mas para isso não pode estar enpenado.
O jeito seria fazer um novo de acetato, mas para isso não pode estar enpenado.
Tarkus
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Vou tentar resolver o problema com um molde em madeira para arredondar!!
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
Muito bacana!!
Uma das pinturas que eu quero fazer no meu, só que na 1/72.
Uma das pinturas que eu quero fazer no meu, só que na 1/72.
Tarkus
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Re: Fouga Magister 1/40 Heller
O verde sobre a asa esta errado, vou ter de repintar!!!
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!
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