Catálogos da Kikoler

Área apara a postagem de textos, fotos e vídeos, sobre história ligada ao modelismo
Ricardo P-40
Plastimodelista

Catálogos da Kikoler

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Abr 2015, 10:37

Prezados,

Muito se fala em nosso meio a respeito da história da Kikoler. Não sem razão, pois provavelmente sem a Kikoler e a influência dela sobre toda uma geração muito dificilmente haveria a comunidade de plastimodelistas que temos hoje no Brasil. Porém já a algum tempo que eu venho me dedicando a tentar levantar quais os kits que foram lançados no Brasil e em quais épocas. Com esse intuito já venho colecionando imagens das caixas dos kits da Kikoler que aparecem em fotos do Mercado Livre e alguns dos foruns que frequento. Porém agora resolvi partir para uma abordagem que talvez me dê uma imagem mais completa do que foi lançado aqui e para tal peço a ajuda de voces. Em conversa com alguns colegas fui observando que alguns dentre nós ainda tem catálogos da Kikoler preservados. Portanto gostaria de pedir aos que ainda tenham esses catálogos que por favor me mandem fotos das páginas deles onde apareçam os kits lançados naquele ano, se possível com aquele código da Revell (H-NNN) legível. A idéia é tentar elaborar uma planilha com os kits lançados em cada um dos anos que a Kikoler atuou por aqui. Até o momento o único que eu consegui completo foi o de 1971 que eu mesmo guardei desde aquele ano. Desde já agradeço qualquer colaboração nesse sentido.

Nelson Ricardo

Imagem

Ricardo P-40
Plastimodelista

Re: Catálogos da Kikoler

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Abr 2015, 10:41

Editado pela última vez por Ricardo P-40 em 10 Abr 2015, 22:17, em um total de 3 vezes.

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 09 Abr 2015, 12:29

:ok

Buhler
Plastimodelista

Mensagempor Buhler » 09 Abr 2015, 17:01

Ricardo envie seu E1/2 p/ bruxas@yahoo.com :-D

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Abr 2015, 19:48

Buhler escreveu:Ricardo envie seu E1/2 p/ bruxas@yahoo.com :-D
Valeu Buhler :ok , sabia que vc ainda devia ter alguma coisa malocada no sótão. :yes2

e-mail enviado.

Abs,

Ricardo
Editado pela última vez por Ricardo P-40 em 09 Abr 2015, 20:12, em um total de 1 vez.

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Abr 2015, 19:50

Adicionado o link para download da revista "FAÇA BRINCANDO" de 1977 na listagem do post inicial.

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 09 Abr 2015, 21:55

Quem tinha informações sobre a Kikoler era o Tuminelli lá na WK, mas faz tempo que não o vejo.
Tarkus

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Abr 2015, 23:21

Marcelo Tarkus escreveu:Quem tinha informações sobre a Kikoler era o Tuminelli lá na WK, mas faz tempo que não o vejo.
Marcelo,

O Tuminelli já tomou ciência desse minha pesquisa através de uma das páginas do facebook onde eu postei isso. Pela resposta dele, eu entendi que depois que ele fez aquele artigo ele nunca mais retornou ao tema e nem guardou nada específico daquela época.

Abs,

Ricardo

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 10 Abr 2015, 00:38

Tenho muitas imagens de caixas de kits, mas a maioria no original americano.

Eu tenho de pesquisar para encontrar as fabricadas aqui. Se vc souber o nome dos kits que procura fica mais fácil para eu tentar achar. Qualquer coisa me fale, deixe uma relação do que precisa! :ok
Tarkus

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 10 Abr 2015, 01:22

Marcelo Tarkus escreveu:Tenho muitas imagens de caixas de kits, mas a maioria no original americano.

Eu tenho de pesquisar para encontrar as fabricadas aqui. Se vc souber o nome dos kits que procura fica mais fácil para eu tentar achar. Qualquer coisa me fale, deixe uma relação do que precisa! :ok
Marcelo,

Seria interessante se pudesse me passar todas as que vc tem, pois muitas das imagens que eu tenho da caixas da Kikoler não foram muito bem fotografadas e ainda me faltam as de muitas das caixas. É relativamente fácil identificá-las das americanas pela presença do "Indústria Brasileira" no meio do logo da Revell, mas se ficar complicado, me mande o pacote todo que eu mesmo separo aqui.

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 10 Abr 2015, 14:53

deixe eu arrumar um tempo para separar. :ok
Tarkus

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 10 Abr 2015, 18:24

A Kiko e a Kikoler são marcas totalmente distintas?

Eu tenho 1 kit da Kikoler e 2 da Kiko. Nenhum catálogo infelizmente. Mas conheço uma pessoa que costuma guardar essas coisas e vou mandar um e-mail para ele perguntando.
Henrique

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 10 Abr 2015, 19:20

yerrcastro escreveu:A Kiko e a Kikoler são marcas totalmente distintas?

Eu tenho 1 kit da Kikoler e 2 da Kiko. Nenhum catálogo infelizmente. Mas conheço uma pessoa que costuma guardar essas coisas e vou mandar um e-mail para ele perguntando.
As duas são a mesma empresa, apenas na segunda metade da década de 80 a Kikoler adotou o logo "Kiko" para criar uma identidade própria nas embalagens dela, da mesma forma que a Lodela e a Congost já faziam. Se vc for ver praticamente a única coisa que distinguia antes a embalagem da Kikoler da da Revell americana era o "Indústria Brasileira" no meio do logo Revell. Acho que também a Kikoler fez isso em função da entrada dos kits da Airfix e da Heller na lista de kits que ela produzia, isso foi mais uma razão para ela reforçar a imagem da marca dela nas embalagens, uma forma de mostrar ao comprador que aqueles também era produtos feitos pela Kikoler.

Agradeço o seu esforço de tentar conseguir mais coisas com o seu amigo. :ok

Abs,

Ricardo

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 10 Abr 2015, 19:29

Ricardo, pra qual email eu mando as imagens?
Tarkus

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 10 Abr 2015, 22:14

Marcelo Tarkus escreveu:Ricardo, pra qual email eu mando as imagens?
Pode mandar para esse Marcelo: r.ricard@ig.com.br

Abs,

Ricardo