Giordano
Quanto a cores referentes aos interiores, partes menos visíveis dos aviões, as opiniões são tantas e tão variadas que discuti-las é muitas vezes como discutir o sexo dos anjos.
Normalmente, antes de iniciar um modelo, procuro fotos. Encontro muitas vezes, para além das fotos, informações relativas aos aviões.
Pelo que li é verdade que o Ministério do Ar Francês em 1939 determinou um azul escuro para os interiores mas apenas os Bloch seguiram essa orientação. Os restantes fabricantes bem como a Deoitinw nos seus 520A Dewoitine nos seus 520 não seguiram essa orientação e foram pintados de várias cores. Verde escuro ou verde claro, cinzento escuro, cinzento azulado e mesmo Khaki. Garantido ??? No que respeita ao Dewoitine 520 (pelo que li) é que a partir do Dewoitine 350 essa regra do Ministério do Ar foi seguida.
Se repararmos nos cores indicadas pelos vários fabricantes de modelos ou aftermarkets as cores indicadas variam muito e, penso eu, todos realizam estudos antes de lançar o modelo. Se os estudos são válidos ou não?????
Quanto não há certezas pinto a cor aconselhada pelo fabricante do modelo. Como a Tamiya indicou o XF-24 foi com essa cor que pintei o meu modelo. Até porque o número do avião representado é muito anterior ao 350.
Certo, errado?????
Para todos os efeitos agora é tarde.
Um abraço
ajcmac