U-201 - REVELL 1/144
U-201 - REVELL 1/144
Oi galera,
Seguem fotos do passo-a-passo do U-Boat 1/144 da Revell, com algumas melhorias.
As fotos falam por si, mas se alguém quiser alguma informação mais detalhada, é só perguntar.
Devo terminar nos próximos dias, assim espero...
Detalhe, acabei usando o fio 0,4 em vez do 0,5...
Agradeço antecipadamente os comentários.
E quem quiser meter o malho, fique a vontade...
Seguem fotos do passo-a-passo do U-Boat 1/144 da Revell, com algumas melhorias.
As fotos falam por si, mas se alguém quiser alguma informação mais detalhada, é só perguntar.
Devo terminar nos próximos dias, assim espero...
Detalhe, acabei usando o fio 0,4 em vez do 0,5...
Agradeço antecipadamente os comentários.
E quem quiser meter o malho, fique a vontade...
-
- Plastimodelista
Re: U-201 - REVELL 1/144
O malho?
Só dá pra dizer:
Muito bacana mesmo, Mestre. Pra que texto?, as fotos mostram várias soluções maneiríssimas.
Quando eu crescer vou conseguir montar um assim...
Só dá pra dizer:
Muito bacana mesmo, Mestre. Pra que texto?, as fotos mostram várias soluções maneiríssimas.
Quando eu crescer vou conseguir montar um assim...
Sempre aprendendo...
Eduardo
Eduardo
-
- Plastimodelista
Senhor, fazei que um dia eu chegue perto do meu Mestre!
João Bosco
João Bosco
-
- Plastimodelista
-
- Plastimodelista
Excelente Giordano, só não entendi porque vc postou uma foto de um Type VIIA, quando esse é um VIIC?
O VIIC não tinha esse mastro na popa, em cima do tubo de ré. A bandeira era sempre hasteada no mastro da torre.
Quero ver como vc vai fazer o efeito do desgaste do preto anthracite do convés.
Gostei do efeito desse tubo de latão nas laterais da torre
Abs,
Ricardo
O VIIC não tinha esse mastro na popa, em cima do tubo de ré. A bandeira era sempre hasteada no mastro da torre.
Quero ver como vc vai fazer o efeito do desgaste do preto anthracite do convés.
Gostei do efeito desse tubo de latão nas laterais da torre
Abs,
Ricardo
Valeu amigos, legal que gostaram...
Ricardo, eu estava mais preocupado com a referencia da bandeira, que me parece eram todas iguais. Ou não?
Esse preto anthracite na verdade era um primer bem escuro, um preto avermelhado, que era usado sobre a madeira. O deck era de madeira (com exceção de uma pequena área na proa e na popa) pois se fosse metal, nas regiões polares, a tripulação não poderia caminhar sobre o deck por causa da temperatura extremamente baixa. Não enferrujava e só havia o desgaste natural pelo efeito da água e salinidade. Pelas referencias que andei vendo, imagino essa cor um pouco desbotada em algumas áreas...
Bem, foi isso que entendi num dos livros sobre U-Boats que baixei da Internet.
Abraços,
Ricardo, eu estava mais preocupado com a referencia da bandeira, que me parece eram todas iguais. Ou não?
Esse preto anthracite na verdade era um primer bem escuro, um preto avermelhado, que era usado sobre a madeira. O deck era de madeira (com exceção de uma pequena área na proa e na popa) pois se fosse metal, nas regiões polares, a tripulação não poderia caminhar sobre o deck por causa da temperatura extremamente baixa. Não enferrujava e só havia o desgaste natural pelo efeito da água e salinidade. Pelas referencias que andei vendo, imagino essa cor um pouco desbotada em algumas áreas...
Abraços,
-
- Plastimodelista
Sim Giordano, as bandeiras da Kriegsmarine eram todas iguais, só variavam de tamanho. O modelo usado em U-Boots era menor que as das outras embarcações, mas o desenho era o mesmo. Eu também entendo que o anthracite era um primer impermeabilizante para a madeira e com o tempo desgastava deixando a madeira aparente em alguns pontos. A questão é saber representar isso de maneira compatível com o desgaste do restante da embarcação.Giordano escreveu:Valeu amigos, legal que gostaram...
Abraços,
A referência que normalmente eu uso é essa que a Doug Martindale disponibilizou em pdf para download: http://amp.rokket.biz/docs/the_wolf_pack_compr.pdf
Tem algumas fotos coloridas da época que mostra como ficava o anthracite.
Outra coisa, vc tem certeza de que essa pintura é mesmo do U-201?
Todas as referencias que eu tenho mostram esse padrão no U-253 em 1942, a do U-201 é bem diferente:
U-201
U-253
Abs,
Ricardo
Ricardo,
Essa referencia que você postou é a bíblia dos U-Boats.
Eu tinha baixado, mas essa sua está mais completa, valeu!
Tens razão na diferença de camuflagem.
Esse U-Boat é uma encomenda, e o cliente fez questão de uma "licença poética" para que eu fizesse a camuflagem tipo "espelho quebrado" que ele viu no U-Boat que montei pra base de submarinos. Portanto, se levar ao pé da letra, está errada a camuflagem! Não fiz a versão do U-591 porque tem duplo deck e iria encarecer demais o orçamento. Eu, particularmente, não faria essa adulteração. Isso foi exaustivamente discutido com o cliente, mas no final ele preferiu assim! Poderia ter feito a versão do U-253, mas implicaria também em produzir ou comprar os decais...
Imagino que no deck, pra simular o desgaste, vou tentar com tinta a óleo pra tela bem diluída com terebentina e secante de cobalto, usando o branco, alguns tons esverdeados e marrom. Tudo bem suave, bem "transparente". Vamos ver se vai dar certo... Lembrando que a pintura foi feita com duco, portanto bastante resistente a outros diluentes que não seja o thinner.
Abração,
Essa referencia que você postou é a bíblia dos U-Boats.
Eu tinha baixado, mas essa sua está mais completa, valeu!
Tens razão na diferença de camuflagem.
Esse U-Boat é uma encomenda, e o cliente fez questão de uma "licença poética" para que eu fizesse a camuflagem tipo "espelho quebrado" que ele viu no U-Boat que montei pra base de submarinos. Portanto, se levar ao pé da letra, está errada a camuflagem! Não fiz a versão do U-591 porque tem duplo deck e iria encarecer demais o orçamento. Eu, particularmente, não faria essa adulteração. Isso foi exaustivamente discutido com o cliente, mas no final ele preferiu assim! Poderia ter feito a versão do U-253, mas implicaria também em produzir ou comprar os decais...
Imagino que no deck, pra simular o desgaste, vou tentar com tinta a óleo pra tela bem diluída com terebentina e secante de cobalto, usando o branco, alguns tons esverdeados e marrom. Tudo bem suave, bem "transparente". Vamos ver se vai dar certo... Lembrando que a pintura foi feita com duco, portanto bastante resistente a outros diluentes que não seja o thinner.
Abração,
-
- Plastimodelista
OK Giordano,
Sim, essa é uma versão revisada e ampliada dos artigos que o Doug Martindale publicou tempos atrás, com muito mais informações.
Bom, se a pintura é uma ¨Licença Poética¨, nesse caso não há o que se discutir.
Na 1/350 geralmente eu uso dois ou três tons de terra a óleo para representar o desgaste do deck, mas acho que numa escala maior outras côres também irão cair bem. Use o branco e um tom de terra claro também como drybrush em alguns pontos, que deverá dar um bom realce.
A propósito, recentemente achei num forum essa tabela das cores RAL da KM que podem te ser útil também no futuro:
Abs,
Ricardo
Sim, essa é uma versão revisada e ampliada dos artigos que o Doug Martindale publicou tempos atrás, com muito mais informações.
Bom, se a pintura é uma ¨Licença Poética¨, nesse caso não há o que se discutir.
Na 1/350 geralmente eu uso dois ou três tons de terra a óleo para representar o desgaste do deck, mas acho que numa escala maior outras côres também irão cair bem. Use o branco e um tom de terra claro também como drybrush em alguns pontos, que deverá dar um bom realce.
A propósito, recentemente achei num forum essa tabela das cores RAL da KM que podem te ser útil também no futuro:
Abs,
Ricardo
Valeu Ricardo, mais uma ótima dica.
Abração,
Abração,
-
- Novato
Caro Giordano:
Sensacional!!! Meus mais sinceros parabéns por esta obra de arte...
a solução latão foi genial...a furação nem se fala.
e grandes referências foram disponibilizadas...
Obrigado e congratulações
Fernando
Sensacional!!! Meus mais sinceros parabéns por esta obra de arte...
a solução latão foi genial...a furação nem se fala.
e grandes referências foram disponibilizadas...
Obrigado e congratulações
Fernando
Valeu Fernando.
No que puder ajudar, tamos aí!
O sub está praticamente pronto, só falta resolver a bandeira e hoje queimei as pestanas com isso! Mas acho que vai dar certo. Amanhã fotografo o resultado final e posto aqui. A bandeira é decal e colar direto no mastro fica sem resistência nenhuma e com o tempo pode soltar. Fiz uma bandeira com lacre de embalagem de Nescau e amanhã vou aplicar o decal da bandeira nela dos dois lados e fixá-la no mastro. Fiz um teste de aderência no material com uma sobra de decal e deu certo. O decal se moldou bem as dobras.
No que puder ajudar, tamos aí!
O sub está praticamente pronto, só falta resolver a bandeira e hoje queimei as pestanas com isso! Mas acho que vai dar certo. Amanhã fotografo o resultado final e posto aqui. A bandeira é decal e colar direto no mastro fica sem resistência nenhuma e com o tempo pode soltar. Fiz uma bandeira com lacre de embalagem de Nescau e amanhã vou aplicar o decal da bandeira nela dos dois lados e fixá-la no mastro. Fiz um teste de aderência no material com uma sobra de decal e deu certo. O decal se moldou bem as dobras.
-
- Plastimodelista
Giordano,
Eu geralmente uso chumbo de radiografia de dentista para fazer isso, mas acho que o lacre de alumínio também pode dar certo. A única dica que eu te dou é pintar de branco antes de aplicar o decalque. Geralmente decalque sobre superfície metálica costuma ficar translúcido e com uma aparência estranha. Voce pode inclusive aplicar o decalque com cola branca com a bandeira esticada e deixar para fazer as dobras com ela depois de sêca.
Abs,
Ricardo
Eu geralmente uso chumbo de radiografia de dentista para fazer isso, mas acho que o lacre de alumínio também pode dar certo. A única dica que eu te dou é pintar de branco antes de aplicar o decalque. Geralmente decalque sobre superfície metálica costuma ficar translúcido e com uma aparência estranha. Voce pode inclusive aplicar o decalque com cola branca com a bandeira esticada e deixar para fazer as dobras com ela depois de sêca.
Abs,
Ricardo