GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72 *** SUSPENSO ***

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2014
luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72 *** SUSPENSO ***

Mensagempor luiz carlos-f100 » 15 Dez 2013, 18:34

No. .. Je ne suis pas fou encore RSsssssss :gira: :gira: :gira: :gira: .. Mexi à coeur, l'effet secondaire est qui a touché la tête :22 :22 :22 :22 :lol: :lol: :lol:

Enquanto o Beluga está de quarentena, decidi iniciar essa ave aqui :

Imagem

Um pouco sobre o Concorde

O Concorde era um avião comercial supersônico de passageiros, construído pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Foi operado apenas pelas companhias British Airways e Air France. Sua velocidade de cruzeiro é de Mach 2.04 (entre 2.346 e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003.

O Concorde gastava uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico, tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.

Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747, porém transportando um número de passageiros muito menor.

Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 a demanda pelos voos intercontinentais diminuiu e seus voos tornaram-se economicamente inviáveis.

O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.

Ao todo foram construidas 20 unidades do Concorde, 14 de fato voaram comercialmente, 7 da Air France e 7 da Brithis Airways.

Foi ator principal no cinema trash, Aeroporto 79 - o Concorde

Exceto pelo que se acidentou com perda total , todos eles estão expostos pelo mundo.

Uma lenda de fato !
Fonte : Wikipédia


Minhas lembranças da lenda !

No final da década 70 e nos anos 80, a Air France tinha 2 frequencias semanais com o Concorde aqui para o RJ , quartas e domingos. DIferentemente de hoje, o AIRJ - TPS 1 ( como era chamando o Tom Jobim ) tinha seu o terraço panoramico aberto em toda sua extensão e o barato no domingos, com sol ou chuva , especialmente para os spotters da época como eu e outros malucos, era chegar no AIRJ por volta das 13.00 hrs , e ver o Concorde chegar por volta das 15.00 hrs. A partir desse horário, o terraço ficava lotado, especialmente no finger que ele ficava - o de numero 8 - onde todos admiravam suas formas suaves e belas.

O ponto alto, entretanto, era a decolagem, as 19.00 horas. Todos nós corríamos para o lado direito do terraço, lá bem no fundo, invadindo um restaurante que lá havia - o gerente achavam ruim kkkkk - com vistas para a pista 10/28. Mas depois compravámos um misto-quente ou queijo com banana e coca-cola - CARO PRA CARAMBA !!! - e o gerente acabou ficando nosso amigo :lmao:

Conseguir um lugar na murada era uma vitoria, mas nós íamos cerca de 40 minutos antes da partida, e ficavamos de camarote :-D .

Dái a multidão chegava : empurra- empurra, a criançada louca para ver o avião decolar, os pais dando explicações nada aeronauticas sobre o avião ( escutei uma vez um pai falar para o filho que para o Concorde pegar a pista aqui no Rio, fazia a volta lá em São Paulo :lol: :lol: :lol: ) as mulheres - namoradas, esposas, avós, tias, casos. etc .... - achando tudo bonito e chato ao mesmo tempo ( .. ah mas que graça tem de ficar aqui, avião é tudo igual ... falavam ..... mas a opinão mudava logo que o bicho acelerava ... ) ...

E lá vinha a garça.... branca, esguia, bela como sempre, com seu nariz abaixado e com aquele ruído caracteristicos das Olympus 593 em iddle... um murmurinho lindo !

Um de nossos colegas mais abastardo tinha um rádio FM adaptado para escuta da torre de comando, e nós ali quietinhos em volta dele esperando escutar na fonia Torre x Lenda : ´´ Concorde, winds at 3 knots by 110 degrees....clear for takeoff ....good flight sir !!!! ´´

Então começava o show ....... uma chama, no inicio azul e depois ficando amarela e com us 10 mts de comprimento saia das 593, acompanhado de um ruido ENSUDECEDOR, que estremecia tudo ao seu redor... era impossivel falar, mesmo gritando, com aquele trovão das 4 Olympus com pós-combustor ligado..... as mulheres ficavam horrorizadas com aquele barulho todo, me lembro de uma senhora falar depois : ´´ meu Deus, parecia que o mundo estava acabando..... ´´ ( será que ela já viu o mundo acabar ???!! Kkkkkk ) , e lá ia a lenda acelerando pela 10/28 full power, descolando suas 185 toneladas como um caça, com o pós combustor ligado, 10, 15, 20, 25 segundos.... e pronto ... a tripulação cortava os pós e de pronto o ruido ia embora... e a lenda dentro poucas horas - após uma escala técnica em Dakar - chegava no Charles de Gaulle.

Não se algum de vcs teve a oportunidade de ir lá nessa época ou ver um caça decolando com pós combustor... a coisa é por ai :D

E na quarta, estavamos lá.... domingo também... e observámos as mesmas pessoas do ultimo domingo lá novamente... e dai tudo acabou......

Costumo dizer que fui um privilegiado em poder ter tido a oportunidade de ver essa incrivel máquina aqui no RJ enquanto operou, bem como muitas outras :ok

Adieu, Monsieur Concorde !!!!!!


OLhem esse video de um Concorde decolando de Heatrow para o JFK :

Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 14 Jul 2014, 23:18, em um total de 13 vezes.
F 100

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 15 Dez 2013, 19:14

O kit da AIRFIX é bem grande e interessante, - embora um meio-termo entre goiaba e goiabona Rssss - uma mistura de plasticos branco, prata e preto. Os decais permitem fazer somente aeronave da Brithis Airways em seus 3 momentos de pinturas, a G-BOAA , que atualmente está exposta no Museum of Flight, na Escócia.

Montado, ficará com um comprimento de 85 cms do pitot à luz de cauda

A HELLER tem o mesmo kit, com decais da AIR FRANCE.

Eu gosto muito da pintura do periodo 1985 - 1997, mas existe um decal da Two Six que permite vc fazer a aeronave operada em joint-venture Brithis Airways x Singapore Airlanes, sendo que cada lado do avião era pintado com as cores de cada companhia. Um caso a pensar ....... :D

No final ficará grande, mas bem imponente.

Mas o kit tem seus ´ contrabandos `: as formas das janelas estão totalmente erradas, as linhas de baixo relevo são muito toscas e altas, o material rodante é péssimo, a montagem da cabine de comando requer atenção e ajustes, vamos ter de mexer nas carenagens das 593 ........mas vamos que vamos assim mesmo.....

A título de curiosidade, as Olympus 593 eram as mesma usadas nos Vulcan.

Os sprues :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Comecei mexendo na parte dianteira do charuto, embora encaixe relativamente bem, um trabalho de lixamento e dry-fit aqui é necessário para um bom acabamento :

Imagem

Imagem

Imagem

Como viram, vou ter trabalho, mas vai valer a pena. Um colega do FB, Brad Shinn montou um, mandei um e-mail para ele e gentilmente me enviou boas fotos e dicas de montagem, bem como meu amigo Zé Maria ( Tristar ) me deu umas excelentes dicas :ok

Com paciencia e jeito a coisa vai andar, enquanto isso vou me decidir pela pintura :

1a opção - BA 1985 - 1997

Imagem


2a opção - Joint com a Singapore - Lado direito pintura da BA e no Esquerdo da Singapore

Imagem

O decal da Two Six

Imagem

O que vcs acham ?????
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 22 Dez 2013, 16:45, em um total de 4 vezes.
F 100

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor Andre Cardoso » 15 Dez 2013, 20:34

Show Luiz.... Segunda opção com certeza :ok

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor Rodrigo Luiz » 15 Dez 2013, 22:09

a segunda é bem interessante e incomum

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor yerrcastro » 16 Dez 2013, 01:31

Gostei muito da apresentação do avião. :ok

Vou acompanhar.

Abs!
Henrique

Marcelo Tarkus
Plastimodelista
Mensagens: 3323
Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor Marcelo Tarkus » 16 Dez 2013, 09:39

Show de escolha Luiz!!

Gostei da sua história. Eu tive a oportunidade de ver este avião passando no litoral após sua decolagem lá pelos anos 80. Eu estava na praia e todos pararam para ver o concorde com seu estrondo, passando baixo e fazendo uma curva rápida para o oceano, bem em frente a praia de Ipanema.

:ok
Tarkus

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 17 Dez 2013, 14:18

Valeu galera !!!!!

Vamos lá ....... comecei a mexer , fazendo as devidas correções. Mas percebi que será necessário mais correções no decorrer da montagem :-(

1a correção : janelas

O formato das janelas estão totalmente erradas, vejam as fotos :

Do kit :

Imagem

Do avião 1/1

Imagem

Então mandei Durepóxi nos 2 lados, ficou assim :

Imagem

Imagem

Deixarei uns 2 dias secando e depois vamos lixar, com certeza haverá uns gaps que seráo preenchidos com super- bonder ,secagem por uns 2 dias e lixa novamente até obter uma superficie bem lisinha :ok , além do que irei dar um polimento.

Isso irá favorecer a aplicação dos decais - vou usar decais para as janelas.

Partir então para a cabine de comando ( deveria ter pedido pro Julio fazer :-D :-D ) , as peças já preparadas e envernizadas, só aguardando os decais do painel de instrumentos, do pedestal das manetes, do eng de voo, e o Overhead painel :

Imagem

Pintei e envernizei as metades da cabine, usei Vallejo US Blue Gray:

Imagem

Aqui um dos problemas que o pessoal havia alertado :

O painel do engenheiro de voo, se seguirmos as marcações no piso da cabine, ficará muito além do local correto, bem à frente da janela do lado direito da cabine :

Imagem

Vista pelo lado de fora : um dos lados do painel do F/E fica aparecendo, o que não ocorre no avião real :

Imagem

Agora na posição correta :

Imagem

Não estão colados ainda, fiz somente o dry-fit para fazer os devidos ajustes, nessa semana vou decalcar, lacrar com verniz, fazer os cintos em scratch - fita tamiya -, embora depois de fechado não vai aparecer muito, mas eles estarão lá :ok

Ache essa foto bem caracteristica de 2 ícones da França : O Concorde e o Citroen DS-19 Cara de Sapo :lol: :lol: :lol: :lol:

Imagem
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 18 Dez 2013, 17:10, em um total de 2 vezes.
F 100

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor yerrcastro » 17 Dez 2013, 15:31

Legal F100. :ok
Henrique

Alex Lima
Plastimodelista
Mensagens: 457
Registrado em: 13 Mai 2008, 19:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor Alex Lima » 18 Dez 2013, 16:43

Grande história F-100, aliás, as janelas incorretas devem pertencer ao kit do Comet que eu acredito ter sido o primeiro e único jato comercial pressurizado que usou janelas com cantos vivos. Logo descobriu-se que isso gerava pontos de tensão, fadiga e rachaduras que resultaram em diversos acidentes fatais e o fim dos De Havilland Comet!

Acompanhando a montagem...

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 18 Dez 2013, 17:01

Com certeza Alex ...... não sei como a AIRFIX errou tanto nessas janelas, seria preferivel que fizesse como a MINICRAFT faz nos modelos civis, deixa td fechado e manda decais.

E olha que a AIRFIX teve acesso ilimitado ao modelo real, mesmo no protótipo não tinhas essas janelas do kit, olha aqui ó :

Imagem

Hoje não fiz muita coisa nele, deu preguiça de mexer com kits :blog: :blog: :blog: só fiz decalcar os paineis da cabine e para azar meu o decalque do painel do F/E desmanchou :-( :-( :-( :-( , vou pensar em que fazer.... se bem que não será muito visível após fechar a cabine.

O painel principal e pedestal de manetes :

Imagem

O painel do F/E e o Burpee preocupado :

Imagem

Por enquanto está assim :

Imagem

:gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira:
F 100

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor Augusto » 19 Dez 2013, 12:10

Meu pai prestou serviços na construção do Hotel Merridien, quando fizeram o lançamento oficial dos voos do Concorde para o Brasil, fizeram uma festa lá, ele foi convidado e me levou. Tinha uma exibição em três telas simultâneas onde passava um documentário contanto toda a história da aviação francesa nos seus voos através do atlântico para a América do Sul. No fim tinha imagem do concorde aterrando no Rio, que passava dividida nas 3 telas para aumentar o tamanho.

Talvez para os padrões de hoje fosse até meio tosco, mas na época era uma coisa espetacular, me deixou noites sem dormir direito. :D

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 19 Dez 2013, 14:30

Augusto escreveu:Meu pai prestou serviços na construção do Hotel Merridien, quando fizeram o lançamento oficial dos voos do Concorde para o Brasil, fizeram uma festa lá, ele foi convidado e me levou. Tinha uma exibição em três telas simultâneas onde passava um documentário contanto toda a história da aviação francesa nos seus voos através do atlântico para a América do Sul. No fim tinha imagem do concorde aterrando no Rio, que passava dividida nas 3 telas para aumentar o tamanho.

Talvez para os padrões de hoje fosse até meio tosco, mas na época era uma coisa espetacular, me deixou noites sem dormir direito. :D

Show Augusto !
F 100

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor yerrcastro » 19 Dez 2013, 15:51

Está ficando ótimo F100. É raro ver aviação civil com interior, então acho um atrativo a mais. :ok

Eu vi o Concorde "de perto" com meu pai quando era pequeno. Mas não lembro de nada. De recordação só sobrou uma foto dele velha. :blog:
Henrique

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 19 Dez 2013, 16:35

Somente nas escalas maiores vc tem algum interior decente, como é o caso desse kit. Tenho um Falcon 10 na escala 1/48 que vem com interior completo, pena que depois que fecha a fuselagem vc quase não ve :sad: .

Tenho algumas fotos em algum lugar dos tempos do AIRJ, vou ver se encontro, escaneio e posto aqui :ok
F 100

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72

Mensagempor yerrcastro » 24 Dez 2013, 15:26

Olha a foto que falei.

Das antigas mesmo! :lol:

Imagem
Henrique


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante