U-201 - REVELL 1/144
U-201 - REVELL 1/144
Oi galera,
Seguem fotos do passo-a-passo do U-Boat 1/144 da Revell, com algumas melhorias.
As fotos falam por si, mas se alguém quiser alguma informação mais detalhada, é só perguntar.
Devo terminar nos próximos dias, assim espero...
Detalhe, acabei usando o fio 0,4 em vez do 0,5...
Agradeço antecipadamente os comentários.
E quem quiser meter o malho, fique a vontade...
Seguem fotos do passo-a-passo do U-Boat 1/144 da Revell, com algumas melhorias.
As fotos falam por si, mas se alguém quiser alguma informação mais detalhada, é só perguntar.
Devo terminar nos próximos dias, assim espero...
Detalhe, acabei usando o fio 0,4 em vez do 0,5...
Agradeço antecipadamente os comentários.
E quem quiser meter o malho, fique a vontade...
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Re: U-201 - REVELL 1/144
O malho?
Só dá pra dizer:
Muito bacana mesmo, Mestre. Pra que texto?, as fotos mostram várias soluções maneiríssimas.
Quando eu crescer vou conseguir montar um assim...
Só dá pra dizer:
Muito bacana mesmo, Mestre. Pra que texto?, as fotos mostram várias soluções maneiríssimas.
Quando eu crescer vou conseguir montar um assim...
Sempre aprendendo...
Eduardo
Eduardo
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Re: U-201 - REVELL 1/144
Senhor, fazei que um dia eu chegue perto do meu Mestre!
João Bosco
João Bosco
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Re: U-201 - REVELL 1/144
Excelente Giordano, só não entendi porque vc postou uma foto de um Type VIIA, quando esse é um VIIC?
O VIIC não tinha esse mastro na popa, em cima do tubo de ré. A bandeira era sempre hasteada no mastro da torre.
Quero ver como vc vai fazer o efeito do desgaste do preto anthracite do convés.
Gostei do efeito desse tubo de latão nas laterais da torre
Abs,
Ricardo
O VIIC não tinha esse mastro na popa, em cima do tubo de ré. A bandeira era sempre hasteada no mastro da torre.
Quero ver como vc vai fazer o efeito do desgaste do preto anthracite do convés.
Gostei do efeito desse tubo de latão nas laterais da torre
Abs,
Ricardo
Re: U-201 - REVELL 1/144
Valeu amigos, legal que gostaram...
Ricardo, eu estava mais preocupado com a referencia da bandeira, que me parece eram todas iguais. Ou não?
Esse preto anthracite na verdade era um primer bem escuro, um preto avermelhado, que era usado sobre a madeira. O deck era de madeira (com exceção de uma pequena área na proa e na popa) pois se fosse metal, nas regiões polares, a tripulação não poderia caminhar sobre o deck por causa da temperatura extremamente baixa. Não enferrujava e só havia o desgaste natural pelo efeito da água e salinidade. Pelas referencias que andei vendo, imagino essa cor um pouco desbotada em algumas áreas...
Bem, foi isso que entendi num dos livros sobre U-Boats que baixei da Internet.
Abraços,
Ricardo, eu estava mais preocupado com a referencia da bandeira, que me parece eram todas iguais. Ou não?
Esse preto anthracite na verdade era um primer bem escuro, um preto avermelhado, que era usado sobre a madeira. O deck era de madeira (com exceção de uma pequena área na proa e na popa) pois se fosse metal, nas regiões polares, a tripulação não poderia caminhar sobre o deck por causa da temperatura extremamente baixa. Não enferrujava e só havia o desgaste natural pelo efeito da água e salinidade. Pelas referencias que andei vendo, imagino essa cor um pouco desbotada em algumas áreas...
Bem, foi isso que entendi num dos livros sobre U-Boats que baixei da Internet.
Abraços,
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Re: U-201 - REVELL 1/144
Sim Giordano, as bandeiras da Kriegsmarine eram todas iguais, só variavam de tamanho. O modelo usado em U-Boots era menor que as das outras embarcações, mas o desenho era o mesmo. Eu também entendo que o anthracite era um primer impermeabilizante para a madeira e com o tempo desgastava deixando a madeira aparente em alguns pontos. A questão é saber representar isso de maneira compatível com o desgaste do restante da embarcação.Giordano escreveu:Valeu amigos, legal que gostaram...
Ricardo, eu estava mais preocupado com a referencia da bandeira, que me parece eram todas iguais. Ou não?
Esse preto anthracite na verdade era um primer bem escuro, um preto avermelhado, que era usado sobre a madeira. O deck era de madeira (com exceção de uma pequena área na proa e na popa) pois se fosse metal, nas regiões polares, a tripulação não poderia caminhar sobre o deck por causa da temperatura extremamente baixa. Não enferrujava e só havia o desgaste natural pelo efeito da água e salinidade. Pelas referencias que andei vendo, imagino essa cor um pouco desbotada em algumas áreas...
Bem, foi isso que entendi num dos livros sobre U-Boats que baixei da Internet.
Abraços,
A referência que normalmente eu uso é essa que a Doug Martindale disponibilizou em pdf para download: http://amp.rokket.biz/docs/the_wolf_pack_compr.pdf
Tem algumas fotos coloridas da época que mostra como ficava o anthracite.
Outra coisa, vc tem certeza de que essa pintura é mesmo do U-201?
Todas as referencias que eu tenho mostram esse padrão no U-253 em 1942, a do U-201 é bem diferente:
U-201
U-253
Abs,
Ricardo
Re: U-201 - REVELL 1/144
Ricardo,
Essa referencia que você postou é a bíblia dos U-Boats.
Eu tinha baixado, mas essa sua está mais completa, valeu!
Tens razão na diferença de camuflagem.
Esse U-Boat é uma encomenda, e o cliente fez questão de uma "licença poética" para que eu fizesse a camuflagem tipo "espelho quebrado" que ele viu no U-Boat que montei pra base de submarinos. Portanto, se levar ao pé da letra, está errada a camuflagem! Não fiz a versão do U-591 porque tem duplo deck e iria encarecer demais o orçamento. Eu, particularmente, não faria essa adulteração. Isso foi exaustivamente discutido com o cliente, mas no final ele preferiu assim! Poderia ter feito a versão do U-253, mas implicaria também em produzir ou comprar os decais...
Imagino que no deck, pra simular o desgaste, vou tentar com tinta a óleo pra tela bem diluída com terebentina e secante de cobalto, usando o branco, alguns tons esverdeados e marrom. Tudo bem suave, bem "transparente". Vamos ver se vai dar certo... Lembrando que a pintura foi feita com duco, portanto bastante resistente a outros diluentes que não seja o thinner.
Abração,
Essa referencia que você postou é a bíblia dos U-Boats.
Eu tinha baixado, mas essa sua está mais completa, valeu!
Tens razão na diferença de camuflagem.
Esse U-Boat é uma encomenda, e o cliente fez questão de uma "licença poética" para que eu fizesse a camuflagem tipo "espelho quebrado" que ele viu no U-Boat que montei pra base de submarinos. Portanto, se levar ao pé da letra, está errada a camuflagem! Não fiz a versão do U-591 porque tem duplo deck e iria encarecer demais o orçamento. Eu, particularmente, não faria essa adulteração. Isso foi exaustivamente discutido com o cliente, mas no final ele preferiu assim! Poderia ter feito a versão do U-253, mas implicaria também em produzir ou comprar os decais...
Imagino que no deck, pra simular o desgaste, vou tentar com tinta a óleo pra tela bem diluída com terebentina e secante de cobalto, usando o branco, alguns tons esverdeados e marrom. Tudo bem suave, bem "transparente". Vamos ver se vai dar certo... Lembrando que a pintura foi feita com duco, portanto bastante resistente a outros diluentes que não seja o thinner.
Abração,
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Re: U-201 - REVELL 1/144
OK Giordano,
Sim, essa é uma versão revisada e ampliada dos artigos que o Doug Martindale publicou tempos atrás, com muito mais informações.
Bom, se a pintura é uma ¨Licença Poética¨, nesse caso não há o que se discutir.
Na 1/350 geralmente eu uso dois ou três tons de terra a óleo para representar o desgaste do deck, mas acho que numa escala maior outras côres também irão cair bem. Use o branco e um tom de terra claro também como drybrush em alguns pontos, que deverá dar um bom realce.
A propósito, recentemente achei num forum essa tabela das cores RAL da KM que podem te ser útil também no futuro:
Abs,
Ricardo
Sim, essa é uma versão revisada e ampliada dos artigos que o Doug Martindale publicou tempos atrás, com muito mais informações.
Bom, se a pintura é uma ¨Licença Poética¨, nesse caso não há o que se discutir.
Na 1/350 geralmente eu uso dois ou três tons de terra a óleo para representar o desgaste do deck, mas acho que numa escala maior outras côres também irão cair bem. Use o branco e um tom de terra claro também como drybrush em alguns pontos, que deverá dar um bom realce.
A propósito, recentemente achei num forum essa tabela das cores RAL da KM que podem te ser útil também no futuro:
Abs,
Ricardo
Re: U-201 - REVELL 1/144
Valeu Ricardo, mais uma ótima dica.
Abração,
Abração,
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Re: U-201 - REVELL 1/144
Caro Giordano:
Sensacional!!! Meus mais sinceros parabéns por esta obra de arte...
a solução latão foi genial...a furação nem se fala.
e grandes referências foram disponibilizadas...
Obrigado e congratulações
Fernando
Sensacional!!! Meus mais sinceros parabéns por esta obra de arte...
a solução latão foi genial...a furação nem se fala.
e grandes referências foram disponibilizadas...
Obrigado e congratulações
Fernando
Re: U-201 - REVELL 1/144
Valeu Fernando.
No que puder ajudar, tamos aí!
O sub está praticamente pronto, só falta resolver a bandeira e hoje queimei as pestanas com isso! Mas acho que vai dar certo. Amanhã fotografo o resultado final e posto aqui. A bandeira é decal e colar direto no mastro fica sem resistência nenhuma e com o tempo pode soltar. Fiz uma bandeira com lacre de embalagem de Nescau e amanhã vou aplicar o decal da bandeira nela dos dois lados e fixá-la no mastro. Fiz um teste de aderência no material com uma sobra de decal e deu certo. O decal se moldou bem as dobras.
No que puder ajudar, tamos aí!
O sub está praticamente pronto, só falta resolver a bandeira e hoje queimei as pestanas com isso! Mas acho que vai dar certo. Amanhã fotografo o resultado final e posto aqui. A bandeira é decal e colar direto no mastro fica sem resistência nenhuma e com o tempo pode soltar. Fiz uma bandeira com lacre de embalagem de Nescau e amanhã vou aplicar o decal da bandeira nela dos dois lados e fixá-la no mastro. Fiz um teste de aderência no material com uma sobra de decal e deu certo. O decal se moldou bem as dobras.
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- Plastimodelista
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Re: U-201 - REVELL 1/144
Giordano,
Eu geralmente uso chumbo de radiografia de dentista para fazer isso, mas acho que o lacre de alumínio também pode dar certo. A única dica que eu te dou é pintar de branco antes de aplicar o decalque. Geralmente decalque sobre superfície metálica costuma ficar translúcido e com uma aparência estranha. Voce pode inclusive aplicar o decalque com cola branca com a bandeira esticada e deixar para fazer as dobras com ela depois de sêca.
Abs,
Ricardo
Eu geralmente uso chumbo de radiografia de dentista para fazer isso, mas acho que o lacre de alumínio também pode dar certo. A única dica que eu te dou é pintar de branco antes de aplicar o decalque. Geralmente decalque sobre superfície metálica costuma ficar translúcido e com uma aparência estranha. Voce pode inclusive aplicar o decalque com cola branca com a bandeira esticada e deixar para fazer as dobras com ela depois de sêca.
Abs,
Ricardo
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