JGSDF Type 82 Command Post

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Pelliccione » 08 Dez 2008, 02:34

Pessoal, vou com esse AFV "muderno": Posto de Comando Type 82, escala 1/35, da Trumpeter.

Imagem

Também conhecido como o "Kit do Japonês do Jumbo Cat" :D

Imagem

Um review com fotos do modelo e das grades pode ser encontrado aqui:
http://www.perthmilitarymodelling.com/r ... r00326.htm

Por ser um AFV moderno e de uma força armada "pequena", não encontrei muitas referências online, sendo a minha única fonte esse walkaround: http://www66.tok2.com/home2/tankguy/jgs ... 82CCV.html

Do veículo posso dizer que existe uma outra versão que compartilha chassis e suspensão, e que conta com uma torre armada, a do Tipo 87 de reconhecimento. Nessa página do walkaround há fotos de um esquema "agressor" (simulando um veículo soviético) bem interessante.

O modelo é muito bem injetado e detalhado e traz um interior parcialmente detalhado (somente a cabine frontal). O interior da parte de comando nem dá as caras...

Vai ser uma construção bem "out-of-the-box". Pelo que vi no walkaround, alguns componentes que não vêm no kit devem ser adicionados ao interior do modelo, mas é pouca coisa.

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Pelliccione » 08 Dez 2008, 02:42

Iniciando a montagem: começando pela suspensão, assim como nas instruções do kit.

Primeiras peças:
Imagem

Aqui a suspensão parcialmente montada e com uma primeira camada de tinta, para que certas áreas não deixem de ser pintadas mais adiante (a suspensão é um tanto intricada):
Imagem

A primeira foto foi com flash, e a segunda, com luz do dia.

A cor utilizada nessa pintura-base é a XF-73 da Tamiya, JGSDF Dark Green.
Imagem

Por enquanto, é só. Pra semana, mais avanços.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Augusto » 08 Dez 2008, 17:31

Outro dia quase cai em tentação e comprei um destes 6 rodas para colocar na nossa expo, vou acompanhar.

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor edklingon » 09 Dez 2008, 11:40

O bom desse kit é que além de ser bem detalhado (se vc procurar, vai ver uma baba no canto da boca do japones boqueteiro) ele é relativamente barato. Eu estou procurando a versão com o canhão pra comprar.
Qapla´

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Pelliccione » 05 Jan 2009, 21:03

Ed, o gajo está montando um Type 87 (c/ o canhão) aqui:

http://www.modelismo-na.net/forum/viewtopic.php?t=10461

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Pelliccione » 05 Jan 2009, 21:08

Bem, continuando a montagem...

A seguir foto das peças que faltavam na suspensão, já preparadas para seu posicionamento.

Imagem

E aqui a suspensão como ficou, com tudo já montado e peças no lugar, incluindo os eixos de metal que acompanham o kit.

Imagem
Imagem

Existem outras peças que completam essa etapa da montagem, mas a localização das mesmas dificultaria o manuseio do modelo durante a construção. São estribos, alças e degraus que serão colados ao final da montagem, imediatamente antes do acabamento.

Passo então à próxima grande etapa: o interior do veículo - no caso, a cabine de pilotagem.

Aqui o piso colado. As manchas em branco no interior da peça não é uma tentativa de camuflagem de inverno, nem técnica do sal. É o resultado dos vapores da Tekbond que usei para fixar os eixos metálicos do chassis.
Logo depois dei uma disfarçada na junção do piso com o resto do interior, usando putty Vallejo (mais conhecida no meio modelístico como "Vallejo Shit-Putty"). Apesar de muitos acharem essa putty uma porcaria, estou tentando usá-la para recuperar as 15 pratas que gastei com ela. E parece que para pequenos trabalhos (pequenas frestas, gaps minúsculas, etc), ela funciona. Mais à frente constataremos que esse disfarce nessa fenda do interior se mostrará inútil, pois será coberto por peças que não vêm (na antiga ortografia) no kit e deverão ser adicionadas.

Imagem
Imagem

É hora de um dry-run (traduzindo: montagem à seco) com as maiores peças do interior, para se ter uma noção de como vão ficar as coisas. Esse "ensaio" do interior também permite ver, com a adição da peça que constitui o casco superior do veículo, o que efetivamente ficará visível na cabine de pilotagem - e as áreas onde poderei acrescentar o que não vem no kit. Sempre lembrando que a idéia é:
1) manter todas as escotilhas abertas;
2) o interior é predominantemente na cor branca, o que o tornará mais visível do que nesse dry-run.

Imagem
Imagem
Imagem

Antes que alguém pergunte: aquela mancha branca à direita na primeira foto do dry-run é putty Vallejo, remendando uma marca deixada pelo alicate de corte assassino...

Agora é a hora que a "porca torce o rabo". Seguem as 2 únicas fotos que tenho da cabine de pilotagem do Tipo 82, resgatadas do walkaround que citei lá no início da montagem. Fiz uma série de apontamentos sobre o que deve ser acrescentado e/ou modificado para que o interior fique algo parecido com o do veículo real. Lembrando que a intenção é acrescentar só que ficará visível através das escotilhas e pára-brisas.

Imagem
Imagem

É um bocado de coisas. Felizmente pesquisei na web e consegui os esquemas do set de PE da Eduard, bem como as instruções (em PDF) do mesmo, o que me facilitará a confecção de algumas peças ausentes no modelo.

Imagem

O próximo passo então é: CorelDraw! + impressão + disquete-etched (ou skol-etched, dependendo da peça) + paciência + fé.

Até o próximo capítulo!

Jairoaraujo

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Jairoaraujo » 05 Jan 2009, 23:56

nossa! so de pensar no trabalhão que vai dar...Belo desafio. Parabens :o

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Augusto » 06 Jan 2009, 23:22

O Leo Hack tanto me encheu o saco que acabei comprando este ai na versão de reconhecimento. Estas suas fotos vão me ajudar bastante, mas alguma coisa disso ai vai se ver depois de pronto?

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Pelliccione » 08 Jan 2009, 12:38

Augusto, se você deixar as escotilhas superiores abertas, dá pra se ver alguma coisa, sim. Eu vou tentar acrescentar justamente o que fica visível.
Esse negócio de superdetalhar interiores pra depois fechar o modelo e não se ver nada nunca foi a minha praia, dá uma dor no coração e me parece perda de tempo e trabalho.

Acho que o interior da versão que você está montando é o mesmo, não muda nada. Sirva-se do walkaround (no link lá encima) à vontade. Se quiser, disponibilizo os esquemas do PE da Eduard e suas instruções para download lá no Webkits, pois estou acompanhando o GB 20 com interesse. Até pintou outro Type 82 por lá...

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Paulo do Rio » 09 Jan 2009, 20:36

Uma pergunta!
Nas instruções do Type 82 consta uma segunda opção de pintura diferente do verde que vc mostrou?
Caso positivo, quais as cores?
Obrigado

Paulo
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Pelliccione » 11 Jan 2009, 14:39

Paulo, existe outro esquema, sim.

As cores dos esquemas são:

> Dark Green + Earth Brown (esquema que eu escolhi)

> Field Grey + Dark Earth (mas pela lombada da caixa, que tem um profile colorido desse outro esquema, ele parece ser como o primeiro, só que bem "faded". Deve ser uma pintura de inverno).

Das tintas que adquiri, essa XF-73 encontra-se relativamente fácil por aqui - vi em 2 ou 3 lojas online, mas comprei o meu vidro no Naylor. O XF-72 JGSDF Brown é que tive que pedir via Lucky Model, pois estava difícil de se ver por essas bandas.

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Paulo do Rio » 11 Jan 2009, 18:19

Obrigado.
Eu vi esse outro esquema na lateral da caixa e fiquei na dúvida. Tá resolvido.
Paulo
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Augusto » 11 Jan 2009, 20:08

Marcelo

Aqueles consoles ao lado dos bancos já estão colados? Tem que por um photoetch em volta deles e o melhor é fazer isso antes de colar.

Pelliccione
Plastimodelista
Mensagens: 565
Registrado em: 21 Mar 2008, 03:10

Re: JGSDF Type 82 Command Post

Mensagempor Pelliccione » 14 Jan 2009, 12:00

Eles ainda não foram colados. Tá tudo no encaixe, é uma montagem a seco. Estou ciente dos PEs, aliás é minha estréia com PEs - e estou consultando aquela sua montagem da SdKfz 7 para assimilar as técnicas básicas.


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante