Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Luciano
Plastimodelista
Mensagens: 285
Registrado em: 28 Fev 2007, 15:57
Localização: Macuco, RJ
Contato:

Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Mensagempor Luciano » 17 Mar 2015, 10:57

Estava procurando um modelo para montar pro evento e me deparei com esse avião e sua história pouco conhecida.
Preciso de ajuda para buscar referências sobre o Nieuport 21. Busco fotos dele em uso aqui no Brasil, coisa que pesquisando não encontrei nada. Esse avião está em exposição no musal mas fui informado que ele não representa fielmente os Nieuports recebidos, sendo assim não contribuindo muito para o meu trabalho.
Imagem
Eu pretendo construir o avião no período da revolta Paulista de 1924, onde consta que o avião que era de treinamento foi armado com metralhadora e bombas.

A história dele é muito interessante, sege o que achei sobre ele:

Nieuport 21

"O dia em que São Paulo foi bombardeada...

A Revolta Paulista de 1924 foi também conhecida como “Revolução Esquecida”, entre alguns outros nomes relacionados a esta data, devido ao esquecimento de tamanho movimento militar dentro da atual Capital Paulistana.
A Revolta foi comandada pelo General reformado Isidoro Dias Lopes, e contou com a participação de vários Tenentes. Com o fracasso na revolta do Forte de Copacabana, o então presidente Arthur Bernardes teve que enfrentar uma nova revolta tenentista ocorrida em São Paulo.
O termo “Revolução Esquecida” dá-se a um fato que muito me entristece. Realizada no dia 05 de Julho de 1924, este episódio histórico é totalmente “ignorado” por todos os cidadãos paulistanos. Porém, a Revolução Constitucionalista de 1932, realizada no dia 09 de Julho, conta com desfiles, monumentos e até um feriado para relembrar este dia. Mas há uma coisa que intriga: A revolta de 32 acabou sendo bem menos mortífera do que a de 24.
Mas por que eu estou falando sobre isso? Na verdade, é uma forma de lembrar e também expor que São Paulo quase teve seus mais famosos bairros destruídos por ataques aéreos.
Morei um tempo na Moóca e no Belém (bairros vizinhos), e atualmente moro próximo ainda. Esses e mais outros bairros, como Aclimação, Vila Mariana, Brás e Ipiranga – habitados por brasileiros, italianos e espanhóis, entre outros – sofreram um forte bombardeio aéreo que matou famílias inteiras e destruiu quase cerca de dois mil imóveis.
Alguns desses bairros, como a Moóca, preservam estas marcas até hoje, fazendo assim um bairro quase que inteiramente tombado como patrimônio histórico.
O bombardeio provocou a evasão de quase 300 mil pessoas, em uma população de 700 mil na época. Sendo um dos maiores massacres urbanos entre-guerras, o bombardeio a São Paulo foi provocado por aeronaves Morane Salnier e Nieuport 21E1, ambas de 80HP, soltando bombas de 60 kg, alem de artilharia de 75, 105 e 155mm.
Estes ataques em peso deixaram um registro oficial de 503 mortos e 4.846 feridos (em sua maioria civis), e tudo isso em apenas 23 dias. Infelizmente, poucas ruas possuem nomes que relembram este acontecido, e no geral, como se vê, não há nenhuma via de importância para a metrópole que lembre as vítimas de 1924."

Abs.
Luciano

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Mensagempor edklingon » 17 Mar 2015, 18:00

Teve uma ASAS - naquela seção sobre aviões do Brasil (do Camazano) - que falava sobre este avião, com fotos e profiles. Só não lembro o nr. da revista...
Qapla´

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Mensagempor edklingon » 17 Mar 2015, 18:01

Outra opção - pedir ajuda ao Alvarenga pelo Facebook.
Qapla´

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Mensagempor Andre Cardoso » 17 Mar 2015, 18:50

Acho que tenho essa Asas... vou procurar e depois te falo Luciano.

Abç

Luciano
Plastimodelista
Mensagens: 285
Registrado em: 28 Fev 2007, 15:57
Localização: Macuco, RJ
Contato:

Re: Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Mensagempor Luciano » 17 Mar 2015, 19:45

Obrigado pessoal.
Abs

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Mensagempor Rodrigo Luiz » 17 Mar 2015, 21:13

devo ter essa asas tb, vou dar uma procurada

Buhler
Plastimodelista
Mensagens: 691
Registrado em: 06 Abr 2007, 12:19
Localização: CEP 22795-295

Re: Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Mensagempor Buhler » 17 Mar 2015, 21:34

Alguem do Grupo tinha Comprado um Livro recem Editado sobre a Revolução Paulista

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil

Mensagempor yerrcastro » 18 Mar 2015, 21:21

Tem esse texto com algumas fotos:

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/AV1932.pdf
Henrique


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante